COMPARTILHAR

ATENÇÃO

Seguro viagem com até 10% de desconto!!!

Contratando seu seguro com a SegurosPromo através deste link , basta aplicar o cupom VOLTOLOGO5 que você ganhará 5% de desconto
E se o pagamento for em boleto bancário você ganha mais 5% 

»»» Clique aqui e faça uma cotação online agora mesmo!
Colômbia roteiro de viagem
Guatapé

Montar um roteiro de viagem pela Colômbia não é uma tarefa das mais simples. O país possuí lugares incríveis espalhados por todo o seu território, porém, o acesso nem sempre é fácil. Praias, montanhas, florestas, cidades grandes e modernas, pueblos que parecem que pararam no tempo. Não faltam motivos para você conhecer esse país que, como bônus, possui um dos povos mais simpáticos e receptivos de toda a América Latina.

Para te ajudar (ou complicar ainda mais), resolvi fazer essa lista com alguns lugares que valem muito a pena você conhecer na Colômbia. Basta você escolher aqueles que mais fazem o seu perfil e incluir no roteiro.

1- Bogotá

Começando pela maior cidade colombiana e por onde provavelmente será sua porta de entrada ao país. Apesar de ser muitas vezes mal compreendida e levar um tempo para você entender como funciona Bogotá, a cidade é agradável e possui muitos lugares e passeio bacanas para fazer.

Bogotá Colômbia

Leia também: O que fazer em Bogotá | Principais passeios e atrações

2- Medellín

Até hoje não conheci ninguém que não tenha gostado da “Cidade da Eterna Primavera”, muito pelo contrário, sempre que converso com alguém que já foi a Medellín, é só elogios.

Uma cidade moderna, com bom sistema de transporte público e com o povo mais simpático de toda a Colômbia. Atualmente, Medellín não passa nem perto de ser o lugar que anos atrás era dominada pelo tráfico de drogas.

Por toda a cidade há diversos espaços públicos como praças e parques onde frequentemente acontecem shows e eventos de graça para toda a população.

Medellín Colômbia

Leia também: 10 coisas para você fazer em Medellín

3- Guatapé

Se você for a Medellín não pense duas vezes para esticar a viagem até Guatapé, ou até mesmo fazer um passeio de um dia por esse agradável pueblo que possuí uma das vistas mais incríveis da Colômbia.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo com você a vista do alto da Piedra del Peñol.

viagem pela Colômbia

Leia também: Guia prático de viagem para a Colômbia

4- Cartagena das Índias

Quente, colorida e um pouco bagunçada – Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é um lugar que transborda história.

Por muito tempo Cartagena foi um dos portos mais importantes da América, era por lá que os espanhóis levavam as riquezas descobertas no nosso continente e onde ocorria um intenso tráfego de escravos vindos da África.

Por esses e outros motivos a cidade foi alvo de muitas invasões e ataques de tropas francesas, inglesas e holandesas, o que levou o Rei Felipe II a construir uma muralha de 11 quilômetros de extensão ao seu redor.

Cartagena cidades na Colômbia

Leia também: Cartagena | Dicas para você planejar sua viagem

Hotéis em Cartagena: 3 dicas úteis para escolher o seu

5- Parque Tayrona

A 35 quilômetros da cidade de Santa Marta, o Parque Tayrona é um dos  lugares  mais visitados no caribe colombiano.

Não é difícil entender os motivos, mar com águas cristalinas, areia branca, vegetação por todos os lados e muitas trilhas, o lugar ideal para quem quer contato com a natureza no seu estado mais verdadeiro.

Colômbia lugares para conhecer

Leia também: Onde ficar em Santa Marta | Dicas essenciais

6- Ciudad Perdida

Reconhecida pela UNESCO em 1981 como Patrimônio da Humanidade, a Ciudad Perdida foi a casa de uma antiga civilização que chegou a ter mais de meio milhão de habitantes.

Para se chegar à cidade você terá que caminhar alguns dias de trilha pela Sierra Nevada e é obrigatório a presença de um guia.

Em Santa Marta há muitas agências que oferecem esse passeio.  Normalmente são oferecidas opções de cinco ou seis dias de trekking ao custo de aproximadamente R$ 800,00.

turismo na Colômbia
© Gavin Rough | Wikimedia Commons

Leia também: Guia de hospedagem pela Colômbia

7- Cali

Um lugar onde todos vivem e respiram em um mesmo ritmo, a salsa. Aos poucos os turistas vão se dando conta da energia única que esse lugar transmite e começam a incluir Cali no roteiro pela Colômbia. 

Leia também: As 15 músicas que mais escutei na Colômbia

8- Caños Cristales

Considerado por muitos como “O rio mais bonito do mundo” ou “Rio de cinco cores”, o Caños Cristales ganha diferentes tons de cores devido a presença de determinadas algas.

A época de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e eles está colorido, vai de junho a dezembro. Para chegar até lá é necessário ir primeiramente até a cidade de La Macarena, no departamento de Meta.

Colômbia lugares para visitar
© Mario Carvajal | Wikimedia Commons

9- Salento

Em um país famoso por ter um dos melhores café do mundo, você não poderia deixar de incluir no seu roteiro uma das cidades onde ele é produzido.

A pequena cidade localizada no Eje Cafetero é um dos principais destinos turísticos entre colombianos e estrangeiros que querem explorar as famosas plantações de café do país.

Uma vez em Salento, não deixe de conhecer o Valle del Cocora, o lugar ideal para conhecer a árvore que é símbolo nacional da Colômbia, La Palma de cera del Quindio.

Colômbia lugares para conhecer
© Diego Torquemada | Wikimedia Commons

10- San Andrés

Acho que dispensa qualquer comentário!!!

Colômbia Caribe
© Angie | Blog Apure Guria

Leia também: Roteiro e dicas de viagem para San Andrés

Guia de hospedagem em San Andrés

11- Santuário de las Lajas

Apenas a dez quilômetros da fronteira com o Equador, esse Santuário está localizado no sul da Colômbia, no município de Ipiales.

Colômbia viagem e turismo
© Diego Delso | Wikimedia Commons

QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO?

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

Compare e contrate seu seguro viagem através da Real Seguros


Tem outra dica de lugar imperdível na Colômbia? Deixe um comentário abaixo!

Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

96 COMENTÁRIOS

  1. Estou programando levar meu pai para conhecer a Colombia agora em agosto (de 16/30), minha ideia é ficar em Bogota 3 dias e fazer um bate volta para Medelin, depois ir para Cartagena, fiar mais uns 3 dias, com bate volta ao Panama. Gostei da ideia da Catedral de Sal entao talvez inclua mais um dia em Bogota. Meu maior problema são os hoteis porque meu pai é chato e gosta de ficar no centro, de preferencia proximo a uma praça, para poder caminhar, proximo a metro, enfim, em localizado. Voce tem alguma dia em qual regiao de Bogota e Cartagena seria melhor? obrigada.

  2. Olá, estou cogitando ir para a Colômbia já em agosto, mas confesso que foi uma ideia que eu e uma amiga tivemos essa semana, temos no maximo 8 dias. Quais seriam os principais locais a conhecer e não falar espanhol é um problemão? Como são as pessoas lá em relação ao turista?
    Desde já agradeço.

    • Oi Thalita, tudo bem?

      Que bacana… Fique tranquila pois as pessoas são super receptivas e não falar espanhol não chega a ser um problemão! hehehe

      Lugares pra visitar depende do que você querem… hehehe
      Mas com esse tempo eu faria apenas duas cidades…

      Dá pra fazer San Andrés e Cartagena, Cartagena e Bogotá… Enfim, depende do perfil de vocês…

      Abração!

  3. Oi Murilo,

    Gostaria de tirar uma duvida com você, estou indo para a Colômbia em lua de mel em novembro, só ficarei 8 dias, pois não posso me afastar por mais tempo do trabalho e minha duvida é se escolho Bogotá ou Cartagena para conhecer? vou ficar 4 ou 5 dias em San Andres e depois quero ir para uma das duas cidades. O que Sugere?
    Obrigada

    Daniele

  4. Oi, Murilo. É possível conhecer esses lugares maravilhosos, menos a trilha pela Sierra Nevada- Ciudad Perdida, em 20 dias?
    Posso fazer alguns trechos aéreos e outros em excursão de bate-volta.
    Não conheço nada sobre a Colômbia. Você acha essa ideia viável?
    Obrigada,
    Rosana.

    • Oi Rosana, tudo bem?!

      Com esse tempo teria que tirar também Caños Cristales…
      E, ainda assim, na minha opinião fica corrido.
      Com 20 dias eu faria Bogotá – Medellín (+Guatapé) – Santa Marta – Cartagena – San Andrés

      Abração!

  5. Boa tarde Murilo

    Viajo em lua de mel com destino a Colômbia
    vou ter 19 dias, chegando e saindo por Bogotá
    quantos dias você me recomenda ficar em cada cidade ?
    tenho em mente conhecer os seguintes lugares ( aceito sugestões )
    Bogotá, Medelim, Cartagena, Sta Marta e San Andres
    Se puder me ajudar, na sua opiniao qual seria a melhor ordem para conhecer cada cidade ?
    desde já gratidão, parabens pelo blog

    • Faaaala Tiago, tudo bem?

      Cara, eu faria Bogotá – Medellín – Santa Marta – Cartagena – San Andrés, nesta ordem.

      3 dias inteiros em cada uma destas cidades seria uma boa divisão. Se preferir viajar com mais calma, tiraria uma cidade do roteiro..

      Abração!

  6. Oi, Murilo! Tudo bem?
    Vou viajar pela colômbia por 3 semanas sozinha, mas encontro amigos e amigas pelo caminho, sendo que a última semana está reservada para um evento político/acadêmico em Manizalles, em Caldas. Comecei a pesquisar informações e pensar em roteiro hoje e logo me deparei com seus posts. Muito bons! Queria saber se você tem alguma dica para quem vai se jogar sozinha por lá querendo aproveotar natureza e cultura gastando pouco (sou professora hehehe)

    • Oi Natália, tudo bem e você?

      Que bacana! Com este tempo acreditando que um roteiro clássico deve ser uma boa opção. Bogotá, Medellín e Cartagena, por exemplo.
      Dependendo do seu orçamento e tempo disponível, talvez seja possível incluir também San Andrés.

      Vou deixar abaixo o link de um post onde você encontrará tudo o que já escrevi sobre a Colômbia, ok?!
      Acho que pode te ajudar! 🙂

      >>> https://www.voltologo.net/colombia-turismo-viagem-mochilao-dicas/

      Abração!

  7. olá Murilo! Me dar uma dica, por favor! Tenho um compromisso em Bogotá mas chagarei 2 dias antes… queria conhecer o litoral mas vi que é um pouco distante! Dar tempo em aproveitar pelo menos Cartagena ou você me indicaria outro local mais próximo e menos conhecido?

    • E aí Alessandro, tudo bem?

      Acho inviável você se deslocar até Cartagena com tão pouco tempo. Bogotá possui inúmeras atrações e você pode aproveitar para conhecê-la nestes dias.

      Além disso, a Catedral de Sal de Zipaquirá costuma ser uma ótima opção de passeio bate-volta a partir de Bogotá.
      Um pouco mais longe – umas quatro horas e meia de estrada – Villa de Leyva é uma cidadezinha bastante pitoresca e que costuma agradar. Neste caso, vae a pena passar uma noite lá pra trip não ficar tão cansativa!

      Abração

    • Oi Ana, tudo bem?!

      De um modo geral, é bem tranquilo viajar pela Colômbia.
      Não me senti inseguro em nenhum momento.

      A cidade base para explorar Las Lajas é Ipiales.

      Abraço!

  8. Ola Murilo,
    gostaria de dicas de restaurantes e saber se esses 10 lugares listados são perto? Qtos dias devo ficar para conhece-los? Qual é melhor época? E lugares de hospedagem.
    Te agradeço!
    whatsap 981025730

    • Oi Andreia , tudo bem?

      Estes lugares estão espalhados pelo país inteiro. Alguns são bem longe uns dos outros… hehehe
      Pra conhecer todos eles em uma única viagem é necessário uns 40 dias (pelo menos). Pois, como disse,
      Alguns são distantes e você gastaria bastante tempo com deslocamento.

      Vou deixar o link de um texto onde você encontra tudo o que já escrevi sobre a Colômbia. Certamente te ajudará com as outras dúvidas!

      >>> https://www.voltologo.net/11-lugares-que-voce-precisa-conhecer-na-colombia/

      Abração!

  9. Oi Murilo! Muito legal seus relatos!
    Pretendo ir a Colombia neste ano e estou com muitas dúvidas acerca do roteiro.
    Quero conhecer TUDO e talvez o tempo não seja suficiente, mas pensei no seguinte…
    Bogotá – 3d
    Medellin – 3d incluindo bate volta Guatapé
    Cartagena – 3 d
    Santa Marta – 2 d (aqui pintou uma dúvida)
    St Andres 4 d
    Acabei abrindo mão de Cali, mas quero DEMAIS conhecer Ipiales (santuário de Las Lajas), mas estou tendo dificuldades para encontrar dicas do melhor ponto de partida, tempo de duração da viagem, meio de locomoção, etc.
    Pode me ajudar com isso?
    Obrigada!

    Abraço!

    • Oi Valéria, tudo bem?

      Que bacana! Fico contente que está gostando das dica!

      Com exceção de Santa Marta, os dias no seu roteiro estão bem ok. A questão de Santa Marta é que a grande atração é o Parque Tayrona, e eu recomendo ao menos uma pernoite por lá.

      Sobre o Las Lajas, você deve ir primeiro a cidade de Ipiales. De lá há vans e/ou táxi compartilhado até o Santuário. Imagino que há ônibus de Bogotá a Ipiles (e também de outras cidades). O porém é que a viagem deve ser beeeem longa, mais de 15 horas acredito.

      Vou deixar abaixo o link da empresa Bolivariano. Lá você deve encontrar informações a respeito da passagem de ônibus!
      >>> http://www.bolivariano.com.co

      Abração!

  10. Ola, Murilo…
    Curti muito suas dicas e conhecimento sobre as cidades colombianas..
    Estou pensando em ir para Colombia em Outubro..
    Terei uns 15 dias…
    Gosto de vida noturna, bares, baladas, praia…
    Como vc dividiria esse tempo entre Bogotá, Medellin, Cartagena e San Andrés?
    Agradeço desde já…
    😉

    • Faaala Thiago, tudo bem?

      Que bacana.. Fico contente em saber que está gostando das dicas! xD

      Eu faria uma divisão igual: 3 dias inteiros para cada cidade. Que dá 12 dias no total.
      Fora isso tem que acrescentar os “dias perdidos” com deslocamento. Quando acrescentá-los vai dar mais ou menos os quinze dias que você tem disponível. 🙂

      Abração!

  11. Murilo boa noite!
    Sou de BH e estou pensando em passar 8 dias na Colômbia.
    Meu maior interesse é conhecer bons restaurantes e boas praias, talvez um ou outro passeio urbano. Estive pensando em dividir 4 dias em Cartagena e 4 em San Andrés. Acha uma boa proposta? Ou seria melhor aumentar um dia em uma das opções? Em relação às cidades, qual tem o custo mais baixo?
    Muito obrigado!

    • Faaala Victor, tudo bem??

      É uma boa divisão sim!!!
      Eu aumentaria um dia em San Andrés, caso você queira focar mais nas praias.
      Digo isso pois, na minha opinião, Cartagena é um destino mais histórico (e com bons restaurantes),do que praia propriamente dita.
      Já que a praia da cidade não é legal.

      Os custos são parecidos.
      Cartagena, como é uma cidade maior, acaba tendo mais opções de hospedagens e restaurantes, o que consequentemente faz com que tenha uma maior variedade de preços…

      Abração!

  12. Eai Murilo, muito bom seu blog, varios posts interessantes. Vou dia 7 de janeiro para Colômbia, pois dia 14 vou participar de um projeto voluntario em Medellin, e nesse meio tempo queria visitar algumas cidades, queria saber algumas sugestões para onde ir, até porque tenho poucos dias e sei também que tem cidades perto de Medellin que da para conhecer no final de semana, então queria aproveitar esses dias o máximo possível e também fazer um bom itinerário para não ter gastos desnecessários, afinal sou estudante kk aguardo a resposta e parabéns novamente

    • Faaala Eduardo, tudo bem?
      Muito bom saber que gostou do blog! xD

      Então cara, existem vááários possíveis itinerários, mas depende de quanto tempo vc vai ter, $$$ e seus gostos! hahaha

      Se seu tempo for só final de semana mesmo, eu aproveitaria os arredores de Medellín, pra não perder muito tempo de deslocamento.
      Tem Guatapé, Santa Fé de Antioquia e Jardin (esse um pouco mais longe)…

      Abraço!

    • Vale a pena dizer que Ciudad Perdida nao é para qualquer um, a caminhada é bem dura, são 5 dias de subida, acampando, etc, muita gente desiste no meio do caminho, eu acho que Ciudad Perdida é pra quem gosta muito de trekking e tem dias sobrando aqui na Colombia. Caños Cristales também é maravilhoso, mas pra chegar até lá é bem difícil e caro, eu tb recomendaria para alguém que tem mais de 2 semanas aqui. Acrescentaria na lista Palomino, que é uma praia que esta a 2 horas de Santa Marta, eu amo Palomino, é bem economico, tem boas opcoes de hostel e comida, fica entre Santa Marta e o Parque Tayrona.

  13. Olá Murilo,

    Estou indo para a Riohacha, Guajiro na Colômbia em dezembro para um curso. E de lá pretendo ir para Santa Marta. Você tem alguma dica do que fazer nesses lugares? Terei mais ou menos 6 dias em Santa Marta e estava pensando em fazer o tour da cidade perdida (em torno de 4 dias), vc acha que vale a pena? Tem alguma dica de como conseguir bons preços pra esses passeios? Além disso o que mais poderia fazer por lá? Abraço.

    • Faaala Paulo, tudo bem?
      Não conheci Riohacha…
      Já sobre Santa Marta vou deixar abaixo o link para um post que tem vááárias dicas!
      >>> https://www.voltologo.net/santa-marta-dicas-praticas/

      O Parque Tayrona é um belo lugar para se conhecer tendo Santa Marta como base.
      Para ir a Ciudad Perdida é preciso ir com alguma agência, o jeito é dar aquela pesquisada nos valores e tentar negociar, mas já adianto que o preço é de certa forma tabelado…

      Abraço!

  14. Olá Murilo, estou tentando programar uma viagem a Colômbia para o mês de março/18 estive lendo suas dicas, porém gostaria de saber de quantos dias vou precisar e se o translado de uma cidade para outra é fácil.

      • Oi Valmir, tudo bem?
        Com esse tempo escolheria duas, ou no máximo três cidades. Aí depende de quais delas você quer conhecer e quanto tempo passar em cada uma. Mas pra você ter uma ideia, em Bogotá, Medellín e Cartagena não recomendo menos de três dias.

        Há ônibus entre as principais cidades. Mas algumas distâncias são beeeem longa. A empresa Viva Colômbia costuma ter ótimas tarifas de passagens aéreas interna por lá!

        Abraço!

  15. Olá, Murilo!
    Estarei indo para Colômbia em janeiro. Chego no dia 31 de dezembro e volto para o Brasil em 30 de janeiro.Montei um roteiro começando por Bogotá, Medellin, Cartagena, Santa Marta, San Andres. Estou pensando pelos menos de de 5 à 6 dias em cada lugar.Vou dentro destes dias me deslocar para algumas cidadezinhas como Guatapé e Leyva. Você teria mais alguma sugestão?
    Abraços Claudia

    • Oi Claudia, tudo bem?

      Que bacana, vai dar pra conhecer muitos lugares legais!

      A uma hora e meia de Medellín, Santa Fé de Antioquia é um pueblo bastante simpático. Dê uma pesquisada pra ver se faz seu estilo de lugar. Dependendo do caso pode gostar de passar uma noite por lá! xD

      Abraço

  16. Oi, Murilo. Estarei na Colômbia entre os dia 11 e 22 de abril de 2018. Gostaria de incluir no meu roteiro Bogotá, Medelín, Cartagena e San Andres. Você acha que o tempo é suficiente? Quantos dias vc recomendaria pra cada lugar?

    Obrigada desde já!

    • Oi Liana, tudo bem??

      Acho que é pouco tempo para todos esses lugares. Recomendo pelo menos três dias inteiros em Bogotá, Medellín e Cartagena, e ao menos quatro dias inteiros em San Andrés.

      Abração!
      Murilo

  17. Bom dia Murilo
    Preciso de uma ajuda. Vamos em 4 pessoas para Colombia dia 19/1/18 e voltaremos para o Brasil em 01/2/18, iniciando com 4 noites em Bogota e para Cartagena 3 noites. Estamos pensando em alugar um carro em Cartagena e conhecer outras cidades. O que acha? Você aconselha conhecer Barranquilla? Sei que no carnaval é agitada, mas e fora do carnaval, tem o que fazer e conhecer para 3 dias? Pensei também em Santa Marta ou outra opção que sugira. Já moramos em lugar de praia então não temos interesse em passar dias inteiros no mar. Claro que de repente conhecer. Mas nos encanta mais o lado histórico e a cultura do local. Te aguardo. Obrigada. Cláudia Parisi

    • Oi Claudia, tudo bem?

      Três dias é muito tempo para Barranquilla. Na realidade, a menos que você vá durante o Carnava ou algum outro evento, um dia inteiro é suficiente parra conhecer as principais atrações da cidade. Santa Marta é a base para explorar praias bacanas, como o Parque Tayrona.
      Como você mencionou que gosta do lado histórico e cultural, recomendo passar ao menos mais uma noite em Cartagena!

      Abraço!

  18. Oi Murilo, muito bom o seu blog. Parabéns.

    Estou montando um roteiro para a Colômbia. como é a primeira vez que estarei indo, fico na duvida quanto a disposição do deslocamento de uma cidade para outra (no caso se há acesso ou não). Basicamente meu roteiro é: Bogotá > Medellín > Santa Marta > Cartagena > San Andrés > Bogotá.

    Com suas dicas, resolvi incluir Santa Marta que não estava no roteiro. Em algumas dessas cidades tem alguma que não tem acesso para a outra, seguindo esse esquema do roteiro.

    Se conseguir me auxiliar, fico grata!

    Elielma

    • Oi Elielma, tudo bem?
      Fico contente em saber que gostou do blog! 🙂

      O transporte entre estas cidades é bem tranquilo. De Bogotá a Medellín é possível ir de ônibus, cerca de dez horas.
      Já de Medellín para Santa Marta recomendo ir de avião, pois a viagem de ônibus é muuuuito demorada. De Santa Marta a Cartagena há ônibus e transporte privados oferecidos por hostels e agências, aproximadamente quatro horas de viagem. Já para ir a San Andrés há voos direto de Cartagena para lá! xD

      Abraço!

  19. Olá Murilo

    Estou indo para colombia dia 01/12/2017 até dia 22/12/2017
    Reservei os ultimos 6 dias para san andres.

    Gostaria de sabes quais cidades você indica e quanto tempo em cada uma?

    Você acha que vale a pena eu incluir outro pais no roteiro por serem muitos dias?

    Obrigada!

    • Oi Julia, tudo bem?!
      Que bacana!

      Olha, com esse tempo dá pra fazer uma baaaita viagem pela Colômbia! hehe
      Ficaria só por lá mesmo… Aí depende dos seus gostos…

      Cartagena, Medellín Bogotá e Santa Marta são boas pedidas. Três ou quatro dias em cada uma delas dá pra aproveitar bem!
      🙂

      Abraço!

  20. Olá Murilo,
    Estarei indo em setembro para a Colômbia.
    Tenho em mente fazer Bogota, Cáli, Medellín e Santa Marta, finalizando em San Andres.
    Quero passar 20 dias viajando. Quantos dias em cada cidade você aconselha ficar?
    Passando por essas cidades pretendo dar umas escapadas em busca de trilhas.
    Tenho dúvidas se deixo pra ver toda a hospedagem aqui ou vejo lá.
    Vale a pena ir de uma cidade á outra em ônibus?
    Viajarei sozinha…
    Obrigada

  21. Estou indo pra Colômbia em agosto, onde ficarei 6 noites (chego em Bogotá no dia 11/08 à noite (20h) e volto no dia 17/08 de meio dia). Gostaria de sugestão de roteiro, considerando que terei 5 dias inteiros.
    Pensei inicialmente em ficar em Bogotá até o dia 14/08, partindo para Medellín à tarde, onde ficaria até o dia 16/08 à noite (ficando, portanto, 2 dias e uma manhã em Bogotá e 2 dias e uma noite em Medellin). É viável esse roteiro ou perderei muito tempo com os deslocamentos? Seria mais interessante ficar apenas em Bogotá, pra conhecer com mais calma as atrações da cidade? Meu receio é ficar tempo demais em Bogotá e não ter tanta coisa pra fazer…mas também tenho medo de ir pra Medellín e perder muito tempo com os percursos…
    Enfim, qual seria o roteiro que você sugeriria para mim, contando com 5 dias inteiros na Colômbia, sendo o voo de chegada e saída em Bogotá?
    Desde já agradeço!

    • Oi Marília,
      Acho pouco tempo pra fazer Bogotá e Medellín.

      Fora as atrações de Bogotá, você pode fazer um passeio de um dia em Zipaquirá, e até mesmo um passeio de um dia e uma noite até Villa de Leyva (que está a mais ou menos quatro horas de Bogotá).

      Pesquise sobre estes dois lugares e veja se te parecem interessantes. Se sim, eu recomendo que os conheça ao invés de ir pra Medellín!

      Abraço,
      Murilo

      • Oi Murilo! Adorei a dica sobre Villa de Leyva…realmente parece ser uma cidadezinha encantadora! Mas para um bate-volta acho cansativo…será que seria tranquilo alugar um carro e ir pra lá num dia e voltar no outro? Além disso, vc acha que 3 dias inteiros em Bogotá são suficientes pra conhecer com tranquilidade (incluindo um dia pra Catedral de Zipaquirá)?

        • Oi Marília!

          Certamente um bate e volta é menos cansativo… Olha, depende muito dos lugares que você vai querer conhecer!

          Bogotá, como toda grande cidade, tem muitas atrações! Em dois dias inteiros pela capital dá pra conhecer bastante coisa…
          Mas dependendo do seu ritmo de viagem pode ser que ache corrido… hehehe

          Sugiro que faça uma lista das atrações que você quer visitar e que distribua ao longo dos dias para ver se eles ficarão muito cheios ou não!

          Abraço

  22. Oi tudo bom? Será que podia me ajudar com o roteiro, pretendo fazer um mochilão pela Colômbia em dez./jan. Um total de mais ou menos 45 dias. Não faço muita questão de praia. Você acha que tá boa a quantidade de dias nas cidades ou se tem muitas cidades no roteiro:
    Parques Los Estoraques (cidade de La Playa de Belén) – 3
    Popayan – 6
    Deserto de Tatacoa (cidade de Villavieja) – 5
    Guatapé – 5
    Villa de Leyva – 5
    Cartagena – 6
    Salento – 6
    Barichara – 5
    Seu site é muito bom, tendo pegado muitas dicas.

    • Oi Leonardo!

      Não há muitas cidades não… Na verdade está até com folga seu roteiro!
      Os 5 dias em Guatapé e Villa de Leyva já incluem Medellín e Bogotá, respectivamente?! Este são dois pueblos bem pequenos, assim que se você está dedicando esses dias somente para eles será muito tempo!

      Talvez você possa incluir alguns dias em Cali também!

      Abraço

  23. Ola Murilo, Boa tarde

    Ja estou com viagem comprada para o período de 18.05 a 01.06, 12 dias. Sou mochileira, não gosto de nada agitado, adoro conhecer a cultura, historia, lugares antigos e gastronomia do lugar que visito, além de tomar um mergulho em praias tranquilas, aproveitar a natureza. Vc recomendaria qual roteiro para estes 12 dias?

    abs, Danielle Maya

    • Oi Danielle, tudo bem?!

      Depende de para qual cidade é sua passagem!? hehehe

      Mas o o Caribe colombiano, apesar de ter lugares agitados, possuí as características que você procura em relação a boa gastronomia, cultura e praia.

      Cartagena, Santa Marta e San Andrés podem ser uma boa!!!

      🙂

      Abraço

  24. Olá Murilo, tudo bem?

    Irei para Colombia em Julho com toda família e gostaria de receber algumas dicas!
    Nossa ida à Colombia será para férias e também para estudar espanhol em alguma escola de estrangeiros. Ficaremos quase 30 dias. Estarei com duas crianças pequenas enquanto meu marido estuda. A principio pensamos em Bogotá, Cartagena e Medelin. O que você acha, estes destinos para esse objetivo vale a pena?

    • Oi Fernanda, tudo bem?

      Acho que ficar 30 dias em Cartagena tornaria a sua viagem bem cara. Na minha opinião, é um bom lugar para passear.

      Já Bogotá e Mdellín possuem melhor custo x benefício. Eu escolheria Medellín por ser uma cidade menor, com clima mais agradável e muito receptiva.
      Infelizmente não sei te dizer como é a oferta de escolas de espanhol nessas cidades…

      Abraço

    • Oi Aline,

      Olha, para visitar todos todos, na minha opinião, o ideal é ter entre 35 e 40 dias disponíveis.

      Já sobre os gastos depende muuuito do seu perfil…
      Em breve vou publicar um post sobre quanto custa viajar pela Colômbia e você vai poder calcular de acordo com seu
      estilo… 🙂

      Abraço

  25. Oi Murilo,
    Boa tarde…
    Tudo bom?

    Bem….. Vou fazer um mochilao de 32 dias pela Colombia, e gostaria de vários pontos de vc!!!
    Vou chegar em Bogotá, e já sair para San Andres e vir descendo, o que vc acha? De lá….Vou para Providencia, desco para San Andrés, depois para Santa Marta e vou descendo até chegar Bogotá, ficar uns 3a 4 dias e voltar para o Brasil.

    Me Ajuda….rsss
    7 dias em San Andrés e Providencia está bom ? Dá pra fazer os passeios principais?
    Compro os pesos aqui em Recife ou SP? Ou troco por lá? Vc tem TIM? rsss…

    Um abraço
    Danielle

    • Oi Danielle,

      Você pode fazer isso sim… De Bogotá já pega um voo para San Andrés, conhece San Andrés e Providencia (7 dias são suficientes, na minha opinião)…
      Pega um voo de San Andrés até Cartagena , por exemplo. Não sei se há voo de San Andrés para Santa Marta.

      Normalmente, o pessoal diz que a melhor moeda para levar para San Andrés é dólar americano. Eu não compraria muitos pesos colombianos no Brasil. Talvez, apenas o mínimo necessário para os primeiros gastos.

      Abraço

  26. Murilo, bom dia!
    Estarei indo a Bogotá em Dezembro/17 passar Natal e Ano Novo, serão 9 dias, somos 03 pessoas. Quais as cidades próximas a Bogotá que você indicaria? Fechamos com um hotel o período de viagem, e não queremos ficar nos deslocando a outras cidades, apesar de saber das belezas das mesmas. Queríamos ficar indo e voltando no mesmo dia. Agradeço desde já os seus comentários.

    • Oi Sérgio,

      Um passeio bate volta bem comum é até a Catedral de Zipaquirá. Fica a mais ou menos uma hora e meia de Bogotá.

      Outro destino que pode ser interessante, mas que fica um pouco cansativo em bate-volta é Villa de Leyva. Está a três horas de Bogotá.

      Abraço,
      Murilo

  27. Olá,
    Achei bem bacana suas dicas. Me ajuda um pouco mais? Gostaria de conhecer lugares com rico artesanato e belas praias e rios. Vou só e tenho 55 anos. Não faço trilhas.
    Obrigada
    Nereida Lauriano

    • Oi Nereida,

      Cartagena é uma cidade bem interessante. Há muita história e belas construções por lá!
      As praias em si não são tão bonitas na cidade, mas é o ponto de partida para conhecer belíssimas ilhas como a Baru, Playa Blanca e del Rosario.
      Para chegar até elas você pode comprar um passeio com alguma agência!

      Abraço,
      Murilo

  28. Olá!
    Farei uma viagem de uma semana com um amigo, e um dos destinos que estamos em dúvida é Colômbia.
    Gostaria de saber quanto vou gastar em média para passar 5 dias se eu visitasse o Parque Tayrona e Caños Cristalines. O acesso é fácil? Tem hospedagens com preços bacanas?

    Desde já agradeço.

  29. Olá Murilo,

    Desde já parabéns pelo post super interessante, ainda mais para quem vai viajar para a Colombia nos proximos tempos.
    Marquei a minha viagem para a Colombia vou de 26Nov-11Dez mas como vou de Portugal e as viagens sao longas, na verdade vou ficar 13/14 dias.

    Gostava de um conselho seu. O roteiro que estou a pensar é: Bogotá + Zipaquirá (cidade com catedral de sal, vale a pena?) – 3 dias, Medellin + Guatapé – 4 dias, Cartagena + Playa Branca – 3 dias, San Andres – 4 dias. Acha que está bom? Fiquei interessada na “Ciudad Perdida”, acha que deva eliminar algum das paragens que mencionei para ir neste lugar?

    Obrigada! Cumprimentos desde Portugal 🙂

    • Oi Joana!

      Que legal que gostou das dicas! 🙂

      Está muito bem distribuído os seus dias!
      Mas talvez fique um pouco corrido por causa do tempo que você vai perder nos deslocamentos entre as cidades.
      Se você tivesse mais dois ou três dias disponíveis estaria perfeito.

      Zipaquirá é uma atração e tanto. Vale a pena visita-la.

      Para a Ciudad Perdida precisa de mais tempo. Se não me engano são pelo menos 4 dias de trilha. Mesmo que você tire alguma das cidades
      que mencionou acho que não da tempo.

      Forte abraço desde Brasil!
      Murilo

  30. Boa tarde Murilo, estou querendo ficar 10 dias e gostaria de conhecer Cartagena, Bogotá, Medellín e San Andrés. Qual o melhor roteiro que devo fazer?

    Muito obrigada

    • Oi Rosangela!

      Então, acho bem complicado montar um roteiro de 10 dias para todas essas cidades!

      Recomendaria que você escolhesse apenas duas com esse tempo disponível!

      Abraço,
      Murilo

  31. Olá Murilo,

    Parabens pelo post! Agora estou louca para visitar a Colombia e te peço uma ajuda:

    Saindo daqui dia 02/07 e voltando 14/07, como você dividiria os dias dentre o que é imperdível?

    Obrigada!

    • Oi Luciana!

      Isso depende muito do seu perfil de viagem…
      Nesse tempo não dá pra conhecer todos esses lugares, então você precisa analisar qual tipo de lugar te atrai mais!

      Praias, cidades grandes, pueblos pequenos… Depois disso fica mais fácil você decidir quanto tempo ficar em cada um.

      Uma conselho que posso te dar de antemão é: em cidades como Cartagena, Bogotá, Medellín e San Andrés, fique pelo menos três dias em cada uma.
      (Caso inclua alguma dessas no seu roteiro).

      🙂

      Abraço,
      Murilo

  32. Ola, estou indo para San Andres agora em Julho e preciso de algumas dicas em relação ao dinheiro, qual levar e quanto mais ou menos.
    Vou ficar 4 dias.
    Obrigado.

  33. Bom dia,

    Estou indo para Colombia no dia 25 de junho e ficarei até o dia 12. Pensei 3 dias em bogotá, 3 em medelin, 4 em cartagena- 3 em san andreas. Será que a quantidade de dias em cada cidade está condizente com o roteiro. Como é a primeira vez que estou indo, fiquei na dúvida. se vc puder me passar umas dicas. Obrigada. kylvia Katyuscia

    • Olá!!

      Desculpa demorar tanto para responder, mas é que não recebi a notificação do seu comentário!
      Os dias estão bem distribuídos sim!

      Forte abraço,
      Murilo

  34. B dia Murilo.
    Vou em maio para Colômbia.
    Dois dias e pouquinho em Bogotá e 8 em Cartagena.
    Queria tirar a grande dúvida se vale muito a pena pegar um vôo ate San Andrés ou as praia del Rosário em Cartagena já teriam a beleza do Caribe para eu conhecer… Estava pensando em dividir minha viagem em 5 dias na cidade murada e 3 dias nas praias em Cartagena
    Ah..sabe me dizer que cidades legais teriam próximas de Cartagena que eu poderia fazer um bate e volta ou dormir uma noite?
    Obrigada.

    • Oi Alice!
      Depende do seu orçamento e tempo… hehehe.. San Andrés é incrível mas é bem mais caro que os outros destinos na Colômbia. Também não iria até lá pra ficar somente 2 dias por exemplo.
      A praia del Rosário é muito linda, e vale a visita.
      Sinceramente acho 8 dias muito para Cartagena… Acho que 5 ou 6 estaria de bom tamanho.
      Há 4 horas de Cartagena está Santa Marta. Pra bate volta fica meio complicado, até porque a grande atração de lá é o Parque Tayrona, e você precisará de pelo menos 2 dias para conhece-lo.
      Barranquilla está há mais ou menos 2 horas de Cartagena. Não a conheci, mas tem muita gente que vai pra lá. Da uma pesquisada pra ver se é o seu tipo de cidade.

      Espero ter ajudado.
      Abraço,
      Murilo

  35. Ola, estou indo pra colombia e gostaria muito de conhecer o santuario de las lajas e caño cristales… Vc sabe de alguma empresa de onibus que passe por essas cidades e tenha site, para que eu possa ter uma noçao dos valores das passagens?

    Obrigada

    • Oi Bruna,

      Para ir ao Santuário você deve chegar à cidade de Ipiales (Sul da Colômbia, perto da fronteira com o Equador). Agora o ônibus pra lá depende de qual cidade você estará antes… Já tem ideia? provavelmente terá que pegar mais de um.

      Para Caños Cristales você deve primeiramente chegar à cidade La Macarena, no departamento de Meta. Pelo que sei o acesso é um pouco complicado. Normalmente as pessoas fecham algum pacote com agência, que apesar de ser um pouco mais caro, é o meio mais rápido e eficiente para chegar até lá.
      Infelizmente não fiz esse passeio e não posso te recomendar nenhuma.

      Abraço,
      Murilo

      • Oi boa tarde Murilo e demais pessoas que precisam saber sobre caño cristales

        Eu sou Colombiana e sou tambem do departamento de Meta , mais moro aqui no Brasil ja algum tempo. Eu sei que para chegar en Caño Cristales voce precisa sair do aeroporto de Villavicencio que e a Capital do departamento del Meta ,o voo e bem curto mais so pode ir de aviao pequeno , nao tem opçao de ir por terra. Eu recomendo que procurem um pacote para ir e os custos para dois dias e 500 a 600 reais.

  36. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here