Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

15 melhores praias de João Pessoa

Errata ao título: este texto não indicará apenas as melhores praias de João Pessoa, mas também, de outros destinos do litoral da Paraíba.

Isso porque, embora a capital paraibana seja o local de hospedagem da maioria dos viajantes, as enseadas mais cativantes para incluir no roteiro não ficam na área urbana da cidade.

As praias de João Pessoa propriamente ditas até garantem belos passeios de orla ou até mesmo um mergulho despretensioso para quem não quer se preocupar com deslocamento.

Porém, para conhecer as paisagens mais deslumbrantes deste estado é preciso realizar passeios para fora da capital.

E, para que você consiga se organizar e inclua nas suas férias apenas as atrações que têm mais chance de te conquistar, neste texto eu contarei o que dá para esperar das principais praias de João Pessoa e seus arredores.

Melhores praias de João Pessoa

melhores praias de João Pessoa
Além das praias de João Pessoa, neste texto também há dicas de destinos em outros munícipios do litoral da Paraíba

Quantas praias há em João Pessoa?

João Pessoa têm aproximadamente 10 praias para chamar de sua, considerando o trecho litorâneo entre a Praia do Arraial e a Praia do Bessa.

No entanto, para uma viagem a João Pessoa devemos considerar também as praias que estão localizadas em cidades vizinhas.

Cabedelo, munícipio apenas 7 quilômetros distantes ao norte do burburinho turístico da capital, tem pelo menos mais meia dúzia de praias que podem fazer parte do roteiro.

Além disso, a Costa do Conde, localizada no litoral sul da Paraíba, tem outros seis trechos que merecem espaço em uma lista de praias de João Pessoa.

Ou seja, mais importante do que saber quantas praias tem em João Pessoa é entender como é a dinâmica dos passeios na cidade e quais lugares podem render uma programação mais bacana.

No mais, para realizar os principais tours e visitar os pontos turísticos mais famosos da capital da Paraíba, recomendo montar um roteiro de 7 dias pelas praias de João Pessoa e seus arredores.

quantas praias tem em João Pessoa?
Para visitar as praias de João Pessoa e seus arredores, vale a pena montar um roteiro de pelo menos 5 dias

Quais são as melhores praias de João Pessoa para se hospedar?

As melhores praias de João Pessoa para se hospedar são as três que formam a principal orla urbana da cidade: Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Todas elas estão localizadas lado a lado e são repletas de estrutura turística para os visitantes.

Além da rede hoteleira estar concentrada nestes bairros, também há grande variedade de restaurantes, bares, cafeterias, supermercados, lojas e comércios em geral.

O trecho mais movimentado da orla de João Pessoa é entre as praias de Cabo Branco e Tambaú. É por estas bandas, inclusive, onde há maior quantidade de quisoques pé na areia.

Por outro lado, o bairro de Manaíra tem vocação mais residencial, com comércios mais espalhados e uma orla mais sossegada. Ainda assim, trata-se de uma excelente vizinhança para a estada, especialmente para quem não faz questão de ficar grudado no fervo.

Hotéis nas praias de João Pessoa

preço das pousadas nas praias de João Pessoa varia de acordo com a época do ano.

Na baixa temporada, por exemplo, as acomodações mais econômicas têm diárias em torno de R$ 180,00 em uma suíte para duas pessoas e já com o café da manhã incluído na conta.

Por outro lado, durante os meses de verão em João Pessoa essa cifra pode facilmente aumentar em duas ou três vezes. Neste caso, é importante reservar a hospedagem com ainda mais antecedência.

Independentemente das datas da sua viagem, vale a pena ficar de olho nas promoções do site Booking.com. Normalmente, dá para encontrar acomodações estreladas com ótimo custo benefício.

Por fim, seguem abaixo algumas pousadas e alguns hotéis que são bem avaliados pelos hóspedes:

melhores praias de João Pessoa para se hospedar
Cabo Branco, Tambaú e Manaíra são as melhores praias de João Pessoa para se hospedar

» Clique aqui para encontrar pousadas nas praias de João Pessoa

Como chegar às praias de João Pessoa?

O transporte público pelas praias da Paraíba não é lá dos mais eficientes. Portanto, para quem gosta de dirigir e está disposto a alugar um carro, essa é a melhor forma de se locomover pela região.

Ainda assim, quem não quiser pegar no volante durante as férias consegue chegar às praias de João Pessoa com os tours oferecidos pelos receptivos turísticos.

De modo geral, os passeios em João Pessoa funcionam muito bem, têm valores realistas e conseguem apresentar os principais destinos litorâneos do estado para os viajantes. Normalmente, cada tour visita duas ou três praias em um mesmo dia.

Caso queira deixar tudo organizado antes de sair de casa, no site da Civitatis dá para reservar os principais passeios para fazer em João Pessoa. Além de oferecer as atividades mais procuradas na cidade, dá para fazer o pagamento no cartão de crédito e alguns tours podem ser cancelados gratuitamente.

1- Praia do Bessa

Na minha opinião, a Praia do Bessa é a melhor praia quase central de João Pessoa para pegar um dia de sol de frente para o mar.

Localizada a poucos quilômetros do burburinho de Tambaú e Manaíra, o Bessa é um bairro mais residencial, mas que oferece ótimos endereços gastronômicos.

Além disso, sua praia tem uma faixa de areia para lá de espaçosa, mar quase sempre calmo e excelentes quiosques para passar o dia. Três dos mais famosos, são: Sargaço Beach Lounge, Praiano Bar e Fullano Praia.

Para o pós praia, alguns lugares que estão sempre cheios e que fazem sucesso entre moradores e turistas, são:

  • Cachaçaria Dona Branca.
  • Manga Rosa Arte Bar.
  • Bessa Grill.
  • Ville des Plantes.

Este último, inclusive, é um dos cantinhos mais charmosos da vizinhança. Trata-se de uma espécie de pátio gastronômico onde estão os deliciosos Abô Botânica e Café e Moman Cozinha Contemporânea.

Para os forasteiros que querem dar uma pausa de passeios guiados e fazer um roteiro por conta própria sem esquentar a cabeça com logística, a minha recomendação é dedicar este dia na Praia do Bessa.

Praia do Bessa João Pessoa
A Praia do Bessa é um dos trechos da orla urbana de João Pessoa

2- Praia de Manaíra

Apesar de ser um dos melhores bairros para ficar em João Pessoa e estar ao lado das movimentadas praias de Tambaú e Cabo Branco, a orla de Manaíra é mais sossegada e mais utilizada para caminhadas. Inclusive, neste trecho não há quisoques de frente para o mar.

Ainda assim, bairro adentro não faltam boas opções de bares, restaurantes e cafeterias. Aliás, na minha opinião, é uma das melhores vizinhanças gastronômicas de João Pessoa.

Alguns locais para deixar o estômago contente, são:

  • The W Restaurante.
  • NAU Frutos do Mar.
  • Trattoria de Origem.
  • Reserve Garden.
  • Tramonto Wine Bar.
  • 283 Café.
  • Paralelo Pub.

Por fim, para quem não faz questão de se hospedar perto do trecho mais agitado da orla de João Pessoa, vale a pena consultar as acomodações localizadas por estas bandas. Normalmente, as diárias dos hotéis e pousadas tendem a ser mais simpáticas.

orla de João Pessoa
Orla da Praia de Manaíra

3- Praia de Tambaú

A Praia de Tambaú é o ícone de João Pessoa e uma das mais famosas e queridas da capital da Paraíba. Afinal, trata-se do bairro mais turístico da cidade e o endereço que mais recebe turistas para a estada.

Inclusive, é neste bairro onde estão localizadas algumas das pousadas mais baratas em João Pessoa. Algumas hospedagens bem avaliadas pelos hóspedes, são:

Ao longo da orla de Tambaú, encontram-se diversos quiosques, bares e restaurantes que oferecem uma variedade de pratos da culinária paraibana, especialmente à base de frutos do mar.

Além disso, Tambaú é famosa pelo seu tradicional mercado de artesanato, onde é possível encontrar uma grande diversidade de produtos típicos da região, como rendas, redes, objetos de decoração e lembranças encantadoras.

Como se não bastasse, outra marca registrada da Praia de Tambaú é a piscina natural formada pelos recifes de coral durante a maré baixa, proporcionando um cenário perfeito para mergulho com snorkel, permitindo aos visitantes admirar a rica vida marinha local.

Piscinas naturais do Picãozinho

Um dos passeios para fazer em João Pessoa mais concorridos entre os turistas é o que vai até as Piscinas Naturais do Picãozinho.

As piscinas estão a menos de dois quilômetros da costa, na direção da Praia de Tambaú. Basta caminhar pela orla de Tambaú que você encontrará muitos vendedores oferecendo este tour. Custa na faixa de R$ 60,00 por pessoa e tem duração aproximada de 2h.

O passeio a qualquer piscina natural do Nordeste acontece somente durante a maré baixa. Portanto, antes de contratar o seu, verifique qual a situação da maré e confirme a hora de saída, pois os horários mudam todos os dias para pegar o melhor momento da maré.

E, para não se frustrar com a sua experiência, recomendo que siga as dicas deste guia sobre as piscinas naturais no Nordeste.

4- Praia de Cabo Branco

A Praia de Cabo Branco está localizada ao lado de Tambaú. Inclusive, quem caminha pela orla de João Pessoa dificilmente perceberá onde uma termina e a outra começa. Afinal, os calçadões à beira-mar são bastante semelhantes.

Ainda assim, vale destacar que o trecho mais movimentado da Praia de Cabo Branco é justamente onde ela está mais próxima de Tambaú. Afastando-se para o lado direito a presença de quiosques e comércios vai diminuindo.

Além da praia, há outros pontos turísticos de João Pessoa que também estão localizados nesta vizinhança, como por exemplo, a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes e o Farol do Cabo Branco. No entanto, as atrações não estão situadas na orla e exigem um deslocamento de carro para chegar até elas.

Praia de Cabo Branco João Pessoa
A Praia de Cabo Branco é uma das mais movimentadas de João Pessoa

5- Praia do Seixas

Localizada 6 quilômetros distantes de Cabo Branco, Seixas é uma das praias mais lindas de João Pessoa.

Bastante frequentada pelos moradores da zona sul da capital paraibana, a praia tem uma pegada mais rústica e selvagem, sem tantos quiosques como em Tambaú e Cabo Branco.

Ainda assim, há ótimos lugares para comer e beber, como por exemplo, o Minha Praia Beach Club, Praiô e Lovina Seixas.

Além disso, a Praia do Seixas é o ponto de partida para quem quer visitar outra piscina natural de João Pessoa: as Piscinas Naturais do Seixas. Os passeios acontecem durante a maré baixa e podem ser feitos em catamarã ou lancha.

Fora dos horários de chegada e saída dos viajantes que vão às piscinas naturais, a praia fica relativamente vazia durante a semana e é uma boa pedida para quem quer sossego.

Para complementar seu roteiro, aproveite para visitar a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Arte, além do Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, que estão apenas dois quilômetros da Praia do Seixas.

Praia do Seixas em João Pessoa
Praia do Seixas

6- Praia de Areia Vermelha       

Ilha, praia, banco ou apenas Areia Vermelha: esse é o nome de uma das praias de João Pessoa que mais encanta os viajantes.

Em poucas palavras, Areia Vermelha é um banco de areia que fica visível em alto mar e aproveitável para banho somente quando a maré está baixa, sendo que seu nome é por causa da coloração da areia que há por lá.

A dinâmica do passeio é semelhante aos tours às piscinas naturais. Neste caso, porém, não há pretensão de se observar vida marinha durante a atividade. É como pegar uma praia por duas horas, só que no meio do oceano.

As embarcações que levam os viajantes até o local partem das Praias Ponta de Campina e Praia do Poço, ambas no município de Cabedelo.

7- Intermares e Ponta de Campina

Intermares e Ponta de Campina formam o principal trecho urbano das praias de Cabedelo, munícipio localizado ao lado de João Pessoa. E, apesar de serem muito bonitas, estas praias por si só não são do tipo imperdíveis para o roteiro.

Ainda asim, há um detalhe que faz com que muitos viajantes vão até lá: Areia Vermelha, que foi indicada anteriormente neste texto. Afinal, é desta região, mais especificamente de Ponta de Campina, de onde saem os passeio de barco até lá.

Caso você tenha a pretensão de fazer o passeio à Areia Vermelha, aí sim vale a pena aproveitar o deslocamento para curtir também estas duas praias. Se estiver em busca de um quisoques, aposte na estrutura do Lovina Ponta de Campina.

praias de Cabedelo
Intermares é uma das praias de Cabedelo, munícipio vizinho de João Pessoa

8- Praia do Jacaré

No município de Cabedelo, longe 13 quilômetros das praias centrais de João Pessoa, a Praia do Jacaré é uma das mais visitadas pelos turistas. E, veja só que curioso: é praia de rio, no caso, do Rio Paraíba, e nem dá para entrar na água.

No entanto, há explicações para o seu sucesso.

Para começar, o pôr do sol que tem como pano de fundo as águas do rio, é um dos mais lindos da região. Além disso, em uma parceria de igual para igual com o astro-rei, o outro astro que completa essa apresentação digna de aplausos é o Jurandy do Sax.

Todos os dias, a bordo de uma canoa e munido do seu Saxofone, o seu Jurandy – que provavelmente já é a celebridade local mais importante do estado – desliza sobre as águas do rio, tocando Bolero de Ravel, no mesmo instante em que o sol começa a deslizar pelo horizonte.

Além de curtir o show na Avenida do Pôr do Sol às margens do Rio Paraíba, sem pagar nada, também dá para fazer um passeio a bordo de um catamarã. A navegação começa por volta das 16h e custa R$ 80,00 por pessoa.

Praia do Jacaré João Pessoa
Pôr do sol na Praia do Jacaré

9- Praia de Barra de Gramame

No litoral sul da Paraíba, na região conhecida como Costa do Conde e aproximadamente 20 quilômetros distantes de João Pessoa, a Praia de Barra de Gramame oferece um dos cenários mais lindos do estado.

Além de uma bela faixa de areia com um marzão daqueles que dá para passar o dia inteiro, a cereja do bolo desta enseada fica por conta das lagoas formadas pelo Rio Gramame.

A estrutura por lá é básica e sem grandes afetações, mas dá conta de garantir sombra, bebidas frescas e comida boa para os viajantes.

A maior tristeza, porém, é que os passeios que partem de João Pessoa para a Costa do Conde, fazem na Barra de Gramame apenas uma parada de no máximo 1h30. Quando, na realidade, este é um tipo de lugar que dá vontade de passar o dia todo.

praias da Paraíba
Barra de Gramame é uma das mais lindas praias da Paraíba

10- Praia do Amor

Longe de mim querer questionar o romantismo de uma praia que ostenta este nome. Ainda assim, considero a Praia do Amor uma apática coadjuvante dentre as praias da Costa do Conde.

Não à toa, os passeios costumam fazer uma parada de apenas 30 minutos por lá.

Veja bem, não é que a Praia do Amor seja feiosa. Aliás, pelo contrário: sua enseada composta por falésias e vegetação sai muito bem na foto, obrigado.

Porém, e talvez seja esse o motivo da minha implicância, é que os tours vendem este destino como algo magnífico, enfatizando a “atração imperdível” desta praia: uma pedra furada, versão miniatura da sua xará de Jericoacoara.

Em todo caso, o fato é que geralmente os passeios que incluem a Praia do Amor no roteiro costumam ter outras estrelas que realmente fazem o tour valer a pena, como por exemplo, Barra de Gramame e Praia de Carapibus.

11- Praia de Carapibus

Apesar de linda, a Praia de Carapibus é daquelas que se aproveita mais fora d’agua do que no mar propriamente dito.

Isso porque, embora não seja impossível mergulhar – inclusive, durante a maré baixa se formam piscinas naturais – há muitas pedras na areia que podem machucar os banhistas distraídos.

Não menos importante, saiba que praticamente não há estrutura de quiosques. Para curtir o dia, o ideal é investir num day-use das pousadas pé na areia que estão pela região, como por exemplo, a Pousada Enseada do Sol.

Além de restaurante, a Enseada do Sol tem duas piscinas, lounges, mesa de bilhar e outros espaços para os viajantes curtirem o dia de descanso.

João Pessoa melhores praias
Praia de Carapibus

12- Praia de Tabatinga

A Praia de Tabatinga é um verdadeiro paraíso nem tão secreto assim, localizado na Costa do Conde, Paraíba. Distante cerca de 40 quilômetros de João Pessoa, essa praia encanta os visitantes com sua beleza natural intocada e ambiente tranquilo.

Com águas cristalinas e calmas, a Praia de Tabatinga é perfeita para momentos de relaxamento e lazer à beira-mar. Suas areias claras convidam os turistas a desfrutarem de caminhadas revigorantes e banhos refrescantes nas águas mornas.

O cenário exuberante é cercado por falésias coloridas e vegetação tropical, proporcionando uma paisagem que encanta os sentidos. É um destino ideal para os amantes da natureza e para quem busca uma experiência mais intocada e autêntica longe das multidões.

A infraestrutura turística é mais limitada em comparação com outras praias mais movimentadas da região, o que mantém o ambiente mais selvagem e preservado. No entanto, existem quisoques e restaurantes suficientes para atender aos visitantes.

O melhor endereço para quem preza por um ambiente mais organizado é o Praia Soul Bar e Restaurante. Ou, quem preferir lugares mais básicos provavelmente ficará contente com as opções situadas no canto direito da praia.

13- Praia de Coqueirinho

Em um primeiro momento a Praia de Coqueirinho pode parecer pouco bonita. E, o motivo, é que a estrutura de restaurantes – que é muito boa, diga-se de passagem – não está situada no melhor trecho à beira-mar.

No entanto, basta caminhar para o seu canto direito (olhando de frente para o mar), que você também fará coro de que ela realmente deve estar em qualquer lista de melhores praias de João Pessoa.

Com uma faixa de areia extensa e larga, e muitos coqueiros ao seu entorno, Coqueirinhos fornece o combo de praia paradisíaca com ótima estrutura de quiosques à beira-mar.

Inclusive, na minha opinião, o melhor passeio para fazer para a Costa do Conde é justamente este aqui que além de Coqueirinhos, inclui também as praias de Tambaba e Bela (as próximas indicadas deste texto).

praias de João Pessoa passeios
Praia de Coqueirinho

14- Praia de Tambaba

Pouco mais de 30 quilômetros ao sul da capital, Tambaba é uma das praias de João Pessoa mais famosas entre os turistas, ainda que nem todos forasteiros a incluam no roteiro.

O motivo?

Trata-se de uma praia naturista, desde 1991.

De qualquer modo, mesmo os viajantes que não têm a intenção de praticar o nudismo, deveriam visitá-la durante as férias, afinal, é uma praia lindíssima.

E não há com o que se preocupar caso você queira continuar com seus trajes de banho. Isso porque, o pedaço de areia é dividido em duas partes, sendo que na primeira ficam os vestidos.

Para acessar a parte naturista há uma passagem que garante o isolamento e privacidade de ambos os lados.

Aos que pretendem conhecer a parte naturista, adianto as regras fixadas em uma placa no acesso a esse trecho da praia:

» Na área naturista, a nudez total é obrigatória e nenhuma vestimenta é permitida.

» Homens desacompanhados, sem passaporte naturista, são proibidos de entrar na área naturista.

» É proibido tirar fotos ou filmar imagens de pessoas nuas sem autorização.

» É proibido comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obsceno nas áreas públicas.

praia de nudismo na Paraíba
Praia de Tambaba

15- Praia Bela

O nome não é em vão.

O encontro do Rio Macatu com o mar, que durante a maré baixa se transforma em uma lagoa, forma um dos cenários mais fotogênicos dentre as praias da Paraíba.

Localizada no município de Pitimbu, 45 quilômetros de João Pessoa, a Praia Bela é um daqueles lugares para quem está em busca de tranquilidade e não faz questão de mega-quiosques na areia.

Como se não bastasse a paisagem natural, guarda-sóis coloridos estão armados na beira do rio para garantir sombra para os forasteiros. Embora simples, há restaurantes, como o Bar do Caldinho, que garantem os comes e bebes do dia.

o que fazer em João Pessoa
Praia Bela

3 lugares para se hospedar em João Pessoa

($) Para se hospedar bem e gastar pouco, o Hotel do Mar Cabo Branco têm diárias que cabem no bolso de praticamente qualquer viajante.

($$) Dentre as acomdoações de categoria intermediária, o Laguna Praia Hotel tem excelente custo-benefício.

($$$) Podendo investir em um cinco estrelas, vale conferir as suítes do LS Hotel.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas nas praias de João Pessoa.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
REGINA NOVAKOSI disse:

Muito legal suas dicas! Assim como a cidade de Guarapari, você tem roteiro de sugestão para João Pessoa?

Murilo Pagani disse:

Oi, Regina, tudo bem?

Segue abaixo o link de um texto onde há uma indicação de roteiro em João Pessoa.

https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-joao-pessoa/

Abraço!