Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Maragogi: Dicas, praias e hotéis

Principal destino do momento no litoral alagoano, decidir onde ficar em Maragogi costuma ser mais simples do que muita gente imagina. Embora a cidade tenha várias regiões com opções de hospedagem, cada uma delas atende diferentes perfis de viajantes.

Ou seja, basta você saber qual será o estilo da sua viagem, que o melhor lugar para se hospedar em Maragogi ficará tão claro quanto as águas cristalinas que fizeram a fama de Maragogi.

Ainda assim, atenção: por conta do crescimento turístico repentino que a região sofreu nos últimos anos, a estrutura de algumas acomodações podem deixar a desejar – principalmente se compararmos com outros destinos próximos, como Porto de Galinhas.

Há sim ótimas hospedagens para ficar em Maragogi, no entanto, para não cair em nenhuma roubada, é necessário ler atentamente as avaliações que o local recebeu em sites como o Booking.com.

Porém, não se preocupe, pois além de explicar quais são as vizinhanças mais adequadas para os turistas se hospedarem, neste texto eu indicarei hostels, hotéis e pousadas, que ostentam uma boa reputação.

Leia também: 7 dicas valiosas para sua viagem a Maragogi

Dicas de onde ficar em Maragogi

» Melhores lugares para ficar em Maragogi
» Centro
» Praias do sul de Maragogi
» Praias do norte de Maragogi
» Japaratinga
» Minha experiência
» É melhor ficar em Maceió ou Maragogi?

# Melhores lugares para ficar em Maragogi (Alagoas)

De um modo geral, o lugar mais conveniente para ficar em Maragogi é no modesto centrinho da cidade. Porém, saiba que existe a possibilidade de se hospedar em outros cantos, e que essas experiências mais afastadas do burburinho central rendem uma viagem completamente diferente.

Confira a seguir quais os prós e contras de cada uma das regiões para se hospedar em Maragogi:

» Centro
» Praias do sul de Maragogi
» Praias do norte de Maragogi


Leia também: 10 pousadas baratas em Maragogi

# Centro

Como é de se imaginar, o centro de Maragogi é o pedaço mais estruturado e movimentado da cidade. Por lá há hospedagens de todas as categorias (uma boa para quem quer economizar!), restaurantes variados, agências de passeios e todo tipo de comércio.

Além disso, quem fica no centro terá fácil acesso a transporte tanto para as praias do sul como para as praias do norte de Maragogi, como também para Maceió e até mesmo Recife.

Não menos importante, quem vai visitar as famosas piscinas naturais poderá sair da própria praia central, o que acaba facilitando ainda mais a logística. E por falar em praia central, embora ela seja bastante bonita e aproveitável, para ir a outros pedaços ainda mais paradisíacos será necessário se render a algum passeio, transporte público ou carro próprio.  

Na minha opinião, ficar no centro de Maragogi é a melhor pedida para quem está com o tempo curto, sem carro ou gosta de sair a noite para caminhar a beira-mar e parar em algum bar ou restaurante aleatoriamente.

lugares para ficar em Maragogi

Avenida principal no centro de Maragogi

centro de Maragogi

Embora não seja nada charmoso, o centro de Maragogi é um lugar conveniente para se hospedar!

Acomodações no centro de Maragogi

O hostel mais bem avaliado para ficar em Maragogi – não sem motivos – é o Maraga Beach Hostel. Inclusive, foi lá em que eu me hospedei e certamente ficaria outras vezes. O albergue tem ótima estrutura, quartos confortáveis, limpeza bem feita, café da manhã caprichado e, de quebra, tem um terraço com uma vista para a praia central da cidade.

Quem não abre mão de um hotel ou pousada, porém, quer se hospedar em Maragogi sem precisar gastar uma fortuna, a boa notícia é que no centro há vários lugares baratos para ficar.

Não se incomodando em se alojar algumas quadras distantes da praia, a Pousada Coco Verde e a Maragogi Suítes costumam oferecer diárias para duas pessoas e com café da manhã incluído, por menos de R$ 160,00. À beira-mar, a Pousada Olho D’água é uma das que oferece melhor custo-benefício.

Podendo investir numa pousada mais charmosa e elegante, a Ecohar Yoga tem espaços bem decorados. Quem fica lá costuma ter as expectativas superadas por conta da estadia sem defeitos.

# Praias do sul de Maragogi

Ao sul de Maragogi, ainda no seu próprio território, as duas as praias com poucas opções de hospedagens são a Praia de Camacho e Praia de São Bento. Porém, como essas praias estão longe de serem as mais impressionantes da cidade – embora sejam lindas – a estadia por estas bandas só vale a pena para quem quer investir numa estadia diferenciada, como por exemplo, no Salinas Resort.

Salinas Resort

Situado a dois quilômetros do burburinho central de Maragogi, o Salinas Resort é um dos resorts mais famosos não apenas de Maragogi, mas de todo o estado de Alagoas. Com uma estrutura invejável, é aqui que você encontrará aquele sistema all inclusive, onde não precisará sair nem para fazer suas refeições.

Por conta disso, acredito que ficar no Salinas vale mais a pena para quem tem tempo de usufruir toda a estrutura do lugar. Afinal, além dos comes e bebes liberados em bares e três restaurantes (buffet variado, italiano e nordestino), o local ainda oferece diversas atrações para entretenimento, como piscina, atividades esportivas e spa.

» Veja fotos, avaliações e preços do Salinas Resort

# Praias do norte de Maragogi

As praias do norte da cidade são uma boa pedida para ficar em Maragogi, no entanto, essas bandas não são para todo perfil de viajante. O principal motivo é que se hospedar por aqui é ideal para quem tem mais tempo de aproveitar dias preguiçosos de frente para o mar, afinal, é ao norte que estão os melhores pedaços de areia de Maragogi – como Barra Grande, Praia de Antunes e a Ponta de Mangue.

Além disso, quem gosta de sair a noite mas não está motorizado, ficará dependente do transporte público de vans que fazem o deslocamento entre as praias e o centro de Maragogi.

Vale lembrar também que as opções de comércios são limitadas, e basicamente há poucos bares e restaurantes que funcionam em sua maioria durante o dia. Outro ponto a considerar é que a oferta de pousadas econômicas segue a mesma dinâmica dos comércios, ou seja, é mais escasso por aqui.

praias para se hospedar em Maragogi

Praia de Antunes

Acomodações nas praias do norte de Maragogi

A Praia de Barra Grande e a Praia de Antunes – que são vizinhas – são as mais povoadas para ficar hospedado ao norte de Maragogi. Lembre-se, porém, que ambas são menos estruturadas do que o centro.

Em Barra Grande, a Pousada Cantinho da Melão faz a linha boa, bonita e barata. Uma escolha certeira para os viajantes que gostam de lugares sem firulas, bem arrumados e limpinhos.

Na Praia de Antunes as hospedagens são um pouco mais caras, portanto, se quiser ficar em Maragogi de frente para o paraíso, vá preparado para o investimento. Por lá, a  Pousada Rangai é uma das mais cobiçadas e ostenta uma reputação invejável. Para preços mais realistas, vale ficar de olho nas ofertas da Village Miramar.

# Japaratinga

A 10 quilômetros de Maragogi, em direção ao sul, Japaratinga é um município que costuma surpreender os viajantes que lhe dão uma chance. Bem menos movimentada que sua vizinha mais famosa, a cidade é dona de praias tão lindas quanto as da sua comadre. Não à toa, alguns viajantes consideram ficar hospedados por estas bandas.

 Na minha opinião, o plano pode funcionar muito bem para quem está viajando de carro. Além de encontrar menos tumulto, os preços de alimentação e acomodações tendem a ser ligeiramente mais em conta.

E, uma vez com veículo próprio, é possível conhecer sem dificuldades tanto as praias de Japaratinga como também as de Maragogi. Para quem não estiver dirigindo, no entanto, considero o centro de Maragogi uma escolha mais conveniente.

De qualquer forma, independente se você irá ou não ficar hospedado em Japaratinga, recomendo reservar um dia da programação para visitar as praias de lá.

onde ficar em Japaratinga

Japaratinga

Acomodações em Japaratinga

No centro de Japaratinga, perto de tudo e de todos, a Pousada Badejo é uma das mais bem cotadas. Embora as suítes não sejam hiper-espaçosas, são bem decoradas e aconchegantes. Além disso, o café da manhã é daqueles que deixa saudades quando voltamos pra casa, a limpeza é bem feita e o atendimento é simpático.

Para uma experiência menos urbana e mais próxima da natureza, a Pousada Humaitá, que fica na Praia Barreira do Boqueirão, encanta os viajantes com sua estrutura excelente e seu astral tranquilo e despreocupado.

# Minha experiência: Maraga Beach Hostel

O lugar que escolhi para ficar em Maragogi foi o Maraga Beach Hostel, que está no centro da cidade de frente para a praia central. E, já adianto, que é um albergue que eu certamente me hospedaria novamente.

Com localização imbatível, o Maraga Beach oferece dormitórios compartilhados mistos, masculinos e femininos, além de quartos privativos. O colchão era confortável, há tomada ao lado da cama e locker grande para guardar pertences de valor. Embora não tenha ar condicionado, os dormitórios são bem arejados e, ao menos no meu quarto, havia quatro ventiladores. O quarto não é enorme, mas também não tão apertado ao ponto de ficar se esbarrando em outros viajantes.

Os banheiros compartilhados ficam fora do dormitório e são no estilo vestiário – separados em masculino e feminino. Todas às vezes que utilizei estavam limpos.

Aliás, a boa limpeza do hostel é outro ponto a ser elogiado. Tanto os banheiros quanto os dormitórios e a área comum, estavam sempre em ordem.

A área social é daquelas que por si só já vale a estadia. Sala de estar, cozinha bem equipada e espaçosa, além de um terraço com uma baita vista para o mar.

Pra ficar melhor, o café da manhã é bem servido e diariamente comecei o dia com ovos mexidos, salsicha ao molho, cuscuz, tapioca, pães, frios, frutas, sucos, bolo e outras delícias servidas num buffet à vontade.

Como nem tudo é perfeito, esteja preparado para subir e descer escadas.

hostels em Maragogi

Sala de estar do Maraga Beach Hostel

» Veja fotos, avaliações e preços do Maraga Beach Hostel

# É melhor ficar em Maceió ou Maragogi?

Embora esteja a 125 quilômetros de Maragogi, muitos viajantes têm dúvidas se é melhor ficar em Maceió e Maragogi. E, na realidade, o roteiro de viagem ideal é àquele que contempla estadia nos dois destinos.

Quem fica em Maceió e opta em fazer apenas um passeio bate-volta para Maragogi, passa muito tempo na estrada e pouco aproveita o destino queridinho do litoral alagoano.

Além do que, Maragogi tem praias e atrações que preenchem facilmente pelo menos dois dias inteiros de um roteiro por estas bandas. Portanto, o melhor a fazer a dedicar no mínimo duas noites em Maragogi.

E claro, caso queira aproveitar as praias com calma e quem sabe até fazer algum repeteco, três ou quatro noites seria o período ideal para se hospedar em Maragogi.

+ Dicas de onde ficar em Maragogi

» Lembre-se: na alta temporada – de dezembro até o carnaval – os preços das hospedagens sobem em todo o litoral do Brasil. Para ficar em Maragogi sem precisar gastar uma fortuna, reserve a sua acomodação logo que souber as datas da sua viagem.

» Além disso, antes de garantir o seu quarto vale ficar de olho nas ofertas do site Booking.com. Muitas vezes dá pra encontrar hotéis em Maragogi com até 40% de desconto.

» Verifique também quais as formas de pagamento utilizadas na hospedagem, se o café da manhã está incluído no valor da diária, e se há estacionamento disponível (caso você precise!). Tudo isso pode gerar inconveniente durante a sua estadia caso você não se informe antecipadamente.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Maragogi.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Maria Luiza disse:

Adorei seu post e muito bem escrito, viu? Aposentada escolhendo um lugar para morar e descansar o lombo😉

Murilo Pagani disse:

Oi, Maria Luiza, tudo bem?

Que bacana. Morar pertinho de uma praia como Maragogi deve ser bom demais. hehehe

Abraço

Adriana Soares Pereira disse:

Oi, pretendo ir pro Nordeste em outubro, familia , o casal e 1 filho 13 anos, dicas de pousadas aconchegantes com ar condicionado e piscina por um preço agradável? Pretendemos ficar em Maragogi

Murilo Pagani disse:

Oi Adriana, tudo bem?

Uma que oferece tarifas em conta e que atende esses seus critérios é a Pousada Mariuz.

Outra opção, também pelo centro, mas um pouco mais cara, é a Pousada Olho d’ Água.

Vou deixar os links abaixo para você dar uma olhada, ok!?

>>> https://www.booking.com/hotel/br/pousada-mariluz.pt-br.html?aid=884635;label=maragogi

>>> https://www.booking.com/hotel/br/pousada-olho-d-agua.pt-br.html?aid=884635;label=maragogi

Abraço!

Julliana Soares disse:

Quero dicas de casa para alugar em Maragogi
Obrigada

Murilo Pagani disse:

Oi Juliana, tudo bem?

Infelizmente não tenho nenhum contato particular de casa para alugar em Maragogi! =(

Já deu uma olhadinha no AirBnb? Pode ser que encontre algo legal por lá!

Abraço

Dhebora disse:

Adorei as dicas de onde ficar em Maragogi, principalmente do Maraga Beach Hostel, onde você ficou. Tem vista pro mar e tudo e parece ser charmosinho, mesmo sendo um hostel. Adorei!

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou das dicas, Dhebora!

Abraço

Cleo disse:

Tenho muita vontade de conhecer Maragogi, e teu post está bem bacana para saber onde ficar e as outras dicas mais. Amei!

Murilo Pagani disse:

Vale super a pena conhecer Maragogi, Cleo!

Abraço

Lulu Freitas disse:

Ótimas explicações sobre onde ficar em Maragogi. Também tinha dúvida se valia a pena ficar hospedado em Maceió e fazer bate-volta. Obrigada pela dica! Agora sei que é bom ficar só em Maragogi alguns dia.

Murilo Pagani disse:

Oi Lulu, tudo bem?

Sim, vale a pena ficar em Maragogi pois o passeio bate-volta é bem cansativo!

Abraço

Danielle disse:

Eu já fiquei em Maragoggi e em Japaratinga, ambos pontos são ótimos para circular pela região. Concordo contigo que é necessário ler os comentários dos hóspedes, nos sites de busca, pois uma foto bonita pode esconder vários problemas de infraestrutura.
Amo demais a praia de Antunes! Acho que ela é uma das mais lindas da região! A minha última vez, eu fiz a Rota dos Corais de Alagoas e foi sensacional!

marta janete santos disse:

Olá obrigada pelas dicas.Vou de Recife ( alugar um carro) para Maceió em abril e pretendo ficar em Maragogi (Que amei)uns 3 dias depois sigo Maceió. Quero ver de novo o Rio São Francisco.
obrigadoo
marta

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou das dicas, Marta!

Espero que aproveite a viagem!

Abração