COMPARTILHAR
mochilão América do Sul
Torres del Paine- Chile

Por onde começo a montar um mochilão pela América do Sul? Quais países você recomenda? Quantos dias devo ficar em cada lugar?

Essas são algumas das principais perguntas que recebo de vocês, leitores do Volto Logo. Seja por e-mail, nos comentários no final do post ou até mesmo em grupos do Facebook- essas dúvidas parecem tirar o sono de muita gente que quer mochilar pela América do Sul.

O que é perfeitamente compressível. Afinal, são 13 países, muitos anos de história e inúmeras cidades para se conhecer. Organizar sua trip por aqui não é nada fácil.

E para começar, a minha primeira dica pra quem vai viajar pela primeira vez por terras latinas é: você não conhecerá todo o continente em uma única viagem, portanto, não faça do seu mochilão uma maratona.

A segunda e não menos importante, são na verdade três pequenas tarefas: defina um orçamento, tempo de viagem e que tipo de lugares você quer conhecer. Isso fechará consideravelmente o seu leque de opções.

E por último, leia esse post e escolha qual roteiro de mochilão pela América do Sul se enquadra melhor dentro das definições que você fez anteriormente.

Independente de qual for a sua escolha, você com certeza se surpreenderá.

Roteiro 1- Urbano

⇒ ⇒ ⇒ Países: Argentina, Chile e Uruguai

⇒ ⇒ ⇒ Cidades: Montevidéu – Buenos Aires – Mendonza – Santiago

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo indicado: 15 dias

mochilão América do Sul
Buenos Aires- Argentina

Se você é fã de cidades cosmopolitas, que oferecem uma vida noturna e cultural bastante agitada, e ainda por cima quer provar ótimos vinhos, então esse roteiro é ideal pra você.

Comece sua viagem pela capital uruguaia, Montevidéu. Apesar de ser a maior cidade do país, ela preserva até hoje características de cidade do interior. Reserve pelo menos três dias inteiros para conhecer a terra de Mujica e Eduardo Galeano.

Para chegar ao seu próximo destino, Buenos Aires, você pode se locomover através de ferrys ou ônibus.

mochilão América do Sul

Argentinos e uruguaios não gostarão nem um pouco dessa comparação. Mas a verdade, é que na minha opinião essas duas cidades são muito parecidas. Costumo dizer que Buenos Aires é uma versão  maior e caótica de Montevidéu.

Reserve quatro ou cinco dias para a capital da Argentina e depois me diga o que achou.

Após esses dias por uma das minhas cidades favoritas na América do Sul, é hora de enfrentar longas horas de viagem até Mendonza.

Apesar de ser um pouco diferente das capitais que compõem esse roteiro, Mendonza possui uma localização estratégica e muitas atrações.

Reserve três dias para conhecer algumas de suas vinícolas e também a montanha mais alta do continente, o Ancocágua.

Hora de seguir para o último destino desse mochilão pela América do Sul, Santiago. A viagem de ônibus entre Mendonza e a capital chilena leva aproximadamente 6 horas.

Leia também: Sky Costanera, em Santiago | O mirante mais alto da América Latina

Roteiro 2- Eclético

⇒ ⇒ ⇒ Países: Colômbia e Equador

⇒ ⇒ ⇒ Cidades: Cartagena – Medellín – Bogotá – Quito – Baños

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo indicado: 20 dias

mochilão América do Sul
Bogotá- Colômbia

Esse é um dos roteiros mais ecléticos que estou sugerindo. Praias, floresta, cidades históricas e grandes metrópoles- você encontrará tudo isso nessa viagem.

Comece pelo caribe colombiano em Cartagena. Mas já aviso- não espere encontrar o famoso mar azul e tranquilo caribenho por lá.

Apesar de ser um dos principais destinos turísticos na Colômbia, não é o mar a grande atração em Cartagena, mas sim, sua história e a bela arquitetura da Ciudad Vieja.

Para conhecer o “verdadeiro” Caribe, faça alguns passeios a ilhas próximas- como Isla del Rosário e Playa Blanca. Em Cartagena você encontrará diversas agências que oferecem esse pacote.

Após alguns dias de muito calor, pegue um voo e vá para a Cidade da Eterna Primavera: Medellín.

O lugar que anos atrás ficou mundialmente famosa pelo Cartel de Medellín, Pablo Escobar e por ser uma das mais perigosas do mundo, hoje é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida da América Latina.

Medellín- Colômbia
Jardim botânico de Medellín

Fique pelo menos três dias inteiros em Medellín para que você possa conhecer algumas de suas belas praças, parques, museus e se apaixonar pela simpatia e hospitalidade dos seus moradores.

Não diga a nenhum deles que seu próximo destino é Bogotá ou provavelmente eles te farão mudar de ideia.

Apesar de muitos paisas reconhecerem as coisas bacanas que há em Bogotá, a maioria deles não gostam da capital colombiana e fazem de tudo para te convencer a não ir.

Caso eles não tenham te convencido a mudar de planos, reserve quatro dias para a maior cidade do país. 

Cerro de Monserrate, Candelária, Zipaquirá, Museu del Oro e o famoso restaurante Andrés Carne de Rés são apenas alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer por lá.

Um voo entre Bogotá e a outra capital sul americana que faz parte desse mochilão pela América do Sul não levará nem duas horas.

Chegue sem pressa à Quito. Lembre-se de que ela está a mais de 2.800 metros acima do nível do mar e que pode levar um tempo para seu organismo se adaptar a essa mudança.

mochilão América do Sul

Três dias inteiros são suficientes para conhecer as atrações da cidade. No entanto, se quiser fazer passeios bate-volta à lugares como Otavalo, Quilotoa e Cotopaxi,  pode reservar uma semana sem medo.

A viagem de ônibus da capital equatoriana à Baños leva aproximadamente 4 horas. Há muitas saídas durante todo o dia e não é necessário comprar a passagem com antecedência.

Essa pequena cidade foi o meu lugar favorito no Equador. Com ótimas opções de hospedagem, restaurantes, passeios e tudo isso a um preço que cabe no orçamento de qualquer mochileiro- é impossível não se encantar pela cidade.

mochilão América do Sul
Casa del Árbol- Baños

Leia também: Todas as minhas dicas de viagem para a Colômbia

Roteiro 3- Gelado

⇒ ⇒ ⇒ Países: Argentina e Chile (Patagônia)

⇒ ⇒ ⇒ Cidades: Ushuaia – Puerto Natales (Torres del Paine) – El Calafate – El Chaltén

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo indicado: 15 dias

mochilão América do Sul
Ushuaia- Argentina

Para os viciados em natureza, trilhas e paisagens cinematográficas- a Patagônia é o lugar certo.

Inicie sua aventura pela cidade mais Austral do Mundo, ou pelo menos de acordo com os argentinos. Ushuaia é movida pelo turismo, mas nem por isso perde seu charme.

Fique pelo menos três dias na cidade e conheça um pouco do que ela tem a te oferecer. No mesmo dia em que chegar à Ushuaia  já compre a sua passagem de ônibus para o próximo destino: Puerto Natales (Chile).

Depois de algumas horas viajando para cruzar a fronteira entre Argentina e Chile, você chegará à cidade que servirá como base para você explorar um dos parques nacionais mais fantásticos que já conheci na América do Sul, o Torres del Paine.

Há diversas formas de conhecer o lugar. De trilhas de levam de 4 a 10 dias até passeios bate-volta de um único dia. Tudo depende do seu tempo, preparo físico, disposição e orçamento.

mochilão América do Sul
Torres del Paine- Chile

Após alguns dias em território chileno é hora de voltar à Argentina, rumo à El Calafate. A viagem leva aproximadamente 6 horas.

Apesar de não ser a única atração da cidade, a maioria dos turistas  estão ali em busca de outra joia da Patagônia, o Glaciar Perito Moreno.

mochilão pela América do Sul
Glaciar Perito Moreno- Argentina

Fique dois ou três dias nessa cidade e parta rumo a El Chaltén, um pequeno vilarejo que fica localizado dentro do Parque Nacional los Glaciares.

Considerada a capital mundial do trekking, ela possui inúmeras opções de trilhas que podem ser feitas de forma independente e em um único dia.

Se você curte longas caminhadas com vistas de tirar o fôlego, fique pelo menos quatro dias inteiros em Chaltén.

Roteiro 4- Aventura

⇒ ⇒ ⇒ Países: Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai

⇒ ⇒ ⇒ Cidades: Foz do Iguaçu/Puerto Iguazu- Encarnación – Humahuaca – Salta- San Pedro do Atacama – Salar de Uyuni

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo indicado: 21 dias

mochilão América do Sul
© Fernanda Souza [Blog Preciso Viajar]
Apesar desse roteiro de mochilão pela América do Sul possuir muitos países, não será possível explora a fundo cada um deles. Porém, mesmo assim ele te levará a alguns dos lugares mais incríveis do continente.

Comece sua viagem ainda pelo Brasil em Foz do Iguaçu e conheças as famosas  Cataratas- tanto do lado brasileiro como argentino.

Após visitá-las parta com destino ao Paraguai, que por sinal também está logo ao lado.

A primeira e única parada nesse país será na região de Encarnación, onde você poderá conhecer as belas Missões Jesuíticas.

Acredito que cinco dias sejam suficientes para você completar essa primeira etapa do roteiro.

Hora de voltar ao território argentino para explorar o norte do país, que por sinal, é pouquíssimo visitado pelos brasileiros.

Reserve uma semana para conhecer cidades como Salta e Humahuaca e continue viagem para cruzar mais uma fronteira, dessa vez com o Chile.

A pequena San Pedro do Atacama será sua base para que você possa conhecer o deserto mais seco do mundo, o Atacama.

Fique pelo menos cinco dias nessa região que pode ser considerada uma das mais lindas do planeta.

Para encerrar esse roteiro vá para a Bolívia e conheça outro deserto, só que dessa vez um deserto de sal.

O Salar de Uyuni é daqueles lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem pela América do Sul.

mochilão América do Sul
© Fernanda Souza [Blog Preciso Viajar]

>>> Confira também as dicas do Preciso Viajar para você organizar a sua viagem às Cataratas e ao Salar de Uyuni! 

>>> Descubra quanto custa viajar para o deserto com as dicas do O Melhor Mês do Ano: Gastos no atacama

Roteiro 5- Andino

⇒ ⇒ ⇒ Países: Bolívia e Peru

⇒ ⇒ ⇒ Cidades:  La Paz- Copacabana- Cusco- Lima

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo indicado:16 dias

Cusco- Peru
Cusco- Peru

Esse roteiro costuma ser a porta de entrada para os mochileiros de primeira viagem. Com preços bastante convidativos, paisagens exuberantes e grandes cidades, Bolívia e Peru formam uma grande dupla.

Comece sua viagem pela alta, confusa e intrigante La Paz.

É o tipo de cidade que você vai amá-la ou odiá-la , mas só a conhecendo para saber.

Reserve pelo menos três dias inteiro para a maior cidade boliviana e explore lugares como Mirador Kili Kili, Valle de la Luna,Mercado das Bruxas. Se curtir esportes e aventura, essa é a sua chance de também fazer o downhill pela famosa Estrada da Morte.

A viagem de La Paz à pequena Copacabana não leva mais do que 4 horas. Há muitas saídas durante todo o dia, portanto, não há necessidade de comprar passagem com antecedência.

Apesar de pequena, Copacabana possui uma boa infraestrutura. Isso porque ela é uma das cidades por onde é possível explorar o gigante e impressionante Lago Titicaca.

mochilão América do Sul
Lago Titicaca- Bolívia

Diversas agências de turismo em Copacabana oferecem passeios para as Isla del Sol e Isla de la Luna. Em ambas você poderá desfrutar das belezas do mais alto lago navegável do mundo.

Hora de cruzar a fronteira e entrar em território peruano. A primeira parada após deixar a Bolívia será a cidade de Puno.

Caso tenha tempo disponível, você pode ficar um ou dois dias para conhecer as atrações dessa cidade. Caso contrário, após chegar à rodoviária já compre sua passagem com destino à Cusco.

Essa será uma das cidades onde você melhor poderá aprender a cultura Inca, e claro, conhecer Machu Picchu.

mochilão América do Sul
Machu Picchu- Peru

Apesar de ser a grande atração dessa região, não deixe que sua viagem para Cusco limite-se a uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Aproveite para conhecer as Ruínas de Sacsayhuamam ou até mesmo fazer um passeio de rafting.

De Cusco à Lima são aproximadamente 20 horas de ônibus, portanto, se for comprar uma passagem aérea de múltiplos destinos, talvez seja interessante incluir esse trecho.

Assim como quase toda metrópole latino americana, você terá diversas opções de hospedagem, bares, restaurantes e bons museus para conhecer.

Reserve de 3 a 4 dias para a capital peruana e finalize seu roteiro pelos Andes.

Leia também: Roteiro de viagem (clássico) à Bolívia e Peru

Roteiro 6- Inusitado

⇒ ⇒ ⇒  Países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela

⇒ ⇒ ⇒ Cidades: Mérida – Los Roques – Gran Sabana – Georgetown – Paramaribo – Cayenne  

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo  indicado: 21 dias

mochilão América do Sul
© Posada los Roques

Apesar de estarem na minha bucket list, confesso que ainda não conheço nenhum desses países. Portanto, essa sugestão de roteiro é baseada em pesquisas e não na minha experiência.

Separe dez dias para conhecer um pouco da Venezuela. Um país que apesar de passar por uma situação delicada possui belos destinos turísticos.

Alguns lugares que você pode incluir no seu roteiro por lá são: Mérida, Salto Angel, Los Roques e Gran Sabana.

Outro destino também muito procurado é o Monte Roraima. No entanto, para conhecê-lo você precisará esticar o seu roteiro em no mínimo uma semana e estar bem preparado para os vários dias de caminhada. 

Hora de se aventurar por lugares que muita gente jamais imaginou em passar as férias: Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Esses três países fazem parte de um pequeno grupo que possui características históricas e culturais totalmente diferentes do restante da América do Sul.  [Na verdade apenas dois países. Pois a Guiana Francesa ainda é um departamento da França]

Passe alguns dias em Georgetown, capital da Guiana. Essa é a maior cidade do país e considerada um caldeirão étnico. Ainda na Guiana aproveite para conhecer a Iwokrama Forest.

No Suriname aproveite para gastar o seu holandês (sim, se fala holandês na América do Sul) e conheça a capital Paramaribo e o Peperpot Park.

Se quiser fazer esse roteiro por completo vá até Albina e cruze a fronteira com a Guiana Francesa. Ao atravessar esse limite você estará oficialmente na França.

Algumas cidades que podem ser interessantes: Awala Yalimapo, Iracoubo e Cayenne.

Leia também: 12 lugares incríveis que você precisa conhecer na América Latina

Roteiro 7- Tropical

⇒ ⇒ ⇒ País: Brasil

⇒ ⇒ ⇒ Tempo mínimo indicado: pode levar uma vida inteira

mochilão pela América do Sul
Ubatuba

Jamais em sã consciência eu me arriscaria sugerir um único roteiro de mochilão pelo Brasil. E o motivo você já deve imaginar, certo?

Nossa pátria amada ocupa quase 50% de todo o território sul americano, e dentro dele você encontrará uma diversidade natural, cultural e gastronômica vista em pouquíssimos países do mundo.

De norte a sul, leste a oeste- o que não faltam em terras tupiniquins são destinos para você fazer viagens incríveis.

Mesmo não sendo louco de sugerir apenas um roteiro, vou me arriscar e indicar alguns lugares que são ótimos destinos nacionais. Alguns deles já conheço, outros pretendo  viajar ainda esse ano, e a grande maioria está na minha lista.

Populares: Jericoacoara, Lençóis Maranhenses, Florianópolis, Fernando de Noronha Maragogi, Chapadas (Diamantina, Veadeiros e Guimarães), Morro de São Paulo, Gramado, Bonito, Paraty, Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo.

Não tão populares: Alter de Chão, Jalapão, Vila Velha, Capitólio e Belém do Pará.

Leia também: 7 erros que você não deve cometer em uma viagem pela América Latina

+ Dicas de mochilão pela América do Sul

>>> É óbvio que não seria possível listar em um único post todos os lugare incríveis e todas as possibilidades que existem para um mochilão pela América do Sul. Mas acredito que esses são uma boa base para você começar a conhecer o nosso continente.

>>> Vale lembrar que você pode alterar esses roteiros da maneira que mais te agrade. Substituindo cidades que não parecem interessante para você, por outras mais atrataivas para o seu gosto.

>>> Se você não quiser viajar de ônibus entre essas cidades, uma boa alternativa é comprar uma passagem aérea múltiplo-destinos. Normalmente se economiza um bom dinheiro comprando a passagem dessa forma.

>>> Para evitar perrengues desnecessários, recomendo que você também leia o artigo ” 7 roubadas clássicas em uma viagem pela América do Sul “ .

>>> Para descobrir quando viajar para cada destino destes roteiros, recomendo que leia o artigo “Qual a melhor época para viajar pela América do Sul ?”


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO?

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

Compare e contrate seu seguro viagem através da Real Seguros


E aí, ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas sobre mochilão pela América do Sul? Deixe um comentário abaixo!

Esse post te ajudou ou foi útil de alguma maneira? Curta e compartilha clicando nos botões abaixo. Não custa nada e é uma forma de sabermos se você está gostando do nosso conteúdo. Além de deixar um blogueiro muito feliz! xD

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

54 COMENTÁRIOS

  1. Post bem bacana, Murilo! Estou pensando em fazer um mochilão com mais duas amigas no fim do ano (dezembro/janeiro). Acho que teremos de 7 a 10 dias no máximo… Tem alguma ideia mirabolante de roteiro (e baratinha!) pra me sugerir? 🙂

    • Oi Lívia,

      Que bom que gostou do post!!!
      🙂 🙂 🙂

      Em 10 dias da pra fazer uma trip por Montevidéu, Colonia e Buenos Aires.
      Ou 10 dias por Montevidéu e as praias uruguaias também é bacana!

      Como não é muuuito tempo, o ideal é pegar lugares que não sejam muito longe!

      😉

      Abraço

    • Oi Mayanara, tudo bem e você???

      Acabei colocando a Venezuela somente no roteiro inusitado. Mas da pra fazer um roteiro por Colômbia e Venezuela também!

      🙂

      Abraço

  2. Olá, quero programar uma viagem para as minhas férias de outubro.
    Irei sozinha e tenho cerca de 7 a 10 dias, que países sugerem? Já conheço Santiago.

    • Oi,

      Acredito que já estará bem gelado… hehehe

      O ideal para quem quer pegar dias mais longos e claros é ir até a primeira quinzena de abril!

      🙂

      Abraço

  3. Ei Murilo, muito bom seu roteiro e opções!!
    Estou montando o meu com 2 amigas, teremos 65/70 dias começando em 18/03 e queremos rodar Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia..
    O que sugere para otimizar o tempo?
    Pq se sairmos de Montevideu e descermos para Ushuaia e Patagônia, Pucon… qual melhor caminho para voltar para o norte da Argentina? ( não faremos centro do Chile, Atacama.. Na Argentina, faremos Buenos Aires e Catararas).
    Se não rolar de fazer Ushuaia, Patagônia, Bariloche, Pucon.. Ok, faremos numa outra oportunidade.
    Desde já, obrigada por tanta disponibilidade!

  4. Fala Murilo, tudo bem?

    Cara eu e minha namorada estamos querendo viajar pela américa do sul em julhor, temos cerca de 15 dias ai pensei na patagônia mas vi que no inverno algumas atrações fecham e tal, voce teria algumas dicas de roteiro para essa época do ano. Uma ideia que me ocorreu foi Brasil – Peru – Chile, mas não sei bem. Enfim qualquer sugestão é bem vinda.

    Valeu!

  5. Olá Murilo, parabéns pelo post, muito bom!
    Estou indo para Ushuaia agora em março de carro. O que você acha essencial eu saber em uma viagem dessas?
    Irei passar 30 dias viajando (Salvador/Ushuaia) você acha que dá pra aproveitar bem a patagônia e ainda conhecer Mendonza e Buenos Aires?
    Adoraria receber dicas suas.
    Você sabe me dizer se é obrigatório ter carteira internacional para dirigir no Uruguai/Argentina/Chile?
    Desde já agradeço.

    • Oi Michelle, tudo bem???
      Que bom que gostou do post!
      Sobre viagens de carro vou ficar devendo, pois nunca viajei assim… hehehe

      Bom, não sei se é obrigatório a carteira internacional, mas de qualquer forma, pelo que sei o procedimento é bem simples! Acho que vale a pena tirar…

      Fazendo um roteiro bem otimizado da pra conhecer esses destinos em 30 dias sim… Uns 20 pela Patagônia, 6 Buenos Aires e 4 em Mendoza, por exemplo!

      Da uma olhadinha nesse roteiro que eu fiz pela Patagônia… Pode ser que ajude!

      http://www.voltologo.net/dica-de-roteiro-pela-patagonia/

      Abraço,
      Murilo

  6. Muito bom, Murilo! Tenho uma pequena obsessão com a Patagônia, é um daqueles destinos que me fascinam desde criança quando apenas tinha informação por revistas de viagem e enciclopédias. Mas agora com seu post vários outros destinos já se agregaram às minhas opções. Ainda bem que tenho um ano para decidir…rsrs
    Abraço e obrigada pelas dicas!

  7. Olá, tudo bem?
    Quantos dias deve reservar para Baños? Você acha que um mês consigo fazer Peru, Equador e Colômbia? Sendo que quero conhecer Cartagena e San Andrés na Colômbia.

    • Oi Amanda,

      3 dias para Baños é um período bom!

      Olha, tem muuuita coisa para conhecer nesses países. Eu escolheria no máximo dois… mas aí vai de que lugares você quer conhecer em cada um !

      Abraço

    • Faaala Andrey,

      Que bom que gostou!!!

      Pode utilizar o e-mail/formulário que está disponível aqui no blog, em “Contato”!

      Porém, se for dúvidas referente a viagem, prefiro que utilize os comentários dos posts pois assim a minha resposta pode ajudar outros viajantes!!!

      Abraço

  8. Que post completa e legal, Murilo. Nós já fizemos dois mochilões na América do Sul:
    – Bolívia + Peur
    – Chile (centro e norte)

    Íamos para a Patagônia em março, mas acabamos mudando para Cuba (tentar ir antes de ficar cheio de americanos perdidos por lá haha).

    Mas agora com esse seu post que não conhecia, nossas opções ficaram bem mais abrangentes. Show! 😀

  9. Os roteiros 2, 6 e 7 são meus preferidos. Obrigada por sugeri-los. Quero fazer uma viagem de carro por todo o continente, saindo de Macapá – AP, com destino à Key Largo – USA. O senhor acha possível um roteiro desses? ???? O que é necessário para fazer um roteiro desses, além de dinheiro e muita disposição?

    • Oi Lani!

      Acho que é possível sim… O mais importante é fazer um bom planejamento.
      Rotas, saber lidar com possíveis problemas do carro (talvez fazer até um curso de mecânica de autos),
      como lidar com burocracias de fronteira (por causa do veículo).

      Abraço

  10. Tentei escolher meu roteiro favorito mas não fui capaz! hahaha!! Quero MUITO o 2 e 3! Amo a Colômbia e volto quantas vezes for possível! O 3 é lindo demais, o que é esse Torres del Paine? Maravilhoso!! O 6 é um sonho, Los Roques deve ser o paraíso na terra!! Quero todos! haha!! =)

    • Oi Poliana!

      Em roteiros pela Colômbia sou suspeito pois sou apaixonado por esse país!
      Mas tenho certeza de que irá curtir muitoo!
      hehehe

      Abraço

  11. Show de bola Murilo! Quero fazer todos!!! ha ha ha… Mas o de nº 7 é o que me tocou no seu post… estou nele há tempos… e nele pretendo ficar por um bom tempo com meus filhos… quero que conheçam tudo o que temos de melhor aqui, para depois se aventurarem mundo afora. Quero o ir na contramão da maioria das famílias que levam seus filhos todos os anos à Disney e nunca pisaram em qualquer parque brasileiro. Quero que amem seu país e cultura acima de qualquer coisa, pois nenhum lugar do mundo é melhor do que o nosso lar. Bjs e sucesso sempre pra vc.

    • Oi Daniela!

      Também estou numa fase que quero conhecer bemmm o Brasil!
      O problema é que sempre que vejo uma promoção de passagem aérea para outros destinos na América do Sul é muito difícil resistir!
      hahahaha

      Abraço

  12. Completamente fascinada pelo post, e pelo jeito que vcs descreveram cada tipo de perfil . Extremamente útil e de quebra com fotos de tirar o folego. Tenho muito o que conhecer ainda, me vai faltar tempo….rs Adorei! Super dicas.

    • hahahahaha

      Quando escrevi esse post imaginei que ele deixaria a galera um pouco eufórica com tantas opções!
      Mas esse é o objetivo! hehehe

      Abraço

  13. Adorei! Conheço pouco da América do Sul (Argentina e Uruguai), mas Chile, Peru, Bolívia e Colômbia estão super nos meus planos, acredito que ano que vem vou conseguir. Gostei das sugestões separadinhas, especialmente dos roteiros urbano, eclético e andino! Agora só falta escolher por qual deles começar… rs

  14. Me encanta essa forma de viajar de vocês mochileiros. Mas me dá uma preguiça de ficar viajando de ônibus! Tenho muita dificuldade para dormir =(
    Mas amei os roteiros! Dá para fazê-los sem ser exatamente mochilão. O Roteiro 2 está na minha lista, com algumas adaptações. =) O Roteiro 3 é um sonho Tb!
    Parabéns! Postagem maravilhosa!!!

  15. Dá para viajar muito nesses seus roteiros, hein? Loucura total. Bom, desejo vários, mas o Inusitado caiu no meu número, pois ando há tempos desejando dar uma banda pela Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A gente não pensa muito nelas, até ver um programa cheio de imagens lindas na tv e elas não saem mais da cabeça. Adorei suas sugestões e vou levar para o Leiturinhas Viajantes Liquidificadas, desse mês. BjO!

  16. Menino, que post hein! Excelente … e como você disse não dá pra abraçar td de uma vez, nossa américa do sul tem roteiro para tds os gostos. Fiz um roteiro uma vez, saindo de Santiago (CHI), passando por Puerto Varas, Punta Arenas, Uhsuaia e voltando pro Brasil, mas foi difícil montar, pois são tantas coisas que queremos ver e cadê tempo($$$), rsrs.

    • Pois é Vaneza… É muito lugar legal que a gente quer colocar tudo numa viagem só.
      Mas haja tempo e $$$$…

      O jeito é ir conhecendo aos poucos mesmo! hehehe

      Abraço

  17. Tô precisa do muuuuuito fazer esse roteiro inusitado 🙂 pena que é caríssimo para os padrões américa do sul 🙁 mas o meu preferido é o roteiro pela geladíssima e limda patagônia!

    • Concordo com os dois pontos Camila!

      Tirando a Venezuela os outros países são bemmmm carinhos se comparado com os outros países do nosso continente.

      E a Patagônia é um dos lugares mais lindo que já conheci!
      Quero fazer outra viagem pra lá assim que possível!
      hehehehe

      Abraço

  18. Demais esse post, Murilo
    Vou para Colômbia no fim do ano, quero mergulhar aqui no seu blog para estudar o país e aproveitar suas dicas.

    Grato pelo post.

    • Da pra viajar bastante com esses roteiros né!? hahahaha

      Tem bastanteeee conteúdo sobre a Colômbia aqui no blog! 🙂
      Da uma olhadinha e se precisar tirar alguma dúvida só chamar!

      Abraço,
      Murilo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here