Apesar de ser importante entender qual é a melhor época para ir a Itacaré, não necessariamente isso precisará guiar com tanto rigor as datas da sua viagem. Isso porque, via de regra, este é um destino que pode ser aproveitado durante boa parte do ano. Porém, isso não significa que os dias são sempre com céu azul e sol a pino.

Aliás, uma das primeiras coisas que você deve saber sobre o clima em Itacaré, é: pode ser que chova mesmo que você viaje nos meses mais secos do ano. Afinal, o fato da cidade estar situada em uma zona tropical rodeada de muita vegetação contribui para que o tempo seja mais úmido.

Ainda assim, se você gosta de sempre tentar minimizar ao máximo as chances de aguaceiros durante as férias, saiba que isso é possível. Embora não dê para garantir com 100% de certeza, alguns meses do ano são mais favoráveis para ir a Itacaré.

Além disso, à parte do clima, lembre-se de levar em conta também se você quer viajar na alta ou na baixa temporada. Afinal, encontrar mais ou menos movimento na cidade pode ser bom para alguns turistas, mas nem tanto para outros.

Melhor época para ir a Itacaré

A melhor época para ir a Itacaré é nos meses de agosto, setembro e outubro. Isso porque, é neste período em que é registrado os menores índices pluviométricos da região – sempre abaixo de 100 mm ao mês.

Além disso, a temperatura costuma estar bastante agradável. Embora o calorão intenso do verão não esteja presente, o clima é apropriado para esticar a canga na areia.

Esses meses também coincidem com a melhor época para surfar em Itacaré. É durante o inverno – a partir de julho a meados de setembro – que as maiores ondas se apresentam por estas bandas.

Por fim, outra vantagem de fazer uma viagem a Itacaré neste período é que se trata de média temporada. A cidade não estará tão tumultuada como no verão e no mês de julho (férias escolares), mas também não estará morta porque é a época dos sufistas baterem cartão nas areias daqui.

melhore época para ir a Itacaré
Os melhores meses para ir a Itacaré são agosto, setembro e outubro

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Itacaré

Clima em Itacaré (Mês a Mês)

Apesar de a melhor época para aproveitar as praias de Itacaré ser de agosto a outubro, isso não significa que você não possa viajar em outros períodos. Aliás, muito pelo contrário. Eu mesmo estive por lá durante os meses de fevereiro e março e o clima não atrapalhou em – quase – nada o meu roteiro.

Portanto, se você pretende viajar durante outra estação, confira a seguir o que dá para esperar de cada mês do ano.

E claro, vale destacar: as informações a seguir são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados climatológicos históricos fornecidos por sites especializados no tema. Ou seja, apesar deste conjunto de referências ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem o clima em Itacaré será ensolarado ou chuvoso – independente de qual época seja.

Janeiro, fevereiro e março

Assim como em qualquer canto do litoral brasileiro, o verão é a alta temporada em Itacaré. O que é compreensível, afinal, o clima é realmente propício para dias à toa de frente para o mar, ou até mesmo para encarar as trilhas e cachoeiras da cidade.

Apesar de chover em média 100 mm ao mês, os aguaceiros costumam ser passageiros e não chegam a intimidar. Estive na cidade durante os meses de fevereiro e março e foi exatamente isso o que encontrei: chuvas rápidas pela manhã ou no final da tarde. Aliás, estes momentos eram um refresco muito bem-vindo para aliviar os termômetros que estavam sempre na faixa de 30°C.

Mais do que as chuvas, talvez o que pode incomodar durante os passeios para fazer em Itacaré nesta época do ano é a superlotação da cidade. Não chega a ser insuportável, mas para quem gosta de sossego, será difícil encontrá-lo. Por outro lado, para quem está em busca de diversão dia e noite, noite e dia, este é o melhor momento.

Ainda assim, quem não faz questão de bagunça encontra uma brecha no meio do verão: a partir da última semana de janeiro até uma semana antes do carnaval, o fluxo de visitantes é menor.

verão em Itacaré
O verão é a alta temporada em Itacaré

Abril

Se nas regiões Sul e Sudeste a chegada do outono marca o início de temperaturas mais amenas, por aqui, ele indica o começo dos temporais. E, historicamente, abril costuma ser o mês com mais chuvas em Itacaré.

Diferente do que acontece no primeiro trimestre do ano, neste mês as torneiras do céu ficam abertas na potência máxima e por mais tempo. Portanto, pode sim chover por alguns dias seguidos e atrapalhar o seu roteiro de viagem.

Embora dias bons para praia não seja um evento raro, se você pretende viajar nesta época é melhor ir se preparando para perder um dia ou outro de programação. Se o clima em Itacaré colaborar, sorte a sua.

Maio, junho e julho

De maio a julho a previsão de chuvas continua alta – mais do que no verão, porém, menos do que em abril. Na minha opinião, fazer uma viagem a Itacaré nesta época é viável.

Apesar de eventuais dias nublados ou com garoa, é pouco provável que um roteiro seja completamente arruinado pelas chuvas. O mais comum é que os viajantes adaptem seus horários de ida e volta da praia conforme o tempo vai colaborando.

Além disso, em maio e junho – fora de feriados prolongados – a cidade fica mais sossegada e haverá mais pousadas baratas em Itacaré. Portanto, para quem quer descansar, a boa notícia é que ainda por cima irá gastar menos com hospedagem.

Em julho, com a chegada das férias escolares, o movimento e as tarifas dos hotéis voltam a aumentar.

Aliás, também há outro detalhe que faz crescer a presença de forasteiros: as ondas. Afinal, Itacaré é escancaradamente um destino com alma surfista, e é a partir desta época que os equilibristas sobre prancha encontram o mar mais agitado

quando chove em Itacaré?
De maio a julho pode dar praia, mas dias nublados também são comuns

Agosto, setembro e outubro

Seja muito bem-vindo à melhor época para ir a Itacaré. Pouca chuva, céu azul e sol brilhando, é assim que você encontrará o clima na maior parte do tempo entre agosto e outubro.

Para ficar ainda melhor, a muvuca do mês de julho ficou para trás e a cidade ganha ares – quase – pacato. O quase é porque embora os turistas de férias já tenham ido embora, os surfistas começam a circular com mais liberdade. Inclusive, neste período haverá muitos viajantes de outras partes do mundo que estão atrás das famosas ondas de Itacaré.

Na minha opinião, esse astral de média temporada, junto com o clima conveniente para curtir a praia, formam a melhor combinação para conhecer este destino na sua essência.

Ainda sobre o clima em Itacaré, nesse período chove aproximadamente 90 mm ao mês, sendo estas as menores taxas registradas ao longo do ano. Já os termômetros costumam ficar entre 23°C e 27 °C.

quando viajar a Itacaré?
Pôr do sol em Itacaré

Novembro e dezembro

Assim como abril, novembro e dezembro são meses quando pode chover mais do que o desejável para os praieiros. Aliás, historicamente, os índices pluviométricos de novembro só ficam atrás dos de abril.

Em dezembro os aguaceiros tendem a perder força, mas não dá para garantir. Inclusive, a chuvas de dezembro/2021, que deixaram diversos munícipios do litoral da Bahia em estado de calamidade, estão aí para provar que mesmo durante o verão pode sim chover mais do que o habitual.

Dá para arriscar ir a Itacaré nestes meses? Até dá. Porém, tenha em mente que sua viagem provavelmente seria mais proveitosa durante outra estação. Ainda assim, se você só pode viajar nesta época, tente colocar um ou dois dias extras no seu itinerário para possíveis imprevistos.

Tábua das marés em Itacaré

Diferente do que acontece em outros destinos da Bahia, a tábua das marés em Itacaré não é tão relevante para a maioria dos turistas – a menos que seu objetivo seja surfar. Como por aqui não há passeios às piscinas naturais que dependem da maré baixa, a programação das suas atividades não precisará acompanhar esse fenômeno.

Apesar das nítidas alterações na paisagem – e de cada qual ter a sua preferência – será possível pegar praia tanto com a maré alta como também com a maré baixa.

3 lugares para se hospedar em Itacaré

($) Para os viajantes que querem economizar, o Bahia Bonita Flat tem tarifas bastante acessíveis.

($$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Burundanga.

($$$) Para uma estada mais especial, o Terra Boa Hotel Boutique é um dos melhores endereços.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Itacaré.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here