Melhor época para viajar a João Pessoa: Descubra como é o clima em cada estação do ano, quando é a alta temporada e quando é a época de chuvas!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Para conseguir aproveitar a praia e encontrar àquele marzão com águas cristalinas, é preciso saber exatamente qual é a melhor época para ir a João Pessoa.

Isso porque, apesar da capital da Paraíba ter a temperatura alta durante todo o ano, em algumas estações você poderá encarar dois inconvenientes: chuva e mar com cor turva-pouco-convidativa.

E acredite: embora a temporada de chuvas seja bastante instável, é possível ter uma viagem inteira prejudicada por conta dos aguaceiros.

Ainda assim, não precise entrar em pânico, afinal, o período de estiagem é longo e você terá muitas oportunidades de desfrutar da melhor época para viajar a João Pessoa.

E, neste texto, eu te explicarei quais as características do clima mês a mês, para que você possa organizar o seu roteiro adequadamente.

Leia também: 10 pousadas baratas em João Pessoa

# Melhor época para ir a João Pessoa

Sem delongas: a melhor época para ir a João Pessoa é entre setembro e fevereiro. Isso porque, este é o período mais seco e quando o sol bate cartão praticamente todos os dias.

Ainda assim, atenção: o mar só começa a ficar com água clarinha a partir de novembro. Portanto, se você viajar em setembro ou outubro, vá preparado para encontrar o mar ligeiramente turvo.

Além disso, considere consultar a tábua das marés e planejar a viagem a João Pessoa em um período de maré baixa. Afinal, são nestas ocasiões em que os passeios de piscinas naturais são melhores aproveitados.

clima em João Pessoa
Praia de Coqueirinho

» Clique aqui e encontre as melhores ofertas de pousadas em João Pessoa

# Clima em João Pessoa (Mês a Mês)

Uma das poucas certezas sobre o clima em João Pessoa, é: estará calor.

A temperatura média anual da cidade fica na casa dos 26°C, sendo que as mínimas raramente estão abaixo de 21°C. Portanto, o detalhe que irá dizer se dará ou não praia é a chuva.

E, para entender como esse componente do clima em João Pessoa costuma se comportar, basta continuar lendo este texto atentamente até o final.

Janeiro, fevereiro e março

Bem-vindo à alta temporada em João Pessoa. Aliás, o verão é o período mais movimentado em qualquer canto do litoral brasileiro. Ou seja, vá preparado para encontrar praias tumultuadas e preços mais elevados.

Ainda assim, o ótimo clima em janeiro faz valer a pena o investimento. Afinal, o primeiro mês do ano é um dos mais estáveis, com raríssimas chuvas e sol estralando diariamente.

Em fevereiro a viagem continua valendo a pena e você poderá fazer os passeios em João Pessoa sem grandes complicações. No entanto, pode chover ocasionalmente ao longo do dia.

Março, por sua vez, já é oficialmente um mês de transição e os aguaceiros são mais frequentes. Dá para arriscar a viagem? Sim. Mas não dá para reclamar se o tempo não colaborar em algum dia – principalmente a partir da segunda quinzena do mês.

Abril, maio, junho, julho e agosto

Se acaso você só pode viajar entre os meses de abril e agosto, considere escolher outro destino para as suas férias. Isso porque, essa é a época de chuva em João Pessoa e sua programação certamente será prejudicada.

A partir de abril é comum chover mais de 200 mm ao mês, sendo que em maio, junho e julho, o volume costuma superar a marca de 300 mm.

Além disso, mesmo que você tenha a sorte de ser presenteado com um dia ou outro de sol, saiba que o mar não estará com a coloração que você provavelmente viu em alguma campanha publicitária.

De quebra, em julho e agosto o vento forte pode ser outro incomodo para os forasteiros que estiverem na areia.

Setembro

Historicamente, durante o mês de setembro o clima em João Pessoa costumava estar firme. No entanto, nos últimos anos, o que se tem observado é que as chuvas podem se estender por alguns dias mês adentro.

Aliás, a época que escolhi para a minha viagem a João Pessoa foi justamente setembro e posso falar com experiência de causa: é possível aproveitar a viagem, mas deixe um dia de sobra no roteiro para compensar possíveis imprevistos climáticos.

Se a chuva é incerta, há um detalhe que dá para afirmar: a água do mar não estará no seu auge de cristalinidade. Aliás, pelo contrário: esteja ciente de que o mar estará um pouco turvo.

época de chuvas em João Pessoa
Praia de Arapuca, em setembro

Outubro, novembro e dezembro

Na minha opinião, essa é a melhor época para ir a João Pessoa.

A parir de outubro o clima já não apresenta grandes variações. Inclusive, a tendência é chover cada vez menos e a temperatura subir cada vez mais.

Em novembro há outro bônus: já podemos esperar um mar clarinho, digno de cartão postal.

Além disso, quem viaja em outubro e novembro – fora dos feriadões dessa época – terá outra vantagem: praias sem os congestionamentos do verão e preços mais simpáticos.

A partir de dezembro, embora o clima continue ótimo para curtir as praias de João Pessoa, o fluxo de turistas – e os preços – começa a aumentar conforme a chegada das festas de final de ano.

# São João na Paraíba

Dependendo do seu interesse pela região, o clima pode não ser o único fator a determinar a melhor época para viajar a João Pessoa. Afinal, estamos falando da capital da Paraíba, o estado que promove uma das maiores festanças brasileiras: o São João.

Se acaso você quiser conhecer João Pessoa e ainda participar das festas de São João em outros destinos do estado, como em Campina Grande, sua viagem deve ser no mês de junho.

Apesar de ser uma época ruim para os passeios ao ar livre na capital, as festividades dessa época certamente deixarão o seu roteiro ainda mais especial.

3 lugares para se hospedar em João Pessoa

($) Para os viajantes que procuram um albergue, a Pousada e Hostel Sol e Mar é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Quality Suítes João Pessoa tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir em um cinco estrelas, vale conferir as suítes do LS Hotel.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em João Pessoa.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here