Onde se hospedar em Pipa, no Rio Grande do Norte: Entenda quais são as melhores praias e bairros para ficar, além de pousadas com ótimo custo-benefício.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Decidir onde ficar em Pipa costuma ser bastante simples. Ao menos no que diz a respeito a localização, já que o principal destino do Rio Grande do Norte não oferece tantas possibilidades bairristas.

Por outro lado, escolher uma hospedagem pode levar mais tempo. Afinal, embora pequena, a praia tem uma rede hoteleira bem montada com muitos hostels, hotéis e pousadas de diferentes categorias.

Além disso, alguns detalhes sobre a geografia da região podem fazer uma baita diferença na estadia. Um deles, por exemplo, é que ficar numa acomodação pé na areia – diferente da maioria dos destinos praianos – pode não ser tão conveniente (explicarei o motivo no texto!).

Portanto, para acertar em cheio sobre qual o melhor lugar para você ficar em Pipa, recomendo que leia atentamente este post até o final. Tenho certeza que depois de entender a dinâmica da cidade, você estará pronto para reservar o seu quarto.

Dicas de onde ficar em Pipa

» Vale a pena se hospedar em Pipa?
» Melhores lugares para ficar em Pipa
» Praia da Pipa (Centro)
» Praia do Amor
» Minha experiência

# Vale a pena se hospedar em Pipa?

Ficar ou não ficar na Praia da Pipa, eis a questão?!

A dúvida não é sem fundamento: localizada a menos de noventa quilômetros de Natal, a praia mais queridinha do estado pode ser visitada no esquema bate-volta desde a capital do Rio Grande do Norte. E o passeio é bem bonito, diga-se de passagem.

No entanto, Pipa é um destino com múltiplas personalidades. Se durante o dia é possível visitar suas belas praias emolduradas por falésias avermelhadas, é só durante a noite que se pode aproveitar uma Pipa charmosa e agitada.

Nesse meio tempo, assistir um pôr do sol é outro ritual clichê-imperdível que nem sempre é possível nos passeios de um dia.

Portanto, afirmo sem a menor dúvida que sim, vale muito a pena se hospedar em Pipa nem que seja por uma noite. Só dessa maneira será possível conhecer um pouco de todas as suas qualidades.

Se o roteiro permitir, sugiro ainda que dedique mais tempo à região. Eu, por exemplo, fiquei três noites e achei que foi o tempo mínimo ideal. Para os festeiros de plantão, vale se programar para conhecer Pipa durante um final de semana, que é quando ela está mais animada.

Leia também: 10 pousadas baratas em Pipa     

# Melhores lugares para ficar em Pipa

Antes das dicas sobre onde ficar em Pipa, vamos às informações geográficas: Pipa é uma praia que pertence ao município de Tibau do Sul, que está a aproximadamente uma hora e meia de Natal.

Embora não seja a única praia de Tibau, Pipa é a mais famosa e com estrutura mais completa para receber os viajantes.

Se hospedar pelos arredores do centrinho de Pipa é, de fato, a escolha mais conveniente para maioria das pessoas. No entanto, saiba que há outras praias vizinhas que também podem ser consideradas, como por exemplo, a Praia do Amor.

» O trecho indicado entre os pontos A e B é o pedaço mais movimentado da Avenida Baía dos Golfinhos, a principal rua de Pipa.

» Para mais informações sobre as hospedagens em Pipa que estão indicadas no mapa, basta ler o texto até o final, e clicar no nome de cada uma delas quando estiver destacado com esta cor.

# Praia da Pipa (Centro)

É na Praia da Pipa que está a melhor estrutura turística de Tibau do Sul. A menos que você prefira de se hospedar numa vizinhança mais sossegada, recomendo que reserve sua hospedagem por aqui.

Além de acomodações de diversas categorias, é neste pedaço que estão os bares, restaurantes, baladas, lojas, galerias e comércios em geral.

A principal rua é a Avenida Baía dos Golfinhos, que, curiosamente, não está à beira-mar. Para chegar à praia desde o trecho mais movimentado da Avenida Baía dos Golfinhos caminha-se apenas uma quadra, porém, com grande inclinação. Ou seja, para voltar à Avenida Baía dos Golfinhos é preciso encarar uma subida (5 minutos).

Além deste inconveniente para se deslocar para o burburinho de Pipa, quem se hospeda na parte baixa e perto ao mar, encontra ruas pouco movimentadas durante a noite. Por lá, os comércios são apenas os quiosques pé na areia que funcionam somente enquanto o sol está brilhando. Não chega a ser um grande problema, mas eu fiquei bastante contente por não ter escolhido uma acomodação de frente para o mar.

Para uma referência mais precisa, tenha em mente que o maior agito na Avenida Baía dos Golfinhos está no trecho entre a Pousada Vila da Pipa Suítes e o Restaurante Jerimum.

lugares para ficar em Pipa
Galeria na Avenida Baía dos Golfinhos, no centro de Pipa

Acomodações na Praia da Pipa

Pra turma que gosta de ficar em albergue, o Carioca Hostel foi o local que escolhi para ficar em Pipa e não me arrependi. Além da localização privilegiadíssima, a estrutura é boa, os funcionários atenciosos e o café da manhã caprichado. (Mais detalhes no tópico “Minha Experiência”).

Já um lugar barato para se hospedar em Pipa é a Pousada Mediterrânea. Além de ser uma das mais em conta, a pousada surpreende pelas instalações charmosas, café da manhã digno de hotéis estrelados e atendimento gentil. Além das ótimas suítes, a área externa é daqueles lugares que dá vontade de passar o dia inteiro, de tão organizado e agradável que é. Tem uma pegada romântica, portanto, deve agradar aos pombinhos viajantes.

Caso a Pousada Mediterrânea esteja lotada para as suas datas, a Vila da Pipa Suítes é outra opção para se hospedar bem e não gastar muito.

Rodeada por um jardim encantador e uma reputação invejável, a Pousada Pomar da Pipa inspira tranquilidade e aconchego. Além disso, a decoração rústica bem pensada é sempre muito elogiada pelos hóspedes. Outros itens que possuem avaliação acima da média da cidade é a gentileza dos funcionários, a limpeza impecável e o café da manhã que deixa saudades.

Para mais requinte sem ir à falência – embora seja mais cara do que as outras hospedagens citadas – a Pousada Boutique Waikiki é sempre muito bem comentada por oferecer uma estadia com mais mimos. Além do que, possui quartos tamanho família que acomodam até quatro pessoas, e apartamentos com cozinha equipada.

Outra possibilidade para famílias e grupos de amigos que buscam mais privacidade é a La Réserve Design Villas, que tem instalações com dois quartos.

# Praia do Amor

Vizinha da Praia da Pipa e a menos de um quilômetro do centrinho, a Praia do Amor tem boas opções de hospedagem e alguns comércios.

Com astral mais tranquilo, é uma vizinhança pra quem quer passar uma noite silenciosa, sem abrir mão da facilidade de estar perto dos principais restaurantes de Pipa. Pra ir caminhando da Praia do Amor até o fervo de Pipa gasta-se menos de quinze minutos.

Além disso, é na Praia do Amor que estão os hotéis de maior porte e mais estrelados da região.

Em relação ao mar desta praia, importante dizer que ele é um dos mais inóspitos para os banhistas por conta das suas ondas fortes e repuxo. Além disso, o caminho até a areia é por uma longa escadaria que complica o acesso para quem tem dificuldades de locomoção.

Portanto, tenha em mente que para ter um mergulho mais agradável e seguro será preciso ir para as praias vizinhas. Fique na Praia do Amor pela agradável região que é. E não pela praia em si.

vale a pena se hospedar em Pipa?
Praia do Amor

Acomodações na Praia do Amor

O hostel mais bacana que recebe os viajantes na Praia do Amor é o Zicatela Beach Hostel, que tem ambientes descolados e estrutura que não deixa a desejar. Além disso, está numa área que não fica longe do burburinho de Pipa.

Bem ao lado do Zicatela está um dos melhores hotéis de Pipa, o cinco estrelas Hotel Sombra e Água Fresca. Para quem quer investir numa hospedagem realmente diferenciada, pode apostar no Sombra e Água Fresca sem nenhum medo. (Para entender o que estou falando, clique aqui e veja as fotos e avaliações do hotel!).

Outro hotel cinco estrelas na Praia do Amor é o Bupitanga Hotel. Como está mais afastado do centro, é uma escolha mais acertada para quem quer tranquilidade total.

Para preços mais simpáticos sem abrir mão de uma estrutura que te faça sentir num conto de fadas, os chalés da Pousada Terra dos Goitis tem tudo para deixar a sua estadia pra lá de especial.

# Minha experiência: Carioca Hostel

O lugar que eu escolhi para ficar em Pipa foi o Carioca Hostel, que tem localização imbatível pertinho do principal trecho da Avenida Baía dos Golfinhos.

Além de dormitórios compartilhados misto e feminino, o albergue também tem suítes privativas com ótimos preços.

Com astral animado e público jovem, o Carioca Hostel é um bom lugar para quem quer de conhecer outros viajantes – uma boa pedida para quem está sozinho e quer companhia para curtir a noite de Pipa.

Os dormitórios são espaçosos, com ar condicionado, colchões confortáveis, e tomada ao lado de cada cama. Os armários para guardar pertences de valor são enormes. O banheiro fica dentro do próprio quarto e é de bom tamanho.

A área comum tem quintal com mesas, piscina, sala de estar e cozinha compartilhada. O café da manhã não decepciona: há pão, ovo mexido, salsicha ao molho, frios, suco, café, leite e frutas – tudo simples e muito gostoso.

Como nem tudo é perfeito, alguns reparos gerais seriam muito bem vindos. Nada muito grave, mas algumas torneiras não fecham direito, maçanetas de portas estão frouxas e a piscina nem sempre estava limpa.

Ainda assim, um local com ótimo custo-benefício para ficar em Pipa, e que com certeza eu me hospedaria outras vezes.

hospedagem em Pipa
Carioca Hostel

>>> Veja fotos, avaliações e preços do Carioca Hostel

+ Dicas de onde ficar em Pipa

» Lembre-se: na alta temporada – de dezembro até o carnaval – os preços das hospedagens sobem em todo o litoral do Brasil. Para ficar em Pipa sem precisar gastar uma fortuna, reserve a sua acomodação logo que souber as datas da sua viagem.

Lembrando ainda que – de um modo geral – qualquer final de semana costuma ser mais concorrido em Pipa.

» Além disso, antes de garantir o seu quarto vale ficar de olho nas ofertas do site Booking.com. Muitas vezes dá pra encontrar hotéis em Recife com até 40% de desconto.

» Verifique também quais as formas de pagamento utilizadas na hospedagem, se o café da manhã está incluído no valor da diária, e se há estacionamento disponível (caso você precise!). Tudo isso pode gerar chateações durante a sua estadia caso você não se informe antecipadamente.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Pipa.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here