Você já sabe quais são os melhores passeios em Santiago, no Chile, para incluir no seu roteiro de viagem?
Como boa metrópole que é, a capital chilena oferece dezenas de atrações aos viajantes. Além disso, próximo da cidade há outros destinos que podem ser visitados no esquema de passeio bate-volta, o que aumenta ainda mais o número de atrativos das suas férias.
Já que nem todos tem tempo disponível para visitar todos os lugares da região, é preciso entender quais tours em Santiago valem a pena para VOCÊ. E, para te ajudar com esse dilema, neste texto eu contarei o que você pode esperar dos principais passeios em Santiago.
Basta ler esse texto atentamente até o final, que você irá descobrir mais detalhes sobre os clássicos Valle Nevado, Valparaíso e Viña del Mar, Vinícola Concha Y Toro, além de outras atividades.
# Principais passeios em Santiago
Tenha em mente que os passeios em Santiago variam de acordo com a agência que você contratar o seu tour. Embora as atrações visitadas sejam as mesmas, cada empresa pode oferecer diferentes horários, preços e até comodidades extras – como almoços e jantares incluídos durante a programação.
Os tours que serão indicados neste texto são baseados nas experiências oferecidas pela Get Your Guide, uma plataforma onde você pode pesquisar, reservar e comprar seus passeios em Santiago – e em muitos outros lugares do mundo – do conforto de sua casa.
1- City tour em Santiago
Para mim, um dos passeios mais bacanas para fazer numa grande cidade, logo no primeiro dia, é um city tour – daqueles bem turistão onde dá pra visitar as principais atrações do destino. E, sem dúvida, este pode ser um dos seus passeios em Santiago.
Há três razões pelas quais eu gosto de fazer esta atividade no primeiro dia do meu roteiro. Primeiro, porque essa é uma ótima maneira de eu me orientar geograficamente. Segundo, porque eu consigo ter uma ideia de quais lugares vale a pena eu voltar para conhecer com mais tempo, e quais não me interessaram tanto. E terceiro, dá pra conseguir ótimas dicas extras com o guia.
Em Santigo, este passeio costuma passar pelos principais pontos turísticos que se encontram no centro e no bairro Providencia. Durante três horas, espere conhecer lugares como o Palacio La Moneda, Plaza de Armas e o Cerro Santa Lucia.
» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio.
Palacio La Moneda
2- Ônibus turístico em Santiago
Presente em muitos destinos mundo afora, outra boa alternativa de conhecer as principais atrações da capital chilena num único dia é com os ônibus Hop-On Hop-Off, que nada mais é do que aqueles ônibus turístico de dois andares.
Com um total de trezes paradas, que você pode descer e subir quantas vezes quiser e onde bem entender, os ônibus turísticos de Santiago incluem na sua rota lugares como o Sky Costanera, Cerro Santa Lucía, Cerro San Cristóbal, Paseo Bandera, Patio Bellavista, Plaza de Armas e Palácio de La Moneda. Enquanto estiver no ônibus, você terá um áudio com informações de todos os locais.
» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio.
Teleférico do Cerro San Cristóbal
3- Vinícola Concha y Toro
Situada a pouco mais de trinta quilômetros da capital, visitar a Vinícola Concha Y Toro é um dos passeios mais tradicionais em Santiago. Isso é claro, para os viajantes que gostam de vinho ou tem interesse em conhecer um lugar deste tipo.
Embora seja possível fazer esse passeio por conta própria, a Get Your Guide oferece um tour com excelente custo-benefício, que inclui o transporte de ida e volta até a vinícola.
O passeio pela Concha y Toro segue a mesma dinâmica dos passeios de outras produtoras de vinho, que contempla relatos sobre a história da vinícola, visita as áreas de plantação de uva, acompanhamento do processo de produção e armazenamento do vinho, além, de claro, degustação da bebida.
Entre deslocamento, tour e degustação, espere gastar cerca de quatro horas.
Caso queira conhecer duas vinícolas num mesmo dia, também há um passeio que, além de visitar a Concha y Toro, também leva os viajantes até a Vinícola Undurraga. Neste caso, o passeio dura o dia inteiro.
» Mais informações sobre o passeio a Vinícola Concha Y Toro
» Mais informações sobre o passeio a Vinícola Concha Y Toro + Undurraga
4- Jantar e Show de Rapa Nui
Com quase quarenta anos de história, o Restaurante Bali Hai oferece um dos jantares mais icônico de Santiago, onde, além de provar pratos deliciosos, também se assiste a apresentações de danças chilenas.
O cardápio é bem amplo, e por um preço fechado você pode escolher entre várias opções de aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa, bebida (inclui vinho) e café (ou chá).
O espetáculo cultural acontece durante o jantar, porém, não precisa se preocupar porque as músicas não são no último volume a ponto de incomodar. Pelo contrário, a diversão é garantida.
» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio.
5- Isla Negra
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1971, Pablo Neruda é uma das personalidades chilenas mais conhecidas no mundo. Não à toa, atualmente suas casas-museus são lugares super visitados.
Há três casas onde você poderá aprender mais sobre a vida do poeta: La Chascona, que fica em Santiago, pertinho do Parque San Cristóbal; La Sebastiana, que fica em Valparaíso; e Isla Negra, que está em El Quisco.
Como está a cento de dez quilômetros de Santiago, o melhor esquema para conhecer a Isla Negra é com algum tour. Até porque, estes passeios costumam incluir ainda uma parada por alguma vinícola da região de Casablanca, que fica bem no meio do caminho, mas que seria complicado visitar utilizando o transporte público.
Importante saber que este é um passeio que dura o dia inteiro, e que a entrada da casa-museu Isla Negra é paga à parte, quando chegar lá.
» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio.
6- Valparaíso e Viña del Mar
A pouco mais de cem quilômetros da capital do Chile, essa dupla litorânea forma o principal passeio bate-volta desde Santiago. Embora as duas cidades vizinhas sejam melhores aproveitadas com mais tempo, em um tour – cansativo, é bom deixar claro – é possível visitar algumas atrações de cada uma delas num único dia.
Com praias de areia dourada e mar azulado, Viña del Mar é um dos principais destinos de verão no país. É uma cidade bonita, limpa e com edifícios modernos. Por lá, não faltam bares animados até o sol raiar e restaurantes requintados.
Por outro lado, Valparaíso é oposto da sua prima rica. Trânsito confuso, prédios decadentes e ruas que poderiam estar mais limpas, dão a impressão de que saímos do Chile.
Ainda assim, Valpo – como é chamada pelos mais íntimos – tem qualidades que podem fisgar o coração de muitos viajantes (mas não todos!). A começar pelas suas casinhas coloridas e paredes grafitadas, que enfeitam os morros – em espanhol, “cerros” – da cidade. Além disso, o astral animado das suas cafeterias e bares contagia a todos.
Como esse é um passeio que dura o dia inteiro, e você sairá cedo e chegará tarde em Santiago, evite programar algo para a manhã seguinte.
» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio.
Valparaíso
7- Valle Nevado
Enfim, mas não menos importante, aqui está um dos passeios em Santiago mais aguardado pelos brazucas: Valle Nevado, a montanha onde muitos viajantes veem neve pela primeira vez.
Para quem faz questão de ver neve no Chile, a primeira dica é não errar na hora de marcar a viagem. Embora varie a cada ano, as estações de esqui costumam abrir as portas a partir da segunda quinzena de junho. E, até o final de agosto, costumam estar a todo vapor.
Além do Valle Nevado, outro lugar para brincar na neve, que também está a menos de duas horas da capital chilena, é Farellones.
A principal diferença entre as duas é que em Farellones há mais brincadeiras além do esqui convencional. Ou seja, quem não manja dos paranauês na neve, provavelmente se diverte mais por aqui. Além disso, o preço é mais em conta do que no Valle Nevado.
Um dos passeios mais bem avaliados na Get Your Guide é o tour que faz Valle Nevado e Farellones em um único dia. Tenha em mente, porém, que normalmente a parada no Valle Nevado é super rápida, apenas para fotos. Além disso, o tour não contempla as entradas nos parques.
Caso você queira dedicar um dia inteiro em apenas um parque para se divertir na neve, consulte outras opções de passeios em Santiago.
» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio.
# Como comprar ingressos para passeios em Santiago?
Para quem gosta de comodidade e deixar toda a programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para passeios em Santiago é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de diversos tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.
Além de oferecer um ambiente seguro, uma grande vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios, ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.
Outro benefício, embora nem sempre, é verdade, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns, inclusive, podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas, conseguem tarifas mais simpáticas.
Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:
» Caso você ainda não tenha certeza das datas do seu roteiro, verifique se a atração indica que o cancelamento e gratuito.
» A maior parte dos passeios Santiago são com guias que falam espanhol e inglês. Normalmente, devido a grande presença de brasileiros, eles até arriscam um portunhol. No entanto, esta não costuma ser a regra.
» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.
Caso sinta falta de algum detalhe, entre em contato com a turma da Get Your Guide, eles terão o maior prazer em lhe ajudar.
Ola, gostaria de levar meu filho de 7 anos para conhecer a neve, e pelo visto o tão sonhado VALLE NEVADO será só pra fotos, porque com certeza não temos as manhas rs
Fui pra Santiago umas 4 vezes já e ainda não conheci nenhuma das casas do Neruda hahaha Bateu uma saudade aqui… Já fiz tours de um dia pra Portillo e não Valle Nevado e tb pra Valparaíso e Viña del Mar, mas curti mais quando me hospedei por lá. Tb tenho museus pendentes na cidade então quero voltar pro Chile logo (as 2 primeiras vezes fiquei só na capital + bate-volta, mas nas outras 2 eu estava na verdade viajando para outras regiões e parei algumas noites em Santiago na ida ou na volta e acho que é um ótimo esquema!).
Tanta sugestão maravilhosa para passeios em Santiago do Chile! Esse jantar e show de Rapa Nui já me conquistou. Sou louca para conhecer a ilha da Páscoa!
Que bom que gostou, Carla!
Abraço
Nossa, quantos passeios legais para fazer em Santiago, gostei deste restaurante e do Show. Dicas anotadas para quando eu for visitar a cidade. Obrigada por compartilhar.
Fico feliz em saber que gostou das dicas, Alessandra!
Abraço
Fui para Santiago e fiz vários passeios, mas agora depois de ler esse post eu quero seguir passo a passo esse seu post de melhores passeios em Santiago. Principalmente ver Viña del Mar no verão e o Valle nevado. 😀
Tem muita coisa bacana em Santiago, né Aline!?
Sempre tem coisas novas pra ver e fazer…
Abraço
Realmente sua lista inclui os melhores passeios em Santiago. Só não conheci esse show de Rappa Nui. Na verdade, ainda não tinha ouvido falar. Agora fiquei curiosa.
Que bom que gostou das dicas, Polliana!
Abraço