COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Colômbia: Descubra quais são os meses mais indicados para você viajar pelos principais destinos do país.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não é simples falar sobre qual a melhor época para viajar pela Colômbia. Afinal, assim como em muitos países com um vasto território, cada região tem suas próprias particularidades e épocas mais adequadas para conhecer.

Além disso, outro fator que entra em cena no solo colombiano é a altitude, que interfere diretamente no clima das cidades mais altas, como por exemplo, a capital Bogotá. Portanto, com esse cenário cheio de nuances, o ideal é nos informarmos separadamente sobre cada um dos destinos que pretendemos conhecer.

Ainda assim, apesar de parecer pouco provável por conta de tantas diferenças, é possível encontrar alguns meses em que o clima é semelhante na maior parte do país. Ou seja, se você pretende visitar vários destinos colombianos numa mesma viagem, são para estes períodos que você deve programar – ou suspender – as suas férias para a Colômbia.

Leia também: 3 roteiros de mochilão pela Colômbia

# Dezembro a Abril

Estes são os meses coringas em que você pode viajar para praticamente qualquer parte da Colômbia, sem inconvenientes com o clima.

Por quase todo o país essa é a época mais seca do ano, e com temperaturas mais elevadas.

Se você quer fazer um roteiro completo pelo país, e conhecer cidades como Bogotá, Medellín, Santa Marta, Cartagena e San Andrés de uma tacada só, essa é a melhor época para você viajar pela Colômbia.

A pequena exceção para este período é que, em Bogotá, as chuvas começam a aparecer mais frequentemente em meados de abril. Porém, nada que possa arruinar os seus dias pela capital colombiana.

melhor época para viajar pela Colômbia
De dezembro a abril são meses convenientes para curtir lugares ao ar livre

Leia também: Colômbia | Dicas de viagem, turismo e mochilão

# Maio a Agosto

São aqueles meses intermediários e pouco previsíveis. Pode chover bastante, mas também pode fazer tempo bom durante toda a sua viagem. Pra diminuir as chances de prejuízos, a dica é evitar os meses de maio e junho.

Já durante julho e agosto São Pedro costuma pegar mais leve, e dá uma trégua para que viajantes aproveitem seus destinos sem grandes problemas por causa do tempo ruim. Você até pode pegar um dia mais nublado, ou até mesmo uma manhã ou tarde chuvosa, mas nada comparado aos pé d’água dos meses que estão por vir.

Leia também: Seguro viagem para a Colômbia | Dicas indispensáveis

# Setembro a Novembro

Com a mesma intensidade que eu digo que a melhor época para viajar pela Colômbia é de dezembro a abril, eu falo que de setembro a novembro são meses que você deve evitar.

Principalmente o mês de outubro, que costuma ser o mais molhado em todo o país. E pode acreditar que digo isso com experiência de causa. Estive na Colômbia de junho a outubro, e especificamente em outubro visitei várias cidades debaixo de pesadas chuva.

É bem verdade que quando a chuva dava uma trégua, era possível aproveitar alguns momentos ensolarados. Porém, eu prefiro não arriscar. Cartagena, por exemplo, não é nada charmosa quando temos que lidar com diversos pontos de alagamento.

# Leia também

»»» Onde se hospedar em Bogotá?
»»» Onde se hospedar em Medellín?
»»» Onde se hospedar em Cartagena?
»»» Onde se hospedar em San Andrés?

# Afinal, qual a melhor época para ir à Colômbia?

Se sua viagem for para vários destinos, de dezembro a abril costuma ser a época certeira.

Já julho e agosto, apesar de não apresentarem um cenário tão adequado quanto o anterior, podem ser boas alternativas. Eu, particularmente, consideraria viajar pelo país nestes meses.

E claro, não custa nada lembrar que ninguém aqui é São Pedro, e que o clima anda doido no mundo todo. Apesar deste ser o histórico do clima nos últimos anos, até mesmo as previsões mais eficientes podem ser surpreendidas com um frio fora de hora, ou uma chuva inesperada.

Para estes casos, apesar de ser difícil na hora da viagem, uma dose de bom humor e outra criatividade, é o mais indicado para conseguir curtir o destino mesmo com chuva.

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here