Apesar de não existir grandes impasses na hora de decidir onde ficar em Itacaré, saber alguns pormenores sobre as melhores regiões da cidade podem fazer certa diferença na sua estada. Afinal, hospedar-se perto da praia ou do burburinho de bares e restaurantes pode facilitar as andanças durante o roteiro de viagem.

Além disso, embora escolher um bairro não seja tão complicado por se tratar de um destino compacto, o mesmo não se pode dizer na hora de reservar uma hospedagem em Itacaré. Isso porque, decidir entre a grande variedade de hotéis e pousadas de diversas categorias pode se tornar dilema.

Em todo caso, saiba que essa combinação de poucos bairros para ficar em Itacaré e muitas acomodações para escolher, tem mais potencial para te ajudar a tomar uma boa decisão do que atrapalhar. E, para que você entenda exatamente quais são os prós e contras de cada vizinhança, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber antes de reservar a sua suíte.

Aliás, saiba que ao longo deste post também há sugestões de hostels, hotéis e pousadas que oferecem uma ótima relação preço x conforto.

Melhores praias e bairros para ficar em Itacaré

Mesmo localizada entre outros tantos destinos do litoral sul da Bahia, como Ilhéus (70 km) e Península de Maraú (65 km), Itacaré foi capaz de identificar e desenvolver a sua própria personalidade turística.

Legítima vila praiana de vocação surfista e muito contato com a natureza, os lugares para ficar em Itacaré foram surgindo aos poucos. E conforme o interesse dos forasteiros crescia, a oferta de acomodações aumentava na mesma proporção. Ainda assim, a cidade não se rendeu aos grandes empreendimentos de massa que costumam ocupar parte da costa baiana.

No geral, os hotéis e pousadas em Itacaré são de pequeno e médio porte. Há sim hospedagens elegantes, porém, estão longe de ostentar extravagâncias sem limites. Além disso, a presença de flats mobiliados – estilo quarto, sala e cozinha compacta – também tem forte presença na rede hoteleira.

Aliás, para quem quer economizar e não faz questão de uma pousada convencional, estes flats costumam ter os preços mais baixos da cidade. E claro: tanto a estrutura como também a localização são excelentes.

E por falar em localização, a melhor região para ficar em Itacaré é justamente no seu centrinho. A principal referência do burburinho central é a Rua Pituba – via onde estão os bares, os restaurantes, as pousadas e os comércios em geral.

Outra avenida com concentração de comércios é a orla da Praia da Coroa. Apesar de imprópria para banho, a praia tem um belo calçadão para passear no final de tarde e à noite.

Por fim, se você não abre mão de ficar em Itacaré pertinho de uma praia para banho de mar, seu lugar é a Praia da Concha.

bairros para ficar em Itacaré
A região central é uma das melhores áreas para ficar em Itacaré

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Itacaré

Rua Pituba e centro

Apesar de ter apenas 600 metros de extensão, a Rua Pituba é quem comanda o centro de Itacaré. Em uma de suas pontas está a Praça Santos Dumont, a apenas sete minutos da rodoviária e pertinho da Praia da Coroa. No lado oposto, a Pituba termina com uma feirinha hippie e dando início a Avenida Caminho das Praias.

Andando por menos de 10 minutos pela Avenida Caminho das Praias se chega à Praia do Resende. E, seguindo a pernada, você alcançará as praias Tiririca, Costa e Ribeira.

Além da facilidade de locomoção, ficar no centro de Itacaré significa que você estará muito bem servido de bares, restaurantes e comércios em geral. Inclusive, é por aqui que acontece a noite na cidade.

Por outro lado, tenha em mente que o ideal é escolher uma acomodação que esteja a pelo menos ou duas quadras da Pituba. Isso porque, dessa forma você diminui as suas chances de ter o sono atrapalhado pelo barulho da vizinhança.

Hospedagem no centro de Itacaré

Para quem estiver em busca de um quarto compartilhado em albergue, três dos melhores hostels em Itacaré, são: Maré Mansa Pousada e Hostel, Buddy’s Hostel e Che Lagarto Hostel Itacaré. A diária dos dormitórios custa na faixa de R$ 70,00 por pessoa já com o café da manhã na conta.

Se você prefere a privacidade e a economia de um flat, o i9 Embaú Flats & Suítes e a Bahia Bonita Flat possuem excelente reputação e estão localizados em uma rua sossegada pertinho do centro.

Para se hospedar em uma pousada charmosa, com ótimo café da manhã e sem precisar gastar uma fortuna, aposte nas suítes da Mar Ilha Pousada.

Por fim, se a ocasião pedir uma estada mais especial, com direito a ares mais românticos e piscina, a Barcaça Pousada e o Ecoporan Hotel Charme Spa são excelentes opções para ficar em Itacaré em grande estilo.

onde ficar no centro de Itacaré
Rua Pituba

Praia da Concha

A vizinhança para se hospedar à beira-mar em Itacaré é a Praia da Concha. Que por sinal, é também o pedaço de areia com melhor estrutura de quiosques para passar o dia. Localizada a apenas 10 minutos de caminhada da Rua Pituba e do burburinho central, essa região também ostenta um bom conjunto de pousadas.

No entanto, saiba que apesar de ser uma das praias mais movimentadas durante o dia, não há comércios funcionando depois que o sol se por. Portanto, para bater-perna você precisará ir ao centro. É perto, mas como algumas ruas são de terra, durante a época de chuvas em Itacaré pode ficar mais chato fazer este percurso a pé.

No mais, saiba que no canto esquerdo da Praia da Concha está o Mirante do Xaraéu. Lá tem vista para o Rio de Contas, que é onde o sol se despede depois de mais um dia de serviços prestados. Portanto, não deixe de incluir o ritual praiano mais clichê-irresistível de fora da sua lista do que fazer em Itacaré.

Hospedagem na Praia da Concha

A pousada mais bem cotada de frente para a Praia da Concha é a Villa Maeva Itacaré. Embora não seja uma hospedagem de luxo, a Maeva tem uma estrutura pra lá de elegante e área externa lindíssima – com piscina com deck, mobílias e decoração em madeira. 

Para ficar ainda melhor, as suítes da Villa Maeva Itacaré seguem o mesmo padrão de beleza e encantam com uma decoração charmosa sem extravagâncias. Além de camas que parecem nos abraçar durante o sono, os quartos são bem arejados, com boa iluminação e equipados com ar condicionado, frigobar, TV e espelho.

Outra acomodação pertinho do mar e com excelente reputação entre os hóspedes é a Pousada Bambu. Com um ambiente rodeado de muito verde que é a cara de Itacaré, trata-se de um lugar ideal para quem está em busca de sossego.

Por fim, se você prefere investir em uma acomodação mais estilosa, a Terra Boa Hotel Boutique, que na realidade está no meio do caminho entre a Rua Pituba e a Praia da Concha, é um excelente endereço.

Qual é a melhor praia para ficar em Itacaré?
A Praia da Concha é a melhor praia para ficar em Itacaré

Orla da Praia da Coroa

A Praia da Coroa é o único pedaço de areia impróprio para banho em Itacaré. Inclusive, é aqui onde os barcos que levam os visitantes para passear ficam atracados. Ainda assim, ao longo de sua orla há algumas pousadas – não muitas – que podem ser um bom lugar para a sua estada.

Além de ser por estas bandas que estão algumas pousadas baratas em Itacaré, a Praia da Coroa fica ao lado do começo da Rua Pituba. Ou seja, a localização é central e bastante conveniente. Outra particularidade é que na própria orla desta praia há um belo calçadão com bares e restaurantes.

Aliás, para quem quer escapar do auê da Rua Pituba, vale a pena esticar a pernada até aqui para comer e beber em algum restaurante mais tranquilo.

Por fim, saiba que a partir da ponta da Praia da Coroa – o lado mais próximo do centro – são apenas cinco minutos de caminhada até o início da Praia da Concha, com acesso através da Ladeira da Concha. Apesar do nome, trata-se de uma avenida pavimentada com inclinação não muito acentuada.

Hospedagem na Praia da Coroa

A pousada com melhor custo-benefício nesta região é a Portal da Concha. Além da ótima localização, as diárias têm preços camaradas, as suítes são extremamente confortáveis e a decoração tem um alto astral praieiro que torna a estada ainda mais agradável.

Outra possibilidade é se hospedar em um dos hotéis mais chiquetoso-rústico de Itacaré: a Vila Barracuda Boutique Hotel. Com ambiente intimista e aconchegante, a Vila Barracuda é um ótimo lugar para àqueles viajantes que, além da água salgada, também querem curtir momentos na piscininha do hotel.  

Itacaré Booking
A Orla da Praia da Coroa tem agradáveis bares e restaurantes
regiões para ficar em Itacaré
Praia da Coroa

Outras regiões para ficar em Itacaré

Para quem está em busca de uma viagem de descanso, sem obrigações de bater cartão nas praias de Itacaré e quer ficar sossegado em uma boa acomodação, há dois resorts para ficar em Itacaré que estão afastados da vila e que podem entregar essas férias mais tranquilas.

A seis quilômetros do centro e na pequena Praia de São José, o Itacaré Eco Resort tem ambiente familiar e está rodeado de muito verde. Além disso, suas diárias são mais em conta do que nos concorrentes desta categoria: há suítes que custam a partir de R$ 800,00 por noite, com o café da manhã incluído.

Já o outro resort em Itacaré é o renomado – e elegante – Txai Resort, que está localizado na deserta Praia de Itacarezinho, a 20 quilômetros do centro. Esbanjando muito charme e requinte, seus bangalôs são o cenário perfeito para os pombinhos viajantes que podem abrir a carteira sem se preocupar com o valor da conta.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros lugares para ficar em Itacaré.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here