Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

11 lugares que você precisa conhecer na Colômbia

Montar um roteiro de viagem pela Colômbia não é uma tarefa das mais simples. Isso porque, o país possuí lugares incríveis espalhados por todo o seu território, porém, o acesso nem sempre é fácil.

Praias, montanhas, florestas, cidades grandes e modernas, pueblos que parecem que pararam no tempo. Não faltam motivos para você conhecer esse país que, como bônus, possui um dos povos mais simpáticos e receptivos de toda a América Latina.

Para te ajudar (ou complicar ainda mais), resolvi fazer essa lista com alguns lugares que valem muito a pena você conhecer na Colômbia. Portanto, basta escolher aqueles que mais fazem o seu perfil e incluir no roteiro.

Porém, tenha em mente que conhecer todos eles numa mesma viagem não é tão simples. Afinal, para realizar tal façanha seria necessário ter ao menos 30 dias disponíveis – o que não é uma realidade para a maioria dos viajantes.

Além disso, o orçamento com deslocamentos também teria que ser mais generoso porque em muitos trechos o mais adequado é ir de avião por conta das longas distâncias a serem vencidas.

Ainda assim, numa viagem de duas semanas dá pra conhecer três ou quatro cidades na Colômbia.

Leia também: Seguro viagem para Colômbia [O Guia]

# Lugares para conhecer na Colômbia

1- Bogotá

Começando pela maior cidade colombiana e por onde provavelmente será a sua entrada ao país: Bogotá.

Apesar de ser muitas vezes mal compreendida e levar um tempo para você entender como funciona Bogotá, a cidade é agradável e possui muitos lugares e passeio bacanas para fazer.

Para conhecer as principais atrações da cidade reserve dois ou três dias inteiros.

Alguns lugares para conhecer em Bogotá, são: La Candelaria (parte histórica), Museo Botero, Museo del Oro, Catedral de Sal de Zipaquirá (bate-volta), Zona T (zona rosa, região com muitos bares e restaurantes), Cerro Monserrate e Feira de Usaquén (aos domingos)

» Dicas de hospedagem em Bogotá

» Passeios em Bogotá

o que fazer na Colômbia

Centro de Bogotá

Leia também: O que fazer em Bogotá | Principais passeios e atrações

2- Medellín

Até hoje não conheci ninguém que não tenha gostado da “Cidade da Eterna Primavera”. Aliás, muito pelo contrário. Sempre que converso com alguém que já foi a Medellín são só elogios.

Uma cidade moderna, com bom sistema de transporte público e com o povo mais simpático de toda a Colômbia. Atualmente, Medellín não passa nem perto de ser o lugar que anos atrás era dominada pelo tráfico de drogas.

Por toda a cidade há diversos espaços públicos como praças e parques onde frequentemente acontecem shows e eventos de graça para toda a população.

No roteiro pela Colômbia, dedique ao menos três dias inteiro para Medellín, sendo que um deles será usado para um bate-volta até Guatapé.

Além disso, outros lugares para conhecer em Medellín, são: Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, Parque Explora, Pueblito Paisa e Cerro Nutibara, Parque Arví, Museo de Antioquia e Parque Lleras (vida noturna), 

» Dicas de hospedagem em Medellín

» Passeios em Medellín

melhores cidades na Colômbia

Plaza Botero

Leia também: 10 coisas para você fazer em Medellín

3- Guatapé

Se acaso você for a Medellín não pense duas vezes para esticar a viagem até Guatapé, ou até mesmo fazer um passeio de um dia por esse agradável pueblo que possuí uma das vistas mais incríveis da Colômbia.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo com você a vista do alto da Piedra del Peñol.

viagem pela Colômbia

Vista da Piedra del Peñol

Leia também: Guia prático de viagem para a Colômbia

4- Cartagena das Índias

Quente, colorida e um pouco bagunçada – Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é um lugar que transborda história.

Durante muito tempo Cartagena foi um dos portos mais importantes da América. Afinal, era por lá que os espanhóis levavam as riquezas no nosso continente e onde ocorria um intenso tráfego de escravos vindos da África.

Por esses e outros motivos a cidade foi alvo de muitas invasões e ataques de tropas francesas, inglesas e holandesas, o que levou o Rei Felipe II a construir uma muralha de 11 quilômetros de extensão ao seu redor.

Por estar no Caribe Colombiano, muitos viajantes pensam que Cartagena é um destino de praia. No entanto, a cidade em si é um destino histórico, e as praias urbanas são bem feiosas.

Para conhecer àquele mar azulzinho, o lugar mais próximo da Cidade Amuralhada são as praias da Isla Baru e Isla del Rosario. No entanto, estes lugares na Colômbia já foram tomados pelo turismo de massa, e o passeio acaba sendo  frustrante.

A melhor pedida para curtir o caribe como ele merece é esticar a viagem até as ilhas de San Bernardo ou San Andrés.

Por fim, para conhecer as principais atrações históricas de Cartagena passe ao menos três noites por lá, e visite lugares como a Ciudad Vieja (também chamada de Cidade Amuralhada, que basicamente é o centro-histórico), Santuario San Pedro Claver, Palacio de la Inquisición, Plaza de las Bóvedas, Castillo de San Felipe de Barajas, Cerro de la Popa e Café del Mar (para o pôr do sol mais tradicional da cidade!)

» Dicas de hospedagem em Cartagena

» Passeios em Cartagena

o que fazer na Colômbia - Cartagena

Muralha de Cartagena

Leia também: Cartagena | Dicas para você planejar sua viagem

5- Parque Tayrona

A 35 quilômetros da cidade de Santa Marta, o Parque Tayrona é um dos  lugares  mais visitados no caribe colombiano.

E não é difícil entender os motivos: mar com águas cristalinas, areia branca, vegetação por todos os lados e muitas trilhas. Ou seja, o lugar ideal para quem quer contato com a natureza no seu estado mais verdadeiro.

Colômbia lugares para conhecer

Parque Tayrona

Leia também: Onde ficar em Santa Marta | Dicas essenciais

6- Ciudad Perdida

Reconhecida pela UNESCO em 1981 como Patrimônio da Humanidade, a Ciudad Perdida foi a casa de uma antiga civilização que chegou a ter mais de meio milhão de habitantes.

Para se chegar à cidade você terá que caminhar alguns dias na trilha pela Sierra Nevada e é obrigatório a presença de um guia.

Em Santa Marta há muitas agências que oferecem esse passeio. Normalmente, são oferecidas opções de cinco ou seis dias de trekking ao custo de aproximadamente R$ 800,00.

turismo na Colômbia

© Gavin Rough | Wikimedia Commons

Leia também: Guia de hospedagem pela Colômbia

7- Cali

Um lugar onde todos vivem e respiram em um mesmo ritmo: a salsa.

Aos poucos os turistas vão se dando conta da energia única que esse lugar transmite e começam a incluir Cali no roteiro pela Colômbia.

Em 48 horas é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade: Museo del Oro Calima, Iglesia e Museo Arqueológico de La Merced, Teatro Municipal Enrique Buenaventura, Orla do Rio Cáli e o Monumento a Las Tres Cruces.

Leia também: As 15 músicas que mais escutei na Colômbia

8- Caños Cristales

Considerado por muitos como “O rio mais bonito do mundo” ou “Rio de Cinco Cores”, o Caños Cristales ganha diferentes tons de cores devido a presença de determinadas algas.

A época de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e eles está colorido, vai de junho a dezembro. Para chegar até lá é necessário ir primeiramente até a cidade de La Macarena, no departamento de Meta.

Colômbia lugares para visitar

© Mario Carvajal | Wikimedia Commons

9- Salento

Em um país famoso por ter um dos melhores café do mundo, você não poderia deixar de incluir no seu roteiro uma das cidades onde ele é produzido.

Salento, uma pequena cidade localizada no Eje Cafetero, é um dos principais destinos turísticos entre colombianos e estrangeiros que querem explorar as famosas plantações de café do país.

Uma vez em Salento, não deixe de conhecer o Valle del Cocora, o lugar ideal para conhecer a árvore que é símbolo nacional da Colômbia, La Palma de cera del Quindio.

Colômbia lugares para conhecer

© Diego Torquemada | Wikimedia Commons

Leia também: Clima na Colômbia e melhor época para viajar 

10- San Andrés

Não tem jeito: um dos principais lugares para conhecer na Colômbia, ou que pelo menos desperta interesse na maioria dos viajantes, é a Ilha de San Andrés, que curiosamente fica mais próxima da costa da Nicarágua do que da Colômbia.

Com àquela água clarinha e areia branca que é o sonho de muita gente, quem faz um roteiro de viagem a San Andrés ganha ainda como bônus a deliciosa culinária colombiana e a simpatia do seu povo.

Por fim, para não deixar nenhum grande passeio de fora da programação, reserve ao menos quatro dias inteiros para a ilha mais famosa da Colômbia. Com mais tempo, considere esticar até suas vizinhas,  Isla Providencia e Santa Catalina.

» Dicas de hospedagem em San Andrés

Colômbia Caribe

© Angie | Blog Apure Guria

11- Santuário de las Lajas

Apenas a dez quilômetros da fronteira com o Equador, esse Santuário está localizado no sul da Colômbia, no município de Ipiales.

No entanto, saiba que a logística para conhecer este lugar na Colômbia é mais viável quando se pretende ir também ao Equador. Isso porque, dessa forma você não precisará se deslocar ao sul somente para conhecê-lo.

Colômbia viagem e turismo

© Diego Delso | Wikimedia Commons

Evite este erro na sua viagem pela Colômbia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Colômbia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso a sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Rozeli disse:

Gostei muito das dicas estou indo em novembro conhecer a Colômbia .e tb Panamá e Guatemala .fico grata pelas dicas e parabens ..Rozeli

Murilo Pagani disse:

Oi, Rozeli, tudo bem?

Uaaau, é um baita roteiro, hein?!

Espero que aproveite a viagem.

Abraço!

Ana Dvojatzki disse:

Olá! Estou pensando em ir até Bogota e alugar um carro para percorrer alguns desses lugares que vc sugeriu. Minha pergunta, é viavel? Grata Ana

Murilo Pagani disse:

Oi, Ana, tudo bem?

Algumas distâncias são bem longas, e o melhor jeito para se deslocar seria avião mesmo.

Para um roteiro por Bogotá, Medellín, Cartagena e San Andrés, por exemplo, não vale a pena alugar um carro.

Abraço

Manassés Ribeiro disse:

Fala Murilo, tudo bem?

Tenho uma viagem para o México com escala na Colômbia, mas devido às circunstancias e burocracias não consegui visto para o México e ficarei na Colômbia mesmo.

Serão 6 dias acha que dá pra aproveitar bem? Você me recomendaria quais lugares e passeios para ir?

Um abraço.

Murilo Pagani disse:

Oi, Manassés, tudo bem?

Dá para aproveitar, sim.

Sobre os lugares, depende do tipo de cidade que você quer conhecer…

Pretende ficar só em Bogotá mesmo?

Abraço

MICHELLE BARROS disse:

olá, irei entrar em recesso de julho agora e terei 10 dias para visitar a Colômbia. Pensei em BOGOTÁ e Cartagena e SAN ANDRÉS. Acha pouco tempo para conhecer esses três lugares? Será q vale a pena deixar BOGOTÁ no roteiro ou colocar outro? sobre o transporte?: do brasil aéreo para BOGOTÁ, DE BOGOTÁ aéreo para CARTAGENA e de CARTAGENA para SAN ANDRES? ACHA Q VALE MAIS A PENA RETIRAR UM DESSES LOCAIS E ACRESCENTAR MEDELIN? OBRIGADA

Murilo Pagani disse:

Oi, Michelle, tudo bem?

Na minha opinião, o ideal para este roteiro é passar pelo menos 3 dias inteiros em cada cidade. Portanto, contando os dias de deslocamentos, seria bom ter pelo menos 12 dias para viajar.

O jeito mais conveniente de fazer o deslocamento entre estes destinos é de avião. Você pode comprar uma passagem de ida e volta Brasil x Bogotá, e comprar os demais trechos avulsos com outras empresas.

Sobre quais lugares visitar, depende do seu interesse na viagem.

Abraço!

Willian Fernandes disse:

Fala Murilo, blz! Li seu post e gostei. Estou para escolher a Colômbia como próximo destino. Gostaria de ir a Bogotá (ponto de entrada), Medelin e Cali. Tenho duas semanas de férias. Conseguiria fazer esse tour. Abraços. Willian

Murilo Pagani disse:

Oi, Willian, tudo bem?

Que bacana. A Colômbia é um baita destino.

Sim, com duas semana você consegue organizar um belo roteiro por estes destinos.

Abraço