Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Cartagena Melhores bairros e hotéis

Depois de ter conseguido hospedagem através do Couchsurfing, decidir onde ficar em Cartagena, na Colômbia, já não era uma preocupação para mim.

Em uma quarta-feira à noite cheguei à casa do meu anfitrião. Porém, ao invés de passar quatro dias como havíamos combinado, logo na manhã seguinte eu tive que sair às pressas da sua casa. Uma emergência familiar o obrigou a viajar imediatamente para Bogotá. E, por isso, a minha única escolha foi procurar um novo lugar para ficar em Cartagena.

Juan, que seria o meu host por esses dias, me disse que dentro da Cidade Amuralhada não seria difícil encontrar algum local para me hospedar. Fui pra lá em busca de um novo abrigo, no entanto, logo nas primeiras tentativas percebi que os preços daquela zona não eram condizentes com a minha realidade.

Sem internet disponível, a solução para esta situação surgiu diante de mim na forma de dois mochileiros canadenses. Ao perceber que eles haviam acabado de chegar na cidade e estavam tentando encontrar um endereço, fui perguntar se já tinham onde ficar.

Sem demora, me juntei a eles para tentar encontrar o tal albergue, e verificar se havia vaga em dormitório compartilhado. Rapidamente achamos o local e, para minha alegria, havia camas livres a um preço que eu podia pagar.

Pois bem. Para que você não passe por isso e já chegue a uma das cidades mais turísticas da Colômbia com a sua acomodação devidamente reservada, neste post irei te contar quais são os melhores bairros para ficar em Cartagena, além de acomodações que garantem uma ótima estadia.

Leia também: 7 melhores passeios em Cartagena

# Melhores bairros para ficar em Cartagena

Apesar de ser uma grande cidade, considero apenas quatro vizinhanças interessantes para ficar em Cartagena:

» Cidade Amuralhada
» San Diego
» Getsemani
» Bocagrande

# Hotéis em Cartagena

» Hostels: Bourbon St Hostal Boutique e El Viajero Hostel

» Hotéis baratos: Hotel Casa Pedro Romero e Hotel Boutique La Artilleria

» Hotéis intermediários: Casa India Catalina e Casa Venita Hostal Boutique

» Cinco estrelas: Sophia Hotel e Bastión Luxury Hotel

# Cidade Amuralhada

Se dinheiro não for um limitador na hora de decidir onde se hospedar durante sua viagem a Cartagena, aposte em alguma acomodação dentro da cidade amuralhada.

Além de estar ao lado de muitas atrações turísticas e na região mais vibrante da cidade, acordar rodeado pela sua bela arquitetura colonial tornará a sua experiência ainda mais agradável.

É o lugar ideal para quem está em busca de hotéis charmosos e não se importa de gastar um pouco mais com a diária. Devido a atmosfera romântica encontrada nas suas ruas floridas, muitos casais escolhem ficar nesta área.

Junto com o preço mais alto do que em outros bairros, mais um aspecto que pode ser considerado uma desvantagem é o grande movimento de turistas. Que, consequentemente, acaba tornando a região um pouco barulhenta.

Hospedagem dentro da Cidade Amuralhada

Embora a oferta de albergues não seja tão grande, há boas opções dentro da Cidade Murada.

Os dois hostels que se destacam pelo bom serviço oferecido e pela economia proporcionada são os Bourbon St Hostal Boutique e o Calamari Hostal Boutique.

Quem não abre mão de um hotel, mesmo que simples, o Casa India Catalina, Hotel El Viajero #2 e o Hotel Portal de San Diego, são bem avaliados e possuem um excelente custo-benefício.

Além disso, acomodações de luxo não faltam. Algumas opções que dificilmente decepcionam, são: Charleston Santa Teresa, Sophia Hotel e o Bastión Luxury Hotel.

melhores bairros para ficar em Cartagena

Interior da Cidade Amuralhada

# San Diego

San Diego é o bairro vizinho a Cidade Amuralhada. Inclusive, parte dele se encontra na região histórica. Há, porém, uma diferença no padrão e preços das acomodações. 

Enquanto os hotéis da Cidade Amuralhada tem ares mais requintados e elegantes, em San Diego o padrão é ligeiramente mais modesto. Porém, em relação a qualidade das instalações não há com o que se preocupar. 

Além disso, a localização também é imbatível. Perto de tudo e de todos, você conseguirá fazer tudo a pé.

Outra vantagem é que os restaurantes neste pedaço também tendem a ser mais econômicos do que os que estão na vizinhança mais abonada. 

Hospedagem em San Diego

O hostel mais famosinho para ficar em Cartagena está em San Diego e atende pelo nome de El Viajero Hostel. Aliás, o albergue está presente em diversos destinos colombianos e é sempre lembrado pela boa estrutura e astral animado.

Querendo uma hospedagem em Cartagena que seja mais convencional, os hotéis Casa Gloria Boutique e Don Pedro De Heredia têm bom custo benefício.

# Getsemani

Também na região do centro histórico de Cartagena, porém, fora da muralha, Getsemani é a opção pra quem quer estar bem localizado, mas sem precisar gastar muito.

Além da ótima oferta de hostels e hotéis econômicos, você ainda estará a poucos minutos de caminhada da famosa muralha da cidade.

Com uma vibe descolada, com muitos bares, café e arte de rua, o bairro é o queridinho dos jovens e de qualquer viajante que quer economizar com hospedagem em Cartagena.

Hospedagem em Getsamani

Não é à toa que Getsamani é o bairro queridinho dos mochileiros e viajantes econômicos. Afinal, as hospedagens por aqui, de fato, possuem preços muito atraentes.

O One Day Hostel é um dos albergues mais bem avaliados e os brasileiros não poupam elogios na hora de recomendá-lo. Outras opções bem cotadas são o Hostal 1811 e o El Arsenal Hostel Boutique.

Fazendo a linha econômica, mas, confortável, os três estrelas Hotel Boutique La Artilleria, Hotel Simón Bolívar e o Hotel Casa de la Trinidad são os grandes destaques.

Já os cinco estrelas com melhor avaliação são o Allure Chocolate Hotel e o Hotel Casa Lola.

#Bocagrande

Contrastando com os outros três bairros indicados para ficar em Cartagena, Bocagrande é a região mais nova da cidade.

Essa vizinhança é a casa de muitos edifícios modernos e da praia urbana mais frequentada do pedaço. Porém, não se anime, o mar – embora caribenho – está longe de ter a beleza que imaginamos quando se fala em Caribe. Para conhecer lugares com areia branca e mar cristalino, é preciso fazer algum passeio até as ilhas da região.

É um bairro que conta com boa estrutura turística e é possível encontrar acomodações com ótimo custo benefício.

Por outro lado, para ir ao centro histórico será necessário se deslocar cerca de cinco quilômetros, e, caminhar, não é uma opção muito atraente já que o calor na cidade é escaldante.

Hospedagem em Bocagrande

Bocagrande não é um point de mochileiros, tanto que a oferta de hostel é praticamente inexistente. Se você costuma se hospedar em albergues recomendo que fique em Getsamani.

Por outro lado, é possível se hospedar em bons hotéis pagando bem menos do que no valorizado centro histórico de Cartagena.

O Holiday Inn Express, Hotel Almirante Cartagena e o Hampton by Hilton são prova disso. Este último, inclusive, é um dos favoritos entre os brasileiros.

dicas de hospedagem em Cartagena

Bocagrande

# Promoção de hospedagem em Cartagena



Booking.com

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Fernanda disse:

Pelo que entendi, Cartagena é a cidade mais badalada (bar, balada, festa) e Getsêmani é o melhor bairro para hospedagem nesse caso, certo ?

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Getsemani é um bairro ao lado da Cidade Amuralhada (o centro-histórico), e, de fato, uma ótima área para se hospedar em Cartagena.

Mas Getsemani também possui uma vida noturna movimentada, com bares e restaurantes. A principal diferença para a Cidade Amuralhada é que em Getsemani, de um modo geral, as hospedagens são mais em conta e sem tanto requinte.

Abraço

Fernando Montinho disse:

Caramba…. te encontrei nesse hostel quando tava fazendo a Colômbia, hoje aqui lendo seu blog para pegar dicas de La Fortuna. Olhei e falei eu conheço esse cara…acho que um doido de Jundiaí.
Parabens pelo blog, ta me ajudando muito.

Murilo Pagani disse:

E aeee Fernando, beleza?!

Que massa! Pois é, me lembro que nos encontramos neste hostel! hahaha
Naquela época o blog tinha acabado de nascer! hehehe

Bom saber que as dicas estão ajudando.

Abraço

Silei Melo disse:

Murilo, tenho férias de 18.set a 11.out é uma boa época para ir para Colômbia , sou de São Paulo . Quantos dias você acha bacana ficar…ah provavelmente vou só. É perigoso? O que podes me dizer?

Murilo Pagani disse:

Faaala Silei, tudo bem?

Que bacana… Olha, a Colômbia é um país cheio de lugares para conhecer… Eu recomendo um roteiro de ao menos duas semanas por lá!
Sobre segurança, achei beeem tranquilo.

Ahhh… Outubro costuma ter algumas chuvas… Eu mesmo peguei um pouco em Cartagena. Mas não chegou a arruinar a viagem.

Abraço

Sergio Alonso disse:

Valeu Murilo, já estou com algumas reservas em Cartgena Hostel 1811, One Day para 3 diárias, seguirei para Sta Marta e depois ficarei novamente em Cartagena no Hotel Vilarejo…. fiquei surpreso pois todos estão na sua lista… abraços.

Murilo Pagani disse:

Faala Sergio, tudo em ordem?!

Que bacana!! Espero que curta bastante a viagem e que tenha ótimas experiências nas acomodações!

Depois volte aqui pra nos contar como foi! 🙂

Abração

bahh esse post veio bem a calhar! estou planejando uma viagem curtinha pra colombia e foi otimo saber que bocagrande n eh assim tao bom e tal ahueahe com ctz ficarei no getsemani ahueaheu

Murilo Pagani disse:

Guria, é isso ae!!
Vai pra Getsemani que não tem erro!

Abraço

Nossa Murilo! Que zica!
Eu jà passei por algo do tipo, em Milão. O hostel que reservamos nada tinha a ver com a propaganda e depois de uma noite, começamos a ir atràs de um outro local para ficar. Tbem estàvamos sem net (isso foi em 2008) e fomos batendo de porta em porta NA CHUVA!
Infelizmente não tivemos a sorte que você teve e pagamos uns 70€ em um hotel 2**!

Confesso que comecei a me interessar pela Colômbia graças aos teus posts e os posts do Itamar! Acho que escolheria o bairro de Getsamani…
Abraços,

Murilo Pagani disse:

Nem fale, Juliana…
Mas faz parte, né!? hehehe

Ebaaa… Bom saber!!! A Colômbia é um país cheio de atrações e lugares fascinantes!!

Abraço

Juliana disse:

Boa noite Murilo, achei seu blog por acaso, procurando umas músicas fui direcionada ao seu post de músicas latinas.
Cartagena é minha paixão na terra, morro de saudades todos os dias dessa cidade incrível.
Fiquei hospedada no hostel mamallena e super recomendo.
Abraços

Murilo Pagani disse:

Cartagena é linda, né Juliana!?

Obrigado pela dica!

Abraço