Melhores passeios em El Calafate: Descubra quais são os melhores tours para incluir no seu roteiro de viagem pela Patagônia Argentina.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Veja bem, este não será um texto com apenas os melhores passeios em El Calafate. Isso porque, na realidade, eu indicarei as possíveis atividades que você pode incluir no seu roteiro.

No entanto, alguns tours vendidos pelas operadoras turísticas, ao menos na minha opinião, devem ser evitados.

O motivo? Distância.

Embora a Patagônia argentina, assim como a chilena, tenha paisagens pintadas à mão por todos os cantos, alguns destinos são muito distantes de El Calafate para serem visitados num passeio esquema bate-volta.

Penso que o mais adequado para conhecer lugares como El Chaltén e Torres del Paine, seja dedicar duas ou três noites em cada uma destas cidades.

Ainda assim, é claro, para os viajantes que estão com o cronograma apertado, o tour de um dia saindo de El Calafate não deixa de ser uma realidade para visitar estes lugares sem gastar muito tempo.

Em todo caso, independente de qual seja a sua decisão, confira a seguir quais os passeios em El Calafate que costumam marcar presença nos roteiros dos viajantes. 

Leia também: Onde ficar em El Calafate | Dicas e hotéis

# Melhores passeios em El Calafate

Embora seja um dos principais destinos da Patagônia argentina, não há tantos passeios para fazer em El Calafate. Com dois ou três dias inteiros você consegue organizar um itinerário bastante completo pelas atrações da região.

Por outro lado, para se arriscar nos passeios bate-volta mais distantes, como El Chaltén e Torres del Paine, é necessário acrescentar mais três noites.

Uma boa ferramenta para contratar seus passeios em El Calafate é o site da Get Your Guide. Trata-se de uma plataforma onde você pode pesquisar, reservar e comprar seus tours com segurança, e do conforto de sua casa. É ideal, principalmente, para os viajantes que não terão tempo a perder quando chegar na cidade, ou não querem ficar batendo perna em busca de tours disponíveis.

1- Glaciar Perito Moreno

Localizado no Parque Nacional los Glaciares, a pouco mais de cem quilômetros de El Calafate, o Glaciar Perito Moreno é a grande atração desta região.

O que é compreensível, afinal, com 255 quilômetros quadrados e mais de sessenta metros de altura, essa belezinha da natureza é capaz de impressionar qualquer viajante. Não à toa, é um dos lugares mais visitados em toda a Patagônia.

O jeito mais prático para chegar até lá é com algum tour guiado, que basicamente inclui o transporte do seu hotel até o parque, e o acompanhamento de guia durante todo o passeio.

As entradas do Parque Nacional los Glaciares são compradas à parte, no próprio parque.

O tour mais básico dá direito ao viajante percorrer todas as passarelas diante deste monstro de gelo. No entanto, no momento em que estiver contratando o seu tour, dá para acrescentar um opcional de passeio de barco, onde os viajantes terão a oportunidade de chegar mais perto do Perito Moreno.

Como este é um passeio que dura o dia inteiro, é conveniente levar uma mochila com água, lanchinhos, protetor solar e outras parafernálias indispensáveis.  

Embora este seja o passeio mais clássico e mais econômico para visitar o Glaciar Perito Moreno, saiba que há outras atividades para explorar a região (logo abaixo indicarei outra!).

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

passeio Perto Moreno - dicas
Glaciar Perito Moreno

Leia também: Seguro viagem para Argentina | Dicas indispensáveis

2- Mini Trekking no Perito Moreno

Podendo investir, este certamente será o seu melhor passeio em El Calafate. Isso porque, além de observar o Glaciar Perito Moreno desde as passarelas panorâmicas, você terá a chance de caminhar por quase duas horas sobre essa montanha de gelo.

E claro, não precisa se preocupar. A caminhada é feita com guia, inclui os grampões para andar sobre o gelo e o percurso é de nível fácil.

Para ficar ainda melhor, este passeio da Get Your Guide inclui também a navegação de barco até as proximidades da geleira. Ou seja, você terá a chance de conhecer esta belezinha de todos os ângulos possíveis. (Ok, não do alto num voo de helicóptero, mas desconheço a existência desta possibilidade!)

Assim como no passeio mais básico, é necessário reservar um dia inteiro do seu roteiro de viagem para este programa.

Foi dessa forma que eu conheci o Perito Moreno e foi uma experiência que valeu cada centavo do meu investimento.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

tours em El Calafate
Grupo durante o Mini-Trekking no Perito Moreno

3- Balcón de El Calafate

Porque nem só de gelo são os passeios em El Calafate. E, a jornada a bordo de um veículo 4×4 rumo ao Balcón de El Calafate, irá te provar isso.

Percorrendo cerca de trinta e cinco quilômetros em meio às montanhas da região, este é um tour panorâmico com diversas paradas em mirantes ao longo do caminho. Pode apostar que não faltarão cenários dignos de cartão postal durante o passeio.

Para deixar tudo mais conveniente, este é um programa de meio período, com saídas pela manhã e tarde. Ou seja, você pode aproveitar uma parte do dia para esta aventura, e a outra metade para bater perna pelo agradável centrinho de El Calafate.

Alguns dos locais incluídos no itinerário, são: Balcón de El Calafate, Labirinto de Pedras, Pedra dos Chapéus e Confeitaria Huyliche (lanche já está incluído no preço do passeio).

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

4- Glaciar Upsala e outras geleiras

Fato: este não é um passeio tão imperdível quanto o Glaciar Perito Moreno. No entanto, costuma surpreender os viajantes por conta das belas paisagens e pelo ambiente mais selvagem.

Tenha em mente, porém, que é um passeio mais contemplativo. Isso porque, os Glaciares, Upsala, Spegazzini e outros, são observados durante um passeio de barco (já incluído no valor do tour!).

Ainda assim, em alguns momentos é possível fazer curtas caminhadas em meio a natureza da Patagônia!

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

5- Curtir o centrinho e os restaurantes de El Calafate

Este é um passeio para fazer por conta própria em El Calafate. Reserve uma manhã ou tarde da sua programação, ou até mesmo um dia inteiro, para simplesmente fazer nada pelo centrinho de El Calafate.

Ou melhor, entenda como nada caminhar às margens do Lago Argentino, aquecer o estômago em boas cafeterias e restaurantes, além de visitar algumas atrações turísticas do pedaço.

Um lugar bastante simpático para conhecer é o Glaciarium, um complexo turístico a oito quilômetros do centro de El Calafate. Além de ser uma espécie de museu e centro de informações sobre as geleiras da região, por lá você também encontrará o Glaciobar – um bar daqueles inteiros de gelo.

Glaciobar
Glaciobar, o bar de gelo em El Calafate

Leia também: 10 hotéis baratos em El Calafate

6- El Chaltén

Este é um dos passeios em El Calafate que, na minha opinião, deveria ser evitado.

Entenda que eu não estou falando que o destino El Chaltén deva ser ignorado do seu roteiro. Pelo contrário, afinal, este foi um dos meus lugares favoritos na Patagônia.

No entanto, o passeio bate-volta saindo de El Calafate não é a melhor maneira de conhecer esse vilarejo encravado em meio às montanhas.

Situado a duzentos e dez quilômetros de El Calafate, e exigindo ao menos três horas e meia de deslocamento pela estrada, apenas a longa distância a ser vencida já torna pouco adequado um passeio de um dia para lá.

Além disso, El Chaltén oferece ao menos meia dúzia de trilhas imperdíveis. Quem vai para passar o dia mal consegue fazer um caminho.

Para mim, o tempo mínimo de estadia em El Chaltén é de dois dias inteiros. E, quem realmente gosta de trekking, pode ficar facilmente três ou quatro dias completos.

 Em todo caso, se mesmo com esse alerta você insistir em fazer o tal bate-volta de El Calafate para El Chaltén, este passeio da Get Your Guide inclui transporte, acompanhamento de guia e almoço.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

passeio de El Calafate para El Chaltén
Paisagem em El Chaltén

7- Torres del Paine (Chile)

Possivelmente um dos passeios bate-volta mais exaustivos de toda a América do Sul, sair de El Calafate para visitar Torres del Paine num único dia é para os corajosos.

Curiosamente, porém, embora não seja o meu tipo de passeio, já ouvi dezenas de viajantes comentarem que, apesar da canseira, a trip valeu a pena.

Independente dos meus gostos, vamos aos fatos. Afinal, só assim você descobrirá se deve ou não incluir este passeio no seu roteiro de viagem a El Calafate.

Para inicio de conversa, o Parque Nacional Torres del Paine se encontra no Chile. Saindo de El Calafate não se gasta menos do que quatro horas para chegar lá.

Além disso, é necessário acrescentar ao tempo de movimento na estrada, o tempo burocrático para se cruzar a fronteira entre a Argentina e o Chile. Pode ser rápido, mas pode demorar mais de uma hora!

Não menos importante, vale destacar que Torres del Paine é um lugar imenso. Para você ter uma ideia, amantes de trilhas gastam entre quatro e cinco dias para percorrer o caminho mais curto dentro do parque, conhecido como Circuito W.

Viajantes ainda mais apaixonados por trilha, se aventuram pelo caminho completo, conhecido como Circuito O, e que exige entre sete e dez dias de trekking.

Enfim, imagino que você já tenha entendido que este é um destino que tem muito oferecer e que em um dia é complicado aproveitar ao máximo suas belezas.

Porém, se por acaso longas caminhadas não é contigo e você não se importa em passar dez horas de um passeio dentro de uma van, clique aqui para ver mais informações sobre esta jornada.

» Veja preço, avaliações e outras informações importantes sobre este passeio

ingressos para passeios em El Calafate
Um dos cenários do Parque Nacional Torres del Paine

# Como comprar ingressos para passeios em El Calafate?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para os passeios em El Calafate é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios. Ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas do seu roteiro, verifique se a atração indica que o cancelamento e gratuito.

» A maior parte dos passeios em El Calafate são com guias que falam espanhol e inglês. Alguns até incluem guias em português, mas não costuma ser regra!

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros passeios em El Calafate.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here