Diferente dos destinos do litoral de Santa Catarina o que determina a melhor época para ir a Blumenau não é necessariamente o clima, mas sim, o calendário de eventos da cidade. Afinal, à parte de um ou outro ponto turístico da área urbana, seus maiores atrativos são os festivais cervejeiros.

É claro que saber como se comporta o clima em Blumenau é algo relevante – especialmente para arrumar a mala. No entanto, via de regra, as condições climáticas não são determinantes na hora de decidir para quando comprar as passagens.

Uma vez compreendido esse detalhe sobre quando ir a Blumenau, o próximo passo é refletir sobre o tipo de viagem que você quer fazer. Foco no turismo convencional ou nas festas típicas da cidade? Na dúvida, organizar-se para conseguir aproveitar um pouco de cada programação sempre é um bom plano.

E, para que você entenda o que dá para esperar de cada mês do ano em Blumenau, neste texto eu contarei tudo o que você deveria saber.

Melhor época para ir a Blumenau

Não há um consenso sobre a melhor época para ir a Blumenau. Afinal, tudo vai depender do seu roteiro de viagem.

Para fazer o turismo convencional de atrações e pontos turísticos, dá para visitar Blumenau em – quase – qualquer época do ano. O quase é porque, na minha opinião, se você não quiser participar da Oktoberfest não faz sentido viajar para lá durante o mês de outubro, que é quando acontece o evento.

Marcado por um movimento intenso de turistas e 100% de taxa de ocupação dos hotéis, é melhor deixar o mês de outubro para os viajantes festeiros que estão dispostos a investir ($$$) neste tipo de diversão.

Por outro lado, se você é um destes forasteiros em busca da maior festa típica alemã na América Latina, sua viagem a Blumenau deverá ser programada unicamente para o mês de… outubro.

Por fim, saiba que em outros meses do ano também há eventos em Blumenau que podem complementar o seu roteiro. Embora estas festas não tenham a mesma intensidade da Oktoberfest, elas oferecem ótimas oportunidades de diversão para a sua agenda.

melhor época para viajar a Blumenau
Independente da época do ano, o céu nublado pode estar presente durante a sua viagem a Blumenau

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Blumenau

Clima em Blumenau

O clima em Blumenau tem duas características marcantes. A primeira, é que o verão e o inverno são bem definidos. E a segunda, é que independente de quando você viaje, sempre haverá a possibilidade de chuva.

Apesar de haver estações mais secas do que outras, essa parte do estado de Santa Catarina tem um considerável volume pluviométrico durante o ano inteiro. Aliás, comprovei na prática esta particularidade.

Estive na cidade durante o mês de junho, que é o que apresenta menor volume pluviométrico, e mesmo assim choveu em todos os dias da minha viagem.

No mais, confira a seguir mais detalhes sobre o clima em Blumenau durante cada estação, além de informações sobre os principais eventos deste destino.

Janeiro, fevereiro e março (Verão)

O verão é o período mais quente e úmido em Blumenau, sendo que a temperatura pode passar dos 30°C e o índice pluviométrico costuma ficar acima de 200 mm ao mês. Ainda assim, o alto astral dos primeiros meses do ano prevalece sobre as falta de carisma dos dias chuvosos.

Além disso, durante o primeiro trimestre do ano acontecem dois eventos cervejeiros em Blumenau: o Sommerfest e o Festival Brasileiro da Cerveja . Enquanto o primeiro, em janeiro, é uma espécie de Oktoberfest do verão; o segundo, em março, tem a missão de eleger as melhores cervejas fabricadas no Brasil.

Abril, maio e junho (Outono)

Para os viajantes que não fazem questão de participar de nenhum evento o outono é, na minha opinião, a melhor época para ir a Blumenau. Afinal, há um verdadeiro combo de benefícios neste período.

Para começar, esse é um dos momentos mais sossegados na cidade, turisticamente falando. Ou seja, além de evitar a muvuca dos festivais, você encontrará muitas pousadas baratas em Blumenau.

Além disso, as condições climáticas também são bastante convenientes para os passeios em Blumenau. Isso porque, além de chover bem menos do que no verão, a temperatura é bastante agradável para as atividades ao ar livre.

Em abril, por exemplo, os termômetros registram mínimas de 17°C e máximas de 25°C. Já o acumulado de chuva para este mês fica na faixa de 100 mm.

Tenha em mente, porém, que a partir do final de maio o clima começa a ficar mais gelado – especialmente ao amanhecer e anoitecer. E, em junho, a temperatura média é de 16°C.

Ainda assim, esse período é bastante propício para montar um roteiro além de Blumenau e visitar também alguns destinos do litoral catarinense que estão a apenas 60 quilômetros de distância. Como, por exemplo, Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí. Por ser baixa temporada, você não terá que enfrentar os congestionamentos típicos do verão.

Por fim, saiba que a depender do calendário, pode acontecer um evento no segundo trimestre: o Osterdorf, que tem como temática a Páscoa. A festa, que sempre acontece em março ou abril, tem uma programação especial que conta com atividades e atrações gratuitas para toda a família.

clima em Blumenau
Na minha opinião, o outono é uma ótima época para ir a Blumenau

Julho, agosto e setembro (Inverno)

Para espantar o frio da estação mais gelada do ano Blumenau realiza um dos seus eventos mais gostosos: a Festitália, no mês de julho, que promove a gastronomia, a música e as tradições típicas da Itália.

Mesmo com as temperaturas muitas vezes abaixo de 10°C, os blumenauenses saem de casa para ir até a Vila Germânica e prestigiar esse momento de muito afeto e diversão. Porém, é claro: não se esqueça de caprichar nos casacos.

Além disso, vale destacar também que essa é a estação com a menor quantidade de chuva na região. O acumulado pluviométrico de cada mês do inverno dificilmente ultrapassa a marca de 100 mm.

Outubro, novembro e dezembro (Primavera)

Com a chegada da primavera Blumenau começa a entrar no clima do seu grande evento anual: a Oktoberfest – festividade que celebra as tradições alemãs.

Apesar das condições climáticas imprevisíveis desta época do ano, uma coisa é certa: durante o mês de outubro a cidade estará completamente lotada de turistas. São tantos viajantes que a rede hoteleira de Blumenau não dá conta de tanta gente, e muitos turistas acabam se hospedando em outros munícipios, como Penha, Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí.

Como não poderia deixar de ser, o grande passeio para fazer em Blumenau durante este mês é participar do evento. Até dá para mesclar a programação com atividades de turismo convencional, porém, o trânsito, a superlotação e a ressaca podem atrapalhar os seus planos.

Passado o período mais fervilhante do ano, em novembro a cidade volta a ficar transitável e com um ambiente adequado para os turistas menos festeiros. Porém, o respiro dura pouco tempo, pois antes mesmo de dezembro chegar já se inicia o último festival por estas bandas: o Encantos de Natal em Blumenau.

como é o clima em Blumenau durante a Oktoberfest?
Durante outubro, mês em que acontece a Oktoberfest, o clima em Blumenau costuma ser imprevisível

Como é o clima em Blumenau durante a Oktoberfest?

A primavera nas regiões sul e sudeste do Brasil está longe de ter o astral floral de desenhos animados. Na prática, o que costumamos presenciar nesta época do ano é um completo caos climático de deixar qualquer um sem saber o que fazer.

Tá frio, tá calor, bota casaco, tira casaco, abre guarda-chuva, nem adianta abrir porque esse temporal vai levá-lo embora.

Ainda assim, a verdade é que o clima em Blumenau durante a Oktoberfest não parece preocupar os visitantes. Pode ter um sol para cada pessoa ou um dilúvio bíblico – a diversão continua a todo vapor sem dar a mínima para isso.

Em todo caso, se você quiser saber sobre o clima para arrumar a sua mala, vamos aos números: temperatura mínima média de 16°C, temperatura máxima média de 23°C e volume pluviométrico de 160 mm sendo 13 dias chuvosos.

Resumindo: faça uma mala com roupa de frio e de calor, pois a oscilação térmica pode ser grande. E se chover, já diz o ditado: “Quem está na chuva é para se molhar!”.

3 lugares para se hospedar em Blumenau

($) Para os viajantes que prezam por economia, o Hotel Hermann é um dos mais em conta da cidade.

($$) Querendo investir em um quatro estrelas, o tradicional Hotel Glória tem custo-benefício imbatível.

($$$) Por fim, o hotel mais charmoso e elegante da cidade atende pelo nome de Villa do Vale Boutique.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Blumenau.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here