Melhor época para viajar a Cancún, no México: Descubra quando ir, como é o clima, quais as vantagens e desvantagens da alta e da baixa temporada, além da época de chuvas e furacões!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Descobrir qual é a melhor época para ir a Cancún é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo as suas férias. Afinal, um roteiro de viagem pelo caribe mexicano tem como grande objetivo curtir a vida boa de frente para o mar.

Além disso, mesmo os passeios complementares que não envolvem praia, costumam ser atividades ao ar livre. Portanto, viajar no período de chuvas certamente tornará todas as suas experiências menos divertidas.

A boa notícia, porém, é que com a exceção de uma curta época do ano em que as chuvas são mais frequentes – e a chance de ocorrer furacões é maior – na maior parte das estações o clima em Cancún é conveniente para os dias à beira-mar.

E, para que você consiga se planejar adequadamente, neste texto eu contarei quando é melhor ir a Cancún, e o que você pode esperar de cada mês do ano.

Leia também: Onde ficar em Cancún | Melhores bairros e hotéis

# Melhor época para ir a Cancún

Sem delongas: a melhor época para ir a Cancún é entre dezembro e maio. Isso porque, nestes meses o calor é certo e as chuvas são escassas. Ou seja, você conseguirá aproveitar – sem complicações – os melhores passeios em Cancún.

Ainda assim, saiba que em outros meses do ano até dá para arriscar uma viagem ao caribe mexicano. No entanto, é preciso ter em mente que dias nublados e chuvas podem atrapalhar dia ou outro das suas férias.

Para mais detalhes sobre o clima em Cancún, basta continuar lendo este texto atentamente até o final.

clima em Cancún - dicas
Cancún

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Cancún

# Clima em Cancún (Mês a Mês)

Uma das poucas certeza sobre o clima em Cancún, é: o calor é uma realidade durante o ano todo. Apesar de frentes frias baixarem a temperatura em certos momentos, de um modo geral, isso não é motivo de preocupação.

Por outro lado, deve-se atentar para a temporada de chuvas e furacões em Cancún. Afinal, estas condições, de fato, podem estragar os seus planos.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

A melhor época para viajar a Cancún é entre dezembro e março. Não à toa, essa é considerada a alta temporada por lá.

Apesar de esta não ser a estação com as temperaturas mais altas do ano, o céu estará azul, o sol brilhará e as chuvas serão esporádicas.

Neste período os termômetros registram, em média, 25°C, e o volume de chuva é de 50 mm por mês – sendo dezembro mais úmido e março mais seco.

Por outro lado, a grande desvantagem é que você encontrará as praias lotadas e o preço de hospedagem estará mais elevado. Inclusive, quem pretende passar o Ano Novo em Cancún, além de preparar o bolso, deve reservar o hotel com bastante antecedência.

Outro evento que movimenta a cidade é o Spring Break – que acontece entre fevereiro e março. Nesta época, espere encontrar milhares de jovens, principalmente estadunidenses, em busca de diversão 24 horas por dia.

Abril, maio, junho e julho

Passada a euforia do Spring Break, se inicia um período de baixa temporada em Cancún. O fluxo de turistas ainda existe, mas numa proporção bastante inferior aos primeiros meses do ano.

Para quem quer fugir das multidões, economizar com acomodação e passeios, e ainda pegar um bom clima em Cancún, atenção: programe-se para viajar em abril ou na primeira quinzena de maio.

Aliás, além de todas essas vantagens, nestes meses estará mais calor – temperatura média de 28°C – e a água do mar menos fria.

No final de maio as chuvas começam a ser mais frequentes e em junho e julho os aguaceiros serão uma realidade. Apesar de ser possível viajar a Cancún nestes meses, não dá para reclamar se acaso você perder um dia de praia.

Além disso, saiba que com o tempo nublado o mar azul do caribe perderá intensidade. Ou seja, o cenário caribenho pode não estar no auge da sua beleza.

Leia também: Seguro viagem para o México | Dicas indispensáveis

Agosto, setembro, outubro e novembro

De agosto a novembro é a pior época para ir a Cancún. Afinal, esse é o período mais chuvoso e com maior índice de furacões. Apesar das tempestades, de um modo geral, não causarem prejuízos na cidade, estar lá durante estes eventos climáticos está longe de ser o melhor plano de férias.

Os meses mais úmidos são setembro e outubro, com volume de chuva na faixa 170 mm e 200 mm, respectivamente.

Se acaso você só puder viajar neste período, recomendo que escolha outro destino para os seus dias de descanso.

# Época de sargaço em Cancún

Além do clima, outro fator que preocupa muitos forasteiros que pretendem viajar ao caribe mexicano é a presença de sargaço nas praias.

Apesar desse tipo de alga marinha – que se acumula na areia e na parte rasa do mar – não ser nenhuma novidade nas praias do Caribe, nos últimos anos sua presença aumentou de forma preocupante. O que, consequentemente, deixa a paisagem menos bonita, incomoda o banho de mar e, em casos extremos, impregna o ar de mau cheiro.

Além de todos esses inconvenientes, há outra má notícia: é impossível prever onde, quando e em que volume as algas aparecerão.

Pode acontecer do sargaço chegar aos montes numa determinada praia, mas nem sequer dar o ar da graça num pedaço de areia bem ao lado.

Ainda assim, na minha opinião, a presença de sargaço não inviabiliza uma viagem a Cancún. É fato que ele pode atrapalhar o seu dia de praia, porém, é provável que você encontre outros locais pela Riviera Maya que não foram tão afetados. Neste caso, basta se programar para visitar estes lugares.

Além disso, tenha em mente que essa parte do litoral do México é repleto de atrações além do mar – como cenotes, sítios arqueológicos e parques temáticos. Portanto, mesmo que talvez você não consiga curtir alguma praia específica, certamente terá outras opções de lazer para a sua programação.

3 lugares para se hospedar em Cancún

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o  Señor Frogs Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Villa Romantica tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir em um resort, vale conferir as suítes do Hyatt Zilara Cancun.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Cancún.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here