Qual a melhor época para viajar a Paraty: Descubra como é o clima, qual a temporada de chuvas e em quais meses acontecem os melhores festivais!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Além do clima, há outros fatores que devemos levar em conta na hora de entender quando é melhor ir a Paraty. Isso porque, a cidade histórica mais simpática do Rio de Janeiro também oferece outras atividades temporárias que podem incrementar o seu roteiro.

Ou ainda, se acaso você preferir evitar multidões, é preciso se programar justamente para fugir dos festivais que arrastam uma legião de forasteiros para a cidade. Já adianto que se seu objetivo é apenas turistar e conhecer as principais atrações do pedaço, durante eventos não é o melhor momento.

Portanto, a melhor época para viajar a Paraty vai depender, principalmente, da programação que você pretende ter durante a viagem.

E, para que você saiba o que pode esperar das suas férias em cada mês do ano, neste texto eu contarei como é o clima em Paraty, e quando são os festivais mais movimentados na cidade.

Leia também: Onde ficar em Paraty | Melhores bairros e pousadas

# Melhor época para ir a Paraty

É difícil afirmar qual a melhor época para ir a Paraty. Afinal, como já mencionei, isso irá depender dos planos da sua viagem.

No entanto, na minha opinião, há sim uma pior época para ir a Paraty: de janeiro a março.

Entendendo que esse é justamente o único período que muitas pessoas podem viajar. Porém, se tratando de uma viagem a Paraty, você não encontrará nenhuma vantagem relevante viajando neste período.

Pelo contrário. Os maiores incômodos estão justamente nos primeiros meses do ano. Ainda assim, se achar adequado arriscar, basta ir preparado para tais inconvenientes que você evitará surpresas desagradáveis durante as férias.

clima em Paraty - dicas
Dia nublado durante o verão em Paraty (Praia do Sono)

# Eventos e clima em Paraty (Mês a Mês)

De um modo geral, o clima em Paraty é úmido. Apesar de um período de estiagem durante o inverno, basta a temperatura subir um pouco que as chuvas voltam a aparecer. Ainda assim, dá para se programar e aproveitar as férias contornando este fato.

De igual importância é ficar de olho no calendário de eventos em Paraty – seja para aproveitá-los, ou para evitar viajar nestes períodos mais concorridos.

Janeiro, fevereiro e março

Não é à toa que eu considero os três primeiros meses do ano a pior época para ir a Paraty. Há duas razões para isso.

O primeiro motivo é que o combo verão e férias escolares torna qualquer pedaço do litoral brasileiro bastante cheio durante essa época. Consequentemente, os preços de hospedagem e passeios vão às alturas.

Além disso, se tratando de Paraty, a cidade fica mais encantadora quando o fluxo de pedestres nas suas ruas de pedras irregulares não é caótico.

O segundo motivo, e não menos importante, é que o verão é também a época de chuvas em Paraty. Para você ter uma ideia, o índice pluviométrico fica na casa de 250 mm ao mês.

Apesar das temperaturas elevadas serem ideais para aproveitar as melhores praias de Paraty, é certo de que você perderá um dia ou outro de passeio por causa do tempo ruim.

Além disso, com os aguaceiros constantes, há outro inconveniente que surge na cidade: os alagamentos das ruas do centro-histórico – principalmente nas que se encontram mais próximas do mar.

É claro que durante estes noventa dias haverá alguns dias seguidos de sol. No entanto, a questão é que se você for justamente num período que isso não acontecer, não dá para reclamar de São Pedro.

Abril e maio

Considero abril um bom mês para ir a Paraty. Isso porque, além da euforia do verão já ter chegado ao fim, as chuvas diminuem e as temperaturas ainda estão aceitáveis para um banho de mar. Ainda assim, já é hora de botar um agasalho na mala pois as manhãs e noites costumam ser frescas.

Em maio o clima seco já é uma realidade. No entanto, as temperaturas mais baixas deixam os dias à beira-mar menos agradáveis. Apesar dos dias ensolarados, as máximas raramente passam dos 25°C. Em todo caso, a viagem é super válida para quem quer fazer um roteiro privilegiando o centro-histórico ou algum evento.

Para os mais religiosos, nestes meses há duas datas de comemorações católicas: a Semana Santa (normalmente em abril) e a Festa do Divino (normalmente em maio). Como não poderia deixar de ser, a cidade fica cheia durante esses eventos.

Outra festança que costuma acontecer em maio – às vezes no início de junho – é o animado Bourbon Festival Paraty. Trata-se de um festival onde durante um final de semana o Jazz é o ritmo que embala as ruas de Paraty.

melhor época para ir a Paraty
Centro histórico de Paraty

Leia também: Passeio de barco em Paraty | Escuna ou lancha?

Junho, julho e agosto

Engana-se quem pensa que com a chegada do inverno os turistas se afastam da cidade histórica.

Sobre o clima, esse é o período mais seco em Paraty – quando as chuvas dificilmente passam dos 70 mm ao mês. Por outro lado, as temperaturas também caem.

Apesar de dias de céu claro e um tímido sol dando as caras, não chega ser aquele calorão ideal para um mergulho. Mas é claro, os mais corajosos entram na água do mesmo jeito.

No inverno, a temperatura média é de 20°C, com mínimas em torno de 15°C e máximas na faixa de 25°C.

Diversos eventos movimentam a cidade neste período. Em junho, o feriado de Corpus Christi faz aumentar o turismo em Paraty. Inclusive, a festa religiosa é destaque entre os católicos da região.

Em julho as férias escolares por si só já levam mais turistas a cidade. No entanto, também é neste mês que acontece o festival mais esperado do ano: a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty.

Em agosto, o evento do mês fica por conta do Festival da Cachaça. Afinal, a bebida é um dos produtos mais tradicionais de Paraty.

chuvas em Paraty
Céu azul durante o inverno em Paraty

Setembro e outubro

Setembro e outubro são bons meses para ir a Paraty.

Apesar das chuvas voltarem, elas ainda não estão com força total. Além disso, a temperatura começa a subir aos poucos e contribui para os melhores passeios para fazer em Paraty.

Outro detalhe é que, embora existem festivais nesta época, o fluxo de turistas é menos intenso – com exceção dos feriados, claro.

Enquanto setembro é marcado pelo Paraty em Foco – um festival de fotografia, outubro recebe o cheio de sabor Festival Gastronômico de Paraty.

Novembro e Dezembro

Enfim o clima em Paraty volta a ficar com características do verão: quente e úmido.

Apesar de chover menos do que no início do ano, os índices pluviométricos ficam acima de 200 mm ao mês. Já a temperatura costuma variar entre 20°C e 29°C.

Por outro lado, diferente da altíssima temporada, os viajantes ainda não chegaram em massa. Ou seja, dá para garimpar pousadas baratas em Paraty, além de gastar menos com passeios e alimentação.

O evento mais relevante desta época é o Encontro de Cultura Negra – que sempre acontece no feriado de 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

3 lugares para se hospedar em Paraty

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada dos Contos tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Jardim dos Oliveiras.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Paraty

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here