Colômbia: 3 roteiros de mochilão para sua viagem. Inclui os principais destinos turísticos do país, como, Bogotá, Medellín, San Andrés, Cartagena, Santa Marta, Cali e outros
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Poderia indicar sem muita dificuldade cinco, sete ou até mesmo dez roteiros de mochilão pela Colômbia. Afinal, com tantos lugares que merecem nossa atenção, o difícil mesmo é decidir de quais destinos abrir mão, quando não temos muito tempo disponível para a viagem.

Acredite, a Colômbia é um daqueles países pra se visitar mais de uma vez. E, mesmo quando achamos que já a conhecemos o suficiente, sempre descobrimos um cantinho novo que nos surpreende ainda mais.

Junte a isso o povo simpático e festeiro, a comida deliciosa, e os preços razoáveis, que o combo fica praticamente irrecusável. Isso sem precisar apelar para suas praias caribenhas, pueblos encantadores, centros-históricos impressionantes, e muitas outras paisagens dignas de cartão postal.

Eu sei. Uma vez que encasquetamos em conhecer este país, é doloroso não conseguir organizar um roteiro com todos os lugares que gostaríamos de conhecer. Porém, mesmo que você tenha apenas uma semana de férias, já é possível ser conquistado pelos encantos da Colômbia.

Leia também: Seguro viagem para a Colômbia | Dicas indispensáveis

# Dicas iniciais sobre um mochilão pela Colômbia

O tempo mínimo que eu recomendo para fazer um mochilão pela Colômbia é de dez dias. É pouco perto de tudo que o país pode te oferecer, porém, já será possível visitar ao menos duas cidades colombianas.

Se você não tem todo esse tempo, uma viagem de uma semaninha ainda é válida, claro. Neste caso, porém, o que eu indico é que você conheça apenas uma cidade. Com cinco ou seis dias você poderá explorar muito bem destinos como Cartagena, San Andrés, Bogotá e Medellín. Nestes dois últimos citados, é possível incluir passeios bate-volta, ou de um pernoite, para vilarejos que estão relativamente próximos.

Com vinte dias você já consegue percorrer os principais destinos turísticos colombianos. E, com trinta, você poderá incluir no seu roteiro pela Colômbia lugares menos convencionais.

Sobre o transporte pelo país, comprar uma passagem aérea múltiplos destinos é o mais indicado. Ou se pegar uma promoção de ida e volta pela mesma cidade, vale investir em outros trechos avulsos. A companhia aérea de baixo custo Viva Colombia (atual Viva Air) costuma ser uma boa alternativa.

Além disso, você pode combinar deslocamentos aéreos e terrestres. Porém, esteja ciente de que nem todas as rotas valem a pena fazer de ônibus. Algumas distâncias, como por exemplo de Bogotá a Cartagena, podem exigir mais de vinte horas na estrada.

Leia também: Quando ir à Colômbia: Clima e melhor época para viajar

# Roteiro 1: Cartagena e San Andrés em 10 dias

Os dois destinos mais concorridos do país podem ser combinados em um roteiro de muita praia e sol. E o melhor, você não precisa ficar quebrando a cabeça com a logística da viagem.

Pra começar, uma passagem aérea múltiplos destinos é o mais adequado. Os trechos serão Brasil – Cartagena, Cartagena – San Andrés e San Andrés – Brasil.

Descontando os dias de ida e volta, sobrarão oito dias inteiros para serem realmente aproveitados no caribe colombiano. A divisão vai ao gosto do viajante. Meio a meio costuma ser bastante pertinente. No meu caso, optaria por três dias inteiros em Cartagena e deixaria o restante pra San Andrés. Lembrando que parte de um dia será perdido com o deslocamento de Cartagena para San Andrés.

mochilão pela Colômbia - dicas
Castelo de San Felipe de Barajas, em Cartagena

Leia também: Onde se hospedar em Cartagena?

Onde se hospedar em San Andrés?

# Roteiro 2: Bogotá e Medellín em 10 dias

Para os mais urbanos, um roteiro de mochilão pelas duas maiores cidades colombianas pode ser um tanto gratificante.

Mais uma vez, uma passagem aérea múltiplos destinos é a melhor pedida. Os trechos serão Brasil – Bogotá, Bogotá – Medellín e Medellín – Brasil. No entanto, quem conseguir uma boa tarifa para passagens de ida e volta para uma mesma cidade, pode considerar fazer parte da viagem de ônibus.

Por exemplo: supondo que você tenha conseguido uma super promoção de ida e volta para Bogotá, você pode ir até Medellín de ônibus numa viagem noturna de dez horas. Só não se esqueça que você também precisará voltar até a capital colombiana para pegar seu voo de volta ao Brasil.

Sobre quantos dias dedicar a cada cidade, a regrinha meio a meio também é válida para este roteiro de mochilão pela Colômbia.

Com quatro dias inteiros em Bogotá você poderá explorar todos os cantos da cidade e ainda fazer um bate-volta até a Catedral de Zipaquirá.

O mesmo vale para Medellín. E o bate-volta desta parte da viagem pode ser feito para Guatapé.

Colômbia dicas de mochilão
Praça Bolivar, em Bogotá

Leia também: Onde se hospedar em Bogotá?

Onde se hospedar em Medellín?

# Roteiro 3: Colômbia em 30 dias

Rota: Bogotá » Cali » Salento » Medellín » Santa Marta » Caratgena » San Andrés

Se você dispõem de trinta dias para fazer sua viagem, aposte neste roteiro de mochilão pela Colômbia que não se arrependerá.

A sequência da jornada será conforme indicado acima, e para se deslocar entre estes destinos você precisará combinar trechos aéreos e terrestres.

As viagens aéreas serão: Brasil – Bogotá, Bogotá – Cali, Medellín – Santa Marta, Cartagena – San Andrés e San Andrés – Brasil.

Já para fazer os percursos entre Cali – Salento, Salento – Medellín e Santa Marta – Cartagena, você fará de ônibus. Vale se atentar que para ir de Cali a Salento e de Salento a Medellín, é preciso ir antes até a cidade Armênia, já que não há ônibus direto entre estes destinos. Outra possibilidade para ir de Salento a Medellín é fazer a rota Salento » Pereira, Prereira » Medellín.

Sobre quanto tempo ficar em cada cidade, a minha sugestão, descontando os dias perdidos com deslocamento, é:

» Bogotá: 4 dias inteiros (inclui bate-volta para Zipaquirá)
» Cali: 2 dias inteiros
» Salento: 2 dias inteiros
» Medellín: 4 dias inteiros (inclui bate-volta para Guatapé)
» Santa Marta: 3 dias inteiros (inclui um pernoite no Parque Tayrona)
» Cartagena: 3 dias inteiros
» San Andrés: 4 dias inteiros

Caso você não tenha exatamente um mês de férias, mas algo entre 25 e 30 dias, você pode tirar um dia de Bogotá e um de Medellín. Ou ainda, obviamente, fazer as adaptações que achar mais adequadas pra você.

roteiro pela Colômbia
Parque Tayrona

Leia também: Onde se hospedar em Santa Marta?

# Bônus: Roteiro 1 + Roteiro 2

Se você tem vinte dias para viajar pela Colômbia, uma boa pedida é juntar os roteiros um e dois num mesmo mochilão. Sem dúvida será uma ótima maneira de começar a conhecer o país.

No caso, uma boa sequência para sua viagem, é: Brasil – Bogotá, Bogotá – Medellín, Medellín – Cartagena, Cartagena – San Andrés e San Andrés – Brasil.

E por último, mas não menos importante, vale lembrar que estes roteiros de mochilão são apenas algumas alternativa dentre dezenas de rotas possíveis. Sinta-se livre para fazer as adaptações que achar conveniente. Afinal, é importantíssimo levarmos em conta quais lugares temos mais vontade de conhecer, além do estilo de viagem de cada um.

melhor roteiro de mochilão pela Colômbia
Vista da Piedra del Peñol, em Guatapé

Leia também: 7 dicas essenciais para sua viagem ao Caribe Colombiano

# Outros lugares para incluir em um mochilão pela Colômbia

O território colombiano ainda possui outros destinos turísticos que desperta desejo entre centenas de viajantes, como por exemplo: Ciudad Perdida, Caños Cristales, Santuário Las Lajas, Providencia e Villa de Leyva.

Porém, com exceção de Villa de Leyva que pode ser facilmente conhecida desde Bogotá (recomendo passar ao menos uma noite por lá pois o bate-volta é um tanto corrido), os outros lugares exigem uma atenção mais detalhada na hora de organizar seu roteiro pela Colômbia.

De qualquer forma, fica a dica pra quem tiver a oportunidade desbravar ainda mais o país.

»»» Se você ficou com alguma dúvida ou tem outras sugestões de mochilão pela Colômbia, me conta aí nos comentários! 🙂

Evite este erro na sua viagem pela Colômbia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Colômbia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

13 COMENTÁRIOS

    • Oi Dejanira, tudo bem?

      Os gastos irão depender muito do seu estilo de hospedagem e alimentação durante as férias! Então é difícil estimar algo pois pode não ser compatível com a experiências que você quer! E também, como faz bastante tempo que fui a Colômbia, credito que os preços tenham mudado um pouco!

      Um bom site para consultar preços atuais é o Quanto Custa Viajar?

      Abração

  1. Murilo, bom dia! Tudo bem com você?
    Pode tirar uma dúvida? E as cidades de praia que estão a oeste de Santa Marta, ainda no litoral atlântico? Um conhecido colombiano comentava dos preços MUITO baixos nessa região e de praias paradisíacas e meio vazias (com a comparação de pontos parecidos do NE brasileiro). Você conhece algumas dessas cidades? Janeiro é um mês agradável para ir à Colômbia? Ou é melhor esperar o meio do ano? Muito obrigado pela atenção!!!

  2. Oii, Murilo!
    Estou indo em dezembro pra Colômbia. Fico até a metade de fevereiro, mas a partir do começo de janeiro estarei em Bogotá para um intercâmbio voluntário. O que me sugere para o mês de dezembro? Minha intenção é conhecer lugares e pessoas, queria ficar ao menos 4 dias nos principais destinos, e claro, pagando barato (universitária não pode esbanjar não hahhaha).

    • Oi Heloísa, tudo bem?

      Que bacaaana! =)

      Não entendei direito, você 4 dias para escolher um único destino, ou mais tempo?

      De qualquer forma, é uma pergunta muito ampla… rs
      Depende muito se você prefere praia, urbanização, cidade-histórica… Dá pra conhecer tudo isso, ou escolher aquilo que mias lhe agrada!

      Abraço

    • Oi, tudo bem?

      Pela economia, Colômbia com toda certeza! O mês e adequado para ambos (apesar da Patagônia começar a ficar beeeem mais gelada em abril!)

      Abraço

    • Oi Poliana, tudo bem?

      Conforme sugeri no post, a divisão de dias vai ao gosto do viajante, por isso detalhei dia a dia. hehehe

      Mas de um modo geral, três dias inteiros em Cartagena e quatro dias inteiros em San Andrés, costuma ser uma boa divisão!

      Abraço!

  3. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here