Comidas típicas da Colômbia: Descubra como é a culinária do país e quais pratos provar durante uma viagem!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Uma das melhores formas de conhecer a cultura e costumes de um lugar é através da comida. Afinal, nem sempre você encontrará o que está acostumado a comer em seu país em outros lugares.

É claro que em grandes cidades você pode encontrar de tudo, mas acho que experimentar as comidas típicas de um lugar é algo fundamental durante uma viagem.

Na Colômbia, muitos pratos tem como base o milho e o plátano. Além disso, outra curiosidade é que o abacate não é considerado fruta, portanto, acompanha muitos pratos principais, saladas e sanduíches.

E para você não ter grande surpresas com as comidas típicas da Colômbia, neste texto eu rei apresentar sete pratos que você encontrará pelo país e que deve provar.

# Comidas típicas da Colômbia

1- Arepa
2- Patacón
3- Cayeye
4- Bandeja Paisa
5- Empanadas
6- Ajiaco
7- Sucos

1- Arepa

A lista não poderia começar com outro prato típico da Colômbia senão a Arepa.

Isso porque, da mesma forma que nós, brasileiros, estamos habituados a comer pão pela manhã, os colombianos comem arepa.

Por outro lado, a diferença é que ela também acompanha quase todas as outras refeições do dia.

A mais tradicional é a de massa simples, servida no café da manhã com ovo, manteiga, queijo ou o que você preferir.

Além dessa, há muitos outros tipos de arepa, como: arepa de queijo, ovo e chocolo.

comida colombiana
Arepa

Leia também: 11 lugares que você precisa conhecer na Colômbia

2- Patacón

É uma massa feita de plátano verde (banana) e frita. Pode ser comido como prato principal acompanhado com frango e outras carnes ou então puro como porção de aperitivo.

3- Cayeye

Típico do caribe colombiano, esse é outro prato que tem como base o plátano.

No entanto, diferente do patacón, esse é uma massa semelhante a um purê. É temperado com cebola, queijo e diversos tipos de molhos.

4- Bandeja Paisa

Se acaso você estiver com saudades da comida brasileira, a bandeja paisa é uma boa pedida para a sua próxima refeição na Colômbia.

Tradicional do departamento de Antioquia, esse prato nem um pouco saudável leva arroz, feijão, arepa, ovo frito, carne moída, chicharrón (parecido com torresmo), abacate e plátano frito.

pratos típicos da Colômbia
Bandeja Paisa

Leia também:Guia prático de viagem à Colômbia

5- Empanadas

Não, você não encontrará coxinha, pastel (não do mesmo tipo que o nosso), risoles ou todos aqueles salgados que você encontra em qualquer lanchonete no Brasil.

Todavia, você pode dar aquela enganada no estômago comendo as empanadas. Diferente das argentinas, as empanadas colombianas são fritas, e o recheio mais tradicional é a de carne com batata.

Além disso, você também encontra outros salgados fritos com outros recheios e nomes.

culinária colombiana
Empanadas

6- Ajiaco

Na Colômbia é muito comum tomar uma sopa antes do prato principal – normalmente algo leve. O ajiaco, porém, é servida como prato principal.

Quem me conhece sabe que não gosto de sopas, mas tenho que admitir que essa é realmente muito boa e diferente de todas as outras que já tinha provado.

Típica de Bogotá, tem como ingredientes principais frango, batata, creme de leite, milho e alcaparras.

culinária na Colômbia
Ajiaco

Leia também: As 15 músicas que mais escutei na Colômbia

7- Sucos

Por fim, encerrando essa lista de comidas típicas da Colômbia, vale destacar uma bebida comum em todo o país: sucos.

Apesar de estarmos acostumados com sucos dos mais variados tipos de fruta, na Colômbia é possível experimentar alguns sabores que não encontramos no Brasil (pelo menos nos lugares que eu conheço).

Meus dois favoritos foram o de lulo com laranja e o de zapote com leite.

Além disso, outra coisa legal é que nas cidades litorâneas você encontra muitas barraquinhas de suco por um preço super barato.

frutas típicas da Colômbia
Zapote

Evite este erro na sua viagem pela Colômbia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Colômbia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

38 COMENTÁRIOS

  1. Não conheço a Colômbia, mas confesso que já provei algumas comidas tradicionais e amei! Pastel de carne com batata é uma delícia e esse ajiaco está com uma cara boníssima! Fiquei curiosa para experimentar o suco de lulo…

  2. Adoro posts assim… com dicas de coisas deliciosas para comer!!! E esses pratos da Colômbia parecem deliciosos. Fiquei com vontade de experimentar o Ajiaco

  3. Ai e essa minha viagem pra Colômbia que não sai nunca? Tá encantada aff… Quero muito experimentar muitas comidas típicas colombianas, mas principalmente arepas e as empanadas, além das frutas diferentes.

      • Ui. Eu fui la e fiquei 20 dias. Na verdade emagreci. Nao gostei da comida. As arepas são horriveis. E uma massa de miçho branco aem sal nem açúcar. As empanadas é um pastel de massa de milho . bem gorduroso. O papacon e bom. As sopas t b. Mas os cremes eles metem creme de leite dentro e ficam muito g ordurosas e ruim pro meu gosto. É uma sopa com leite. Assim dizendo. nunca vi um lugar comer tanto. Torresmo. Ou carne de porco frita. O dito chicharon. A baninha frita no feijao com arroz e bom. Fiquei em Cali. Ja fui pra san andres e bogota. As comidas ate q eram um pouco melhores. Mas cali…
        Nao tive boa experiência.

  4. Murilo eu sou da sua equipa, adoro experimentar os pratos típicos de cada destino que visito. Apenas tenho uma restrição, uma vez que não como carne (apenas peixe), mas no quesito de doces não sou nada esquisita.
    Gostei muito de conhecer melhor as comidas da Colômbia, fiquei bem curiosa em relação a esses frutos (lulo e zapote) dos quais nunca tinha ouvido falar. Dicas anotadíssimas.
    Abraço

    • Oi Ruthia, tudo bem?

      Que legal!

      A América Latina, de um modo geral, é bem carnívora. Mas na Colômbia sempre há muitas outras opções, principalmente de frutos do mar.

      Abraço!

  5. Estou ha 7 dias em Colômbia. Já experimentei de tudo um pouco. Ainda não encontrei o zapote. Dieta so no Brasil ! Viva a Colômbia , estou amando cada cantinho. ?

  6. Oi Murilo, além destes que pra mim são os mais típicos tem também a deliciosa sopa de costela com batatas e arepas e trucha a la plancha (truta na chapa), mas você só encontra bem no interior perto das minas de carvão.

  7. O Zapote é realmente uma delícia e também pode ser encontrado aqui no Brasil.
    É o Sapoti, e tem principalmente no norte e nordeste! Quando fui à Fortaleza tomei um picolé de Sapoti! 🙂

    • Verdade..o povo do sul sudeste nem conhece,muitas frutas do Brasil..o sapoti é conhecido no norte nordeste. .ah,tem a “guanabana” muito boa que chamamos de” graviola”.Colômbia inclusive faz divisa com o Amazonas.

  8. Oi Murilo, estamos pensando em ir à Colombia em novembro, estou insegura quanto ao clima, é frio? E a chuva? Tem uns passeios em Bogotá, numa montanha, bem íngreme, vale a pena?
    Se puder dar algumas dica ficarei agradecida.

  9. Uma ajuda: Fui, adorei os sucos, confesso que a culinária para meu gosto não é atrativa, mas uma coisa que gostei e comi em alguns lugares e gostaria de saber o nome é, tipo uma pipoca não estourada, um milho meio sequinho, se abrindo, salgadinho. Alguém sabe o nome disto?

  10. Boa tarde,
    Gostei das dicas do teu blog.
    Visitei a Colômbia em julho/16 (Santa Marta, Cartagena e Bogotá) e experimentei o combinado antioqueño, bem parecido com a bandeja paisa: carne assada, chorizo, ovo frito, arepa, batata frita, maduro (banana frita) com queijo, arroz, feijão e salada verde.
    O suco de guanábana também é delicioso (gostei mais do que o de lulo).

  11. Boa tarde Peter!
    Então, pratos como a Bandeja Paisa e o Ajiaco são servidos como almoço ou janta, o preço médio era de 5 dólares. Já Arepa e Empanadas são mais baratos, 1 dólar. Esses preços são de Outubro/2014. Recentemente falei com um amiga que vive lá e ela me disse que a maioria das coisas subiram um pouco. Espero ter ajudado. Boa viagem, e se precisar de alguma coisa é só avisar! Abz

  12. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here