Os passeios para fazer em Quito proporcionam um dos melhores roteiros culturais entre as capitais sul-americanas.
Apesar de não estar nos holofotes turísticos dos brasileiros, a capital do Equador está repleta de contruções preservadas, museus históricos e mercados recheados com a culinária andina.
Fora do centro antigo, Quito ostenta parques urbanos bem planejados e mirantes a mais de 4.000 metros de altitude com vistas que nos dão a real dimensão do seu tamanho.
Como se não bastasse, os arredores da cidade também rendem ótimos tours bate volta, sendo que nestes casos os passeios costumam ser protagonizadas pelos belos cenários vulcânicos equatorianos.
Melhores atrações e passeios para fazer em Quito
- Free tour em Quito
- Centro Histórico
- Museus em Quito
- Parque El Ejido
- Teleférico de Quito
- Mariscal e La Floresta
- Parque Mitad del Mundo
- Vulcão Cotopaxi
- Laguna Quilotoa
- Otavalo
» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Quito
1- Free tour em Quito
Na minha opinião, este free tour para fazer em Quito é o melhor passeio para fazer assim que chegar à capital do Equador.
Isso porque, esta atividade funciona como um excelente roteiro de apresentação à cidade, mais precisamente dos pontos turísticos no centro histórico de Quito.
Se acaso você nunca ouviu falar sobre free walking tour, trata-se de um passeio guiado a pé quase gratuito.
E o “quase” é porque na realidade o tour funciona com contribuições voluntárias.
Apesar de as paradas deste city tour serem apenas na área externa das atrações, o itinerário abraça os principais cartões postais de Quito e conta curiosidades de cada um deles.
Para mim, uma boa programação para fazer em Quito é participar do free tour pela manhã e continuar as andanças pelo centro histórico da cidade por conta própria na parte da tarde.
Ou seja, durante o passeio você aprende sobre a história de Quito e depois do almoço bate perna e entra nas igrejas, museus e outros atrativos que mais fazem o seu tipo.
Por fim, confira outras informações importantes sobre este passeio gratuito em Quito:
- Acontece diariamente.
- Há saídas às 9h e às 13h.
- Duração de aproximadamente 3 horas.
- É necessário reservar vaga antecipadamente.
- O ponto de encontro é no Parque de la Alameda.
» Reservar vaga no free walking tour em Quito (Gratuito)
2- Centro Histórico de Quito
Participou do free walking tour em Quito?
Então é hora de continuar a turistagem na área central da cidade no seu próprio ritmo.
Aliás, saiba que não é à toa que o centro histórico de Quito merece um dia inteiro no seu roteiro de viagem.
Há tantos prédios imponentes e bem preservados, que a cidade foi a primeira capital do mundo a ser listada como Patrimônio Mundial da Unesco, em 1978.
De modo geral, o melhor local para iniciar um passeio nesta região é na Plaza de la Independencia, também conhecida como Plaza Grande.
Ou, caso você não tenha feito o free walking tour e não irá realizá-lo, dá para começar na Basílica do Voto Nacional e depois ir andando ao centro histórico, pois são apenas 10 minutos de caminhada.
Por fim, segue abaixo uma lista de atrações para visitar no centro da capital do Equador ou para ter como referência durante o seu passeio:
- Catedral Metropolitana de Quito.
- Centro Cultural Metropolitano.
- Iglesia de la Compañía de Jesús.
- Museo de la Moneda.
- Casa Museo María Augusta Urrutia.
- Plaza San Francisco.
- Museo de Arte Precolombino Casa del Alabado.
- Museo de la Ciudad.
- Plaza de Santo Domingo.
- Calle La Ronda.
- Mirante Virgen del Panecillo.
3- Museus em Quito
Há um bom número de museus em Quito, sendo que a maioria está localizada no burburinho central da cidade.
De modo geral, estas atrações estão instaladas em contruções históricas e reúnem acervos sobre o passado, a cultura e as personalidades equatorianas.
Além disso, também há espaços culturais fora do centro histórico, sendo que geralmente eles ficam próximos aos parques e outros atrativos, o que torna o passeio ainda mais conveniente.
Por fim, seguem abaixo os principais museus que podem fazer parte do seu roteiro cultural em Quito:
- Centro Cultural Metropolitano.
- Museo de la Moneda.
- Casa Museo María Augusta Urrutia.
- Museo de Arte Precolombino Casa del Alabado.
- Museo de la Ciudad.
- Museo del Pasillo.
- Museo Casa de Sucre.
- Museu Nacional do Equador.
- Centro de Arte Contemporáneo de Quito.
- Fundación Guayasamin.
- La Capilla del Hombre.
- Centro Cultural Itchimbia.
4- Parque El Ejido
Embora não seja o melhor parque em Quito, o El Ejido é uma das áreas verdes urbanas mais visitadas pelos turistas.
Isso porque, ele está localizado ao lado de Mariscal, que é um dos melhores bairros para se hospedar em Quito.
Além de ser um bom espaço para passar um momento despretensioso na capital do Equador, aos finais de semana o Parque El Ejido abriga uma ótima feirinha de artesanato para comprar lembrancinhas.
Além disso, nas redondezas do El Ejido estão outros pontos turísticos de Quito que podem fazer parte do seu passeio, como por exemplo:
- Museu Nacional do Equador.
- Centro de Arte Contemporáneo de Quito.
- Mercado Artesanal La Mariscal.
- Centro Comercial Artesanal Quitus.
5- Teleférico de Quito
Não bastasse estar a mais de 2.850 metros acima do nível do mar, Quito tem um teleférico que nos leva ainda mais alto: a 4.050 metros de altitude.
Quando o tempo colabora e a neblina dá uma trégua, de lá do alto se tem uma vista privilegiada da cidade.
Além do passeio panorâmico que por si só já vale a pena, o TelefériQo é uma espécie de complexo turístico que também tem circuitos de trilhas, cafeteria e outras atrações para complementar a diversão.
Porém, atenção: lembre-se de que você estará a mais de 4.000 metros de altitude e uma simples caminhada já é o bastante para nos deixar ofegantes.
Portanto, só se aventure pelas trilhas se tiver bom condicionamento e acompanhado de outras pessoas.
Teleférico de Quito
» Horário: Diariamente, das 10h às 19h.
» Bilheteria e última subida até às 17h30.
» Preço: US$ 9,00.
6- Mariscal e La Floresta
Mariscal e La Floresta são dois bairros–moderninhos–boêmios–turísticos de Quito, sendo que reúnem bares animados, restaurantes charmosos, galerias de arte fotogênicas e acomodações confortáveis.
Consequentemente, tratam-se das melhores vizinhanças para se hospedar na capital do Equador, sendo que a área mais badalada é Mariscal, mais precisamente pelos arredores da Plaza Foch.
Durante a minha viagem a Quito eu me hospedei por estas bandas e achei que foi uma decisão acertada.
Isso porque, além de ter hostels e hotéis com ótimo custo-benefício, essa é uma região segura e que dá para sair a pé noite.
Além disso, Mariscal também está razoavelmente perto dos principais pontos tuirísticos de Quito.
O centro histórico, por exemplo, está apenas a 4 quilômetros de distância, sendo que no meio do caminho até lá ainda dá para conhecer o Parque El Ejido.
Por fim, caso você ainda não tenha reservado o seu hotel em Quito, seguem abaixo algumas hospedagens bem avaliadas pelos hóspedes e que tem ótima localização por estas bandas da cidade:
- Posada Tambuca ($)
- Terra Premium Boutique ($)
- Ikala Quito Hotel ($$)
- Hotel Reina Isabel ($$)
7- Parque Mitad del Mundo
Localizado a 25 quilômetros de Quito, o Parque Mitad del Mundo é um complexo turístico onde supostamente passa Linha do Equador, aquela que divide a superfície terrestre em hemisférios norte e sul.
Ou seja, é nesta atração onde os viajantes tiram a famosa foto pisando com um pé em cada hemisfério da Terra, que é separado por uma linha amarela pintada em estilo vaga de estacionamento em subsolo de shopping center.
Apesar de o local ter um monumento com os pontos cardeais e outros espaços educativos dedicados à exposições culturais e apresentações artísticas, trata-se de uma atração básica, construída para atender uma demanda do turismo.
Embora não seja um dos pontos turísticos de Quito mais empolgantes de um roteiro de viagem, é um passeio divertido, que dura apenas algumas horas e que, na minha opinião, merece espaço na programação.
Para chegar, recomendo ir de tour guiado ou táxi, pois dessa forma o deslocamento será mais ágil e você consegue visitar outras atrações no mesmo dia.
Ainda assim, saiba que também dá para ir ao Parque Mitad del Mundo com o transporte público, sendo necessário pegar 2 ônibus para concluir o percurso em aproximadamente 1h40 (apenas ida).
Embora existam várias linhas para realizar o trajeto, a mais usual é:
- Pegar o ônibus no Corredor Central Norte em direção à estação La Ofelia.
- Fazer baldeação na estação La Ofelia para o ônibus Mitad del Mundo.
8- Vulcão Cotopaxi
O vulcão Cotopaxi é considerado o segundo vulcão ativo mais alto do mundo.
Não à toa, trata-se de uma das atrações mais visitadas no Equador.
Localizado a 90 quilômetros de Quito, o Parque Nacional Cotopaxi é o ponto de partida para avistar o vulcão, realizar trilhas, mountain bike e até escaladas ao cume do vulcão.
Como estrangeiros só podem entrar no parque nacional acompanhado de guia, a melhor forma de fazer este passeio é com um tour guiado a partir da capital.
Os tours ao Cotopaxi saem da capital equatoriana pela manhã, duram o dia inteiro e custam aproximadamente US$ 75,00 por pessoa.
Neste preço geralmente está incluído todos os deslocamentos, ingresso do parque, acompanhamento de guia e, às vezes, alguma refeição.
Além disso, tenha em mente que há dois tipos de passeios:
No roteiro apenas ao Vulcão Cotopaxi se faz uma trilha dentro do parque, em direção ao Refúgio Rivas, e depois a caminhada continua até 5.100 metros acima do nível do mar.
Apesar de a caminhada não ser longa, a altitude exige esforço e fôlego.
Além disso, nesta programação a descida geralmente é realizada de bicicleta e há almoço incluído no tour.
Por outro lado, o passeio que faz Vulcão Cotopaxi + Laguna Quilotoa no mesmo dia não tem trilha, sendo que as paradas são apenas em mirantes e locais estratégicos para avistar o vulcão.
No caso, a melhor opção depende das suas preferências e tempo disponível.
Para quem não faz questão de trilhas e tem poucos dias em Quito, vale a pena conhecer o Cotopaxi e a Laguna Quilotoa no mesmo dia.
9- Laguna Quilotoa
Formada na cratera de um vulcão inativo, a Laguna Quilotoa é outra atração de uma viagem ao Equador que pode ser visitada através de um tour guiado a partir de Quito.
Inclusive, como a lagoa fica na mesma direção do Vulcão Cotopaxi, alguns tours fazem os dois destinos em um mesmo passeio.
Ainda assim, se você pretende realizar a trilha no Vulcão Cotopaxi e quer conhecer Quilotoa em outro dia, também há tours que fazem um passeio à parte até lá.
Neste caso, os tours exclusivamente à Laguna Quilotoa costumam incluir outras paradas em comunidades andinas na programação, como por exemplo, em Zumbahua.
No mais, a dinâmica do tour a Quilotoa é bastante semelhante ao Cotopaxi, sendo que dura o dia inteiro, inclui todos os deslocamentos, acompanhamento de guia e custa na faixa de US$ 75,00 por pessoa.
10- Otavalo
Otavalo é uma pequena cidade colonial a 90 quilômetros de Quito, sendo que a sua grande atração é um dos maiores mercados indígenas da América do Sul.
Aqui você vai encontrar todas aquelas peças clássicas de artesanato: roupas, chapéus, tapetes, esculturas, e claro, comida.
Para chegar lá você pode ir com o transporte público ou com um tour guiado.
Na minha opinião, vale a pena fazer o tour guiado porque além do deslocamento ser mais ágil, o passeio inclui outras paradas que não seriam possíveis em um bate volta por conta própria, como por exemplo:
- Cayambe.
- Mirante Miralago.
- Cachoeira de Peguche.
- Centro Cultural Ñanda Mañachi.
Além disso, a minha sugestão é que você faça o passeio em um sábado, que é o quando o mercado indígena está mais completo e movimentado.
Dúvidas frequentes sobre o que fazer em Quito
Confira a seguir quais são as principais dúvidas sobre o que fazer em Quito.
Além disso, caso ainda não tenha encontrado o que procura, sinta-se à vontade para deixar um comentário no final do texto.
- Quantos dias em Quito?
- Melhor época para viajar
- O que comprar em Quito?
- Quito à noite
- Quito em 7 dias
Quantos dias precisam para visitar Quito?
Via de regra, 2 dias inteiros é o tempo mínimo para visitar as atrações e pontos turísticos da área urbana de Quito.
Considerando os dias de ida e volta que são parcialmente perdidos com deslocamentos, o ideal é organizar um roteiro inicial de 4 dias.
Além disso, considere 1 dia extra para cada tour bate volta que você deseja fazer pelos arredores de Quito, como por exemplo, Cotopaxi + Quilotoa, Otavalo ou até mesmo Baños.
Qual é a melhor época para ir a Quito?
Via de regra, a melhor época para ir a Quito é entre junho e setembro, que é historicamente o período com menor quantidade de chuva.
De outubro a maio o clima em Quito é bastante úmido, sendo que novembro, março e abril costumam ser os meses com aguaceiros mais intensos, quando o volume pluviométrico mensal chega perto de 500 mm.
No meu caso, fiz uma viagem a Quito durante o mês de outubro e consegui aproveitar os passeios sem grandes complicações.
O céu estava cinza e coberto de nuvens na maior parte dos dias, mas visitei todos os lugares que havia planejado.
Por fim, sobre as temperaturas em Quito, os termômetros variam pouco ao longo do ano, ficando geralmente entre 9°C e 18°C.
No entanto, tenha em mente que a altitude de Quito, a 2.850 acima do nível do mar, pode baixar ainda mais a sensação térmica, especialmente à noite e de madrugada.
O que comprar em Quito?
Muitos viajantes aproveitam a viagem para fazer compras em Quito.
E de fato: há bons produtos típicos no Equador que servem de recordação das férias.
Aliás, tem até mesmo um free tour de compras em Quito que guia os forasteiros aos melhores endereços da cidade para conseguir as suas lembrancinhas.
Além de peças de artesanato decorativo, outros produtos que fazem sucesso entre os forasteiros, são:
- Chapéu Panamá.
- Cacau e chocolates.
- Café.
- Roupas e acessórios de lã.
» Reservar free tour de compras em Quito (Gratuito)
O que fazer em Quito à noite?
A vida noturna em Quito acontece principalmente no bairro de Mariscal, nas ruas próximas à Plaza Foch.
Esta região é uma típica vizinhança boêmia onde dá para sair para bater perna sem endereço certo e parar no lugar que você achar mais o seu tipo, seja só para jantar ou para tomar biritas.
Além disso, também dá para encontrar alguns bares na Calle La Ronda, no centro histórico da cidade.
Porém, na minha opinião, para quem estiver hospedado em Mariscal é mais conveniente aproveitar a noite do próprio bairro.
Em todo caso, se quiser conhecer a vida noturna da Calle la Ronda aproveite o seu dia de passeio no centro histórico de Quito e faça um happy hour por lá mesmo.
Geralmente, os bares em Quito começam a hora feliz ainda à tarde, com promoções até por volta das 19h.
O que fazer em Quito em 7 dias?
Deixarei a seguir uma sugestão de roteiro para fazer em Quito em 7 dias.
Para mim, trata-se de uma excelente programação para quem não pretende fazer estada em outras cidades do Equador.
Por outro lado, se você pretende pernoitar também em outros destinos, como por exemplo, Cuenca, Baños ou Guayaquil, dá para encurtar a programação na capital.
Em todo caso, sinta-se à vontade para fazer os ajustes necessários para adequar às suas preferências turísticas e disponibilidade de datas.
» Primeiro dia
- Chegada e check-in no hotel.
- Caminhada próxima à acomodação para aclimatação.
» Segundo dia
- Free walking tour em Quito.
- Atrações e pontos turísticos no centro histórico de Quito por conta própria.
» Terceiro dia
- Parque El Ejido e Casa de la Cultura Ecuatoriana (Manhã).
- Passeio ao Parque Mitad del Mundo (Tarde).
» Quarto dia
- Teleférico de Quito.
- Parque La Carolina.
- Fundación Guayasamin e La Capilla del Hombre.
» Quinto dia
- Tour Vulcão Cotopaxi + Laguna Quilotoa
» Sexto dia
- Tour bate volta a Otavalo ou Baños.
» Sétimo dia
- Retorno
3 hotéis para se hospedar em Quito
($) Para quem gosta do astral de hostel, o Viajero Quito é um dos melhores da cidade e está no centro histórico.
($$) O Terra Premium Boutique tem suítes com ótimo custo-benefício na parte mais animada da vizinhança de Mariscal.
($$) O Ibis Quito é uma escolha certeira para ficar em um hotel de rede sem precisar gastar uma fortuna.
» Se acaso preferir, clique aqui e para encontrar outras ofertas de hospedagem em Quito.