Melhor época para viajar a Santiago, no Chile: Descubra como é o clima na capital chilena, como são as estações do ano e quais os meses para ver neve!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Apesar de não existir uma única melhor época para ir a Santiago, é necessário entender como é o clima na capital do Chile na hora de organizar as suas férias. Afinal, cada estação do ano irá oferecer aos viajantes experiências distintas.

Portanto, para definir quando ir a Santiago, você também precisa decidir quais atividades e cenários quer incluir no seu roteiro.

Quer fazer uma viagem no inverno para ver neve? Detesta o frio e prefere conhecer a cidade quando as temperaturas estão mais amigáveis? Tudo isso é possível! Basta você se planejar adequadamente.

E, para que você não tenha nenhuma surpresa inconveniente durante os seus dias de lazer, neste texto eu contarei como é o clima em Santiago, e o que você pode esperar para a sua viagem durante cada estação do ano.

Leia também: Onde ficar em Santiago | Melhores bairros e hotéis

# Melhor época para viajar a Santiago, no Chile

A capital chilena é um destino visitável o ano inteiro. Ou seja, não há uma melhor época para viajar a Santiago. Portanto, você pode ir quando quiser e puder.

No entanto, é importante tomar o cuidado de verificar como é o clima durante o período que você pretende viajar. Afinal, as condições climáticas influenciam drasticamente na programação de uma viagem a Santiago.

Melhor época para ir a Santiago ver neve

Se o seu plano é ir a Santiago ver neve, há sim uma melhor época para a sua viagem.

Apesar de as temporadas de inverno poderem ter pequenas variações de início e fim, de um modo geral, a neve é garantida nos meses de julho, agosto e setembro.

Porém, atenção: salvo raras exceções, não neva na cidade de Santiago. Na realidade, para ver neve você precisará ir até às montanhas e pistas de esqui que ficam pelos arredores da capital do Chile, como por exemplo, o Valle Nevado e o Farellones.

melhor época para ir a Santiago
Santiago durante o outono!

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Santiago

# Clima em Santiago (Mês a Mês)

Embora seja um cobiçado destino de inverno entre os brasileiros, é possível fazer belas viagens a Santiago nas outras estações do ano. Inclusive, como eu não fazia questão de ver neve, estive na cidade durante outra época do ano e não me arrependi.

Confira a seguir como é a previsão do clima em Santiago durante cada período e decida qual deles faz mais sentido levando em consideração os seus planos e gostos.

Janeiro, fevereiro e março (Verão)

Acredite: faz muito calor durante o verão em Santiago. Prova disso é que as temperaturas máximas variam, durante o dia, entre 27°C e 32°C.

Por outro lado, durante a noite o clima costuma se inverter e é comum que os termômetros registrem 15°C. Ou seja, é sempre bom incluir uma blusa na mala.

Sobre as chuvas, vale destacar que essa é a época mais seca do ano e o índice pluviométrico não passa dos 10 mm ao mês.

Por fim, saiba que são nos meses de verão que as vinícolas estão com os parreirais no auge da sua beleza – com folhas verdinhas e carregados de uvas.

Abril, maio e junho (Outono)

Com a chegada do outono as temperaturas em Santiago caem consideravelmente. No entanto, não ao ponto de nevar.

Abril e maio ostentam um clima agradável. Durante o dia, as temperaturas variam entre 15°C e 23°C – sendo que há sol na maior parte dos dias. Não se assuste, porém, se durante a noite os termômetros marcarem menos de 10°C.

Em junho, apesar de não ser certeza de neve, as temperaturas baixas já podem incomodar os viajantes mais friorentos. Inclusive, é hora de caprichar ainda mais nas roupas de inverno.

Além disso, saiba que, historicamente, junho é o mês com maior volume de chuva em Santiago: 110 mm. Se por um lado você não deve se preocupar com a chuva arruinar o seu roteiro, por outro, tenha em mente que a chuva derrubará ainda mais a sensação térmica.

Santiago em maio
Parque Araucano

Leia também: 7 melhores passeios em Santiago

Julho, agosto e setembro (Inverno)

Enfim, o inverno na capital do Chile: a melhor época para ver neve em Santiago.

Viajando nestes meses você conhecerá a Cordilheira dos Andes enfeitada pela neve, e poderá incluir na sua lista do que fazer em Santiago atividades como esqui e snowboarding.

Apesar da grande alegria que muitos viajantes sentem ao ver neve pela primeira vez, lagrimas de tristeza também podem fazer parte do seu itinerário por conta dos preços mais inflacionados de hotéis e passeios. Principalmente em julho, que é o mês mais movimentado por conta das férias escolares.

Além disso, para não passar raiva com o frio é importante caprichar nos agasalhos. A temperatura média durante o inverno em Santiago é de 9°C – com mínimas na casa dos 3°C e máximas de 15°C.

Como não poderia deixar de ser, nas montanhas as temperaturas sempre estão mais baixas do que na cidade.

Outubro, novembro e dezembro (Primavera)

Para quem quer escapara do frio, a primavera é uma ótima estação para ir a Santiago.

Em outubro, por ser um mês de transição, o clima estará bastante semelhante ao outono. Ou seja, com dias ensolarados, temperatura amena e noites mais frescas.

Por outro lado, durante os meses de novembro e dezembro o clima em Santiago é mais parecido ao verão. Apesar de a temperatura média ser de 20°C, as máximas podem bater 29°C.

Com relação às chuvas não há com o que se preocupar. Isso porque, o índice pluviométrico médio mensal não passa dos 20 mm.

# Feriados e Réveillon em Santiago

Aproveitar algum feriadão é uma ótima pedida para conhecer Santiago. No entanto, tenha em mente que em algumas datas comemorativas você encontrará a cidade pacata e com a maioria dos estabelecimentos fechados – sendo difícil até mesmo achar um local para fazer suas refeições. Algumas destas datas, são: Natal, Sexta-Feira Santa e Primeiro de Maio.

Já o feriado nacional mais importante são as Fiestas Patrias, que acontecem 18 e 19 de setembro. Apesar dos comércios estarem fechados, as festividades desta época deixarão o seu roteiro mais especial. Vale consultar a programação oficial para você se inteirar das comemorações.

O Ano-Novo em Santiago, apesar de ter boas festas para a virada de ano, não chega a ser aquele tipo de experiência imperdível. Para curtir à noite na própria cidade, aposte nas festas organizadas por restaurantes, hotéis e casas noturnas, nos bairros Bellavista e Providencia.

No entanto, saiba que o Réveillon mais badalado da região acontece, na realidade, a 120 quilômetros de Santiago, nos balneários de Valparaíso e Viña del Mar.

3 lugares para se hospedar em Santiago

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostal Providencia foi onde eu me hospedei e recomendo de olhos fechados.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o De Blasis B&B tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, o quatro estrelas Hotel Diego de Almagro Providencia é um dos queridinhos entre os brasileiros.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Santiago.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here