Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Trancoso: Clima e época para viajar

O clima em Trancoso, assim como também em outros destinos da Costa do Descobrimento, na Bahia, é um dos raros casos do litoral brasileiro que contribui para uma boa viagem em praticamente qualquer época do ano.

Ainda assim, isso não significa que o sol estará brilhado com intensidade máxima por todas as quatros estações. Isso até pode acontecer durante a sua viagem, independente do período do ano que você vá. Porém, o que acontece é que Trancoso tem as chuvas bem distribuídas. Ou seja, assim como o calor é uma constante de janeiro a janeiro, os aguaceiros também podem dar as caras a qualquer instante.

Em todo caso, saiba que o histórico do clima nesta região nos permite identificar algumas nuances sobre qual seria melhor época para ir a Trancoso. Além disso, e talvez até mais importante do que analisar as condições climáticas, é pensar se você está disposto a enfrentar a alta temporada na cidade. Afinal, os preços durante o auge do verão pode ser mais estraga prazeres do que um eventual chuvisco.

Melhor época para ir a Trancoso

Tratando-se do clima, a melhor época para ir a Trancoso são os meses que conseguem combinar pouca chuva e calor. E, neste caso, são: janeiro, fevereiro, maio, junho, julho, agosto e setembro. Historicamente, nestes períodos o volume pluviométrico dificilmente ultrapassa a casa de 100 mm ao mês, podendo beirar os 70 mm.

Além disso, os termômetros marcam temperaturas que são mais do que perfeitas para passar o dia com roupa de banho à beira-mar. Durante o verão o calor é sim mais intenso, porém, mesmo nos meses de inverno ninguém vai passar frio.

Por outro lado, há de se considerar que durante janeiro e fevereiro é o período de alta temporada em Trancoso. Ou seja, espere encontrar a cidade mais tumultuada e preços que parecem ter saído de um universo paralelo.

melhor época para viajar a Trancoso

Trancoso é um destino que pode ser visitado – quase – o ano inteiro

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Trancoso

Clima em Trancoso (Mês a Mês)

Mesmo que você não consiga fazer uma viagem a Trancoso nos meses indicados acima, isso não quer dizer que não dá para aproveitar o destino em outras épocas do ano. Portanto, confira abaixo o que dá para esperar do clima durante cada estação.

E vale lembrar: as informações a seguir são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados climatológicos históricos fornecidos por sites especializados no tema. Ou seja, apesar deste conjunto de referências ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem o clima em Trancoso estará ensolarado ou chuvoso – independente de qual época seja.

Janeiro e fevereiro

A época mais quente do ano é também um dos melhores momentos para aproveitar os passeios em Trancoso. Afinal, o céu estará azul na maior parte do tempo, os termômetros ultrapassarão a marca dos 30°C com bastante frequência e as chuvas no final do dia até que serão bem-vindas para refrescar.

Por outro lado, tenha em mente que não haverá nenhum alívio para o seu bolso. Quer ir a Trancoso de janeiro até o carnaval? Então vá disposto a desembolsar uma bolada com hospedagem e alimentação – especialmente nas barracas de praia, que chegam a cobrar taxa de consumação mínima de até R$ 250,00 por pessoa.

Se dinheiro não é seu problema e você quer mesmo evitar o tumulto das areias lotadas do verão, tente viajar a partir da última semana de janeiro até uma semana antes do carnaval. Isso porque, apesar de ainda ser alta temporada, o fluxo de viajantes é menos intenso neste período.

alta temporada em Trancoso

Os meses de verão são a alta temporada em Trancoso

Março e abril

Com a chegada do outono chegam também as águas de março. E, seu tivesse que indicar um período para não ir a Trancoso, certamente seria este. Veja bem, com sorte, até pode dar praia – com dias tão lindos quanto no verão. Porém, se você pegar três dias seguidos de chuva pesada, não dá para reclamar.

O índice pluviométrico em março e abril costuma beirar os 150 mm ao mês. O que comparando a outros destinos litorâneos nem chega a ser um exagero. Porém, dependendo de como os aguaceiros vierem, sua viagem poderá ser menos divertida do que o planejado.

época de chuvas em Trancoso

Durante os meses de março e abril o tempo costuma estar mais nublado e chuvoso em Trancoso

Maio, junho, julho, agosto e setembro

Enquanto outras estrelas do litoral do Nordeste estão vivendo um inverno com chuvas intensas que arruínam qualquer plano de viagem, Trancoso já está brilhando novamente. Inclusive, este é um dos trechos da costa baiana onde você terá as condições climáticas mais favoráveis para esticar a canga na areia. 

De maio a setembro o acumulado de chuva mensal não ultrapassa a marca de 90 mm em nenhum mês. Pode chover, claro, porém, é pouco provável que haja grandes prejuízos para a sua programação. Sobre a temperatura, apesar de mais amena do que no verão, ela costuma variar entre 21°C e 28°C.

Além disso, há outra boa notícia: há mais pousadas baratas em Trancoso nesta época do ano. Com exceção dos feriados prolongados e durante o mês de julho, não será difícil encontrar suítes para duas pessoas, já com o café da manhã na conta, por menos e R$ 220,00 a diária.

Para quem quer visitar as praias do Nordeste e só pode viajar nesta época do ano, Trancoso – junto com Porto Seguro e Arraial d’Ajuda – é a melhor pedida.

Outubro, novembro e dezembro

A partir de outubro a temperatura volta a subir em Trancoso. E, junto com o clima mais quente, chega também a chuva. Aliás, o mês mais úmido do ano está aí: novembro, quando o índice pluviométrico pode ultrapassar 160 mm ao mês.

Se você só pode viajar nesta época do ano até dá para arriscar. Porém, não seria de todo ruim deixar um ou dois dias extras na programação para o caso de eventuais imprevistos.

Além disso, lembre-se de que o movimento de turistas – e os preços – voltam a subir neste período. Ir a Trancoso durante os feriadões prolongados ou a partir da segunda quinzena de dezembro irá exigir mais paciência e dinheiro.

Por fim, deixo um conselho: a partir de outubro o clima já está estável em outros cantos do Nordeste. Os litorais de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará estarão no seu melhor momento, portanto, não seria uma má ideia reconsiderar o destino escolhido.

clima em Trancoso

Depois de uma época de tempo firme, a partir de outubro o céu volta a ficar cinza com mais frequência

Tábua das marés em Trancoso

Trancoso não é um destino de piscinas naturais. Portanto, embora a maré cause grandes mudanças na paisagem ao longo de suas faixas de areia, isso não influenciará com grande força os seus passeios. O único programa que é melhor fazer durante a maré baixa é o bate-volta à Praia do Espelho, pois é nesse momento em que este pedaço de areia mostrará todo o seu esplendor.

Já nas praias de Trancoso, os momentos de maré baixa facilitarão as caminhadas na areia. No entanto, o banho de mar é possível em qualquer momento.

3 lugares para se hospedar em Trancoso

($) Para os viajantes que procuram um lugar econômico para se hospedar, a Pousada João Maria é uma das mais em conta da cidade.

($$) Outra opção que oferece excelente custo-benefício é a Pousada Pandoro.

($$$) Ou, para fazer jus com uma estada a altura do charme do Quadrado, aposte nos chalés e bangalôs da Soleluna Casa Pousada.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Trancoso.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.