Decidir com consciência quando ir a Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, fará total diferença na experiência dos seus dias à beira-mar. E, engana-se quem pensa que o único fator importante a se levar em consideração é o clima.

Assim como em muitos destinos praianos, viajar durante os meses de alta temporada pode deixar os seus passeios menos proveitosos. E, conforme explicarei mais adiante, no caso de Bombinhas esse detalhe é ainda mais relevante.

Ainda assim, a notícia sobre a melhor época para viajar a Bombinhas é boa: dá para aproveitar a cidade em diferentes meses do ano. Isso, é claro, estando ciente do que dá para esperar de cada uma das quatro estações.

E, para que você se planeje adequadamente, neste texto eu contarei tudo o que você precisa saber antes de comprar as suas passagens.

melhor época para viajar a Bombinhas
Fim de tarde de outono na Praia de Mariscal, em Bombinhas

# Melhor época para ir a Bombinhas

Há controvérsias sobre a melhor época para ir a Bombinhas. Embora o senso padrão insiste em nos dizer de que o ideal é ir durante o verão, não necessariamente esse é o melhor momento.

Na minha opinião, os melhores meses para ir a Bombinhas, são: abril, maio, outubro e novembro. Isso porque, além do clima normalmente colaborar nestes períodos, você encontrará a cidade sem o tumulto típico da alta temporada.

Ainda assim, mesmo nestes meses que considero serem os melhores para fazer uma viagem a Bombinhas, há alguns pormenores que você precisa saber. Portanto, continue lendo atentamente este texto até o final para verificar se, de fato, as condições destas épocas agradam ao seu perfil de viajante.

melhores meses para ir a Bombinhas
Praia de Quatro Ilhas com o céu azul, uma das características do outono em Bombinhas

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Bombinhas

# Clima em Bombinhas

O clima em Bombinhas possui estações bem marcadas. Ou seja, dá para ter uma boa noção do que esperar de cada uma delas.

Além disso, o fluxo de visitantes ao longo do ano também segue um roteiro sem grandes surpresas.

Janeiro, fevereiro e março (Verão)

É incontestável: o verão tem a melhor temperatura para aproveitar as praias de Bombinhas. Afinal, nada melhor do que o calorão da estação mais quente do ano para se refrescar com um banho de mar. Especialmente porque estamos falando de um destino do litoral catarinense, que costuma ter a água do oceano mais fria do que em outros lugares do Brasil.

Por outro lado, de dezembro a março é também o período que mais chove em Bombinhas. Portanto, é comum que os viajantes percam um dia ou outro de praia por causa do tempo ruim.

Isso significa que choverá todos os dias e o dia inteiro? Não. No entanto, se você não conseguir aproveitar todos os passeios que há para fazer em Bombinhas, não dá para dizer que foi uma grande surpresa.

Além disso, talvez até mais problemático do que o clima, o que pode causar stress durante a alta temporada em Bombinhas é a superlotação e o trânsito – especialmente do período depois do Natal até o início de fevereiro.

Como Bombinhas tem uma única entrada de acesso à cidade, o congestionamento que se forma desde Balneário Camboriú até lá é algo surreal. Segundo alguns moradores com quem conversei, às vezes se gasta pelo menos quatro horas para fazer o deslocamento entre estas duas cidades que são separadas por meros 37 quilômetros.

Vale destacar ainda que o dia a dia em Bombinhas também será tumultuado. Filas para supermercados e restaurantes, trânsito, e superlotação na areia, serão uma realidade durante as suas férias.

Por outro lado, é durante o verão que todos os bares e restaurantes estarão abertos, que haverá agito noturno e que os passeios turísticos acontecerão todos os dias.

Em todo caso, se viajar nos primeiros meses do ano é a sua única possibilidade, dê preferência para ir em fevereiro ou março.

Abril, maio e junho (Outono)

Na minha opinião, o outono é a melhor época para viajar a Bombinhas. Na realidade, mais especificamente do mês de abril até a primeira quinzena de maio.

Isso porque, nesta época você terá uma agradável combinação de dias ensolarados e tranquilidade.

Verdade seja dita: a partir de abril o calor já não é intenso como durante o verão. Ainda assim, a temperatura costuma variar entre 21°C e 26°C.

Além disso, em abril se inicia a época com menor quantidade de chuva em Bombinhas, sendo que até agosto o índice pluviométrico dificilmente ultrapassa os 100 mm ao mês.

Pode chover? Sim. Mas a chance será infinitamente menor do que no verão.

Não menos importante, depois do feriado de Páscoa começa oficialmente a baixa temporada. Ou seja, você encontrará a cidade vazia, sem muvuca e muitas pousadas baratas em Bombinhas.

Ainda assim, devo mencionar três pormenores:

1- Para quem pretende fazer passeios com agências, será mais difícil formar grupo neste período. Normalmente, as saídas serão mais comuns apenas aos finais de semana.

2- Não espere encontrar agito noturno. Aliás, é comum muitos restaurantes abrirem apenas para almoço. Ainda assim, mesmo à noite sempre haverá algum lugar para comer e beber.

3- A partir da segunda quinzena de maio a temperatura cai bastante. Ou seja, mesmo com dias ensolarados e de céu azul, não chega a fazer aquele calorão que dá vontade de sair correndo para entrar no mar.

Dá para aproveitar a praia? Sim. Mas a partir de junho as mínimas caem para 13°C e as máximas não costumam ultrapassar a barreira dos 21°C.

clima em Bombinhas
Praia de Bombas

Julho, agosto e setembro (Inverno)

O inverno na Região Sul do Brasil é, via de regra, a pior estação do ano para aproveitar os dias à beira-mar.

Embora seja o período com menor quantidade de chuva, a temperatura mais baixa tonará a experiência de entrar no mar congelante.

Em julho e agosto a temperatura média é de 16°C, oscilando entre 12°C e 20°C ao longo do dia. Numericamente, não chega a ser temperaturas extremamente baixas, mas a sensação térmica fará parecer que os dias estão mais frios.

Além disso, frentes frias podem derrubar ainda mais os termômetros sem aviso prévio.

Ainda assim, os viajantes que não fazem questão de banho de mar conseguem aproveitar os passeios ao ar livre – seja com uma caminhada na orla, tentando absorver o máximo de luz solar na areia, ou fazendo algumas das várias trilhas que há em Bombinhas.

Por fim, em setembro, com a aproximação da primavera, o calor volta a dar as caras com mais intensidade. Normalmente a temperatura média é de 18°C, com máxima podendo chegar a 23°C e com uma sensação térmica ainda maior. Portanto, dá praia.

inverno em Bombinhas
Vista da Praia da Sepultura, em Bombinhas

Outubro, novembro e dezembro (Primavera)

Os diversos feriados que há em outubro e novembro marcam a retomada do turismo de alta temporada em Bombinhas. É claro que o movimento de visitantes não se compara ao verão, porém, aos poucos a cidade volta a ficar movimentada.

Além dos feriados prolongados que são um ótimo convite para dar uma escapada de casa, outro fator que contribui para o aumento do turismo é o clima. Afinal, a partir de outubro o sol volta a brilhar com força mais uma vez.

No entanto, vale destacar que as chuvas também se tornam mais frequentes. No caso, o volume dos aguaceiros fica no meio do caminho: menos do que no verão, mas superior ao outono e inverno.

Ainda assim, na minha opinião, mesmo podendo pegar um dia ou outro de tempo ruim, viajar para Bombinhas nos meses de outubro a dezembro vale a pena.

Como não poderia deixar de ser, se a sua viagem for durante os feriados, ou até mesmo em um final de semana comum de muito calor, não pense que você estará sozinho na praia. Afinal, muita gente também vai querer aproveitar esta oportunidade para esticar a canga na areia.

# “E aí, será que vai chover em Bombinhas?”

Por mais que eu adoraria prever o tempo com 100% de precisão, ainda não adquiri este dom e tenho dedicado toda a minha vocação em adivinhação para acertar os números da Mega-Sena da Virada.

Sendo assim, vou me adiantar em responder algumas dúvidas que pipocam na caixa de comentários em textos desta categoria climática.

» Primeiro, um esclarecimento: as dicas sobre melhor época para viajar a Bombinhas são baseadas nas minhas experiências quando estive na cidade, mas também – e principalmente – em dados históricos climáticos de sites meteorológicos.

É importante que você entenda isso porque não necessariamente o clima que eu encontrei em um destino será o mesmo que você encontrará quando estiver lá, mesmo viajando na mesma época do ano.

» Ainda assim, viajar na época mais conveniente para um lugar, aumentará a sua chance de aproveitar melhor os passeios. Portanto, não subestime esse tipo de informação.

» Quando digo que um período é a época mais chuvosa em determinada cidade, isso não quer dizer que choverá por 24 horas todos os dias.

Significa que, no acumulado deste período, foi registrado um volume pluviométrico maior do que nas demais estações.

» Ainda assim, tenha em mente que nas épocas mais chuvosas poderá sim chover o dia inteiro por dias seguidos.

Por outro lado, também pode ser que faça sol de manhã, fique nublado à tarde e chova só à noite. Ou, vice-versa.

Ou então, pode ser que a data da sua viagem seja nos únicos quatro dias do mês em que não caiu uma gota d’água do céu, e você irá pensar: “Tá vendo só, o Murilo disse que essa era a época mais chuvosa do ano e aqui estou eu, aproveitando esse solzão na praia!”.

3 lugares para se hospedar em Bombinhas

($) Para os viajantes que querem economizar, o Residencial Sol Nascente é um dos lugares mais econômicos para se hospedar.

($$) Se preferir uma pousada mais convencional, a Pousada Enseada dos Golfinhos oferece ótimo custo-benefício.

($$$) Querendo investir em uma estada mais estrelada e de frente para o mar, vale conferir as suítes da Pousada Bora Bora.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Bombinhas.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here