Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Pipa: Clima e melhor época para viajar

Saber qual é a melhor época para ir a Pipa é essencial para aproveitar ao máximo as férias no Rio Grande do Norte. Afinal, quem reina por estas bandas do Brasil são as belas praias, dunas e lagoas.

Ou seja, se você visitar a Praia da Pipa durante a época de chuvas, sua experiência será bastante frustrante e você dificilmente se apaixonará por este destino.

Portanto, antes de comprar as suas passagens, leia esse texto atentamente até o final para verificar se o período em que você pretende – ou pode – viajar, é de fato a melhor época para ir a Pipa.

Dessa forma, tenho certeza que você não terá nenhuma surpresa desagradável com o clima em Pipa e conseguirá aproveitar melhor os passeios do seu roteiro de viagem.

Leia também: 10 pousadas baratas em Pipa

# Melhor época para ir a Pipa

Em relação ao clima, a melhor época para viajar a Pipa é entre setembro de fevereiro. Isso porque, este é o período com menos chuvas e com mais certeza de dias com céu azul e sol estralando.

Março e agosto são meses de transição. Portanto, você até consegue aproveitar alguns dias de frente para o mar. No entanto, é preciso estar preparado para perder dia ou outro do roteiro por causa dos aguaceiros que já dão às caras.

Por fim, o período a ser evitado para uma viagem a Pipa é entre abril e julho. Nesta época, é comum chover acima 200 mm ao mês. Ou seja, uma verdadeira roubada para férias praianas.

Além disso, tenha em mente que aos finais de semana e feriados prolongados, a densidade populacional de Pipa explode mais que milho de pipoca em panela quente. Se você não gosta de multidões, evite ir para a região nestes períodos.

Por outro lado, se além das belezas naturais você também quer aproveitar o agito noturno, boa viagem!

clima em Pipa

Pôr do sol em Pipa, no mês de setembro!

» Clique aqui e encontre as melhores ofertas de pousadas em Pipa

# Clima em Pipa (Mês a Mês)

A única certeza sobre o clima em Pipa, é: vai estar calor. Afinal, a temperatura dificilmente fica abaixo dos 21°C. Aliás, a média mensal – em qualquer mês do ano – fica na casa dos 25°C.

Ainda assim, consulte abaixo como é o clima em Pipa durante cada estação do ano.

Janeiro, fevereiro e março

Assim como em qualquer pedaço do litoral brasileiro, o combo festas de fim de ano + verão + férias escolares + carnaval, arrasta uma multidão de viajantes para Pipa entre os meses de janeiro e março.

Por ser alta temporada, espere encontrar preços mais altos – principalmente de hospedagem e comes e bebes à beira-mar – e a cidade sempre cheia. Aliás, para conseguir uma acomodação com bom custo-benefício faça a sua reserva com antecedência.

Sobre o clima, é comum os termômetros baterem mais de 30°C durante o dia. E, para conseguir uma boa noite de sono, o ideal é que seu quarto tenha ar-condicionado.

Em janeiro e fevereiro as chuvas são escassas e dificilmente atrapalharam os seus passeios para fazer em Pipa. Por outro lado, em março elas se tornam mais frequentes e inconvenientes para ficar o dia todo na areia.

Abril, maio, junho, julho e agosto

Se acaso você só puder viajar neste período, curtir as praias de Pipa talvez não seja uma boa ideia.

Apesar do calorão continuar a todo vapor, de abril a julho é comum chover 200 mm ao mês. Ou seja, é bastante provável que seu itinerário será prejudicado por causa do clima em Pipa.

Em agosto o volume de precipitação diminui consideravelmente. No entanto, as condições climáticas ainda são instáveis e imprevisíveis. Particularmente, eu não viajaria durante a primeira quinzena do mês.

Setembro

Teoricamente, setembro é o primeiro mês de tempo firme e céu azul como regra. Porém, eu disse teoricamente, porque estive em Pipa durante a segunda quinzena de um setembro e não foi exatamente assim os meus dias.

Apesar dos moradores da região terem me contado que àquela era uma situação atípica, o fato é que, mesmo em setembro, as chuvas ainda podem aparecer. Mas não se preocupe, pois, neste caso, elas costumam ser passageiras e não causam prejuízos na sua programação.

À parte de finais de semana e feriados, é um bom mês para encontrar tarifas mais simpáticas para hospedagem. Além disso, a cidade dificilmente fica hiper-lotada.

quando viajar para Pipa

Praia da Pipa

Outubro, novembro e dezembro

De outubro e novembro é a melhor época para viajar a Pipa. Além do clima favorável para as atividades ao ar livre, a região ainda não está tumultuada como nos primeiros meses do ano.

Em dezembro o tempo continua estável, no entanto, o número de forasteiros – e os preços – começa a aumentar.

Além do início das férias escolares e das festas de fim de ano, na primeira semana de dezembro acontece o Carnatal – uma das maiores micaretas do Brasil que acontece na capital potiguar.

Consequentemente, é comum que aumento de turistas em Natal também aumente o fluxo de viajantes em Pipa.

3 lugares para se hospedar em Pipa

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Carioca Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Mediterrânea tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Boutique Waikiki.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Pipa.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.