COMPARTILHAR
comidas típicas na América Latina
© Pixabay

Uma das primeiras perguntas que meus amigos me fazem quando retorno de alguma viagem, independente do destino, é: “O que você comia por lá?”. Acho super compreensível essa curiosidade, afinal, uma das partes mais interessante de uma trip é poder provar pratos e sabores que você dificilmente teria a oportunidade de experimentar na cidade onde vive. Essa, é na minha opinião, uma das melhores formas de conhecer um pouco mais sobre a cultura e os hábitos do lugar que você está visitando.

Além disso, a culinária do seu destino será um fator muito importante para que você crie uma relação de amor ou ódio com ele. Você poderá voltar da viagem fazendo questão de se lembrar da última refeição, ou então, tentando esquecer os dias de barriga vazia e aguardando ansiosamente o lanche do seu voo.

No meu caso, nunca tive que recorrer aos fast foods e miojos da vida por não gostar da comida do país que estava conhecendo. Parte disso é pelo fato de até hoje só ter viajado pela América Latina, e apesar de cada país possuir suas particularidades e pratos típicos, muitos ingredientes são semelhantes aos que usamos no Brasil. Nesse post, vou te contar quais são os meus pratos favoritos no nosso continente.

1- Bandeja Paisa

⇒ ⇒ ⇒ Onde: típico do estado de Antioquia, Colômbia

Toda semana eu aguardava ansiosamente pelo almoço de quarta- feira no instituto onde eu trabalhava em Medellín, na Colômbia. Era esse o dia em que almoçávamos a tradicional Bandeja Paisa, um prato típico da cozinha antioquenha e que me lembrava muito o virado à paulista.

Arroz, feijão, carne moída, ovo frito, chicharrón (parecido com o torresmo), plátano frito, arepa e abacate. Eu sei, não é nem um pouco saudável, mas é uma delícia.

comidas típicas na América Latina

2- Cayeye

⇒ ⇒ ⇒ Onde: costa caribenha na Colômbia

Já estava há quatro meses na Colômbia e nunca tinha ouvido falar nele, e então, o meu host do Couchsurfing em Santa Marta me disse que não poderia sair do país sem antes prová-lo.

Trate-se de um purê feito com plátano verde, queijo, molhos e outros temperos. Só posso te dizer mais uma coisa sobre ele: se for à essa região da Colômbia não vá embora sem experimentá- lo.

Leia também: 7 comidas que você deve provar na Colômbia

3- Queso Relleno

⇒ ⇒ ⇒ Onde: península de Yucatán, México

A culinária mexicana é uma das minhas preferidas. As comidas são bem temperadas e o que eu mais gosto é que sempre tem um molhinho simples mas super saborosos que acompanha.

Quando fui à um restaurante e vi a descrição desse prato não tive nenhuma dúvida de que ele seria a minha refeição: queijo Edam recheado com picadinho de carne, azeitona, ovo cozido e molho.

4- Pupusa

⇒ ⇒ ⇒ Onde: El Salvador

Esse foi o primeiro quitute que comi em El Salvador, logo depois que cruzei a fronteira entre a Guatemala e esse pequeno país da América Central.  Para você ter uma ideia, ela é tão consumida no país que em 2005 o governo salvadorenho emitiu um decreto afirmando que ela é “El plato nacional de El Salvador”.

A massa é feita de milho e se assemelha com as da tortilla e da arepa colombiana. Os recheios podem ser dos mais variados, de queijo a carne de porco com legumes.

5- Chivito

⇒ ⇒ ⇒ Onde: Uruguai

Já escutei muita gente dizer com certo desdém de que o chivito não é nada mais do que um X- tudo e que não merece a fama que tem. E eu até concordo que ele lembra alguns aspectos com do nosso lanche, mas mesmo assim, não deixe de prová-lo.

Apenas certifique-se de ir com fome pois os chivitos costumam ser bem grandes. O que eu comi, por exemplo, vinha com ovo, bacon, presunto, queijo, carne (não é hambúrguer), alface, tomate e azeitona.

comidas típicas na América Latina
© Matt Rubbens [Wikimedia Commons]

Leia também: 12 lugares incríveis que você precisa conhecer na América Latina

6- Gallo pinto

⇒ ⇒ ⇒ Onde: Costa Rica e Nicarágua

Muita gente acha que arroz com feijão é um prato popular apenas no Brasil, mas não é bem assim. Na América Central, por exemplo, esses ingredientes estão presentes em todos os países. Os dois que mais consomem são a Costa Rica e a Nicarágua, e nome dado essa combinação é Gallo Pinto.

A grande diferença para os nossos hábitos é que o feijão não estará com aquela fartura de caldo que estamos acostumados. O arroz e feijão são misturados e fritos até ficarem tostados. Outra diferença significante é que muita gente consome o gallo pinto como café da manhã.

7- Tamales

⇒ ⇒ ⇒ Onde: Diversos países latino americanos

Esse é um prato encontrado em vários destinos da América Latina, principalmente na América Central e no país onde provei o melhor da minha vida: México.

A massa de milho é parecida com a nossa pamonha, a grande diferença é que os tamales podem levar como recheio: frango, carne desfiada ou praticamente qualquer outra coisa que você desejar.

comidas típicas na América Latina
© Gonzalo Rivero [Wikimedia Commons]

8- Ceviche

⇒ ⇒ ⇒ Onde: típico do Peru, mas consumido em grande escala em outras regiões da América do Sul, como por exemplo, na costa equatoriana.

A primeira vez que experimentei ceviche na vida foi durante meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru. Tenho que admitir que foi a contra gosto, nunca tinha experimentado “peixe cru” e era avesso a essa ideia.

Por livre e espontânea pressão dos meus amigos pedi um prato no meu último jantar da viagem e sou grato a eles até hoje. Simplesmente foi a melhor refeição que fiz durante toda a trip.

9- Empanadas

⇒ ⇒ ⇒ Onde: Argentina e Chile

Confesso que não sou grande fã da culinária argentina, mas se tem uma coisa que eu comi com muito gosto enquanto estava viajando por lá foram as empanadas. São perfeitas para um lanche rápido, podem ser encontradas em qualquer lugar, custam pouco e são muito saborosas.

Além disso, possuem vários sabores diferentes. A minha preferida é a tradicional assada e de carne.

comidas típicas na América Latina
© Pixabay

Leia também: 7 Patrimônios Culturais da UNESCO para você conhecer na América Latina

10- Feijoada

⇒ ⇒ ⇒ Onde: Braaaaasil

No tempo em que trabalhei em um hostel na Nicarágua havia mais dois brasileiros que trabalhavam comigo. Independente de qual fosse o assunto da nossa conversa, de alguma maneira ele se desviava para pastel, coxinha, pão francês, e claro, feijoada.

Fiquei um bom tempo pensando sobre qual prato brasileiro eu incluiria nessa lista. Afinal, em um país com tantos sabores como o nosso, escolher apenas um é uma tremenda injustiça com os tantos outros que existem (e que eu também adoro). Mas depois de me lembrar da felicidade que senti ao comer uma feijoada depois de 11 meses, foi fácil decidir.


14563409_1338234762877841_1292073806546278541_n

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Viagens Gastronômicas. Confira também os artigos dos outros blogueiros participantes dessa ação! ???? 

⇒ Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia
⇒ Destinos por onde andei… – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
⇒ Família Viagem – 10 comidas típicas que você precisa experimentar nas suas viagens
⇒ Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
⇒ O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?
⇒ Viajando em Família – Receitas para recordar
⇒ Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS
⇒ Trilhas e Cantos – Califórnia: Um paraíso da Craft Beer
⇒ Turistando coma Lu –  O que comer em Portugal
⇒ Tá indo pra onde? – A Rua do Porto em Piracicaba – SP
⇒ VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma
⇒ Viagem em Detalhes – Festival Food & Wine no Epcot em Orlando
⇒  Tirando Férias – Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha
COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

31 COMENTÁRIOS

  1. Quando vi a foto da Bandeja Paisa deu uma saudade enorme de Bogotá. Comemos no almoço quando estivemos lá e o ceviche foi nosso prato diário durante a semana que ficamos em San Andrés. Bom demais, pedíamos como entrada no almoço ou prato principal no jantar. Adoramos. E claro que nossa feijoada não poderia ficar de fora desse lista hein! Faço na panela de barro e cozinho no carvão em nossa casa de praia, modéstia à parte, fica show.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here