Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

3 roteiros de mochilão pela Colômbia [10,20,30 dias]

Poderia indicar sem muita dificuldade cinco, sete ou até mesmo dez roteiros de mochilão pela Colômbia. Afinal, com tantos lugares que merecem nossa atenção, o difícil mesmo é decidir de quais destinos abrir mão, quando não temos muito tempo disponível para a viagem.

Acredite: a Colômbia é um daqueles países pra se visitar mais de uma vez. E, mesmo quando achamos que já a conhecemos o suficiente, sempre descobrimos um cantinho novo que nos surpreende ainda mais.

Junte a isso o povo simpático e festeiro, a comida deliciosa, e os preços razoáveis, que o combo fica praticamente irrecusável. Isso sem precisar apelar para suas praias caribenhas, pueblos encantadores, centros-históricos impressionantes, e muitas outras paisagens dignas de cartão postal.

Eu sei. Uma vez que encasquetamos em conhecer este país, é doloroso não conseguir organizar um roteiro com todos os lugares que gostaríamos de conhecer. Porém, mesmo que você tenha apenas uma semana de férias, já é possível ser conquistado pelos encantos da Colômbia.

Leia também: Seguro viagem para a Colômbia | Dicas indispensáveis

# Dicas iniciais sobre um mochilão pela Colômbia

O tempo mínimo que eu recomendo para fazer um mochilão pela Colômbia é de dez dias. É pouco perto de tudo que o país pode te oferecer, porém, já será possível visitar ao menos duas cidades colombianas.

Se acaso você não tiver todo esse tempo, uma viagem de uma semaninha ainda é válida, claro. Neste caso, porém, o que eu indico é que você conheça apenas uma cidade.

Com cinco ou seis dias você poderá explorar muito bem destinos como Cartagena, San Andrés, Bogotá e Medellín. Nestes dois últimos citados, é possível incluir passeios bate-volta, ou de um pernoite, para vilarejos que estão relativamente próximos.

Com vinte dias você já consegue percorrer os principais destinos turísticos colombianos. E, com trinta, você poderá incluir no seu roteiro pela Colômbia lugares menos convencionais.

Sobre o transporte pelo país, comprar uma passagem aérea múltiplos destinos é o mais indicado. Ou se pegar uma promoção de ida e volta pela mesma cidade, vale investir em outros trechos avulsos. A companhia aérea de baixo custo Viva Colombia (atual Viva Air) costuma ser uma boa alternativa.

Além disso, você pode combinar deslocamentos aéreos e terrestres. Porém, esteja ciente de que nem todas as rotas valem a pena fazer de ônibus. Algumas distâncias, como por exemplo de Bogotá a Cartagena, podem exigir mais de 20 horas na estrada.

Leia também: Quando ir à Colômbia: Clima e melhor época para viajar

# Roteiro 1: Cartagena e San Andrés em 10 dias

Os dois destinos mais concorridos do país podem ser combinados em um roteiro de muita praia e sol. E o melhor: você não precisa ficar quebrando a cabeça com a logística da viagem.

Pra começar, uma passagem aérea múltiplos destinos é o mais adequado. Os trechos serão Brasil – Cartagena, Cartagena – San Andrés e San Andrés – Brasil.

Descontando os dias de ida e volta, sobrarão oito dias inteiros para serem realmente aproveitados no caribe colombiano. A divisão vai ao gosto do viajante. Meio a meio costuma ser bastante pertinente.

No meu caso, optaria por três dias inteiros em Cartagena e deixaria o restante pra San Andrés. Lembrando que parte de um dia será perdido com o deslocamento de Cartagena para San Andrés.

» Clique aqui para ver preços e reservar passeios em Cartagena

mochilão pela Colômbia - dicas

Castelo de San Felipe de Barajas, em Cartagena

# Roteiro 2: Bogotá e Medellín em 10 dias

Para os mais urbanos, um roteiro de mochilão pelas duas maiores cidades colombianas pode ser um tanto gratificante.

Mais uma vez, uma passagem aérea múltiplos destinos é a melhor pedida. Os trechos serão Brasil – Bogotá, Bogotá – Medellín e Medellín – Brasil. No entanto, quem conseguir uma boa tarifa para passagens de ida e volta para uma mesma cidade, pode considerar fazer parte da viagem de ônibus.

Por exemplo: supondo que você tenha conseguido uma super promoção de ida e volta para Bogotá, você pode ir até Medellín de ônibus numa viagem noturna de dez horas. Só não se esqueça que você também precisará voltar até a capital colombiana para pegar seu voo de volta ao Brasil.

Sobre quantos dias dedicar a cada cidade, a regrinha meio a meio também é válida para este roteiro de mochilão pela Colômbia.

Com quatro dias inteiros em Bogotá você poderá explorar todos os cantos da cidade e ainda fazer um bate-volta até a Catedral de Zipaquirá.

O mesmo vale para Medellín. E o bate-volta desta parte da viagem pode ser feito para Guatapé.

» Clique aqui para ver preços e reservar passeios em Bogotá

» Clique aqui para ver preços e reservar passeios em Medellín

Colômbia dicas de mochilão

Praça Bolivar, em Bogotá

# Roteiro 3: Colômbia em 30 dias

Rota: Bogotá » Cali » Salento » Medellín » Santa Marta » Caratgena » San Andrés

Se você dispõem de 30 dias para fazer sua viagem, aposte neste roteiro de mochilão pela Colômbia que não se arrependerá.

A sequência da jornada será conforme indicado acima, e para se deslocar entre estes destinos você precisará combinar trechos aéreos e terrestres.

As viagens aéreas serão: Brasil – Bogotá, Bogotá – Cali, Medellín – Santa Marta, Cartagena – San Andrés e San Andrés – Brasil.

Por outro lado, para fazer os percursos entre Cali – Salento, Salento – Medellín e Santa Marta – Cartagena, você fará de ônibus.

Vale se atentar que para ir de Cali a Salento e de Salento a Medellín, é preciso ir antes até a cidade Armênia porque não há ônibus direto entre estes destinos. Outra possibilidade para ir de Salento a Medellín é fazer a rota Salento » Pereira, Prereira » Medellín.

Sobre quanto tempo ficar em cada cidade, a minha sugestão, descontando os dias perdidos com deslocamento, é:

» Bogotá: 4 dias inteiros (inclui bate-volta para Zipaquirá)
» Cali: 2 dias inteiros
» Salento: 2 dias inteiros
» Medellín: 4 dias inteiros (inclui bate-volta para Guatapé)
» Santa Marta: 3 dias inteiros (inclui um pernoite no Parque Tayrona)
» Cartagena: 3 dias inteiros
» San Andrés: 4 dias inteiros

Se acaso você não tiver exatamente um mês de férias, mas algo entre 25 e 30 dias, você pode tirar um dia de Bogotá e um de Medellín. Ou ainda, obviamente, fazer as adaptações que achar mais adequadas pra você.

roteiro pela Colômbia

Parque Tayrona

# Bônus: Roteiro 1 + Roteiro 2

Se você tem 20 dias para viajar pela Colômbia, uma boa pedida é juntar os roteiros um e dois num mesmo mochilão. Sem dúvida será uma ótima maneira de começar a conhecer o país.

No caso, uma boa sequência para sua viagem, é: Brasil – Bogotá, Bogotá – Medellín, Medellín – Cartagena, Cartagena – San Andrés e San Andrés – Brasil.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que estes roteiros de mochilão são apenas algumas alternativa dentre dezenas de rotas possíveis.

Sinta-se livre para fazer as adaptações que achar conveniente. Afinal, é importantíssimo levarmos em conta quais lugares temos mais vontade de conhecer, além do estilo de viagem de cada um.

melhor roteiro de mochilão pela Colômbia

Vista da Piedra del Peñol, em Guatapé

# Outros lugares para incluir em um mochilão pela Colômbia

O território colombiano ainda possui outros destinos turísticos que desperta desejo entre centenas de viajantes, como por exemplo: Ciudad Perdida, Caños Cristales, Santuário Las Lajas, Providencia e Villa de Leyva.

Porém, com exceção de Villa de Leyva que pode ser facilmente conhecida desde Bogotá (recomendo passar ao menos uma noite por lá pois o bate-volta é um tanto corrido), os outros lugares exigem uma atenção mais detalhada na hora de organizar seu roteiro pela Colômbia.

De qualquer forma, fica a dica pra quem tiver a oportunidade desbravar ainda mais o país.

Evite este erro na sua viagem pela Colômbia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Colômbia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Yasmine disse:

Olá!! Quero ficar 30 dias na Colômbia, queria saber sua opinião sobre ir ou votar por Leticia, me parece ser mais barato e também aproveito pra conhecer o lado colombiano da floresta, mas tem poucas informações, então não sei se vale mesmo a pena

Murilo Pagani disse:

Oi Yasmine, tudo bem?

Infelizmente não conheci esta região da Colômbia! =(

Mas organizando o roteiro certinho, não deixa de ser uma possibilidade!

Abraço

Yasmine disse:

Obrigada!! São tantos lugares incríveis que esta difícil decidir qual ficar de fora dessa vez, você sabe quantos dias no roteiro separo para caños cristales e dicas de como chegar se é melhor por conta ou pacote de viagem, se o preço é acessível, enfim o que tiver de informação!! Obrigada pela atenção, estou adorando seus roteiros e dicas!!

Murilo Pagani disse:

Oi Yasmine, tudo bem?

Como o acesso a Caños Cristales não é dos mais simples, ir com agência/pacote facilita as coisas. Eu separaria quatro dias inteiros, por conta dos deslocamentos. Sobre os preços, me lembro que na época que pesquisei não era tão baratinho não, mas não sei o valor exato atualmente!

Espero que faça uma super viagem!

Abraço

DEJANIRA disse:

Olá Murilo, vc consegue da uma estimativa de quanto gastou no roteiro de 20 a 25 dias ?

Murilo Pagani disse:

Oi Dejanira, tudo bem?

Os gastos irão depender muito do seu estilo de hospedagem e alimentação durante as férias! Então é difícil estimar algo pois pode não ser compatível com a experiências que você quer! E também, como faz bastante tempo que fui a Colômbia, credito que os preços tenham mudado um pouco!

Um bom site para consultar preços atuais é o Quanto Custa Viajar?

Abração

Leam Ricétto disse:

Murilo, bom dia! Tudo bem com você?
Pode tirar uma dúvida? E as cidades de praia que estão a oeste de Santa Marta, ainda no litoral atlântico? Um conhecido colombiano comentava dos preços MUITO baixos nessa região e de praias paradisíacas e meio vazias (com a comparação de pontos parecidos do NE brasileiro). Você conhece algumas dessas cidades? Janeiro é um mês agradável para ir à Colômbia? Ou é melhor esperar o meio do ano? Muito obrigado pela atenção!!!

Murilo Pagani disse:

Faala Leam, tudo bem e contigo?

Infelizmente não tenho informações sobre estas praias! =(

E sim, janeiro é uma boa época!

Abração

Leam Ricétto disse:

Muito obrigado, Murilo! Vou dar uma caçada, comentam que são praias selvagens e lindíssimas! <3
Grande abraço!

Heloísa Taveira disse:

Oii, Murilo!
Estou indo em dezembro pra Colômbia. Fico até a metade de fevereiro, mas a partir do começo de janeiro estarei em Bogotá para um intercâmbio voluntário. O que me sugere para o mês de dezembro? Minha intenção é conhecer lugares e pessoas, queria ficar ao menos 4 dias nos principais destinos, e claro, pagando barato (universitária não pode esbanjar não hahhaha).

Murilo Pagani disse:

Oi Heloísa, tudo bem?

Que bacaaana! =)

Não entendei direito, você 4 dias para escolher um único destino, ou mais tempo?

De qualquer forma, é uma pergunta muito ampla… rs
Depende muito se você prefere praia, urbanização, cidade-histórica… Dá pra conhecer tudo isso, ou escolher aquilo que mias lhe agrada!

Abraço

Vinele disse:

Murilo, tenho 30 dias em abril e estou em dúvida entre Colômbia e a Patagônia Argentina, o que me sugere (pensando em economia, mochilão, o mês que vou..)?

Murilo Pagani disse:

Oi, tudo bem?

Pela economia, Colômbia com toda certeza! O mês e adequado para ambos (apesar da Patagônia começar a ficar beeeem mais gelada em abril!)

Abraço

Vanessa Aline disse:

Olá Murilo! Final de Fevereiro é uma época?

Murilo Pagani disse:

Oi Vanessa, tudo bem?

É sim! =)

Abraço

Poliana Novais disse:

Olá Murilo, não achei a descirção do roteiro 1 – Cartagena e San Andrés, não tem detalhado por dia?

Agradeço desde já.

Murilo Pagani disse:

Oi Poliana, tudo bem?

Conforme sugeri no post, a divisão de dias vai ao gosto do viajante, por isso detalhei dia a dia. hehehe

Mas de um modo geral, três dias inteiros em Cartagena e quatro dias inteiros em San Andrés, costuma ser uma boa divisão!

Abraço!