COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado. E também, utilize o cupom de desconto VOLTOLOGO5 para garantir 5% de desconto.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Avenida Paulista: Dicas do que fazer da Consolação ao Paraíso. Descubra quais os principais pontos turísticos e atrações de uma das avenidas mais famosas de São Paulo
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Ainda me lembro da primeira vez que sai da estação de metrô Trianon MASP, e topei com a agitação da Avenida Paulista. Estava indo até o hotel Tivoli para uma feira de intercâmbio, e a primeira tarefa era pedir informação de como chegar até lá. Naquela época a internet e celulares ainda não haviam se popularizado, e o jeito mais fácil de conseguir uma orientação era pedindo ajuda às pessoas.

Mas a quem pedir? Os passos apressados da população não me davam brechas para interrompê-los durante a sua frenética corrida matinal. Resolvi caminhar até uma banca de jornal para perguntar se aquela era direção correta, e muito simpaticamente o atendente me respondeu que em dois minutos chegaria ao meu destino.

Segui meu caminho ainda meio desorientado com a enorme quantidade de informação que meus olhos e ouvidos tentavam absorver. Prédios, pessoas, carros, lojas e barulhos. Tudo multiplicado por 100 vezes se comparado à pequena Jundiaí onde vivo. Aos poucos fui me habituando e antes mesmo de chegar ao hotel já estava fascinado com tudo aquilo.

Desde então esse encantamento por uma das avenidas mais famosas do Brasil não diminuiu nem um pouco. Pelo contrário, a cada vez que vou à essa região gosto ainda mais. São tantas atrações para se conhecer na Avenida Paulista que sempre fico com a sensação de que nunca não vou conseguir esgotá-las.

Nesse post irei compartilhar com você alguns dos meus lugares preferidos. Você pode utilizar essas dicas como um roteiro, e assim, conhecer os destaques dessa avenida de ponta a ponta. Começando pela Consolação e terminando no Paraíso, ou vice e versa. 

Leia também: 10 hotéis baratos em São Paulo

10 hotéis na Avenida Paulista [Para todos os gostos e bolsos]

# Dicas de atrações na Avenida Paulista

Ao sair da estação de metrô Paulista (linha Amarela) pela Rua da Consolação, já estão dois destaques desse roteiro: o Cine Caixa Belas Artes e a Passagem Literária da Consolação.

Entre aberturas, reformas e fechamentos, o Cine Caixa Belas Artes é um dos cinemas mais antigos de São Paulo. Sua programação diferenciada com filmes que não fazem parte do circuito comercial é o que mais me atrai.

Logo ao lado do cinema uma pequena entrada ignorada pela maioria das pessoas dá acesso a Passagem Literária da Consolação. Esse caminho subterrâneo foi criado na década de 70 com objetivo de facilitar a travessia de pedestres da região. Hoje em dia a passagem possui uma espécie de sebo coletiva, duas mesinhas e cadeiras para quem quiser passar algum tempo lendo e eventuais exposições.

o que conhecer na avenida paulista

Agora sim na Avenida Paulista, uma parada rápida na Praça do Ciclista pode te render boas fotos da avenida.

Ainda por ali, você também encontrará a Paróquia São Luís Gonzaga. A igreja foi inaugurada em 1935 e possui detalhes arquitetônicos no estilo greco-romano.

Duas quadras adiante e você estará no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Muito famosa pela noite animada e eclética, durante o dia a Augusta pode ser uma boa alternativa para o seu almoço, há muitos restaurantes com diferentes tipos de preço e cardápio. Vale lembrar que a região com mais opções, tanto para quem quer almoçar como curtir a noite, é descer a Augusta sentido centro.

No próximo quarteirão está um dos prédios mais antigos da Avenida Paulista, o Conjunto Nacional. Inaugurado em  1958, o edifício que é considerado o primeiro shopping da América Latina é atualmente um complexo comercial e residencial. É lá inclusive que se encontra a gigante Livraria Cultura, um lugar imperdível para os apaixonados por livros. Se tiver um tempinho aproveite para subir até o terraço do edifício, você se surpreenderá com a tranquilidade do lugar.

avenida paulista passeios

Leia também: Onde ficar em São Paulo?

Na mesma quadra do Conjunto Nacional você poderá conhecer também o Parque Mário Covas. Apesar de ser pequeno é um lugar bem agradável para fazer uma pausa durante a sua caminhada.

O outro parque da Avenida Paulista está logo adiante. Bem maior e com vegetação remanescentes da Mata Atlântica, o Parque Cerqueira Cesar, ou simplesmente Trianon, merece bons minutos da sua atenção.  A sensação que se tem ao entrar nesse espaço é que você foi tele transportado para um lugar bem longe da movimentada avenida.

parque trianon avenida paulista
Parque Trianon

Leia também: 10 parques que você precisa conhecer em São Paulo

Do lado oposto do Parque Trianon está o MASP, Museu de Arte de São Paulo. Ícone da cidade por causa da sua arquitetura moderna, e claro, pela qualidade do acervo, tente conhecer o museu as terças-feiras que é quando a entrada é gratuita. O valor para os demais dias da semana é de R$ 25,00.

Quase na esquina da Avenida Paulista com a Rua Pamplona encontra-se o Centro Cultural FIESP. Por possuir uma programação bastante variada ele é um dos mais visitados da cidade. Antes de ir, confira os dias e horários das atrações e exposições que estarão em cartaz.

E o que não vai faltar desse ponto em diante são centros culturais. Outros que você irá encontrar do mesmo lado da avenida que o FIESP, são: Espaço Cultural Citibank, Itaú Cultural e a Casa das Rosas. Essa última é voltada para eventos literários e possui um agradável jardim.

avenida paulista casa das rosas
Casa das Rosas

Leia também: 9 lugares com vistas incríveis (e de graça) em são Paulo

O último centro cultural que quero te recomendar é um dos meus favoritos, porém, ele não fica exatamente na Avenida Paulista. A poucos minutos de caminhada, ao lado da estação de metrô Vergueiro (linha Azul), o Centro Cultural São Paulo é um dos maiores e mais importantes de toda a cidade. Além de uma programação bem diversificada, você também encontrará diversos espaços como biblioteca, salas para leitura e até um jardim suspenso.

Leia também: São Paulo | Roteiro clássico de três dias

9 dicas valiosas para uma viagem a São Paulo

Dicas do que fazer na Avenida Paulista

⇒ Aos domingos a Avenida Paulista é destinada somente a ciclistas e pedestres. Não há circulação de veículos das 10hs às 18hs

⇒ Também aos domingos você encontrará duas feirinhas bastante interessantes na Avenida Paulista: a de artesanatos em frente ao Parque Trianon, e a de Antiguidades, sob o vão do MASP.

⇒ Todos os dias você encontrará diversos artistas de rua pela Paulista. Artesões, pintores e músicos expõem seus trabalhos para as outras centenas de pessoas que circulam por ali.

⇒ Comer pela Avenida Paulista não é muito barato, e na minha opinião, o melhor custo benefício está nas ruas paralelas como a Alameda Santos e a São Carlos do Pinhal. Vale a pena você dar uma caminhada por elas e ver se há algo que te agrade. Se ainda assim nada te interessar, poderá recorrer a alguns dos shoppings ou redes de fast food que há pela avenida.

⇒ Um jeito bem legal de conhecer não somente a Avenida Paulista, mas também outros bairros de São Paulo é através do Free Walking Tour. Nesse post eu conto como foram os meus passeios pela Paulista, Centro e Vila Madalena.


Ficou com alguma dúvida ou sentiu falta do seu lugar favorito na Avenida Paulista? Deixe um comentário abaixo!

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

24 COMENTÁRIOS

  1. Amo caminhar na Av. Paulista, sempre que posso dou uma fugidinha pra lá. Recomendo a todos que ainda não conhece esse local, que agende na sua próxima viagem, vocês irão se encantar. Valeu meu nobre irmão Murilo pelo post, parabéns.

  2. A imagem que tenho da Avenida Paulista está associada ao MASP. Era agitação, trânsito e eu ali, meio que perdida com tudo aquilo, embora estivesse acompanhada com uma moradora da cidade. A diversidade desta avenida surpreende. Um dia, retornando a São Paulo, vou fazer um desses passeios pelo Centro, deve ser muito bacana!

    • Volte com muitoooo tempo Luiz!
      hahahaha

      É muita coisa legal pra fazer e conhecer em São Paulo!
      Quanto mais eu conheço, mais parece que não vi nada ainda…
      🙂 🙂 🙂

      Abraço

  3. Oi Murilo!
    Não sei nem por onde começar, acabei topando com o seu blog, achei nas listas da RBBV e quando vi que você viajou pela América Latina, tinha que conferir. Adorei demais o seu blog, é super completo e realmente muito bom, estou lendo alguns posts e quero muito voltar a viajar por aí! Um grande abraço
    Flávia.

  4. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here