roteiro de viagem pelo Caribe mexicanoPoucos lugares no mundo conseguem reunir boa gastronomia, festas, praias paradisíacas e sítios arqueológicos incríveis. Pois bem, um desses lugares está na América Latina e é o sonho de consumo de muitos brasileiros, o Caribe mexicano. Mais especificamente as cidades de Cancun, Playa del Carmen e Tulun.

Organizar um roteiro de viagem pela Riviera Maia pode parecer uma tarefa simples inicialmente. Porém, com uma rápida pesquisa você descobrirá que esse lugar possui inúmeras opções de passeios e coisas a fazer.

Recomendo que você passe pelo menos duas semanas nessa região, assim poderá conhecer os principais lugares sem pressa. Caso não tenha todo esse tempo disponível, o melhor a fazer é escolher uma única cidade e explorá-la ao máximo.

Qual a melhor época para viajar pela Riviera Maia

De dezembro até maio são os meses mais indicados para viajar pelo Caribe mexicano. Essa é a época mais seca, ou seja, dificilmente as chuvas atrapalharão a sua trip. Lembre-se que por isso, essa também é a alta temporada.

De dezembro até o Spring Break espere encontrar lugares cheios e preços mais altos. A segunda quinzena de abril e maio já são meses mais tranquilos e, para mim, os melhores para conhecer essas praias do Caribe.

De julho até a primeira quinzena de novembro é a baixa temporada. São os meses com maior incidência de chuva.

Roteiro de viagem pelo Caribe mexicano

Cancun >>> Playa del Carmen >>> Tulum

Localizada no extremo norte do estado de Quintana Roo, Cancun costuma ser a porta de entrada para a Rivera Maia. A cidade mais americanizada dessa região possui uma noite bastante agitada, principalmente durante o Spring Break que acontece em março.

Reserve quatro dias para Cancun. Além das praias e festas, há outros dois passeios muito interessantes que podem ser feitos a partir de Cancun em uma day trip: Chichén Itzá e Isla Mujeres.

O primeiro trata-se de uma das cidades Maias mais importantes que já existiu. Não à toa, foi eleita em 2007 como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Já a Isla Mujeres é onde você poderá curtir o caribe na sua forma mais exuberante. Você pode fazer os dois passeios por conta própria, sem contratar nenhuma agência.

roteiro de viagem Caribe
Chichén Itzá

Depois  de começar a se acostumar com o paraíso é hora de partir para Playa del Carmen. A sua segunda cidade base  fica apenas a 75 quilômetros de Cancun. A companhia de ônibus ADO faz esse trajeto diversas vezes ao dia e o percurso leva pouco mais de uma hora.

Playa del Carmem gira em torno da 5ª Avenida (apenas a uma quadra da praia). Essa é a avenida principal e onde ficam quase todos os bares, restaurantes, baladas e comércios em geral, portanto, hospedar-se nessa região facilitará sua vida. Acredito que quatro ou cinco dias seja o ideal para Playa.

Além das praias da cidade, você terá muitos outros lugares para conhecer. A Isla Cozumel é famosa pela excelente condição para mergulho. A praia Akumal fica um pouco afastada, mas com certeza vale a visita. Lá você poderá encontrar facilmente tartarugas marinhas nadando ou até mesmo na areia.

Playa del Carmen roteiro
Praia principal de Playa del Carmen

Leia também: Dicas práticas para Playa del Carmen

Ainda perto de Playa del Carmen há três parques temáticos que atraem centenas de turistas todos os dias, o  Xcaret, Xel-Há, e Xplor. Infelizmente não pude conhecê-los pois estava com o orçamento limitado, mas com certeza são boas opções para adultos e crianças. Resumidamente a diferença entre os três é a seguinte:

>>> XCaret: é o mais cultural entre os três. Há diversas apresentações de dança e espetáculos sobre a cultura maia e mexicana.

>>> Xel-Há: um parque natural onde se prioriza diversas atividades aquáticas como o snorkel.

>>> Xplor: destinado aos aventureiros de plantão que estão em busca de diversão e adrenalina.

Depois de curtir as atrações de Playa del Carmen, chegou a hora de ir para a terceira e última cidade desse roteiro: Tulum. Essa pequena cidade é bem diferente das outras duas. Além de não ter uma vida noturna muito agitada, aqui quem reina são as pequenas pousadas e serviços mais simples.

Um dos lugares mais visitadas são as Ruínas de Tulum, um sitio arqueológico Maia onde as construções estão super próximas do mar. Outro lugar para visitar uma antiga cidade Maia é Cobá. Desconhecida por muitos viajantes, esse antiga cidade fica a aproximadamente 40 quilômetros de Tulum.

viagem caribe mexicano
Ruínas de Tulun

Leia também: 7 lugares para conhecer na Riviera Maya

Ainda em Tulum, aproveite para conhecer algum dos vários cenotes que há por toda essa região. Recomendo o Gran Cenote, um dos mais bonitos que visitei.


Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas para um roteiro pelo Caribe mexicano ? Deixe um comentário abaixo!

2 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here