Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

15 melhores praias de Natal

Antes de tudo, já deixo avisado: este texto não indicará apenas as melhores praias de Natal, mas sim, de quase todo o litoral do Rio Grande do Norte.

Apesar de a capital potiguar ser o destino mais conveniente para os viajantes se hospedarem, as principais atrações – sejam elas praias, dunas ou lagoas – estão em municípios vizinhos.

Ou seja, embora a viagem, a princípio, seja a Natal, saiba que você provavelmente passará por outras cidades do estado.

As praias de Natal propriamente ditas, que ficam na área urbana da capital, até podem fazer parte do roteiro.

No entanto, os pedaços de areia mais bonitos para estender a canga e passar o dia de frente para o mar, encontram-se afastados do burburinho central.

E, para que você possa se planejar adequadamente e organizar um roteiro pelas melhores praias de Natal e seus arredores, neste texto eu indicarei quais foram as minhas favoritas no litoral do Rio Grande do Norte.

Além disso, também indicarei como chegar até estes destinos, como funcionam e como reservar os passeios às praias de Natal e quais vizinhanças da cidade entregam a melhor localização para se hospedar.

Praias de Natal e arredores

melhores praias de Natal
A Praia de Ponta Negra é o principal trecho das praias de Natal que estão localizadas na área urbana da cidade

praias de Natal passeios
A Praia do Amor, em Pipa, é um dos mais belos destinos do litoral do Rio Grande do Norte

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas nas praias de Natal

1- Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é a praia urbana mais movimentada da capital do Rio Grande do Norte.

Está no perímetro urbano da cidade e, inclusive, é uma das melhores vizinhanças de Natal por causa da sua boa estrutura turística.

Plana, com larga faixa de areia e quase cinco quilômetros de extensão, a Praia de Ponta Negra tem mar com ondas constantes – mas não muito violentas – e uma simpática orla com bares e restaurantes.

Os principais restaurantes do pedaço se concentram da metade da praia para a direita – em direção ao Morro do Careca.

O canto esquerdo tem apenas alguns quiosques básicos e hotéis sofisticados, como por exemplo, o Coral Plaza Apart Hotel e o  Esmeralda Praia Hotel.

Além de pegar praia sem precisar se preocupar com o deslocamento, a Praia de Ponta Negra é a vizinhança mais agitada durante a noite e onde você pode contratar seus passeios para conhecer as praias do Rio Grande do Norte.

Há muitas agências e vendedores que oferecem seus serviços na orla da praia.

Por fim, outras atrações que você encontrará no bairro de Ponta Negra, são:

  • Mercado de Ponta Negra.
  • Shopping do Artesanato Vilarte.
  • Feirinha de Artesanato.
  • Restaurante Camarões.

Este último, inclusive, ostenta um dos cardápios mais saborosos da cidade.

praias do Rio Grande do Norte
Praia de Ponta Negra

2- Areia Preta e Praia dos Artistas

Na realidade, estas duas praias são apenas dois trechos de uma outra parte da orla urbana de Natal.

Porém, saiba que há outros pedaços que você também pode incluir na programação, como por exemplo, a Praia do Meio e a Praia do Forte.

Todas estas praias de Natal estão localizadas uma ao lado da outra e dividem a mesma faixa de areia.

Foi por estas bandas, inclusive, onde os primeiros hotéis da cidade foram instalados décadas atrás, quando o turismo neste destino ainda estava engatinhado.

Atualmente, embora a zona hoteleira da capital potiguar tenha se transferido para a Via Costeira e Ponta Negra, essa região ainda abriga alguns pontos turísticos de Natal, como por exemplo:

  • Shopping do Artesanato Potiguar.
  • Forte dos Reis Magos.
  • Ponte Newton Navarro.

Ainda assim, na minha opinião, essa é uma área que deve entrar apenas nos roteiros que não estiverem com os dias contados.

Ou seja, para mim, não se trata de uma prioridade na programação.

Apesar de ter uma orla animada com quiosques, praias bonitas e até mesmo ser o endereço de algumas pousadas baratas em Natal, não há nada de muito especial que vale a pena comprometer um dia inteiro do itinerário.

Natal praias
Orla urbana de Natal

3- Praia de Genipabu

No município de Extremoz, distante 28 quilômetros de Natal, Genipabu é famosa pelas suas dunas.

Aliás, são principalmente nas Dunas de Genipabu aonde acontecem tradicionais passeios de buggy em Natal.

Porém, saiba que a Praia de Genipabu também tem seu valor e pode ser considerada, sem parecer exagerado, como uma das melhores pelos arredores de Natal.

Com o diferencial de ter uma montanha de areia no seu contorno, a Praia de Genipabu tem água esverdeada e mansinha, estrutura rústica de frente para o mar e um ambiente para lá de sossegado durante a semana.

Como os passeios de buggy não fazem parada para banho nesta praia, quem vai para passar o dia encontra a praia com poucos turistas na areia – o que acaba sendo um grande presente.

Por outro lado, o inconveniente para conhecê-la é justamente esse: como os passeios de buggy não param na praia – a parada é apenas no alto das dunas – quem quer passar o dia neste trecho do litoral potiguar tem que ir por conta própria.

A boa noticia, porém, é que esta é uma das praias mais fáceis para chegar com o transporte público saindo de Natal.

Ou ainda, caso esteja com outros viajantes, dividir uma corrida de Uber não sairá tão caro.

Aos interessados em fazer o passeio de buggy em Natal, saiba que este é um tour que dura o dia inteiro e os lugares visitados, de modo geral, são:

  • Praia da Redinha
  • Dunas de Genipabu
  • Lagoa do Pitangui
  • Praia do Jacumã
melhores praias de Natal
Dunas da Praia de Genipabu

4- Praia de Pitangui

Além da Lagoa do Pitangui, que costuma fazer parte dos roteiros de passeios de buggy de Natal, a praia de mesmo nome também merece espaço na programação.

Afinal, trata-se de um belo trecho do litoral potiguar.

Com uma extensão de cerca de 3 km de areias brancas e finas, a Praia de Pitangui é um local ideal para os forasteiros que buscam tranquilidade.

A praia é cercada por falésias, que dão um toque especial ao cenário natural, e é banhada por águas mornas e cristalinas, formando assim a combinação ideal para os banhistas.

Além disso, apesar de sua estrutura modesta se comparada a outras praias do Rio Grande do Norte, há quiosques sem firulas que garantem cadeiras, guarda-sol, bebidas e petiscos.

O maior senão é que este pedaço do paraíso não costuma fazer parte dos passeios em Natal.

Portanto, para chegar lá o ideal é estar com um carro próprio.

5- Praia de Caraúbas

Pertinho da Praia de Maracajaú, a Praia de Caraúbas é dona de uma das paisagens mais lindas do Rio Grande do Norte.

Se por um lado a praia em si não tem lá grandes encantos – porque se trata de uma praia plana, extensa e sem sombra – por outro, o encontro do rio com o mar forma um cenário digno de cartão postal.

Às margens do rio, guarda-sóis coloridos e de palhas, junto com redes na água, enfeitam este refúgio pouco conhecido.

Como não tem estrutura de bares e restaurantes – há apenas dois quiosques improvisados na beira do rio – dificilmente os viajantes vão lá para passar o dia.

O mais comum é visitar essa maravilha potiguar durante um passeio de buggy ou quadriciculo que sai da Praia de Maracajaú.

Outra forma de chegar lá é com o transporte de ônibus aberto oferecido pelo Parrachos Praia Clube.

Quem fica no restaurante tem direito ao passeio sem precisar gastar mais nada.

praias de Natal fotos
Praia de Caraúbas

6- Praia de Maracajaú

A 65 quilômetros da capital, no município de Maxaranguape, a Praia de Maracajaú é o ponto de embarque para um dos lugares mais visitados durante uma viagem a Natal: os Parrachos de Maracajaú.

No bom português, são piscinas naturais para praticar snorkeling ou até mesmo mergulho com cilindro.

Com águas calmas e longa faixa de areia, a Praia de Maracajaú oferece uma boa estrutura à beira-mar.

Não é nada muito requintado, mas há bons lugares, como por exemplo, o Parrachos Praia Clube, que é o principal ponto de apoio dos tours que vão aos Parrachos de Maracajaú.

Embora o visual dos Parrachos de Maracajaú seja lindíssimo, saiba que, do ponto de vista de uma piscina natural, este não é o local onde qualquer viajante se diverte ao máximo.

A questão é que são poucas vezes em que as piscinas estão com o nível d’água a ponto de dar pé.

Ou seja, quem não sabe nadar, vai depender do uso de coletes para a brincadeira na água, diferente do que acontece na maioria das piscinas naturais do Nordeste.

Além disso, por causa da maior profundidade os Parrachos de Maracajaú nem sempre ostentam uma visibilidade do tipo “Uaaaaau”.

Por fim, saiba que esta atividade tem dois passeios opcionais que podem ser contratados à parte quando chegar à praia: mergulho com cilindro e tour de quadriciclo.

praias de Natal
Praia de Maracajaú
praias de Natal para famílias
Parrachos de Maracajaú

7- Praia do Rio do Fogo

A 85 quilômetros de Natal, a Praia do Rio do Fogo é um dos destinos mais pacatos dentre as praias do Rio Grande do Norte.

Situada no município de mesmo nome, é uma praia de pescadores com poucos restaurantes simples de frente para o mar e ideal para quem está em busca de tranquilidade.

Além disso, há uma atração nas redondezas que deixa o passeio irresistível: os Parrachos do Rio do Fogo, que também são chamados de Parrachos de Perobas – em referência a Praia de Perobas, outro ponto de embarque às piscinas naturais.

Diferente dos Parrachos de Maracajaú, as piscinas naturais do Rio do Fogo são rasinhas e uma baita diversão até mesmo para crianças.

Outra diferença é cor da água: por aqui, espere encontrar um mar azulzinho.

Como não é um destino tão popular nos roteiros de praias de Natal, os passeios para Rio de Fogo não saem todos os dias.

Portanto, caso queira conhecê-lo, organize sua programação levando isso em conta.

Além de visitar a praia e os Parrachos do Rio do Fogo, outra parada deste tour é no Punaú Praia Hotel, uma espécie de hotel fazenda às margens do Rio Tatu, bem no seu ponto de encontro com o mar.

O tour completo custa, em média, R$ 180,00 por pessoa, e inclui todos os deslocamentos de van, barco, day use no Punaú Praia Hotel e máscara para snorkeling.

Por fim, no Hotel Punaú também há há passeios opcionais: quadriciclo (R$ 100,00 para duas pessoas) e voo de helicóptero (R$150,00 por pessoa).

praias de Natal mais bonitas
Parrachos do Rio do Fogo

8- São Miguel do Gostoso

Fazendo jus ao nome que tem, São Miguel do Gostoso é um dos destinos mais agradáveis do Rio Grande do Norte.

Localizado a 100 quilômetros ao norte de Natal, São Miguel do Gostoso é melhor aproveitado para quem tem ao menos duas noite para dedicar à região.

Afinal, além das praias, relaxar em pousadas charmosas e conhecer bons restaurantes são dois programas de praxe por lá.

Ainda assim, o passeio no esquema bate volta saindo de Natal pode ser útil para conhecer algumas praias potiguares menos movimentadas e para deixar o viajante com vontade de voltar com mais tempo.

O melhor banho de mar em São Miguel do Gostoso é na Praia de Tourinhos, que tem boa estrutura na areia e mar calmo na maré baixa.

Para os esportistas, o point de Kitesurf e Windsurf é na Praia Ponta de Cristo, que está situada literalmente aonde o vento faz a curva.

praias de Natal fotos
Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso

9- Praia de Cotovelo

Localizada no munícipio de Parnamirim, apenas 13 quilômetros de Ponta Negra, a Praia do Cotovelo é um dos melhores destinos para quem quer um visual paradisíaco, longe da urbanização e sem precisar encarar longas horas na estrada.

Inclusive, os viajantes que estão hospedados em Ponta Negra – um dos melhores bairros para ficar em Natal – não costumam pagar mais do que R$ 30,00 em uma corrida com aplicativos de transporte para este deslocamento.

Com uma extensão de aproximadamente 1 km, a praia é cercada por coqueiros e possui um mar tranquilo, com águas cristalinas e mornas, perfeito para ficar à toa no mar.

A areia da praia é branca e fina, e há algumas poucas barracas que servem bebidas e comidas típicas da região.

Além disso, outra particularidade é que a Praia do Cotovelo está bastante próxima de outras atrações que costumam fazer parte dos roteiros de viagem em Natal.

O Cajueiro de Pirangi, por exemplo, está apenas três quilômetros distante.

Aliás, as próprias praias de Pirangi – do norte e do sul – combinam muito bem com uma programação por estas bandas do litoral do Rio Grande do Norte.

10- Praia de Tabatinga

Apesar de não ser o melhor destino para banho de mar, a Praia de Tabatinga oferece um dos cenários mais deslumbrantes do litoral sul do estado.

Não à toa, o Passeio das Águas pelo Litoral Sul faz uma parada no Mirante dos Golfinhos.

Se por um lado a presença dos mamíferos aquáticos é bastante incerta, por outro, o visual panorâmico de falésias avermelhadas banhadas por um mar azul é certeiro.

Ainda assim, na minha opinião, esta não é uma das praias de Natal que justificam um deslocamento apenas para ela.

Portanto, o ideal é combinar o passeio com outras atrações que também estão localizadas por esta região.

Se você não estiver de carro, o melhor negócio para visitar os pontos turísticos próximos à Praia de Tabatinga é contratar o tour guiado Passeio das Águas Litoral Sul.

Além da parada no Mirante dos Golfinhos, outros lugares que são visitados durante esta atividade, são:

  • Cajueiro de Pirangi.
  • Lagoa de Arituba.
  • Praia de Camurupim.
  • Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
praias de Natal roteiro
Tabatinga é uma das mais lindas praias de Natal

11- Praia de Camurupim

Considerada por muitos viajantes a melhor praia de Natal, é compreensível a boa fama da Praia de Camurupim.

Localizada no município de Nísia Floresta, a 35 quilômetros da capital potiguar, a Praia de Camurupim une beleza natural, mar calmo que mais se parece com uma piscina e boa estrutura na areia.

Ou seja, é um destino perfeito para viajantes que querem sombra e água fresca, principalmente, para quem está em busca de uma praia de Natal para família com crianças.

Tenha em mente, porém, que por ser relativamente próxima de Natal, esta é uma praia que está sempre cheia.

Como se não bastasse a proximidade com a capital, Camurupim está na rota de um dos tours mais populares de Natal: o Passeio das Águas.

Além da Praia de Camurupim, também fazem parte deste tour as seguintes atrações:

  • Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
  • Cajueiro de Pirangi
  • Mirante da Praia de Tabatinga
  • Lagoa de Arituba
praias de Natal mapa
Praia de Camurupim

12- Tibau do Sul

Engana-se quem pensa que o único trecho carismático do litoral do munícipio de Tibau do Sul é Pipa.

Aliás, praticamente todas as praias desta cidade valem a visita.

Conhecida também como Praia da Barra, a praia do centro de Tibau do Sul se destaca pelo encontro do mar com a Lagoa de Guaraíras – de onde se tem um dos melhores pôr do sol da região.

Inclusive, os passeios de buggy e jipe que saem de Pipa têm como atração derradeira o fim de tarde por estas bandas.

Apesar de estar sempre movimentada, a praia central de Tibau do Sul inspira tranquilidade.

Por conta da água calminha à beira da lagoa, é uma boa pedida para famílias com crianças pequenas.

melhores praias de Natal
Praia de Tibau do Sul

13- Praia de Pipa

Situada na cidade de Tibau do Sul, a 85 quilômetros da capital, a Praia de Pipa é uma das mais conhecidas praias de Natal.

Inclusive, é um destino que por si só já justifica férias pelo litoral do Rio Grande do Norte.

Com vida própria e um belo conjunto gastronômico, Pipa é um lugar para ser aproveitado tanto durante o dia como também à noite.

Por isso, quem faz o passeio bate volta saindo de Natal conhece apenas uma parte dos seus encantos.

Para aproveitar tudo que esta região tem para oferecer, recomendo que os viajantes se programem para passar um final de semana por estas bandas.

Dessa forma, será possível fazer os principais passeios em Pipa, ter um dia à toa na praia e ainda curtir a noite mais animada do estado.

Em todo caso, para quem estiver com o tempo curto, saiba que o tour de 1 dia em Pipa consegue entregar as principais atrações da área central deste destino. De modo geral, os lugares visitados, são:

  • Praia do Madeiro
  • Baía dos Golfinhos
  • Centrinho de Pipa
  • Chapadão da Praia do Amor (mirante)
Praias do Rio Grande do Norte
Praia de Pipa

14- Praia do Amor

Frequentada por muitos jovens e surfistas, a Praia do Amor é uma das mais badaladas pelos arredores de Pipa.

Até porque, está situada a apenas 15 minutos de caminhada desdeas pousadas no centro de Pipa.

Com um mar bastante agitado, é considerada uma praia perigosa para banhistas distraídos ou que não sabem nadar.

Portanto, não dê bobeira na água.

Caso você goste de passar muito tempo no mar, talvez seja melhor marcar presença em outra praia da região.

Ainda assim, mesmo quem não pretende passar o dia na Praia do Amor deve inclui-la no seu roteiro de viagem a Pipa.

Isso porque, a vista panorâmica do alto das falésias é uma das mais lindas do pedaço.

Inclusive, o visual do Chapadão de Pipa tem a Praia do Amor como pano de fundo.

praias de Natal para banho
Praia do Amor

15- Galinhos

Provavelmente uma das praias de Natal menos visitada pelos turistas, Galinhos, localizada a 170 quilômetros ao norte da capital potiguar, pode-se revelar uma grata surpresa.

Embora seja um passeio bate volta cansativo devido à longa distâncias a ser vencida, Galinhos é uma região com cenários tão lindos que você certamente não se arrependerá das horas na estrada.

Cercada por dunas de areia branca, águas cristalinas e uma vegetação exuberante, a Praia de Galinhos também é protegida por uma barreira de corais, o que torna o mar calmo e ideal para a prática de atividades aquáticas, como por exemplo, caiaque e stand-up paddle.

Além disso, também é possível fazer passeios de barco para explorar os mangues e o ecossistema local, ou até mesmo um passeio de buggy para chegar à atrações mais afastadas.

Inclusive, o Farol de Galinhos é um dos principais pontos turísticos do pedaço.

Por fim, tenha em mente que a Praia de Galinhos é um destino ideal para quem busca uma experiência autêntica e tranquila, em um ambiente natural preservado e rodeado de beleza.

3 lugares para se hospedar em Natal

($) Para se hospedar bem e gastar pouco, a Pousada Saruê Natal é um dos melhores endereços para a estada.

($$) Outra opção para não gastar uma fortuna é a Pousada América do Sol, que entrega ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Coral Plaza Apart Hotel.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Natal.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *