Quando ir a Jericoacoara: Descubra como é o clima, quando é a baixa e alta temporada, além de quando é a época de chuvas no principal destino do litoral do Ceará.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Localizada a 300 quilômetros de Fortaleza, ao longo dos anos este pequeno vilarejo se transformou num dos destinos mais cobiçados do Brasil. No entanto, é preciso entender qual a melhor época do ano para ir a Jericoacoara. Caso contrário, chances enormes de você se decepcionar com as suas férias.

Isso porque, embora Jeri seja visitável em boa parte do ano, durante alguns meses chove pra valer por estas bandas do litoral cearense. E acredite: neste período a sua chance de colocar o bronzeado em dia será mínima.

Portanto, para que você se planeje corretamente e evite ao máximo ficar trancado na pousada por conta de aguaceiros, neste texto eu contarei como é o clima em Jericoacoara.

Tenho certeza que se você seguir as recomendações a seguir, conseguirá tirar maior proveito dos seus dias de frente para o mar.

Leia também: Onde ficar em Jericoacoara | Dicas e pousadas

# Melhor época para ir a Jericoacoara

A melhor época para ir a Jericoacoara é de julho a janeiro. Como você pode perceber, o destino é favorável tanto para as férias de verão como também de inverno – diferente de muitos outros pedaços do litoral nordestino.

Durante todo este período o sol brilha quase que diariamente e a chance de chuva é menor do que em outros meses do ano.

Para fugir das multidões, prefira viajar entre agostos e novembro, que é quando Jeri ainda não foi invadida pelos viajantes que só podem sair de casa durante as férias escolares.

Além disso, meses intermediários entre a estação seca e chuvosa podem render bons dias de praia. Tenha em mente, porém, que nesta época as chuvas ainda podem fazer com que você perca um dia ou outro à beira-mar.

melhor época para viajar para Jericoacoara
Praia do centro de Jericoacoara

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Jericoacoara

# Clima em Jericoacoara (Mês a Mês)

Mesmo você já sabendo quando é melhor viajar a Jericoacoara, indicarei a seguir como é o clima durante cada mês do ano. Afinal, cada período tem suas próprias particularidades.

Janeiro

O primeiro mês do ano é o último mês da época considerada ideal para ir a Jericoacoara.

Embora o clima ainda esteja aceitável para estender a canga na areia, saiba que dias nublados são comuns e eventuais chuvas chegam para refrescar o calorão.

No entanto, não há com o que se preocupar. Afinal, estas chuvas não costumam arruinar uma viagem a Jericoacoara.

Mais desvantajoso do que os possíveis dias sem sol estralando, é o fato de janeiro receber muito turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo. A tal lei da oferta e da procura é infalível, e, em janeiro, os preços – principalmente de hospedagem – são mais elevados do que em outras épocas do ano.

Portanto, para não gastar uma fortuna com a sua acomodação, o ideal é reservar sua pousada o quanto antes.

Por ser final da temporada seca, tenha em mente que as lagoas estarão com menos volume d’ água do que em outros meses.

Fevereiro

Em fevereiro as chuvas já são uma realidade em Jericoacoara. Faz calor e o sol brilha durante alguns dias. No entanto, não dá para reclamar se você viajar nesta época, e pegar um dia inteiro de temporal sem trégua.

Ainda assim, dá para arriscar. Eu mesmo fui em fevereiro e consegui aproveitar tudo o que gostaria.

O ideal, no entanto, é viajar na primeira quinzena do mês, e ter um roteiro com sobra de dias. Dessa forma, se você tiver que perder um dia de passeio, poderá conhecer os lugares que pretende nos demais dias livres.

Estive em Jericoacoara na segunda semana de fevereiro e dos seis dias que passei por lá, choveu durante três. A minha sorte, é que foram os dias de ida e volta, e apenas um dia livre (que esse sim atrapalhou o passeio!).

Como nem tudo são pedras no caminho, quem vai a Jericoacoara em fevereiro encontra diárias de pousadas mais acessíveis e a cidade menos movimentada.

chuvas em Jericoacoara
Dia nublado durante fevereiro

Leia também: 7 dicas do que fazer em Jericoacoara

Março, abril e maio

Esta é a temporada oficial de chuvas em Jericoacoara. E, como já disse, chove pra valer. Se só puder viajar nestes meses, na minha opinião, o ideal é escolher outra cidade.

Como bom destino de praia que é, não há o que fazer com chuva em Jericoacoara. Além disso, parte do encanto do lugar será perdido com os possíveis dias seguidos sem céu azul.

Normalmente, os meses com maior volume de precipitação são março e abril.

Junho

A metade do ano é o marco de mudança entre a baixa e alta temporada em Jericoacoara. Apesar do início de junho ainda ser úmido, na segunda quinzena uma viagem já é mais realizável.

Três vantagens de viajar no final de junho, são: o clima em Jericoacoara costuma estar relativamente estável, a cidade ainda está vazia e as lagoas estão cheia. Além disso, é um bom mês para encontrar pousadas baratas em Jericoacoara.

Julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro

Quer diminuir ao máximo a chance de pegar chuva quando viajar a Jericoacoara? Então vá entre julho e dezembro.

Durante todo o segundo semestre do ano o sol brilha forte e São Pedro tira férias.

Para encontrar praias menos lotadas, evite viajar em julho, dezembro e feriadões. Ainda assim, tenha em mente que durante todo este período a cidade recebe um número considerável de turistas.

Isso porque, além dos viajantes que vão para curtir a vida boa de frente para o mar, muitos praticantes de kitesurf e windsurf também se apropriam das praias de Jericoacoara, afinal, esta é a época de ventos no litoral do Ceará.

Quem viaja até meados de setembro também encontra outro benefício: todas as lagoas ainda estão com um ótimo volume d’água. Ou seja, você não deixará praticamente nenhuma atração de fora do seu roteiro.

Para os forasteiros que pretendem passar o Ano Novo em Jericoacoara, lembre-se de garantir um orçamento mais generoso e de reservar sua acomodação com antecedência. Isso porque, as hospedagens com melhor custo-benefício ficam lotadas com meses de antecedência.

Temperatura em Jericoacoara

Dificilmente alguém passa frio em Jeri. Afinal, a temperatura média anual fica na casa dos 27 °C, sem quedas acentuadas ao longo do ano.

A temperatura mínima anual costuma ser registrada no mês de julho, quando eventualmente o termômetro marca 21°C.

Nos meses mais quentes, como novembro e dezembro, o calorão chega a bater 35°C. A sensação térmica, no entanto, não costuma ser insuportável porque esta é uma época que venta bastante.

Ainda assim, lembre-se: se for viajar durante o verão reserve um quarto que tenha ar condicionado. Tenho certeza que você não se arrependerá do investimento.

E claro, caso tenha outras dicas sobre quando é melhor ir a Jericoacoara, deixe um comentário no final do texto!

3 lugares para se hospedar em Jericoacoara

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Villa Chic Hostel e Pousada é uma das opções mais bem avaliadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pescador – Pousada de Charme tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, pra ficar de frente pra praia, vale conferir as suítes do Blue Residence Hotel.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Jericoacoara

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here