Dentre as capitais brasileiras banhadas pelo mar, a capixaba é provavelmente uma das que oferecem menor apelo turístico praiano. Isso não quer dizer, porém, que você não deva se atentar sobre quando ir a Vitória, no Espírito Santo. Afinal, embora as suas praias não necessariamente serão as estrelas da viagem, elas funcionam como excelente complemento do roteiro.

Além disso, visitando a cidade quando o clima em Vitória estiver firme, dá para aproveitar melhor os passeios ao ar livre, como por exemplo, parques, trilhas e mirantes. E, se quiser esticar a canga na areia, basta ir até a sua vizinha e irmã, Vila Velha, que haverá bons lugares para mergulhar na água salgada.

Ainda assim, saiba que, via de regra, dá para ir a Vitória e cumprir um belo itinerário sem grandes complicações climáticas em praticamente qualquer época do ano. Recomendo apenas evitar os meses com maior volume de chuvas e, nas demais estações, só tome o cuidado de organizar uma mala compatível com o clima daquele período.

Melhor época para viajar a Vitória

A capital do Espírito Santo é um destino coringa que pode ser visitado o ano inteiro. Portanto, embora cada estação tenha as suas particularidades, não há uma época para viajar a Vitória que se destaque em comparação as outras. Tudo vai depender da sua disponibilidade e dos tipos de atrações que pretende incluir no itinerário.

Para mim, uma das melhores épocas para ir a Vitória é o outono. Isso porque, além de ter passado o oba-oba do início do ano, as temperaturas continuam altas – com mínimas na casa dos 23°C e máximas podendo chegar a 29°C. Além disso, as chuvas já começaram a dar uma trégua e o tempo mais estável contribui para os passeios ao ar livre.

Ainda assim, saiba que os aguaceiros continuam sendo raridade até setembro. Por outro lado, tenha em mente que as temperaturas estarão baixas, e, ainda que você não pretenda entrar no mar, o frio pode baixar o astral das suas andanças.

Por fim, talvez os únicos meses que você pode precisar mudar de planos por causa dos aguaceiros são novembro e dezembro – os campeões de volume pluviométrico mensal. Aliás, minha viagem a Vitória foi neste período e comprovei isso na prática. Até consegui aproveitar, porém, era sempre preciso ter um guarda-chuva na mochila e, eventualmente, esperar a chuva passar para conseguir ir até algum lugar.

melhor época para viajar a Vitória
Para mim, uma das melhores épocas para ir a Vitória é durante o outono

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Vitória

Clima em Vitória [Mês a Mês]

O clima em Vitória segue uma dinâmica semelhante aos outros destinos do litoral do Sudeste. Ou seja, tem como marca registrada verões quentes e úmidos, e invernos mais frescos e secos. Portanto, embora os primeiros meses do ano sejam a alta temporada em qualquer canto da costa brasileira, não necessariamente esse será o melhor momento para a sua viagem.

Por fim, vale lembrar: as informações deste texto sobre quando ir a Vitória são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema.

Ou seja, apesar deste conjunto de referência ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem a previsão do tempo em Vitória será de sol ou chuva – independente de qual época seja.

Janeiro, fevereiro e março

Os primeiros meses do ano costumam ser os mais movimentados – turisticamente falando – em Vitória. E, de fato, pode ser um bom momento para visitar a cidade.

Para começar, apesar de ser alta temporada, a capital capixaba não costuma ter a superlotação e preços inflacionados de outros destinos mais famosos do litoral brasileiro. Ou seja, trata-se de uma viagem de verão com excelente custo-benefício.

Se acaso quiser encontrar pousadas em Vitória ainda mais baratas, marque a viagem para fevereiro ou março. Afinal, passado o mês de férias escolares, o vai e vem de turistas diminui consideravelmente. Inclusive, vale destacar: a capital do Espírito Santo também é um excelente destino para os viajantes em busca de sossego durante o carnaval.

Além disso, o clima em Vitória também colabora para que os passeios aconteçam sem grandes aborrecimentos. Apesar de não ser a estação mais seca na cidade, as chuvas mais intensas ficaram nos últimos meses do ano que passou. Como se não bastasse, as temperaturas elevadas típicas da estação mais quente estão presentes. Portanto, é o melhor período para incluir as praias de Vila Velha na programação.

No mais, tenha em mente que em março há um ligeiro aumento no volume de precipitação. Ainda assim, as chuvas não costumam causar prejuízos aos roteiros de viagem.

clima em Vitória
O verão é a melhor época do ano para aproveitar as praias em Vitória

Abril, maio e junho

Passado o auê da alta temporada de verão, a partir de abril o fluxo de turistas a lazer diminui bastante na cidade. Porém, na minha opinião, é a partir de agora que se inicia uma das melhores época para ir a Vitória. Afinal, além dos preços mais simpáticos em acomodação, você também encontrará um clima bastante agradável.

Durante o mês de abril, os dias quentes e ensolarados ainda são um bom convite para esticar a canga na areia. Por outro lado, a partir do mês seguinte os termômetros registram mínimas de 20°C e máximas que dificilmente ultrapassam os 25°C. Ou seja, em maio e junho as condições climáticas são boas para passear, mas não são as mais favoráveis para entrar no mar.

Inclusive, nesta época do ano as praias capixabas abrem espaço aos destinos de inverno do Espírito Santo. Lugares como Domingos Martins e Santa Teresa, começam a receber mais visitante a medida que a estação mais fria do ano se aproxima.

Sobre as chuvas, este período dá inicio a época mais seca do ano. Aliás, em junho é registrado o menor volume pluviométrico anual: média de apenas 41 mm ao mês.

melhor época para ir a Vitória
A partir de abril, o clima mais ameno em Vitória favorece outros tipos de passeios além do mar

Julho, agosto e setembro

Eis aqui outra ótima época para viajar a cidade que venceu. Apesar do friozinho com temperaturas mínimas que podem chegar a 17°C – às vezes menos – quem não tem a intenção de priorizar a viagem à beira-mar consegue aproveitar – e muito – os passeios que há para fazer em Vitória.

Além disso, é o único momento para deixar o roteiro mais especial com festivais de inverno que acontecem em diversos cantos do estado. Vale a pena, por exemplo, dividir a estada entre a capital e destinos com este apelo, como Domingos Martins e Santa Teresa.

Em setembro, os primeiros sinais da primavera começam a dar as caras: além das temperaturas subirem, as chuvas finalmente voltam a aparecer depois de uma longa estiagem. Ainda assim, não precisa se preocupar, pois os períodos de aguaceiros mais intensos é só daqui alguns meses.

Outubro, novembro e dezembro

Se eu tivesse que recomendar uma época do ano para não ir a Vitória certamente seria essa: entre outubro e novembro. Veja bem, não estou dizendo que não será possível aproveitar a viagem. Aliás, foi justamente nesta época em que estive lá e conseguir visitar todos os lugares que estavam no meu roteiro.

No entanto, esse é o período de ano com maior quantidade de temporais, dias de chuva e volume pluviométrico acumulado. Ou seja, é bastante provável que o clima em Vitória irá ditar a sua programação. Foi o que aconteceu comigo: embora tenha cumprido o meu itinerário, as andanças aconteciam conforme o tempo abria e fechava.

Se por um lado as temperaturas voltam a subir, aumentando também a vontade de passar o dia inteiro de frente para o mar, por outro, os aguaceiros prendem os visitantes dentro dos hotéis por mais tempo do que eles desejariam. Para você ter uma ideia, em novembro e dezembro chove em torno de 200 mm ao mês.

Dá para arriscar? Até dá. Porém, não dá para reclamar de que não foi avisado. Querendo seguir com a viagem nesta estação, sugiro que acrescente pelo menos um dia extra no itinerário. Afinal, desta forma talvez seja possível recuperar um dia ou outro de passeio perdido.

previsão do tempo em Vitória
Quem viaja a Vitória entre outubro e dezembro deve priorizar o roteiro para atrações em ambientes cobertos, como por exemplo, as Paneleiras de Goiabeiras

3 lugares para se hospedar em Vitória

($$) Um dos hotéis mais econômicos na Praia do Canto é o Hotel Costa Victória.

($$) Outra opção que oferece excelente custo-benefício é o Ibis Vitória Praia do Canto.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Comfort Suítes Vitória.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Vitória.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here