O que fazer na Vila Madalena, em São Paulo: Dicas de lugares para conhecer num dos bairros mais divertidos de Sampa. (Descubra onde estão os melhores grafites, cafés, bares, restaurantes, livrarias, galerias e centros culturais do bairro.)
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

A vida descolada num dos bairros mais boêmios de São Paulo começou somente a partir da década de 70. Em 1968, depois que a ditadura militar fechou o complexo de alojamentos da Cidade Universitária da USP, os estudantes tiveram que procurar outro local para morar. Como a Vila Madalena é um bairro relativamente próximo e na época oferecia ótimos preços de aluguéis, os universitários não pensaram duas vezes para se mudarem para essa vizinhança.

Desde então, a antes pacata Vila Mada – como é carinhosamente chamada por muitas pessoas – passou a ser um fervilhante polo de gente animada e divertida. Como consequência natural dos novos moradores do bairro, os comércios passaram a ter uma pegada mais jovial e alternativa. E, até hoje, essas características se refletem nas atrações e passeios para fazer na Vila Madalena.

Além da vida noturna descompromissada herdada dos estudantes, espalhado pelo bairro você encontra livraria independentes, cafés charmosinhos, galerias e muitos murais de arte de urbana. E, neste post, eu irei te contar exatamente quais são estes lugares que valem a pena conhecer na Vila Madalena.

Leia também: 63 hotéis em São Paulo | Guia definitivo bairro a bairro

# Dicas do que fazer na Vila Madalena e Pinheiros

A uma curta caminhada da Vila Madalena está Pinheiros, um bairro que possui características muito parecidas com a sua vizinha. Inclusive, a semelhança é tanta que muitas vezes nem nos damos conta de que mudamos de bairro.

Por conta disso, além de dicas do que fazer na Vila Madalena, ao longo deste texto você encontrará indicações de lugares que estão em Pinheiros. Mas pode confiar, com um pouco de disposição dá pra fazer tudo a pé sem se cansar muito.

1- Tirar fotos no Beco do Batman

Apesar do ambiente moderninho e do local ter começado a bombar somente depois do surgimento das redes sociais – quando fotos coloridas dos belos grafites que há por lá começaram a invadir o Instagram – o Beco do Batman existe desde a década de 80.

Naquela época, depois que um desenho do Batman surgiu misteriosamente em uma das paredes da rua que faz parte do Beco, outros artistas passaram a colorir os demais espaços vazios com obras de encher os olhos.

Atualmente, o Batman continua sendo um personagem sempre presente nas pinturas do beco, porém, divide espaço com dezenas de outros murais enfeitados de diversos artistas. 

Para conseguir bons cliques sem ter que ficar esperando em fila, o ideal é que você visite o local durante a semana o mais cedo possível. Porém, na minha opinião, o agito e o movimento dos finais do semana torna o Beco do Batman ainda mais cheio de vida.

Para um lugar menos tumultuado, aproveite e visite também o Beco do Aprendiz, que fica a menos de quinhentos metros do seu irmão mais famoso.

Para chegar ao Beco do Batman as estações de metrô mais próximas ficam a aproximadamente vinte minutos de caminhada. Você pode utilizar tanto a Estação Sumaré (Linha Verde), quanto a Estação Fradique Coutinho (Linha Amarela).

Beco do Batman - Lugares para conhecer na Vila Madalena
Beco do Batman

2- Botar a leitura em dia

Que tal aproveitar seu passeio pela Vila Madalena para colocar a leitura em dia? Seja para comprar um livro best-seller, descobrir um novo autor independente, ou simplesmente pegar um livro emprestado, não faltarão locais para os amantes da literatura.

No quesito livraria convencional quem se destaca é a Livraria da Vila, que oferece um ambiente aconchegante e uma cafeteria pra lá de conveniente.

Para novas descobertas, a Casa Plana é um espaço multiuso para atividades editoriais independentes, e também promove auto publicações e uma série de cursos na área artística.

E para uma leitura sem compromisso, ou simplesmente utilizar o espaço para terminar de ler o seu próprio livro, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, pertinho da Praça Benedito Calixto, em Pinheiro, foi meu último bom achado por estas bandas.

bibliotecas e livrarias na Vila Madalena
Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Leia também: 7 livrarias em São Paulo para os amantes da leitura

3- Almoçar no Mercado de Pinheiros

Como saco vazio não para em pé, uma boa pedida para a hora do almoço é passar no Mercado de Pinheiros, que fica grudado na estação do Metrô Faria Lima, e aproveitar os poucos e bons restaurantes que há por lá.

Para pratos executivos tradicionais o restaurante Rainha do Mercado é uma escolha certeira e que pode surpreender. Além das refeições bem servidas, quem sempre arranca elogios é o seu famoso bolinho de bacalhau.

Já comandado pelo chef boliviano Checho Gonzales, a Comedoria Gonzales é ideal para algo rápido – desde que não tenha filas – e mergulhar nos sabores latinos.

Contrariando os mapas, ao lado de terras latinas você encontrará a…. Itália. Ou melhor dizendo, os sabores da pizza italiana no Napoli Centrale. As pizzas são individuais e custam entre R$ 20,00 e R$ 30,00.

Para voltar ao território tupiniquim, basta dar mais alguns passos que você estará no brasileiríssimo Mocotó Café, onde poderá provar os famosos Baião de Dois e Dadinhos de Tapioca do chef Rodrigo Oliveira.

Mercado de Pinheiros, em Pinheiros, SP
Mercado de Pinheiros

4- Tomar bons cafés

Quer um cafezinho ou uma sobremesa depois do almoço? Boa notícia! Uma das melhores coisas para fazer na Vila Madalena e Pinheiros é aproveitar suas dezenas de cafeterias.

Não muito longe da estação de metrô Fradique Coutinho, a KOF | King of The Fork é um dos meus cafés favoritos em São Paulo. Se for lá, não deixe de pedir o cookie triplo, que é mega recheado e gostoso. Se preferir algo salgado, minha sugestão é a torrada caprese.

Pelos lados da Estação Faria Lima, o Sofá Café é pra lá de aconchegante e conta com um cardápio caprichado para os cafezeiros de plantão.

Voltando para a Vila Madalena, quem vem conquistando a todos é o Coffee Lab, que reúne ambiente intimista, bom atendimento e café – e quitutes – pra ninguém botar defeito. Meu pedido preferido por lá é um cappuccino tradicional com o bolo gelado de café.

cafés para conhecer na Vila Madalena - Coffee Lab
Cappuccino com bolo do Coffee Lab

5- Tomar bons drinks

Devidamente alimentado, outra coisa que você não pode deixar de fazer na Vila Madalena é curtir os seus bares. Acredite, são tantos que até quem mora no bairro dificilmente conhece a maioria deles.

A Rua Aspicuelta, por exemplo, é o principal eixo boêmio da Vila e possui dezenas de bares lado a lado. Minhas dicas, no entanto, não estão aí.

Praticamente em frente ao Beco do Batman, na Rua Harmonia, a Pracinha do Seu Justinho possui ambiente descontraído com decoração bacaninha e vai até altas horas. Mais especificamente até o último cliente. O cardápio é extenso e variado: burrito, sanduíche de pernil, saladas, nacho, pizza, tapioca e porções de carnes.  Aos sábados é bom reservar uma mesa antecipadamente porque costuma ficar lotado.

Também muito perto do Beco do Batman, o Armazém da Cidade funciona aos sábados e domingos e reúne comidas rápidas e boa bebida num espaço descolado. A cada final de semana os carrinhos de comes e bebes são diferentes, mas quando fui tinha comida árabe, colombiana e hambúrguer, além de cerveja e coquetéis.

Em Pinheiro, a menos de quinhentos metros da estação do metrô Faria Lima, o Pitico é outro espaço alternativo pra se sentir à vontade e tomar umas biritas. Porém, mais que isso, por lá você também encontra uma cafeteria e petiscos de dar água na boca.

bares para conhecer na Vila Madalena
Pracinha do Seu Justino
dicas de lugares para visitar na Vila Madalena, em São Paulo
Pitico

6- Ver e comprar badulaques na Feirinha da Benedito Calixto

A dica de passeio para tarde de sábado é visitar a Feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto. Como boa feirinha de relíquias que é, por lá você pode encontrar de quase tudo: vinis, moedas, porcelanas, livros, fotografias, quadros de arte, tapetes e tudo quanto é tipo de objeto.

Além disso, nas ruas paralelas a feira não falta bons restaurantes, galerias e lojas de comércios em geral que deixam o passeio ainda mais completo. Sobre os preços, porém, não vá esperando encontrar àquela pechincha.

Oficialmente a feira funciona das 9hs às 19hs, mas ela começa a ficar mesmo animada depois das 11hs.

feirinha da benedito calixto
Feira de Antiguidades da Benedito Calixto

Leia também: 11 museus em São Paulo

7- Visitar galerias e centros culturais

Por último, mas não menos importante, outra atividade que você deve incluir na sua lista do que fazer na Vila Madalena é visitar as galerias e centros culturais da vizinhança. Há muitos lugares, e o ideal é que você pesquise por aqueles que tem mais a ver com o seu perfil.

Porém, dois locais que costumam agradar a maioria das pessoas é o Instituto Tomie Ohtake e a galeria Choque Cultural. O primeiro, trata-se de um imponente edifício que por si só já valeria a visita. Além disso, no seu interior é possível visitar ainda algumas salas com exposições artísticas.

Já a galeria Choque Cultural é pequenininha e perto do Beco do Batman – ao lado do já citado Armazém da Cidade – e é o lugar certo para quem quer conferir exposições com temáticas urbanas e alternativas.

galerias na Vila Madalena - dicas
Instituto Tomie Ohtake

3 lugares para se hospedar em São Paulo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulista tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here