Praias de Pipa, no Rio Grande de Norte: Descubra quais são as melhores praias para incluir no seu roteiro de viagem!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Veja bem, as praias de Pipa, na realidade, não são de Pipa.

Localizada a oitenta e cinco quilômetros de Natal, a Praia de Pipa é um pedaço de areia que faz parte do município de Tibau do Sul. Logo, suas vizinhas e outras praias da região que normalmente estão em um roteiro por estas bandas do Rio Grande do Norte, também pertencem a Tibau do Sul – ou ainda, podem pertencer a outros municípios vizinhos.

O que acontece é que Pipa é a praia mais desenvolvida turisticamente do pedaço. E, por conta disso, muitos viajantes, num primeiro momento, pensam que Pipa é o próprio munícipio, mas não é.

À parte destas formalidades linguísticas pouco atraentes para as suas férias, uma coisa é a certa: as praias de Pipa, ou no caso, de Tibau do Sul, formam paisagens que impressionam até mesmo o mais experiente viajante praieiro.

E, para que você possa organizar seu roteiro adequadamente, neste texto eu contarei a você quais as melhores praias pelos arredores de Pipa, e o que dá para esperar de cada uma delas.

Leia também: 10 pousadas baratas em Pipa

# Como visitar as praias de Pipa

Mesmo quem não está viajando de carro consegue conhecer as melhores praias de Pipa sem grandes dificuldades.

Do centrinho de Pipa, por exemplo, dá para ir caminhando até outras duas praias vizinhas: Praia Baía do Golfinho e Praia do Amor.

Para outras praias em que ir andando se torna cansativo, há vans e micro-ônibus que funcionam como transporte público. Dessa forma, é possível chegar até a Praia do Madeiro, na praia central de Tibau do Sul e na Praia de Sibaúma.

Além disso, quem quer visitar vários pedaços de areia num mesmo dia, pode investir num passeio de buggy ou de jipe. Estes tours acontecem diariamente, são vendidos no centrinho de Pipa e custa, em média, R$ 100,00 por pessoa.

# Melhores praias de Pipa [Mapa]

Para mim, as melhores praias pelos arredores de Pipa, são:

1- Praia de Pipa
2- Praia Baía do Golfinhos
3- Praia do Madeiro
4- Praia de Tibau do Sul
5- Praia do Amor
6- Praia de Sibaúma
7- Praia da Barra do Cunhaú

No mapa abaixo você pode visualizar a localização de cada uma delas. E, em seguida, mais informações sobre as praias de Pipa.

1- Praia de Pipa

Grande estrela de uma viagem a Natal, a Praia de Pipa faz por merecer a fama que tem.

Também chamada de Praia Central ou Praia do Centro, o pedaço de areia desta região é um dos mais movimentados. Além do fácil acesso para quem está hospedado em Pipa, a praia é bonita, tem mar calmo, e boa estrutura na areia.

À parte da praia em si, Pipa tem uma vasta oferta de bares, restaurantes e até mesmo baladas. Inclusive, a noite é mais agitada do que na capital do estado, Natal.

É a praia perfeita para quem quer chegar rápido, ter bons serviços de frente para o mar, e gosta de ficar de bobeira na água.

» Como chegar: Saindo da Avenida Baía dos Golfinhos, a principal de Pipa, basta caminhar cerca de cinco minutos em direção ao mar que você chegará na praia.

Praia de Pipa - centro
Praia de Pipa

Leia também: 7 dicas do que fazer em Pipa

2- Praia Baía dos Golfinhos

Situada entre a Praia Central de Pipa e a Praia do Madeiro, a Praia Baía dos Golfinhos é considerada por muitos viajantes como uma das melhores praias de Pipa.

E, a primeira coisa que você deve saber sobre ela, é: para chegar lá, só andando pela areia. Ou seja, tem que ir quando a maré está baixa, e voltar antes que a água do oceano comece a subir.

Saindo da areia da Praia de Pipa, basta ir caminhando para a esquerda (olhando de frente para o mar), que em cerca de trinta minutos chega-se na Praia Baía dos Golfinhos.

Caso esteja na Praia do Madeiro, deve-se caminhar por cerca de vinte minutos para o lado direito (olhando de frente para o mar).

Tenha em mente que quase não há sombra natural nesta praia. No entanto, há serviço de cadeira e guarda-sol improvisado por barracas móveis que também garantem bebida gelada.

A propósito, o nome da praia não é em vão: reza a lenda que é comum os golfinhos darem o ar da graça por estas bandas. Inclusive, há um passeio de lancha que leva os viajantes em alto mar para que aumente suas chances de ver o mamífero ao vivo e a cores. (preço médio de R$ 40,00 por pessoa)

No mais, espere encontrar uma praiona gostosa, menos movimentada que suas vizinhas e com mar pouco agitado – há ondas, mas não do tipo que incomoda para entrar na água.

» Como chegar: Acesso apenas pela areia quando a maré está baixa. Caminhando por cerca de trinta minutos – saindo da Praia do Centro de Pipa ou da Praia do Madeiro.

melhores praias do Rio Grande do Norte
Praia Baía dos Golfinhos

3- Praia do Madeiro

Localizada a apenas cinco quilômetros desde o centrinho de Pipa, a Praia do Madeiro é uma das mais agitadas da região.

Embora tenha ares selvagem, com muita vegetação no seu entorno, possui boa estrutura de quiosques de frente para o mar.

Quando a maré está baixa, a faixa de areia é espaçosa e os viajantes aproveitam para jogar frescobol e futebol. O mar tem ondas, mas não costumam ser violentas.

O acesso à areia, porém, assim como a maioria das praias de Pipa, é inconveniente para quem tem dificuldades para se locomover.  

Embora exista estacionamento na rodovia em frente ao ponto de acesso à praia, é necessário caminhar por uma longa escadaria em meio à vegetação – cerca de dez minutos.

» Como chegar:

De carro próprio: há estacionamento particular na rodovia em frente o acesso à praia. Vagas limitadas.

Caminhando pela areia: Na maré baixa, saindo da praia do centro de Pipa, dá para ir caminhando até a Praia do Madeiro, passando pela Praia Baía dos Golfinhos. Espere gastar cerca de cinquenta minutos na caminhada.

Ônibus: Vans e micro-ônibus que saem do centro de Pipa e têm como destino final Tibau do Sul, passam em frente ao acesso da Praia do Madeiro.

Praia do Madeiro
Praia do Madeiro

4- Praia de Tibau do Sul

Todas as praias de Pipa indicadas até o momento, na realidade, fazem parte do município de Tibau do Sul. Portanto, essa de número quatro, é na realidade a praia central da cidade.

Conhecida também como Praia da Barra, a praia do centro de Tibau do Sul se destaca pelo encontro do mar com a Lagoa de Guaraíras – de onde se tem um dos melhores pôr do sol da região. Inclusive, os passeios de buggy e jipe que saem de Pipa, tem como atração derradeira o fim de tarde por estas bandas.

Apesar de estar sempre movimentada, a praia central de Tibau do Sul inspira tranquilidade. Por conta da água calminha à beira da lagoa, é uma boa pedida para famílias com crianças pequenas.

» Como chegar: Para quem não está com veículo particular, dá para chegar até lá com as vans e micro-ônibus públicos que saem do centro de Pipa.

Lagoa de Guaraíras
Pôr do sol na Lagoa de Guaraíras

5- Praia do Amor

Perto do burburinho central de Pipa, a Praia do Amor é uma das mais lindas da região. Aliás, a vista do famoso Chapadão de Pipa, tem esta praia como cenário de fundo.

Frequentada por muitos jovens e surfistas, por conta do mar cheio de ondas e até mesmo perigoso para os banhistas distraídos, a Praia do Amor é uma boa pedida para quem gosta de agito e boa estrutura pé na areia.

Já os viajantes que fazem questão de passar muito tempo na água, é melhor estender a canga em outra praia, pois, aviso mais uma vez, o mar na Praia do Amor está sempre agitado.

Quando a maré está baixa, dá para chegar na Praia do Amor pela areia – caminhando por cerca de vinte minutos desde a Praia do Centro de Pipa, em direção ao lado direito (olhando de frente para o mar).

Também dá para ir andando pela vizinhança e a caminhada dura o mesmo tempo. Como brinde, o viajante que faz esse caminho ganha uma vista panorâmica da Praia do Amor. Como desvantagem, tem que descer as longas escadarias de acesso à areia.

Para quem quer se hospedar numa região mais sossegada, sem abrir de estar perto das facilidades centrais, a Praia do Amor é um bom bairro para ficar em Pipa. Inclusive, há hotéis pra lá de charmosos e elegantes neste pedaço, como o cinco estrelas Hotel Sombra e Água Fresca e os chalés aconchegantes da Pousada Terra dos Goitis.

» Como chegar: A caminhada desde o centro de Pipa não leva mais do que vinte minutos. Quando a maré está baixa é possível ir pela areia. Na maré alta, o único acesso é pelo bairro – que também está perto do centro de Pipa.

Praia do Amor - Pipa
Praia do Amor

6- Praia de Sibaúma

Menos frequentada pelos viajantes, até por conta da distância do centro de Pipa (12 quilômetros), a Praia de Sibaúma é ideal para quem quer tranquilidade, e não faz questão de uma super estrutura de bares e restaurantes. Aliás, saiba que há poucos quiosques na praia.

O mar tem ondas constantes, mas não são violentas. De qualquer forma, também dá para se banhar nas águas mansas do Rio Catú, que deságua no mar.

A Praia de Sibaúma é a última do município de Tibau do Sul – situada no extremo sul da cidade. Atravessando o Rio Catú já é Canguaretama – município a qual pertence o último pedaço de areia que será indicado nesta lista de melhores praias de Pipa e região.

» Como chegar: Para os desmotorizados, as vans e micro-ônibus que saem do centro de Pipa tem como destino final a Praia de Sibaúma. Mas atenção: pegue na direção correta, caso contrário irá chegar ao centro de Tibau do Sul.

Além dessa opção para ir por conta própria, a Praia da Sibaúna faz parte do itinerário dos passeios de buggy e jipe pela região.

Praia de Sibaúma
Praia de Sibaúma

7- Praia da Barra do Cunhaú

De todos os cenários de rio desaguando no mar, o visual da Barra do Cunhaú é o mais bonito pelos arredores de Pipa.

Assim como a Sibaúma, a Barra do Cunhaú é bem menos movimentada do que as praias mais centrais de Pipa, sendo ideal para os viajantes que querem sossego.

Tenha em mente, porém, que há pouquíssima sombra natural na praia, e a oferta de quiosques também é limitada. E, de um modo geral, servem o básico em ambientes mais modestos do que em outras praias.

» Como chegar: Os passeios de buggy e jipe incluem uma parada na Praia da Barra do Canhaú.

Para ir por conta própria e sem carro, deve-se ir primeiro até a Praia da Sibaúma, e lá, atravessar de balsa o Rio Catú.

Barra do Canhaú - Rio Grande do Norte
Barra do Canhaú.

Quiosques, guarda-sol e cadeiras nas praias de Pipa

Em todas as melhores praias de Pipa que foram indicadas neste texto há estrutura de comércios, que garantem guarda-sol, cadeiras, comes e bebes, de frente para o mar.

Como não poderia deixar de ser, algumas são mais estruturadas do que outras. E, conforme mais arrumado o local, mais alto são os preços dos serviços.

De um modo geral, o esquema é parecido: cobra-se uma taxa para uso do guarda-sol e cadeiras, ou então, pede-se a consumação mínima de uma porção de petiscos. Se você estiver com algum grupo de passeio, paga-se apenas o que consumir.

Desde que não seja alta temporada, dá para negociar com o pessoal dos quiosques essa questão de consumação mínima.

Apenas para que você possa ter uma ideia dos preços nos quiosques de praia, segue uma média dos que encontrei na Praia do Madeiro – uma das mais visitadas pelos viajantes:

– Água: R$ 4,00
– Refrigerante: R$ 5,00
– Suco: R$ 10,00
– Cerveja lata (Skol): R$ 6,00
– Cerveja long-neck (Heineken): R$ 12,00
– Cerveja 600 ml (várias marcas): R$ 15,00
– Drinks: entre R$ 10,00 e R$ 20,00
– Porção de petiscos: entre R$ 55,00 e R$ 80,00
– Refeições para duas pessoas: entre R$ 90,00 e R$ 180,00

Praia de Tibau do Sul
Praia de Tibau do Sul

+ Dicas de praias de Pipa

Acredite se quiser, ainda há outras praias que você pode incluir no seu roteiro de viagem a Pipa.

Vizinha da Praia do Madeiro, a Praia das Cacimbinhas é deserta, sem estrutura, com mar profundo e agitado. O viajante comum desfruta mais do mirante da rodovia que tem vista para essa praia. No entanto, surfistas e kitesurfistas podem fazer bom uso deste trecho do mar.

Na direção oposta da Praia das Cacimbinhas, mas com mar igualmente agitado, a Praia das Minas é outro pedaço inadequado para banhistas, mas que pode ser aproveitado pelos esportistas em busca de ondas e vento.

Com mais tempo no roteiro, dá para esticar a viagem até Baía Formosa, município que fica a sessenta e cinco quilômetros ao sul da Praia de Pipa.

O que fazer em Pipa além das praias?

Além de aproveitar as melhores praias de Pipa durante o dia, saiba que a noite também é promissora nesta área do Rio Grande do Norte.

Antes mesmo de terminar o dia, vale a pena ir a um dos points mais concorridos para ver o pôr do sol no centro de Pipa: o descolado Mirante Sunset Bar.

Quando a luz do dia chega ao fim, a Avenida Baía dos Golfinhos ganha vida e fica lotada de turistas em busca de bares e restaurantes.

Para quem quer esticar a noite num ambiente com música, três lugares com agito até de madrugada são o Bakana Bar, Tribus Bar e Ágora Pousada Lounge Bar. Já para uma balada até o amanhecer, aposte na casa noturna Calangos.

E claro, caso tenha outras dicas de lugares e praias para conhecer em Pipa, me conte aí nos comentários! 🙂

3 lugares para se hospedar em Pipa

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Carioca Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Mediterrânea tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Boutique Waikiki.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Pipa.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here