Onde se hospedar em João Pessoa, a capital da Paraíba: Descubra quais são as melhores praia e bairros para ficar hospedado, além de hotéis e pousadas com bom custo-benefício.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Mesmo tendo três ou quatro possíveis bairros para ficar em João Pessoa, a decisão sobre em qual vizinhança se hospedar na capital da Paraíba não costuma ser complicada. Isso porque, as três principais praias se encontram lado a lado – distribuídas numa orla de aproximadamente seis quilômetros.

Ainda assim, é preciso ter em mente o que cada trecho do calçadão a beira-mar pode oferecer a você. Como é de se imaginar, ao longo de sua extensão existem pedaços que são mais estruturados do que outros. Além disso, as faixas de areia também apresentam pequenas diferenças que podem ou não favorecer o banho de mar.

Não menos importante, deve-se ficar atento às condições dos hotéis e pousadas antes de fazer a reserva. Apesar da rede hoteleira da cidade – de um modo geral – ser bastante bem cuidada, hospedagens sob ação da maresia e umidade, inevitavelmente podem ter suas instalações prejudicadas.

Mas não se preocupe. Pois além de explicar quais são as principais praias para ficar em João Pessoa, neste texto eu indicarei hospedagens que apresentam uma ótima reputação.

Dicas de onde ficar em João Pessoa

» Melhores bairros para ficar em João Pessoa
» Tambaú
» Cabo Branco
» Manaíra
» Bessa
» Minha experiência
» Outras praias para ficar em João Pessoa

# Melhores bairros para ficar em João Pessoa (Paraíba)

Para mim, os dois melhores bairros para ficar em João Pessoa são Tambaú e Cabo Branco. Porém, saiba que além destas praias há outras regiões que oferecem boa estrutura, como a Praia de Manaíra e a Praia do Bessa (continue lendo até o final para entender as diferenças entre elas!).

Sobre os preços de hotéis e pousadas em João Pessoa, investindo R$ 270,00 por dia dá pra ficar numa acomodação bem arrumada e perto do mar (suíte para duas pessoas, já com café da manhã na conta). Lembrando, é claro, que durante a alta temporada essa média é um pouco mais alta.

Vale informar também que quem pretende economizar com hospedagem, diminuindo os mimos e as estrelas da acomodação, dá pra se hospedar gastando menos ainda – principalmente se você ficar de olhos nas promoções de sites como Booking.com.

Na outra ponta, os viajantes que quiserem se presentear com instalações mais requintadas terão a disposição bons hotéis cinco estrelas.

# Tambaú

Situada entre a Praia de Cabo Branco e a Praia de Manaíra, a Praia de Tambaú é o pedaço mais movimentado da orla urbana de João Pessoa. Além de não faltarem quiosques, bares e restaurantes, é por aqui que está o a Feirinha de Artesanato de Tambaú, o Mercado de Artesanato Paraibano e a Praça de Alimentação Varandas de Tambaú. E também, é destas bandas que se embarca para conhecer as Piscinas Naturais do Picãozinho.

Para quem gosta de ficar perto de tudo e sair a noite para jantar em um restaurante aleatório, essa é a melhor vizinhança para ficar em João Pessoa.

hotéis em Tambaú
Final de tarde na Praia de Tambaú

Acomodações em Tambaú

Quem estiver em busca de um albergue barato na região o melhor preço está no Hostel Orla de Tambaú. Embora tenha dormitórios espaçosos, sofre de um problema relevante: poucos banheiros e chuveiro que deixa a desejar. Por esta razão, recomendo que fique nos hostels que serão indicados nos bairros de Cabo Branco e Manaíra.

A Neriah Pousada é um dos lugares mais baratos para se hospedar com privacidade em Tambaú. Além de quartos privativos econômicos, a pousada oferece dormitórios compartilhados. Neste último caso, porém, as habitações divididas com outras pessoas não são tão em conta. De qualquer forma, podendo investir, certamente terá uma experiência e tanto.

Numa pegada mais convencional, o Atlântico Praia Hotel já foi um dos grandes nomes da orla de Tambaú. E, embora continue sendo uma opção com bom custo-benefício, considero uma acomodação que vale a pena desde que você encontre uma boa promoção.

Caso queira investir num quatro estrelas sem precisar de nenhuma oferta especial, o Quality Suítes e o Laguna Praia Hotel estão mais bem conservados e possuem melhores reputações para ficar em João Pessoa.

# Cabo Branco

Vizinha ao sul de Tambaú (caminhando para a direita, quando se olha de frente para o mar), a Praia de Cabo Branco é outra que oferece boas acomodações para se hospedar em João Pessoa, além de um banho de mar conveniente.

Vindo de Tambaú para Cabo Branco, o trecho inicial da praia também é bastante movimentado. Inclusive, se não fossem as placas de indicação, seria difícil notar quando termina uma praia e começa a outra. No entanto, a medida em que se afasta de Tambaú, tanto o movimento de pessoas, quanto os comércios em geral, ficam mais escassos.

melhores bairros em João Pessoa
Orla da Praia de Cabo Branco

Acomodações em Cabo Branco

Um dos albergues mais bem cotados da capital paraibana está nessa vizinhança e atende pelo de Pousada e Hostel Sol e Mar. Inclusive, foi o lugar que escolhi para ficar em João Pessoa e certamente voltaria outras vezes. (Leia mais detalhes sobre o albergue no tópico “Minha Experiência”).

Para se hospedar com qualidade e gastando pouco, o hotel BBB da região é o Val Atlantic Hotel. Não à toa, é um dos mais concorridos de João Pessoa.

Podendo investir numa acomodação mais elegante, o Nord Luxxor Cabo Branco é um quatro estrelas acessível e encanta os viajantes.

# Manaíra

A vizinha ao norte de Tambaú é a Praia de Manaíra, um dos bairros mais comerciais da cidade, mas que tem a orla menos movimentada turisticamente.

Além do seu calçadão apresentar menor oferta de bares, restaurantes, quiosques e hotéis de frente para o mar, o pedaço de areia costuma ter menos procura – por causa da faixa de areia que é mais estreita, quando a maré está alta a água chega até a mureta que limita a praia com a avenida principal.

Por outro lado, é aqui que estão dois shoppings da capital paraibana: o Mag Shopping (que está na orla) e o Manaíra Shopping (mais afastado da praia e bairro adentro!).

Tenha em mente, porém, que os restaurantes ficam mais afastados uns dos outros, e quando se sai para jantar é conveniente que já tenha o endereço certo – ao invés caminhar sem rumo e entrar no lugar que achar mais agradável, como é possível fazer em Tambaú.

Manaíra - João Pessoa
Praça de alimentação do Mag Shopping, em Manaíra

Acomodações em Manaíra

Na categoria de albergues, quem domina o pedaço na região de Manaíra é o organizado Slow Hostel – Hospedagem Criativa. Além da localização conveniente – na divisa com Tambaú – tem funcionários divertidos, limpeza impecável e dormitórios confortáveis.

Com bom custo-benefício, o premiadíssimo hotel ecológico Verdegreen Hotel é um dos mais procurados do bairro.

Para a turma que gostaria de se hospedar num hotel cinco estrelas, o LS Hotel é o queridinho não apenas do bairro, mas também, um dos mais elogiados da cidade. E, a boa notícia, é que o preço das diárias não é dos mais exorbitantes.

# Bessa

Situada a cinco quilômetros de Manaíra, a Praia do Bessa é uma região mais residencial e pouco turística. Inclusive, as opções de hospedagem são mais econômicas e limitadas.

Pode ser uma boa pedida para os viajantes que gostam de se hospedar longe dos holofotes, em praias menos movimentadas e está com tempo de sobra.

Além da tranquilidade, outro ponto a favor é que o espaço na areia é menos concorrido, e fica mais próximo de outras atrações da cidade, como a Praia de Intermares (para os surfistas) e o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré.

Acomodações no Bessa

A maioria dos lugares para ficar na Praia do Bessa são apartamentos ou flats. Portanto, se você quer um hotel tradicional, é melhor ficar hospedado em Tambaú, Cabo Branco ou Manaíra.

Para se hospedar gastando menos de R$ 230,00 por noite, a Pousada Tropical Bessa e o Bessa Golden Flats sempre fazem promoção de última hora no site Booking.com. Este último, dispõem de apartamentos na cobertura que acomodam até seis pessoas.

# Minha Experiência: Pousada e Hostel Sol e Mar

O local que eu escolhi para ficar em João Pessoa foi a Pousada e Hostel Sol e Mar, e, sem dúvida, me hospedaria outras vezes por lá.

Situada na Praia de Cabo Branco, na divisa com a Praia de Tambaú e a uma quadra do mar, a Pousada e Hostel Sol e Mar oferece dormitório compartilhado feminino, masculino e quarto privativo com banheiro compartilhado.

Por falar em banheiro, eles estão fora dos dormitórios e seguem o padrão de uma casa comum (ou seja, não são vestiários!). Há um banheiro feminino, um masculino e um lavabo para uso de todos. Os banheiros são espaçosos, o chuveiro é bom e estão sempre limpos.

Os dormitórios são compactos, mas não chega a ser apertados. Além de ar condicionado, estão equipados com colchões e travesseiros confortáveis, e armários pequenos para guardar pertences de valor.

A área comum é espaçosa e sempre está organizada. Tem sala de estar com TV, cozinha compartilhada, quintal com rede e piscina.

Para nos fazer sentir em casa mesmo quando estamos viajando, os funcionários do hostel são pra lá de simpáticos e recebem muito bem os viajantes. Inclusive, basta tocar a campainha para ser recebido pelos comportados e divertidos Theodoro e a Agnes – dois cachorros que são os xodós da pousada.

Não menos importante, vale destacar que o café da manhã é caprichado e sempre há novidades. Espere encontrar pães, cuscuz, salsicha ao molho, ovo frito, bolachas, salada de fruta, bolo, suco, café, leite, iogurte, granola e outas delícias.

hostels em João Pessoa
Sala de estar da Pousada e Hostel Sol e Mar

>>> Veja fotos, avaliações e preços da Pousada e Hostel Sol e Mar

# Outras praias para ficar em João Pessoa

Quem pretende explorar o litoral sul de João Pessoa por conta própria e com calma, pode considerar se hospedar em alguma praia região.

Tenha em mente, porém, que estar de carro é praticamente obrigatório. Além disso, a oferta de bares e restaurantes é limitadíssima – quem fica por estas bandas normalmente faz as principais refeições no hotel.

Importante também saber que o litoral sul é conhecido como Costa do Conde, e, na realidade, ele é formado por municípios vizinhos. Ou seja, as praias já não estão em João Pessoa, embora podem ser visitadas em passeios no esquema bate-volta desde a capital paraibana,

Na Praia de Jacumã, o lugar com melhor custo-benefício é o Jacumã´s Lodge Hotel.

Em Carapibus, a Pousada Enseada do Sol é uma das mais bonitas da região e ostenta duas piscinas e uma vista fantástica para o mar. E o melhor: tem tarifas que cabem no bolso. Outra hospedagem bem cotada pela vizinhança e que oferece um pouco mais de requinte é a Aruanã Pousada.

praias para ficar em João Pessoa
Pousada Enseada do Sol

+ Dicas de onde ficar em João Pessoa

» Lembre-se: na alta temporada – de dezembro até o carnaval – os preços das hospedagens sobem em todo o litoral do Brasil. Para ficar em João Pessoa sem precisar gastar uma fortuna, reserve a sua acomodação logo que souber as datas da sua viagem.

Quem faz questão de se hospedar de frente para o mar deve levar essa recomendação ainda mais a sério. Isso porque, os prédios da orla de João Pessoa têm no máximo quatro andares por conta de uma exigência do plano diretor da cidade. O que, consequentemente, faz com que o número de quartos com vista para o mar diminua consideravelmente.

» Além disso, antes de garantir o seu quarto vale ficar de olho nas ofertas do site Booking.com. Muitas vezes dá pra encontrar hotéis em Recife com até 40% de desconto.

» Verifique também quais as formas de pagamento utilizadas na hospedagem, se o café da manhã está incluído no valor da diária, e se há estacionamento disponível (caso você precise!). Tudo isso pode gerar chateações durante a sua estadia caso você não se informe antecipadamente.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em João Pessoa.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here