Diferente de outros destinos litorâneos, não necessariamente o clima será um fator determinante para a escolha de quando ir a Salvador.

É claro que viajar nos meses mais chuvosos do ano pode gerar inconvenientes para o seu roteiro – mesmo que você não pretenda esticar a canga na areia. Porém, também há outros critérios a serem levados em consideração para decidir qual o melhor momento para fazer as malas rumo à capital baiana.

Dona de atrações que vão além do mar, a melhor época para viajar a Salvador também dependerá de quais pontos turísticos e eventos você quer incluir na sua programação. Aliás, há quem vá até àquela que foi a primeira capital do Brasil para participar exclusivamente de alguma festa popular. E, nestes casos, as praias e o circuito turístico convencional se tornam meros coadjuvantes do itinerário.

Por fim, há ainda a possibilidade de marcar as férias de acordo com a sua disponibilidade para só então montar o seu roteiro baseado no que a cidade tem a oferecer naquelas datas. Afinal, Salvador tem motivos de sobra para você visitá-la em –quase – qualquer estação.

Melhor época para viajar a Salvador

De modo geral, a melhor época para viajar a Salvador é entre dezembro e o carnaval. Não à toa, é justamente durante o verão em que a cidade recebe mais turista.

Além do clima mais estável com dias de céu azul e ensolarado na maior parte do tempo, é durante a estação mais quente do ano em que as festanças mais tradicionais acontecem em solo soteropolitano. Ou seja, é uma rara oportunidade de organizar um roteiro com tudo o que se tem direito: praias, pontos turísticos e comemorações.

Por outro lado, o maior senão é que viajar nesta alta temporada significa que o seu orçamento precisará de mais verdinhas – especialmente se você pretende combinar as férias com outro destino, como por exemplo, Morro de São Paulo.

Não menos importante, vale lembrar que se você tem aversão a lugares cheios, talvez, seja melhor abrir mão deste período e marcar a viagem a Salvador em uma época menos tumultuada.

melhor época para viajar a Salvador
O verão é uma das melhores época para ir a Salvador

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Salvador

Clima em Salvador (Mês a Mês)

O verão é um dos melhores momentos para ir a Salvador, porém, não é o único. Aliás, isso é excelente, pois muitos viajantes fazem questão de fugir das multidões da alta temporada. Portanto, mesmo que você prefira ou só possa viajar em outros meses, saiba que o clima em Salvador também contribui para que você a conheça em outras estações.

Para que você planeje adequadamente a sua viagem, confira a seguir o que dá para esperar do clima em Salvador durante cada mês do ano. Porém, vale lembrar: as informações são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema.

Ou seja, apesar deste conjunto de referências ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem a previsão do tempo em Salvador será de sol ou chuva – independente de qual época seja.

Dezembro, janeiro e fevereiro: A alta temporada em Salvador

É inquestionável: é durante o verão que Salvador presenteia os forasteiros com todas as suas facetas em uma única viagem. Portanto, se você quer ter direito a experimentar todos os sentidos da capital baiana, viaje nesta época.

Para começar, as temperaturas altíssimas – quase sempre ultrapassando a marca de 29°C – e a pouca quantidade de chuva, forma a melhor combinação para quem quer desfrutar dos dias na areia. Até pode chover, afinal, Salvador ostenta um clima tropical o ano inteiro. Porém, os chuviscos tendem a ser passageiros e servem para refrescar do calorão intenso.

Além disso, e talvez até mais especial do que a boa combinação climática, é que durante esses meses acontecem as principais comemorações e festas de Salvador. E se engana quem pensa que eu me refiro apenas ao carnaval.

As celebrações e festas em Salvador durante o verão

A partir de dezembro se inicia em Salvador uma série de celebrações religiosas conhecidas como Festas de Largo. Mais do que festividades dentro de uma igreja, essas datas tem como marca registrada a presença de uma multidão pelas ruas da cidade exercendo a sua fé – seja no catolicismo, no candomblé ou em outras religiões.

Normalmente, essas festas dedicadas aos santos católicos também são a data em que o candomblé celebra alguns de seus orixás. Isso porque, devido à intolerância sofrida ao longo dos séculos, esse sincretismo religioso foi uma das maneiras encontradas para exercer a sua religiosidade.

Ou seja, apesar de quase sempre as festas dos santos católicos estamparem as manchetes de notícias sobre as Festas de Largo, tenha em mente que nestes dias o candomblé também estará celebrando alguma de suas divindades. E, é justamente isso, o que torna estas celebrações tão especiais.

Antes mesmo de virar o ano, no início de dezembro, as festas de Iansã e Santa Bárbara (4/12); e de Oxum e Nossa Senhora da Conceição da Praia (8/12), inauguram a temporada de celebrações na capital do estado.

Já no final do mês é a hora do Ano Novo em Salvador. A virada do ano pode até não ser tão charmosa quanto em algum vilarejo do litoral sul da Bahia, porém, a animação também é garantida. E há um bônus: os preços não serão tão inflacionados quanto nas ilhas e outros cantos do litoral.

Pouco tempo depois, mais especificamente na segunda quinta-feira do ano que chegou, acontece a tradicional Lavagem do Bonfim – que é considerada a segunda maior manifestação popular do estado. No candomblé, essa data é dedicada a Oxalá.

A partir daí o astral carnavalesco começa a ditar o ritmo em Salvador. Porém, antes dos foliões caírem na rua, é preciso celebrar ainda as festas de Omolu e São Lázaro (28/01); e de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes (02/02).

Por fim, em fevereiro – ou meados de março – é hora da festa abre alas brasileira que ganha ainda mais destaque na capital baiana: o Carnaval.

clima em Salvador
Pôr do sol durante um dia de verão em Salvador

Março: Para quem não faz questão de agito

Ficou cansado só de pensar em encarar essa extensa programação do verão em Salvador? Então, talvez o melhor esquema para a sua viagem seja ir em março, depois do carnaval. Afinal, com a proximidade do outono quem entra em ritmo de férias é a cidade.

Para quem não faz questão de estar na capital baiana no período mais animado do ano, março é um bom momento para visitar as suas atrações históricas e gastronômicas sem o fuzuê da alta temporada. Além disso, o clima em Salvador continua favorecendo os roteiros que também incluem momentos de frente para o mar.

Embora as chuvas sejam mais constantes do que nos dois primeiros meses do ano, ainda dá para aproveitar tudo o que tem para fazer em Salvador sem grandes prejuízos na programação. Inclusive, minha primeira vez por lá foi entre os dias 17 e 27 de março e, apesar de alguns aguaceiros passageiros, consegui cumprir a minha programação.

No mais, além de encontrar o destino menos caótico, outra vantagem de viajar em março é que as diárias dos lugares para ficar em Salvador estarão mais acessíveis.

melhores meses para ir a Salvador
Ir a Salvador em março é ideal para quem prefere um roteiro longe da folia

Abril, maio, junho e julho: Os meses mais chuvosos em Salvador

Depois de receber tanta gente em casa, Salvador precisa de um tempo só para ela e o clima se encarrega de espantar os visitantes por alguns meses. De abril a julho é a época mais chuvosa, sendo que o índice pluviométrico chega a passar de 200 mm em maio, que é o mês mais úmido dentre os quatro.

Em junho e julho as chuvas tendem a ser menos intensas. Porém, se você pretende fazer um roteiro pelas praias de Salvador, é mais prudente esperar até agosto.

Ah, mas será que vai chover o tempo inteiro?”, costuma perguntar o leitor mais cético ou àquele que já comprou as passagens e precisa de uma palavra de conforto. E, a verdade, é que provavelmente não. Aliás, dias de sol e céu azul também é uma realidade mesmo nesta estação mais molhada.

Porém, pode chover sim durante dias seguidos. Ou pelo menos durante parte do dia.

Além de atrapalhar que você fique à toa de frente para o mar, os temporais em Salvador também podem causar chateação nos seus deslocamentos. Além de muitas ruas ficarem com água até a canela, a equação chuva = caos no trânsito também se aplica por aqui.

Portanto, apesar do calorão continuar a todo vapor durante a temporada de outono-inverno, considero esse período uma época ruim para visitar a cidade.

meses mais chuvosos em Salvador
Nos meses mais chuvosos em Salvador até pode dar praia, porém, dias nublados será uma constante realidade

Agosto, setembro, outubro e novembro: Boa época para ir a Salvador

A partir de agosto as chuvas voltam a ficar mais tímidas e as condições climáticas já não são um grande risco para as suas férias. Portanto, esta também é uma das melhores épocas para ir a Salvador.

Em agosto o clima está em transição entre a estação chuvosa e seca e ainda pode chover na faixa de 100 mm ao mês. Porém, a partir de setembro o acumulado pluviométrico mensal dificilmente ultrapassa a marca de 70 mm – que é um valor bastante baixo para o litoral.

Sobre as temperaturas, elas voltam a subir – se é que chegaram a baixar durante o inverno, pois mesmo com o clima chuvosos os termômetros não dão trégua. Em todo caso, entre agosto e novembro as médias ficam em torno de 26°C, com a sensação térmica podendo ser ainda maior.

Além disso, com o tempo firme e os preços mais amigáveis, é um bom momento para traçar um roteiro que ultrapassa os limites da capital. Podendo viajar por pelo menos 7 dias, considere aproveitar para conhecer também destinos que não estão tão distantes, como por exemplo, Morro de São Paulo ou Boipeba (mas evite os feriadões).

 Caso viajar nos feriados prolongados desta época seja a sua única possibilidade, foque o roteiro apenas em Salvador mesmo. Isso porque, os preços na capital não ficam inflacionados e a cidade costuma ficar mais vazia – porque os turistas de outros estados, e até mesmo os moradores, costumam escapar para as ilhas.

Salvador previsão do tempo
A partir de agosto o clima em Salvador volta a ficar favorável para dias à beira-mar

3 lugares para se hospedar em Salvador

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o  Farol da Barra Suítes e Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Também na Barra, a Viver Bahia Pousada é o lugar certo para quem prefere um ambiente mais elegante.

($$) Ou, para um hotel mais clássico de rede, o Ibis Salvador Rio Vermelho é uma boa pedida.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Salvador.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here