
Me lembro perfeitamente da minha sensação de desespero quando andei pela primeira vez de metrô de São Paulo. Gente para todo lado, placas de sinalização que eu não entendia – como assim há mais de uma saída no metrô?! – além da incerteza se estava indo na direção correta. Admito, inclusive, que perdi as contas de quantas vezes entrei no vagão para só depois descobrir que estava indo para o lado oposto do meu destino.
Com o tempo, porém, fui me acostumando a essa corrida maluca que é utilizar o metrô em São Paulo. Além de já conseguir dar informações e saber quase de cor e salteado quais estações fazem parte de quais linhas, já nem lembro qual foi a última vez que peguei a direção errada do metrô. Atualmente, o que acontece com mais frequência é eu ficar distraído no vagão e perder a minha estação de descida.
Mas não se preocupe, pois apesar de nos sentirmos um peixe fora d’água quando utilizamos o metrô de São Paulo pela primeira vez, a aventura pode ser divertida e com o tempo nos acostumamos. E, neste post, eu contarei tudo o que você deve saber para evitar certos inconvenientes.
# As linhas do metrô em São Paulo
Atualmente há cinco linhas de metrô operando em São Paulo: Linha Azul, Linha Vermelha, Linha Verde, Linha Amarela e Linha Lilás. Se você consultar o Mapa do Transporte Metropolitano disponibilizado no site oficial do Metrô SP encontrará ainda a Linha Prata, no entanto, trata-se do monotrilho que talvez um dia estará em completo funcionamento e sem improvisos. Hoje, no entanto, a situação está bem longe disso e as obras não tem data para terminar.
1- Linha Azul
A Linha Azul do Metrô de São Paulo é a mais antiga da cidade e a que possui o maior número de estações: são 23 paradas distribuídas ao longo de 20 km. Sendo que nas duas pontas estão a Estação Tucuruvi e a Estação Jabaquara.
Como reflexo da sua importância, a Linha Azul faz conexão com todas as outras linhas do metrô:
» Para ir da Linha Azul para a Linha Vermelha, basta descer na Estação da Sé.
» Para ir da Linha Azul para a Linha Verde, basta descer nas estações Paraíso ou Ana Rosa.
» Para ir da Linha Azul para a Linha Amarela, basta descer na Estação da Luz.
» Para ir da Linha Azul para a Linha Lilás, basta descer na Estação Santa Cruz.
Além disso, a Linha Azul do Metrô de São Paulo também dá acesso a dois terminais de ônibus intermunicipais de cidade: Portuguesa Tietê e Jabaquara. Para chegar aos terminais rodoviários basta descer nas estações de metrô que levam o mesmo nome.
» Horário de funcionamento da linha azul: Domingo a sexta das 4h40 às 00h06; sábado das 4h40 às 1h00.
» Estações iniciais do percurso: Jabaquara – Tucuruvi.
2- Linha Verde
Para conectar a Vila Prudente a Vila Madalena, a Linha Verde do metrô percorre quase 15 km e realiza 14 paradas. Sendo que em três estações é possível baldear para outras linhas:
» Para ir da Linha Verde para a Linha Azul, desça na Estação Paraíso ou Ana Rosa.
» Para ir da Linha Verde para a Linha Amarela, desça na Estação Consolação.
» Horário de funcionamento da linha verde: Domingo a sexta das 4h40 às 00h07; sábado das 4h40 às 1h00.
» Estações iniciais do percurso: Vila Prudente – Vila Madalena.
3- Linha Vermelha
Embora tenha menos estações do que a Linha Azul, a Linha Vermelha ganha em quilômetros percorridos, são 22 km com 18 paradas ao longo do percurso. Sendo que numa destas estações, no caso, a Palmeiras Barra Funda, é possível acessar o terminal de ônibus intermunicipal de mesmo nome.
A Linha Vermelha faz conexões com outras duas linhas do metrô:
» Para ir da Linha Vermelha para a Linha Amarela, desça na Estação República.
» Para ir da Linha Vermelha para a Linha Azul, desça na Estação da Sé.
» Horário de funcionamento da linha vermelha: Domingo a sexta das 4h40 às 00h19; sábado das 4h40 às 1h00.
» Estações iniciais do percurso: Palmeiras Barra Funda – Corinthians Itaquera.
4- Linha Amarela
A mais recente linha do metrô de São Paulo, a amarela, percorre quase 13 km e terá um total de 11 estações. Atualmente, ainda falta terminar as obras da Estação Vila Sônia, na zona sudoeste de São Paulo.
Utilizando a Linha Amarela é possível se conectar com outras três linhas de metrô:
» Para ir da Linha Amarela para a Linha Verde, basta descer na Estação Paulista.
» Para ir da Linha Amarela para a Linha Vermelha, basta descer na Estação República.
» Para ir da Linha Amarela para a Linha Azul, basta descer na Estação da Luz.
» Horário de funcionamento da linha amarela: Domingo a sexta das 4h40 às 00h00; sábado das 4h40 às 1h00.
» Estações iniciais do percurso: Luz – São Paulo Morumbi.
5- Linha Lilás
Pouquíssima utilizada pelos turistas, a Linha Lilás do metrô é a terceira maior da cidade: são quase 20 km de extensão com 17 paradas no caminho. E, desde setembro de 2018, a Linha Lilás se interliga com outras duas estações de metrô:
» Para ir da Linha Lilás para a Linha Azul, desça na estação Santa Cruz.
» Para ir da Linha Lilás para a Linha Verde, desça na Estação Chácara Klabin.
» Horário de funcionamento da linha lilás: Domingo a sexta das 4h40 às 00h00; sábado das 4h40 às 1h00.
» Estações iniciais do percurso: Capão Redondo – Chácara Klabin.

» Clique aqui para acessar o mapa do metrô de São Paulo em alta resolução!
# Linhas de trem CPTM
Além dos metrôs, completam a rede de transporte sobre trilhos de São Paulo os trens da CPTM, que possuem um total de sete estações que chegam até municípios relativamente distantes da capital.
Para um turista, a linha da CPTM que costuma ser mais útil é a Esmeralda, que possui paradas em Villa Lobos, Cidade Universitária, Pinheiros, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini e Morumbi.
A Linha Esmeralda possui ligação com duas linhas de metrô – lembrando que você não precisa pagar outra passagem para fazer a baldeação!
» Para ir da Linha Esmeralda (CPTM) para a Linha Amarela do metrô, desça na Estação Pinheiros.
» Para ir da Linha Esmeralda (CPTM) para a Linha Lilás do metrô, desça na estação Santo Amaro.
Além disso, a última novidade da CPTM chegou ao final do ano passado, quando a companhia finalmente iniciou as operações do Airport Express, uma linha direta que liga a Estação da Luz ao Aeroporto de Guarulhos. Apesar dos horários limitados, essa é uma maneira de fugir do trânsito para chegar ao principal aeroporto de Sampa.
Tanto o preço quanto os horários da linha Airport Express são diferentes das demais operações da CPTM:
» Preço do bilhete: R$ 8,60 por trecho.
» Horários sentido Estação da Luz – Aeroporto: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h.
» Horários sentido Aeroporto – Estação da Luz: 9h, 11h, 13h, 15h e 21h
» Por enquanto o trem funciona apenas de segunda a sexta.
» Duração do percurso: 35 minutos de trem + 15 minutos de ônibus para chegar aos terminais do aeroporto (o ônibus é gratuito).

Leia também:Como ir de ônibus para o Aeroporto de Guarulhos?
# Quanto custa o metrô em São Paulo?
Atualmente (janeiro/2019), a passagem do metrô em São Paulo custa R$ 4,30, e pode ser comprada nas bilheterias de cada estação. Para evitar filas, compre sempre a passagem de ida e volta – ou quantas precisar – de uma única vez.
Tanto para fazer conexões com outras linhas do metrô, ou até mesmo para as linhas de trem da CPTM, não é necessário comprar outra passagem.
# Dicas práticas para usar o metrô em São Paulo
» Se você curte aplicativos, o app Metrô de São Paulo Oficial informa a situação das linhas em tempo real, percursos, tempo de deslocamento e outros detalhes. Porém, o Google Maps também cumpre este papel com muita eficiência.
» Se estiver de mochila, não fiquei com ela nas costas quando estiver dentro do vagão. Primeiro porque ocupa espaço e atrapalha a circulação de ouros passageiros. E segundo porque é mais fácil de você ter algum objeto furtado sem que perceba. Apesar do metrô ser bastante seguro, não custa nada ficar de olho nos seus pertences.
» Fique atento ao último horário do metrô em cada estação. Apesar do horário padrão indicado anteriormente, cada estação possui alguns minutos de diferença quanto a hora do último metro.
Por exemplo, se você pegar o último horário numa estação, mas precisa fazer conexão para seguir viagem, pode ser que ao chegar na estação de interligação não tenha mais metrô disponível.
» Evite andar de metrô em São Paulo nos horários de pico – das 6h30 às 8h30 e das 17hs às 19hs.
» Com exceção de cão guia, é proibido o transporte de animais no metrô de São Paulo.
» Apesar de não ser uma tarefa tão simples, se você estiver de bicicleta é possível transportá-la no metrô. No entanto, tenha certos cuidados:
– Para cruzar a catraca do metrô com a bike solicite ajuda de algum funcionário da estação. Isso porque, o ritual para os ciclistas não é o mesmo que o da população em geral.
– Carregar a magrela nas escadas pode não ser tão simples quanto parece.
– Bicicleta SEMPRE no último vagão do metrô. E espere até que tenha um relativamente vazio.
– O horário para levar bicicletas no metrô é restrito: segunda a sexta a partir das 20h30; sábado a partir das 14hs; domingos e feriados o dia inteiro.
» Nos horários de pico (das 6 às 9 h e das 16 às 19 horas) o metrô realiza o Embarque Preferencial – sempre no primeiro vagão do metrô – para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, entre as quais idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo fazem parte.

# Dá pra conhecer São Paulo somente usando o metrô?
Apesar das limitações do metrô em São Paulo, que convenhamos, possui uma abrangência muito pequena comparada ao tamanho da cidade, é possível turistar pelos principais pontos turísticos de Sampa utilizando apenas o transporte subterrâneo, ou no máximo, combinando o deslocamento por trilhos com caminhadas de 15-20 minutos.
Confira abaixo quais estações e linhas você pode utilizar para conhecer as atrações da cidade:
Linha Azul
» Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, BM&F Bovespa, Rua 25 de Março, Mercado Municipal, Farol Santander e Edifício Martinelli: Estação São Bento.
» Bairro da Liberdade: Estação Liberdade.
» Catedral da Sé, Pátio do Colégio e Caixa Cultural: Estação Sé.
Linha Vermelha
» Edifício Itália, Galeria do Rock e Theatro Municipal: Estação República.
» Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Caixa Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil: Estação Sé.
» Memorial da América Latina: Estação Barra Funda.
Linha Verde
» Avenida Paulista: Três estações da linha verde do metrô dão acesso a Avenida Paulista: Consolação, Trianon-MASP e Brigadeiro. Além destas, a Estação Paulista (linha Amarela), também pode ser utilizada para chegar lá.
» MASP e Parque Trianon: Estação Trianon-MASP.
» Rua Augusta, Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Instituto Moreira Sales: Estação Consolação.
» Parque Ibirapuera e Museu de Arte Contemporânea: Estação Ana Rosa.
» Japan House e Casa das Rosas: Estação Brigadeiro.
» Beco do Batman *: Estação Sumaré.
Linha Amarela
» Pinacoteca do Estado, Memorial da Resistência, Sala São Paulo e Santa Efigênia: Estação da Luz.
» Avenida Paulista e Museu do Futebol *: Estação Paulista.
(*) Estão localizados a aproximadamente quinze minutos de caminhada das estações de metrô indicadas.
3 lugares para se hospedar em São Paulo ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulistatem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista. » Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo. |
Parabéns pela desenvoltura nas informações e na opção de viver do que te faz bem. E, obrigada pelas informações, super válido ‼️
Oi Eleuza, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou das informações! =)
Abraço