Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Caraíva: Clima e época para viajar

É incontestável: a melhor época para ir a Caraíva – assim como para qualquer destino litorâneo – é quando o sol brilha com força máxima e as chuvas se sentem intimidadas em dar as caras.

E, tratando-se deste destino, devemos ter um empenho extra para tentar conseguir essas condições durante a viagem. Afinal, o acesso até lá requer paciência, e nada seria mais frustrante do que finalmente chegar a Caraíva e não encontrar o tempo favorável para esticar a canga na areia.

Ainda assim, embora existam alguns meses em que a chance de aguaceiro é menor, tenha em mente que o clima em Caraíva não apresenta grandes variações ao longo do ano. Organizar-se para não fazer as malas na estação que tende a ser mais chuvosa é um primeiro passo importantíssimo, porém, um pouquinho de sorte também virá a calhar.

Melhor época para ir a Caraíva

Diferente de outros destinos da costa nordestina onde normalmente há uma estação seca e outra chuvosa, em Caraíva essa variação é mais tênue. Como as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, é difícil encontrar um mês que seja extremamente seco. Em linhas gerais, isso quer dizer que poderá chover em qualquer estação.

Ainda assim, os períodos em que, historicamente, o acumulado pluviométrico mensal é menor, são: janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e setembro. Nestes meses, as torneiras do céu até podem se abrirem por alguns instantes, porém, nenhuma viagem a Caraíva sofre muito impacto por isso.

Grosso modo, o índice pluviométrico nesta época não costuma ultrapassar a marca de 90 mm ao mês – o que é um valor bastante aceitável para confirmar a viagem.

Além disso, as temperaturas também estarão convenientes para passar o dia inteiro com roupa de banho e entrar no mar. Apesar do calorão ser mais intenso no verão, nos meses de inverno e primavera os termômetros continuam registrando médias de 25°C.

melhor época para viajar a Caraíva

Os meses com menos chuva em Caraíva, são: janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e setembro

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Caraíva

Clima em Caraíva

Mesmo que você não consiga ir a Caraíva nos meses indicados acima, isso não quer dizer que não dê para aproveitar o destino em outras épocas do ano. Portanto, confira abaixo o que dá para esperar do clima durante cada estação.

E vale lembrar: as informações a seguir são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema. Ou seja, apesar deste conjunto de referências ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem o clima em Caraíva estará ensolarado ou chuvoso – independente de qual época seja.

Janeiro e fevereiro

Como não poderia deixar de ser, os principais meses de verão formam a alta temporada em Caraíva. O que é compreensível, afinal, além de ser a estação mais quente do ano, janeiro e fevereiro também são meses com pouquíssima chuva na região.

Se por um lado as condições climáticas são favoráveis, por outro, vale lembrar que a vila estará cheia neste período. Portanto, não ache que será moleza encontrar pousadas baratas em Caraíva até o carnaval. Ainda assim, se o que você procura é justamente este agito, esse é o momento mais efervescente para as suas férias.

Para não precisar abrir mão de conforto para economizar com a estada, reserve a sua acomodação com antecedência e consulte as ofertas especiais no Booking.com. Além disso, tratando-se de Caraíva, considero que vale a pena investir alguns reais extras para conseguir um quarto com ar-condicionado e café da manhã incluído no valor da diária.

clima em Caraíva

Praia do Satu

Março, abril e maio

Com a proximidade do outono as águas de março chegam a Caraíva. Portanto, se você irá viajar nesta época, é bom ir preparado para possíveis dias nublados, chuviscos e até mesmo aguaceiros que duram o dia todo. É certeza que o clima irá atrapalhar a sua viagem? Não. Porém, se atrapalhar, não dá para reclamar.

Abril e maio seguem a mesma dinâmica de março: tempo instável, podendo tanto chover por dois ou três dias seguidos, como fazer semanas inteiras de céu azul e sol ligado na potência máxima.

Particularmente, eu prefiro não arriscar a viagem para um destino quando ele está nesta fase de transição. Porém, se você não vê problema em encontrar o clima menos favorável, aproveite.

A boa notícia é que depois do carnaval – com exceção do feriado da Semana Santa – a vila passa a receber pouquíssimos turistas. Ou seja, seus dias de descanso à beira-mar tendem a custar menos – especialmente na hora de reservar a pousada em Caraíva.

Caraíva quando ir

Mesmo em dias nublados as praias de Caraíva continuam apaixonantes

Junho, julho, agosto e setembro

Caraíva, assim como outros destinos da Costa do Descobrimento – na Bahia – é um dos poucos lugares do litoral do Nordeste onde o clima colabora durante o inverno. Além de temperatura aceitável para entrar na água, as chuvas dão uma trégua e se tornam menos intimidadoras.

Além disso, outro aspecto positivo é que – com exceção dos feriados e do mês de julho – as praias de Caraíva continuam vazias e com o astral sossegado que é a marca registrada deste destino. Portanto, para quem não faz questão do vuco-vuco do verão, este é um dos melhores momentos para ir até lá.

 De modo geral, as temperaturas variam entre 22°C e 25°C, podendo causar uma sensação térmica ainda maior. Sobre as chuvas, os índices mensais não passam dos 80 mm, podendo beirar os 70 mm durante agosto – que costuma ser o mês mais seco do ano.

Outubro, novembro e dezembro

Enquanto a primavera marca o início de tempo firme em muitas praias do Nordeste, o clima em Caraíva segue para uma direção oposta: chuvas. Aliás, se eu tivesse que evitar uma única época do ano para ir a Caraíva certamente seria esta.

Veja bem, não estou dizendo que será impossível aproveitar tudo o que há para fazer em Caraíva se você viajar entre outubro e dezembro. Porém, historicamente, esses meses ocupam o pódio de maior volume pluviométrico mensal do ano. A média fica em 140 mm a cada trinta dias, sendo novembro o campeão de chuvas mais intensas.

Além disso, mais do que atrapalhar o seu dia de bobeira de frente para o mar, os aguaceiros poderão complicar ainda o seu deslocamento para chegar a Caraíva. Isso porque, o acesso pela estrada de terra fica prejudicado depois de muitos dias seguidos de forte chuva.

Por outro lado, a verdade é que quando o sol brilha, ele também volta com mais força do que na estação passada. Com a proximidade do verão os termômetros seguem em tendência de alta, com médias na faixa de 26°C.

Por fim, se sua intenção é viajar durante algum dos vários feriados que há nesta época, não deixe para reservar a sua pousada na última hora. Afinal, além de pagar mais caro, as hospedagens com melhor estrutura já estarão lotadas.

época de chuvas em Caraíva

A época em que mais chove em Caraíva é de outubro a dezembro

Tábua das marés em Caraíva

Apesar de Caraíva não ter piscinas naturais, ficar de olho na tábua das marés é importante para conseguir aproveitar melhor os seus passeios pelas praias da região.

Inclusive, se estiver dentro das suas possibilidades marque a viagem para datas em que a maré estará baixa durante um horário útil para pegar praia. Normalmente, isso acontece durante as fases de lua cheia e nova.

Embora seja possível entrar no mar a qualquer momento, para fazer as caminhadas até a Praia do Satu ou à Praia do Espelho, o ideal é que a maré esteja baixa porque isso facilitará a sua pernada pela faixa de areia. Além disso, o banco de areia que entra mar adentro na Ponta do Corumbau só se faz ver quando a maré ainda não começou a subir.

Porém, é claro, se não for possível reunir todas estas condições para decidir quando ir a Caraíva, vá quando conseguir. Afinal, tenho certeza que você se encantará com os cenários de lá mesmo com a maré alta.

3 lugares para se hospedar em Caraíva

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel e Pousada Casa de Paixão Caraíva é o mais bem cotado para a sua estada.

($$) Quem faz questão de privacidade mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Aroeira tem ótimo custo-benefício. Inclusive, foi lá onde fiquei hospedado e com toda certeza voltaria outras vezes.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir a charmosa Pousada Vila Verde Caraíva.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Caraíva.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.