Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Caminho de Moisés em Maragogi: Onde fica e Como ir

O Caminho de Moisés, localizado em Maragogi, é um banco de areia que fica exposto mar adentro durante os períodos de maré baixa.

Normalmente, essa formação natural por si só já costuma chamar atenção dos viajantes e se torna um ponto turístico onde quer que esteja.

No entanto, no litoral de Alagoas ela ostenta um acabamento ainda mais polido: o mar azul turquesa e a faixa de areia branquinha, que são marcas registradas do estado.

Com as condições naturais adequadas, a paisagem é realmente um dos cenários mais lindos que você verá durante a viagem a Maragogi.

Por outro lado, tenha em mente que basta um atraso de poucos minutos que já há o risco de não encontrar o local no auge da sua beleza.

Além disso, também é importantíssimo não se esquecer da hora de voltar à beira-mar. Afinal, é fundamental ir embora antes que a água comece a subir.

Portanto, se você quer ir ao Caminho de Moisés e aproveitar ao máximo o seu passeio, planeje-se adequadamente para este momento de diversão.

Caminho de Moisés

Caminho de Moisés Maragogi
Caminho de Moisés em Maragogi

Onde fica o Caminho de Moisés?

O Caminho de Moisés é uma das atrações da cidade de Maragogi, que é um dos principais destinos do litoral de Alagoas e se encontra a 125 quilômetros da capital do estado, Maceió.

Aliás, saiba que para chegar a Maragogi se pode desembarcar tanto na capital alagoana, como também na capital pernambucana, Recife. Isso porque, o munícipio está situado entre as duas grandes cidades.

Por fim, o Caminho de Moisés de Maragogi está localizado na Praia de Barra Grande, mais especificamente em frente ao Receptivo Barra Mar Beach Club.

Hospedando-se no centro da cidade, que é onde se encontram as pousadas mais baratas de Maragogi, a distância até o Caminho de Moisés é de aproximadamente 6 quilômetros.

onde fica o Caminho de Moisés?
Praia de Barra Grande, em Maragogi

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Maragogi

Como ir ao Caminho de Moisés?

Há basicamente duas formas para ir ao Caminho de Moisés: andando pelo próprio caminho a partir da Praia de Barra Grande ou com um passeio de lancha.

Para os viajantes que querem ir por conta própria, basta seguir rumo à Praia de Barra Grande, na altura do Receptivo Barra Mar Beach Club.

Saindo do centro de Maragogi há vans públicas que fazem o percurso até lá. No caso, a parada de descida é na rodovia e é preciso caminhar 500 metros para chegar à faixa de areia.

O ponto de saída das vans é praticamente ao lado da Praça Santo Antônio. No Google Maps, está identificado como “Terminal da Cooperativa Rodoviária de Maragogi”.

As vans saem a todo instante, o percurso dura 10 minutos, a passagem custa R$ 5,00 e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou PIX.

Além disso, também é possível ir ao Caminho de Moisés de lancha. Aliás, na própria Praia de Barra Grande há barqueiros que oferecem esta navegação até lá.

Porém, normalmente, quem vai de lancha é porque já contratou um passeio às piscinas naturais de Maragogi que inclui também esta nova atração.

Ainda assim, atenção: se você quer fazer a dobradinha de piscinas naturais + Caminho de Moisés no mesmo passeio, verifique se o receptivo turístico realmente faz este roteiro.

Embora este itinerário de duas paradas já tenha se tornado bastante comum entre as agências de passeios, não são todas as empresas que realizam esta programação mais completa.

Como ir ao Caminho de Moisés?
É possível ir andando ou de lancha

Qual é o melhor horário para visitar o Caminho de Moisés?

O melhor horário para visitar o Caminho de Moisés é durante a maré baixa.

Isso porque, é somente neste período que a formação natural fica exposta e quando é possível caminhar sobre o banco de areia com água rasa.

Além disso, saiba que não é em qualquer maré baixa que o passeio se torna possível.

De modo geral, a condição ideal é com a maré negativa de -0,1 até no máximo 0,2, sendo que quando está em 0,2 o visual já deixa de ser tão impactante e a altura da água em alguns trechos pode passar do tornozelo.

Ou seja, é uma condição bastante específica.

Para você ter uma ideia, os passeios às piscinas naturais são realizados com a altura da maré até 0,6.

Para descobrir qual será o horário da maré mais baixa e se as condições estarão adequadas para o dia do seu passeio é necessário consultar a tábua das marés em Maragogi.

Importante: o horário da maré mais baixa varia todos os dias. Portanto, poderá ser tanto de manhã, como também à tarde.

Se durante os seus passeios para fazer em Maragogi a maré estiver entre -0,1 e 0,2 e adequada para visitar o Caminho de Moisés, organize-se para chegar ao local 1hora antes do pico mínimo do dia.

Por exemplo: se a tábua das marés indica que a hora de maré baixa do dia será às 9h da manhã, chegue à Praia de Barra Grande às 8h.

Isso porque, dessa forma haverá tempo suficiente para fazer a caminhada pelo Caminho de Moisés e aproveitar ao máximo o período de maré baixa.

melhor horário para ir ao Caminho de Moisés
Nesta foto a maré estava em 0,4, que na minha opinião, já é inapropriada para ir ao Caminho de Moisés

O Caminho de Moisés é perigoso?

O Caminho de Moisés pode ser perigoso caso não se tome alguns cuidados durante o passeio.

A primeira precaução é visitá-lo somente durante os horários de maré baixa, com alturas entre -0,1 e 0,2, quando o banco de areia ainda está exposto.

Além disso, informe-se sobre qual será a hora da maré mais baixa do dia e não fique mais do que 1h no local depois deste horário.

Isso porque, é possível que a maré volte a subir rapidamente, dificultando a assim a caminhada de volta à costa.

Por fim, esteja sempre próximo de outras pessoas e não fique em áreas mais isoladas do Caminho de Moisés.

É perigoso ir ao Caminho de Moisés?
Local onde se inicia o Caminho de Moisés, na Praia de Barra Grande

O que fazer?

O Caminho de Moisés é uma atração contemplativa.

Ou seja, a graça do lugar é ficar embasbacado com a paisagem praiana padrão proteção de tela celular, com água azul inacreditável e areia branquinha.

Além disso, o passeio também será extremamente fotográfico.

Além do marzão azul já ser um cenário e tanto, o local tem as tradicionais redes coloridas, balanços com molduras de flores e outros enfeites para deixar o registro mais bonito.

Para se refrescar, no Caminho de Moisés também há bares flutuantes montados sobre jangadas que garantem bebidas geladas aos visitantes.

Importante: se você for andando leve apenas o essencial e objetos impermeáveis. Afinal, quanto mais coisas você levar, mais difícil será a caminhada e o banho de mar.

Por fim, depois da visita a minha sugestão é esticar o passeio até outras praias de Maragogi que estão localizadas por estas bandas da cidade, como por exemplo, Antunes e Ponta de Mangue.

Aliás, o trecho entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Antunes, que pode ser percorrido a pé em apenas 30 minutos, é um dos mais exuberantes da região.

Em qual praia fica o Caminho de Moisés?
Praia de Barra Grande
passeio ao Caminho de Moisés
Trecho entre Barra Grande e Antunes

Pousadas próximas ao Caminho de Moisés

O Caminho de Moisés fica na Praia de Barra Grande, que por sinal, é uma boa vizinhança para se hospedar em Maragogi.

Para quem está em busca de tranquilidade e não faz questão de ficar no burburinho central, este bairro oferece ares de vila praiana com uma modesta e eficiente infraestrutura para os forasteiros.

Além disso, se durante a sua viagem a Maragogi o horário da maré mais baixa do dia for muito cedo, como por exemplo, às 8h da manhã, estar hospedado em Barra Grande facilitará a logística para ir andando à atração.

Para verificar os preços atuais nas pousadas disponíveis próximas ao Caminho de Moisés recomendo consultar as ofertas do Booking.com.

Em todo caso, seguem abaixo algumas acomodações na Praia de Barra Grande que são bem avaliadas pelos hóspedes:

pousadas perto do Caminho de Moisés
Vila de Barra Grande
Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *