
Seja para de fato comprar um livro, tomar um café, ou simplesmente perambular entre as prateleiras anotando títulos e mais títulos que pretendemos ler em breve, a boa notícia para os amantes da leitura é que não faltam boas livrarias em São Paulo.
Mesmo com o mercado literário tradicional passando por uma dramática crise, boa parte das lojas de livros da cidade seguem resistindo de portas abertas. Portanto, não perca tempo e vá comprar àquela obra que você há tanto tempo quer ler, ou então, aproveite para descobrir novos autores que estão cheios de histórias pra contar.
Apesar desta lista de livrarias em São Paulo incluir cantinhos clássicos e movimentados da Terra da Garoa, não faltarão sugestões de lugares que – além de vender livros – realizam eventos e discussões literárias, e ainda promovem escritores independentes que podem nos surpreender a cada vírgula.
Leia também:7 cafés em São Paulo que valem a visita (Meus favoritos)
# Livrarias em São Paulo
Confira no mapa abaixo a localização das livrarias em São Paulo que serão indicadas neste post. E, para saber mais detalhes sobre cada uma delas, basta ler o texto até o final.
1- Livraria Cultura do Conjunto Nacional
2- Livraria da Vila
3- Taperá
4- Blooks
5- Livraria Martins Fontes
6- Patuscada Livraria
7- Casa Plana
Leia também:10 dicas do que fazer em São Paulo
1- Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Possivelmente a livraria mais famosa de São Paulo, a Cultura do Conjunto Nacional está sempre cheia de vida e com milhões de exemplares a disposição. É o lugar certo pra quem quer garimpar novos títulos do mercado convencional, ou comprar livros de categorias que não são tão comuns em livrarias menores. Acredite, poucos lugares no mundo reúnem tanto assunto num único espaço.
Se você é do tipo de pessoa que curte passar um tempo foleando novas páginas, vá com tempo e aproveite o lugar com calma.
» Onde: Avenida Paulista, 2073, Bela Vista (a 100 metros da estação Consolação).
» Horário: De segunda a sábado das 9hs às 22hs; domingo das 11hs às 20hs.

Leia também:63 hotéis em São Paulo (Guia definitivo bairro a bairro)
2- Livraria da Vila
Apesar de ter várias unidades espalhadas na cidade, a minha favorita e que recomendo que você visite é a da Vila Madalena, que além de ter um ambiente pra lá de intimista tem um café bastante aconchegante.
Embora não tenha um acervo tão grande quanto a Cultura do Conjunto Nacional, a Livraria da Vila dispõem de bons títulos. Sem dúvida é uma parada obrigatória para quem prefere ambientes menos tumultuados e mais silenciosos.
» Onde: Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena (a 900 metros da estação Fradique Coutinho).
» Horário: De segunda a sexta das 9hs às 22hs; sábado das 10hs às 20hs; domingo das 11hs às 20hs.

3- Taperá
Escondida na pitoresca Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, a Taperá pode ser definida como um centro de cultura sob a forma de livraria e com o aconchego da nossa sala de estar.
Apesar de suas estantes exporem diversos títulos nacionais – principalmente de autores independentes – o espaço se destaca por promover eventos e discussões que incluem temas sociais e políticos, clube de leitura, além de exibir regularmente o Cine Taperá.
Como se não bastasse, atualmente ela também oferece cursos de curta duração. Para consultar os temas abordados nestes estudos basta clicar aqui.
» Onde: Avenida São Luís, 187, 2º Andar, Galeria Metrópole, República (a 300 metros da estação República)
» Horário: De segunda a sexta das 10hs às 20hs; sábado das 10hs às 18hs.

Leia também:11 museus em São Paulo para um roteiro cultural
4- Blooks
Mais uma opção de livraria em São Paulo com um ambiente tranquilo, e conveniente para passar um bom tempo colocando a leitura em dia é a Blooks, que fica no Shopping Frei Caneca.
Espaço agradável, com mesa compartilhada, sem muitas firulas e que rende algumas horas de passatempo.
» Onde: Rua Frei Caneca, 569, Shopping Frei Caneca, Consolação (a 700 metros da estação Higienópolis-Mackenzie).
» De segunda a sábado das 11hs às 22hs; domingo das 14hs às 22hs.

Leia também:Top 10 | Os principais pontos turísticos em São Paulo
5- Livraria Martins Fontes
Outra rede de livrarias em São Paulo muito bem consolidada na cidade é a Martins Fontes, que conta com uma unidade na Avenida Paulista e outra no Centro.
Como só conheço a da Avenida Paulista, ela é a minha sugestão para você escapar de uma das avenidas mais movimentadas de Sampa e mergulhar – nem que seja por alguns minutos – no universo literário.
A parada fica ainda melhor se você subir no segundo piso da livrara e aproveitar as delícias do seu pequeno e acolhedor café.
» Onde: Avenida Paulista, 509, Paraíso (a 70 metros de da estação Brigadeiro).
» De segunda a sexta das 8hs às 22hs; sábado das 9hs às 22hs; domingo das 10hs às 20hs.

6- Patuscada Livraria
Numa pequena casa em Pinheiro, não muito longe do Beco do Batman, a Patuscada Livraria é um espaço cultural que reúne bar, café e já se tornou o point de lançamentos de escritores independentes. Inclusive, o melhor dia para visitar o local é quando está acontecendo algum evento.
» Onde: Rua Luís Murat, 40, Pinheiros (a 1.000 metros da estação Sumaré).
7- Casa Plana
Muito mais do que uma livraria, a Casa Plana é na verdade um espaço múltiplo que, além e promover atividades do meio editorial e auto publicações, oferece cursos e workshops de diversas áreas artísticas, como por exemplo, artes visuais.
Além de poder passar um tempo descobrindo títulos e autores que você não encontraria numa livraria convencional, vá com tempo para poder aproveitar também o simpático café que há por lá.
» Onde: Rua Fradique Coutinho, 1139, Pinheiros (a 1.000 metros da estação Fradique Coutinho).
» Horário: Terça a sábado das 10hs às 20hs.

+ Livrarias em São Paulo
Como boa metrópole que é, há ainda outras centenas de livrarias em São Paulo que você pode conhecer.
Localizada na Vila Buarque, há Banca Tatuí é um point certeiro dos apaixonados por livros. Mas veja bem, como o próprio nome diz é uma banca, e não uma livraria convencional.
Outra rede que faz sucesso em Sampa é a Gaudí. Essa, no entanto, é voltada para as publicações artísticas.
Em Perdizes, a Livraria Zaccara é um pequeno refúgio que costuma agradar quem passa por ali. Ainda não conheço, mas assim que visita-la volto com mais detalhes.
No mais, se você tiver outras dicas de livrarias em São Paulo me conta aí nos comentários! 🙂
3 lugares para se hospedar em São Paulo ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulistatem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista. » Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo. |
Murilo, a Casa Plana infelizmente fechou durante a pandemia. Um livraria muito linda que convido você e seus leitores para conhecer é a Livraria da Tarde, que fica na Cônego Eugênio Leite, 956 (perto da Teodoro) em Pinheiros. Ela abriu em dezembro de 2019 e tem uma curadoria de livros muito especial.
Oi Mônica, tudo bem?
Poxa, que pena. Não sabia! =(
Ainda não conheço a Livraria da Tarde, muito obrigado pela dica!
Assim que der vou me programar para visitá-la e aí dá até para atualizar o texto… 🙂
Abraço!