Entender qual é a melhor época para ir a Guarapari deixará a sua viagem a este destino, que é o mais bem falado do litoral do Espírito Santo, ainda mais proveitosa. Afinal, quem vai à praia normalmente está em busca de dias quentes e ensolarados. E, tratando-se de uma cidade sem tantas atrações à parte da costa, ficar de olho nas condições climáticas é ainda mais importante.

Ainda assim, a boa notícia é que o clima em Guarapari contribui para que os visitantes aproveitem as suas praias em mais de uma época. Apesar de algumas estações serem mais adequadas do que outras, com sorte, dá para esticar a canga na areia até mesmo durante o inverno.

Em todo caso, se você faz questão de ir a Guarapari na melhor época do ano, neste texto eu te contarei quais são os meses mais favoráveis para as suas férias. Além disso, também explicarei como é o histórico do clima durante cada estação e o que dá para esperar de cada período.

Melhor época para viajar a Guarapari

Levando-se em consideração as condições climáticas, a melhor época para viajar a Guarapari é nos meses de fevereiro, abril, maio e setembro. Isso porque, são nesses períodos em que há menor quantidade de chuva, calor suficiente para pegar praia e poucos turistas na cidade.

Por outro lado, tenha em mente que as praias de Guarapari também podem ser aproveitadas em outros momentos do ano. Em março e outubro, por exemplo, apesar dos índices pluviométricos ultrapassarem a marca de 100 mm ao mês, as chuvas não costumam ser tão intensas. Além disso, também faz calor suficiente para passar o dia inteiro com roupa de banho de frente para o mar.

Dezembro e janeiro formam o período de altíssima temporada na cidade. E, de fato, o calorão desta época é uma pedida e tanto para se refrescar com um mergulho. No entanto, tenha em mente que as chuvas de verão podem causar chateação durante a sua viagem a Guarapari.

melhor época para viajar a Guarapari
O comecinho do outono é uma das melhores épocas para ir a Guarapari

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Guarapari

Clima em Guarapari [Mês a Mês]

O clima em Guarapari segue uma dinâmica semelhante aos outros destinos do litoral do Sudeste. Ou seja, tem como marca registrada verões quentes e úmidos, e invernos mais frescos e secos. Portanto, embora os primeiros meses do ano sejam a alta temporada em qualquer canto da costa brasileira, não necessariamente esse será o melhor momento para a sua viagem.

Por fim, vale lembrar: as informações deste texto sobre quando ir a Guarapari são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema.

Ou seja, apesar deste conjunto de referência ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem a previsão do tempo em Guarapari será de sol ou chuva – independente de qual época seja.

Janeiro, fevereiro e março: Alta temporada em Guarapari

Assim como em qualquer canto do litoral no Brasil, os meses mais quentes do ano é a época mais movimentada na cidade. Porém, apesar da temperatura alta, as chuvas de verão podem ser um incomodo na hora de cumprir os passeios que há para fazer em Guarapari.

Se por um lado os termômetros marcam mínimas de 25°C e máximas que beiram os 30°C, por outro, os índices pluviométricos estão acima de 120 mm ao mês. A exceção costuma ser fevereiro, quando chove ligeiramente menos do que em janeiro e março.

Ainda assim, com um pouquinho de sorte pode ser que chova com mais frequência apenas no final da tarde e à noite. Ou seja, durante o dia é comum que os turistas consigam ir à praia sem grandes complicações. Neste caso, os maiores inconvenientes podem ser o trânsito para se locomover, conseguir um espaço na sombra e os preços mais inflacionados.

Aliás, quem vai viajar na alta temporada deve fazer a reserva nas pousadas em Guarapari o quanto antes. Afinal, as acomodações com melhor custo-benefício ficam lotadas antes mesmo de o verão começar. E, quanto mais perto do Ano Novo e janeiro, mais caro tende serem as diárias.

No mais, vale destacar que apesar destes contrapontos típicos de alta estação, há um detalhe incontestável: para quem quer um roteiro com diversão além das praias e farrear em festas animadas, esta é a melhor época para ir a Guarapari.

clima em Guarapari
Apesar de ser alta temporada em Guarapari, o verão costuma ser chuvoso

Abril, maio e junho: Boa época para ir a Guarapari

Com o fim do verão os turistas dão adeus a Guarapari e a cidade volta a ficar sem o auê da alta temporada. Para quem está em busca de sossegado e não quer passar nenhum tipo de perrengue logístico, inicia-se no outono uma das melhores épocas para visitar este destino.

Inclusive, além da facilidade para ir e vir a qualquer canto, há outros benefícios para quem viaja em abril e maio: as chuvas dificilmente atrapalham a programação, ainda faz calor aceitável para dias à beira-mar e há boa quantidade de pousadas baratas em Guarapari.

Além de chover menos de 100 mm ao mês, em abril e maio as temperaturas médias registradas são 24°C e 25°C, respectivamente.

Por outro lado, a partir de junho a passagem de frentes frias são mais frequentes, portanto, não é sempre que será possível curtir um dia de céu azul e sol estralando. Antes mesmo do inverno oficialmente começar, é possível que os termômetros registrem mínimas de 17°C.

Guarapari quando ir
A partir de abril clima em Guarapari começa a ficar mais estável e sem chuva

Julho, agosto e setembro: Pode dar praia. Ou não

Ir a Guarapari durante o inverno costuma ser uma loteria. Apesar de esta estação ser a mais seca do ano e com pouquíssima chance de chuva – média de 50 mm ao mês – não é sempre que as temperaturas estarão favoráveis para curtir a beira-mar.

Aliás, via de regra, o clima é mais ameno, com manhãs e noites frescas fazendo entre 17°C e 20°C.  Durante o dia o céu costuma estar azul e sem nuvens, mas não é sempre que os termômetros sobem até 25°C.

Para quem não faz questão de encontrar o calorão típico do verão, e até prefere um friozinho para as férias, ir a Guarapari em julho e agosto pode ser um bom plano. Por outro lado, se você é do time que pensa que frio e praia não combinam, programe a viagem para setembro, pois com a proximidade da primavera o clima volta a esquentar.

Guarapari previsão do tempo
Apesar do tempo firme, durante o inverno as temperaturas baixas podem espantar os turistas das praias

Outubro, novembro e dezembro: Época de chuvas em Guarapari

Com o aumento da temperatura, o desejo por dias descompromissados estirado na areia volta a crescer. Porém, a má notícia é que a partir de outubro as chuvas recomeçam a dar as caras por estas bandas do Espírito Santo. Ou seja, o passeio pode se tonar impraticável.

Em outubro os aguaceiros ainda são moderados, e é pouco provável que uma viagem seja completamente arruinada por causa deles. Porém, em novembro e dezembro os temporais são mais frequentes e não é raro chover por dois ou três dias seguidos.

Inclusive, estive em Guarapari durante o mês de dezembro e a chuva bateu cartão durante os cinco dias da minha estada. Até deu para visitar algumas praias com sol e céu azul, porém, na maior parte do tempo, eu precisava esperar o clima em Guarapari melhorar para poder sair da pousada.

Dá para ir a Guarapari nesta época do ano e aproveitar os passeios? Com sorte, até dá. Porém, se eu tivesse que eleger um único período para evitar uma viagem pelo litoral capixaba, certamente seria nos meses de novembro e dezembro.

época de chuvas em Guarapari
Novembro e dezembro costumam ser os meses mais chuvosos em Guarapari

3 lugares para se hospedar em Guarapari

($$) Um dos hotéis mais tradicionais no centro de Guarapari é o Hotel Atlântico.

($$) Na Praia do Morro, a Pousada Casa de Praia é considerada uma das melhores da cidade e oferece excelente custo-benefício. 

($$$) Por fim, outra opção que possui ótima reputação é a Serra Negra Pousada Spa.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Guarapari.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here