Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Passeios em Cartagena: Top 11 Melhores

Os passeios em Cartagena conseguem entregar aos visitantes todas as facetas desta cidade que é um dos principais destinos turísticos da Colômbia.

Embora a arquitetura colonial bem preservada seja a sua atração protagonista, Cartagena oferece ainda outros tipos de atividades coadjuvantes que deixam o roteiro ainda mais especial.

Visitar praias em ilhas caribenhas, divertir-se em vulcões de lama, provar o melhor da culinária local e realizar passeios de barco para ver o pôr do sol, são apenas alguns dos tours em Cartagena que também podem entrar na sua programação de férias.

Portanto, não se engane: há muito o que fazer em Cartegana.

E, para que você consiga montar um bom itenário, neste texto eu revelarei o que dá para esperar dos passeios mais cobiçados da cidade.

Passeios em Cartagena

melhores passeios em Cartagena
Os passeios guiados em Cartagena são uma excelente maneira de visitar os pontos turísticos da cidade

Quantos dias ficar em Cartagena?

Na minha opinião, a quantidade ideal de dias para ficar em Cartagena são cinco, já considerando os dias de chegada e partida. Isso porque, dessa forma será possível visitar os principais pontos turísticos sem abrir mão de muitas atividades.

Ainda assim, saiba que há passeios em Cartagena suficientes para preencher pelo menos uma semana inteira de programação. Portanto, se você pode viajar por 7 dias e não quer dividir a estada com nenhum outro destino, não há com o que se preocupar.

Na outra ponta, os viajantes que estiverem com o cronograma apertado conseguem visitar os pontos turísticos do centro histórico de Cartagena em 48 horas. É pouco, porém, já é melhor que nada.

Por fim, caso você ainda não tenha decidido onde será a sua hospedagem em Cartagena, recomendo consultar as ofertas especiais no site Booking.com. Normalmente, há acomodações com excelente relação preço x conforto.

Além disso, indicarei abaixo alguns hotéis que são bem avaliados pelos hóspedes:

1- Free Walking Tour em Cartagena

Se acaso você nunca ouviu falar do conceito de free walking tour, trata-se de um passeio guiado quase gratuito. E, no caso, o “quase” é porque na realidade a atividade funciona com contribuições voluntárias.

Ou seja, no final do tour cada participante apoia com um valor que achar justo, que pode ser até mesmo zero real. Porém, no geral, as pessoas costumam pagar aproximadamente R$ 50,00.

O Free Walking Tour é um ótimo passeio em Cartagena para fazer assim que chegar na cidade. Isso porque, a atividade faz um belo recorrido pelo centro histórico, apresentando aos visitantes os principais pontos turísticos da vizinhança.

Algumas das atrações que estão no circuito histórico do Free Walking Tour em Cartagena, são:

  • Praça de Santo Domingo
  • Torre do Relógio
  • Teatro Heredia
  • Palácio da Inquisição
  • Parque Simón Bolívar
  • Catedral de Santa Catalina
  • Praça da Aduana

Além disso, saiba que também há outros roteiros temáticos de free walking tour na cidade. Ou seja, dá para passar um dia inteiro apenas realizando estes passeios gratuitos em Cartagena.

Por fim, tenha em mente que cada tour dura aproximadamente 2h30 e para participar é necessário fazer a reserva antecipdamanete.

tours gratuitos em Cartagena
Os free walking tours são os melhores passeios baratos para fazer em Cartagena

2- Tour gastronômico gratuito

A culinária colombiana costuma ser uma grata surpresa aos viajantes. Embora muitos ingredientes já façam parte da mesa dos brasileiros, há receitas típicas das quais provavelmente nunca ouvimos falar antes de pisar na Colômbia.

Além disso, também há sabores particulares deste país. Assim como no Brasil, o território colombiano produz uma grande variedade de frutas que são amplamente utilizadas para sucos, vitaminas e sobremesas.

Para ter um gostinho de tudo o que há de melhor para se provar durante a viagem, um dos melhores passeios em Cartagena é este free walking tour gastrônomico de comida de rua. Inclsuive, como há duas saídas por dia, às 10h e às 18h45, talvez você consiga fazê-lo no dia de chegada.

Da clássica arepa à frutas pouco conhecidas, a atividade de comilança conduz os forasteiros à sete sabores típicos do país, incluindo também bebidas e doces.

Tenha em mente, porém, que embora seja uma atividade da categoria “Free Walking Tour”, algumas degustações podem ser cobradas durante o passeio. Portanto, é bom levar dinheiro trocado para estas pequenas despesas.

3- Ônibus turístico em Cartagena

Quer percorrer as principais atrações de Cartagena de um jeito prático, econômico e confortável? Se sim, o ônibus turístico é uma escolha certeira para o seu primeiro passeio na cidade.

O ônibus turístico de Cartagena funciona de maneira semelhante a outros destinos do mundo e entrega um excelente custo benefício para os forasteiros que estão com o roteiro sem brecha para imprevistos.

Na minha opinião, é o melhor passeio complementar aos free walking tours que já foram indicados. Isso porque, o ônibus circula até os pontos turísticos de Cartagena que estão mais afastados do centro histórico.

Além da rota expandida e do preço acessível, o ônibus turístico de Cartagena também oferece outras vantagens, como por exemplo, um passeio guiado a pé pela Cidade Amuralhada que já está incluído no valor do ingresso. O city tour acontece diariamente, às 16h, na parada de número 4.

No mais, confira outros detalhes importantes sobre esta atividade:

  • A rota tem 14 paradas.
  • Funciona diariamente, das 9h às 18h.
  • Intervalo dos ônibus é a cada 45 minutos.
  • O circuito completo dura 1h30.
  • Embarques e desembarques ilimitados.
  • Ingresso válido por 48 horas consecutivas após o primeiro uso.
o que fazer em Cartagena
A Cidade Amuralhada é o principal ponto turístico de Cartagena

4- Castillo de San Felipe de Barajas

Este é um dos mais completos passeios em Cartagena. Isso porque, além da tradicional visita guiada pelo centro histórico da cidade, o tour se estende aos pontos turísticos mais afastados, como por exemplo, bairro de Bocagrande, Convento La Popa e Castillo de San Felipe de Barajas.

Ou seja, durante uma única tarde dá para conhecer os principais cartões postais de Cartagena e acompanhado de um guia de turismo profissional durante todo o itinerário. Portanto, se você preza por este tipo de serviço, fazer este city tour será mais adequado do que o ônibus turístico.

Além de todos os deslocamentos entres os lugares que serão visitados, o passeio já inclui também o ingresso do Castillo de San Felipe de Barajas. Portanto, ao colocar na ponta do lápis, o custo benefício deste tour também é imensamente satisfatório.

Na minha opinião, trata-se de uma excelente programação para quem está com os dias contados, ou para quem chegou em Cartagena de manhã e quer aproveitar a tarde da melhor forma possível.

Cartagena melhores passeios
O Castillo de San Felipe é uma das grandes atrações de Cartagena

5- Passeio fotográfico

Alguns destinos são fotogênicos por natureza ou pelo empurrãozinho de um conjunto arquitetônico bem preservado. E, no caso de Cartagena, não é nenhum exagero dizer que ela sai bem na foto por ambos os motivos.

Construções coloniais, paredes coloridas e janelas enfeitadas fazem parte do dia a dia de quem circula tanto pelo centro histórico de Cartagena, como também pela vizinhança ao lado, o bairro de Getsemaní.

Para registrar os melhores ângulos desta viagem pelo caribe colombiano vale a pena contatar um passeio fotográfico. E o melhor: há tours de diversos estilos, tanto para quem quer tirar boas selfies, como também para quem preza por cenas mais artísticas.

Na hora de reservar este passeio em Cartagena é necessário escolher a modalidade do tour. O preço e a duração de cada atividade varia de acordo com a categoria escolhida:

  • Tour Instagramers
  • Passeio técnico
  • Tour paparazzi
  • Tour documentário
Cartagena city tour
O centro histórico é a melhor vizinhança para realizar este tipo de city tour em Cartagena

6- Tour de bicicleta em Cartagena

Mesmo quem já pretende fazer um city tour convencional em Cartagena, seja com o ônibus turístico ou caminhando, pode incluir também um passeio de bicicleta pela cidade.

Isso porque, este bike tour tem como foco do roteiro a arte de rua e as paredes grafitadas da vizinhança de Getsemaní. Aliás, localizado ao lado da Ciudad Vieja, este é um dos melhores bairros para ficar em Cartagena.

Além de percorrer as principais atrações desta região e estender até a altura do centro histórico, o passeio de bicicleta passa também por um pub onde é realizada uma degustação de cerveja artesanal. Como beber e dirigir não está com nada, essa é a última parada do passeio.

tours em Cartagena
Região central de Cartagena

7- Ilhas do Rosário

O passeio para as Ilhas do Rosário é uma das atrações mais populares da cidade. Afinal, apesar de ser banhada pelo mar do Caribe, as praias urbanas de Cartagena são feiosas e não rendem um bom dia de mergulho.

Para contornar este inconveniente a solução é navegar em direção às ilhas que realmente oferecem aquele cenário caribenho dos sonhos. E, neste caso, as Ilhas do Roseario surgem com um bom custo benefício.

Ainda assim, é preciso ficar atento para não se decepcionar com o passeio.

A experiência oferecida pela Civitatis é bem avaliada, cumpre com o prometido e leva os viajantes a boas praias com pontos de apoio organizados. Além disso, o barco é novo e as refeições servidas durante o passeio são muito elogiadas.

É um tour que você paga e sai com a sensação de que valeu cada centavo.

Por outo lado, são incontáveis os relatos de viajantes que contrataram seus passeios no porto de Cartagena e se frustraram com a experiência.

Normalmente, a decepção acontece nos passeios que têm como parada principal a Playa Blanca. Apesar de um mar azulzinho digno de Caribe, essa faixa de areia costuma estar superlotada, os restaurantes não são bons e há uma insistência intimidadora de vendedores ambulantes.

Portanto, independentemente de onde você reserve o seu passeio às Ilhas do Rosário, é importante ficar de olho onde serão as paradas do tour. Afinal, trata-se de uma atividade que dura o dia inteiro, e passar mais de 10h em um lugar ruim irá acabar com o seu dia.

No caso do passeio da Civitatis, as principais atrações, são:

  • Ilha Cholón
  • Praia Água Azul (Península de Barú)
  • Plânctons bioluminescente

8- Playa Tranquila

Uma opção de passeio para visitar belas praias de Cartagena, sem precisar gastar um dia inteiro do roteiro, e tampouco se aventurar na duvidosa Playa Blanca, é fazer um tour até Playa Tranquila.

Normalmente, os passeios até lá começam por volta das 14h e retornam à cidade às 20h. Isso porque, parte da programação é observar a bioluminescência do mar do Caribe, que só pode ser feita depois que escurece.

Em Playa Tranquila, o ponto de apoio costuma ser no ajeitado clube de praia Kalinago Beach. Inclsuive, no valor do passeio já está incluído um drink de boas vindas e jantar.

Particularmente, considero uma excelente atividade para quem não faz questão de passar o dia inteiro na praia, mas nem por isso quer ir embora de Cartagena sem ter ao menos visitado uma praia digna de Caribe.

9- Passeio de barco em Cartagena

Para deixar o fim de tarde ainda mais especial, inclua no seu roteiro em Cartagena um passeio de barco durante o pôr do sol.

Além de navegação por cerca de duas horas, o tour inclui uma bebidas à vontade (rum punch, água e refrescos). Outros comes e bebes podem ser comprados à parte durante o passeio.

Embora não seja um programa com grandes novidades, navegar entre os principais bairros de Cartagena enquanto vê o sol se despedir é, sem dúvida, um passeio que deixa qualquer viagem mais romântica.

Quer um passeio que seja ainda mais romântico que a navegação durante o pôr do sol? Então faça um passeio de barco em Cartagena durante a noite – com direito a jantar completo.

À bordo de um elegante catamarã, este passeio de barco inclui uma ótima refeição enquanto navega entre os bairros da cidade. Além disso, um belo repertório musical ajuda a compor o cenário ideal para os pombinhos viajantes.

passeio de barco em Cartagena
Há passeios de barco em Cartagena para a manhã, a tarde e a noite

10- Vulcão de Lama El Totumo

Distante 70 quilômetros da cidade se encontra uma atração bastante inusitada que ainda não entrou de vez nos roteiros em Cartagena: o Vulcão de Lama El Totumo. Mais do que belas paisagens, este passeio oferece um banho de lama dentro da própria cratera do vulcão.

É bem verdade que o Vulcão El Totumo está longe de se parecer as formações imponentes do Chile e Equador, porém, não deixa de ser um passeio divertido.

Não menos importante, reza a lenda que essa lama possui propriedades medicinais que fazem bem a pele. Por via das dúvidas, não custa nada arriscar.

Além do transporte, acompanhamento de guia e entrada nas piscinas de lama, o passeio também inclui um excelente almoço típico.

11- Bate volta ao Parque Tayrona

Verdade seja dita: um passeio bate volta saindo de Cartagena está longe de ser a melhor forma de visitar o Parque Tayrona. Isso porque, além de ser necessário enfrentar pelo menos 4h horas na estrada (apenas para ir), a melhor experiência desta atração é pernoitar dentro do parque.

Normalmente, quem vai ao Parque Tayrona sai da cidade de Santa Marta e se organiza para passar ao menos uma noite nos campings e acomodações que há por lá.

Em todo caso, como os passeio de Cartagena saem ainda de madrugada, por volta das 4h da manhã, dá para aproveitar muitas horas de sol neste refúgio do litoral colombiano.

Além dos transporte terrestre, acompanhamento de guia e almoço, os tours incluem também um deslocamento de lancha, se assim você desejar. Neste caso, deve-se selecionar a categoria do passeio na hora de fazer a reserva.

Quem faz o passeio de lancha costuma ter como base a Praia de Cristal.

Por outro lado, também há a possibilidade de fazer uma trilha de 2h (em vez do percurso de barco) e ter o ponto de apoio em Cabo San Juan de Guía.

passeios em Cartagena
É possível visitar o Parque Tayrona a partir de um passeio bate volta saindo de Cartagena

O que fazer em Cartagena em 5 dias?

Deixarei a seguir uma sugestão de passeios para fazer em Cartagena em 5 dias, já considerando os dias de ida e volta. Portanto, a programação do primeiro e do último dia deverá ser ajustada de acordo com os horários dos seus voos.

Aliás, sinta-se à vontade para alterar qualquer atividade que achar pertinente. Afinal, não são todos os passeios em Cartagena que agradarão todos os perfis de visitantes.

» Primeiro dia:

  • Chegada e check-in no hotel.
  • Almoço.
  • Free tour em Getsemaní (15h45).

» Segundo dia:

  • Free tour centro histórico (9h45).
  • Ônibus turístico à tarde (Bocagrande, Convento La Popa e Castillo de San Felipe).

» Terceiro dia:

  • Passeio Ilhas do Rosário.

» Quarto dia:

  • Free tour gastrônomico (10h).
  • Passeio de barco pôr do sol (17h).

» Quinto dia:

  • Manhã livre no centro histórico.
  • Retorno.
Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *