As praias de Recife podem não entregar exatamente aquilo o que um viajante espera de férias no litoral.
Como não poderia deixar de ser, a principal razão é que o mar não é apropriado para banho. E não é que as ondas sejam violentas ou a praia não tenha boa balneabilidade, o risco de entrar na água é outro: os tubarões.
Longe de mim querer baixar o clima dos seus dias praianos, porém, trata-se de uma realidade que não pode ser menosprezada.
Ainda assim, a boa notícia é que dá para aproveitar o astral à beira-mar da capital pernambucana.
Em qualquer final de semana ensolarado, por exemplo, as praias de Recife estão sempre cheias, seja de pessoas colocando o bronzeado em dia, praticando esportes na areia ou caminhando pela orla.
Além disso, saiba que também há excelentes praias perto de Recife, mas situadas em outros municípios, que podem ser utilizadas para o banho de mar.
Portanto, se você não abre mão de um mergulho na água salgada, basta organizar a sua programação para visitar também estes destinos pelos arredores da capital de Pernambuco.
Praias de Recife
- Praia de Boa Viagem
- Praia do Pina
- Brasília Teimosa e Buraco da Véia
- Maria Farinha e Praia do Capitão
- Ilha de Itamaracá
- Piedade e Candeias
- Praia do Paiva
- Praia de Itapuama
- Praia de Xaréu
- Praia de Gaibu
- Praia de Calhetas
- Praia de Muro Alto
- Porto de Galinhas
- Ilha de Santo Aleixo
- Praia dos Carneiros
Quantas praias há em Recife?
Pode-se dizer que a cidade de Recife tem apenas três praias: Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Ainda assim, tenha em mente que se trata de uma única faixa de areia continua de aproximadamente 10 quilômetros de extensão.
Embora exista essa separação de vizinhanças, o cenário formado pela faixa de areia e pelo mar é bastante semelhante, especialmente no trecho de Boa Viagem e Pina.
Ou seja, das 15 praias que serão indicadas neste texto, 12 estão localizadas em outros municípios razoavelmente próximos da capital pernambucana:
- Paulista.
- Igarassu.
- Ilha de Itamaracá.
- Jaboatão dos Guararapes.
- Cabo de Santo Agostinho.
- Ipojuca.
- Tamandaré.
Tem tubarão nas praias de Recife?
Não tem jeito: apesar de seu marzão esverdeado a perder de vista e da orla cativante, as praias de Recife quase sempre serão primeiramente lembradas pelos tubarões.
O que é compreensível, afinal, de fato é um dos trechos da costa de Pernambuco onde eles costumam aparecer com maior frequência.
Nos últimos 30 anos, foram registrados oficialmente 77 incidentes entre tubarões e banhistas. Ou seja, têm-se uma média de mais de dois incidentes por ano.
Portanto, é inquestionável: ao se banhar nas praias de Recife há sim o risco da presença de tubarão e as diversas placas de aviso que estão na orla não são em vão.
Por mais que existam algumas precauções que podem ser tomadas a fim de minimizar este risco, não dá para afirmar que elas são 100% efetivas.
Portanto, se você fizer questão de se salgar na água, organize a sua viagem a Recife para visitar também outras praias de Pernambuco que são mais apropriadas para os banhistas.
Como visitar as praias de Recife?
Se você gosta de dirigir, alugar um carro para conhecer as melhores praias de Recife e seus arredores pode ser uma excelente ideia. Isso porque, dessa forma será possível visitar mais de uma praia em um único dia.
Além disso, o veículo próprio também dará mais liberdade para os viajantes que pretendem dividir a estada em mais um destino, como por exemplo, em Porto de Galinhas ou Praia dos Carneiros.
Ainda assim, tenha em mente que é possível se virar muito bem sem precisar pegar no volante.
Enquanto as praias urbanas de Recife podem ser visitadas por conta, os destinos mais afastados podem ser conhecidos através de tours bate volta.
Há muitas agências que oferecem passeios para as praias pelos arredores de Recife e, de modo geral, a dinâmica é semelhante nas empresas.
O site da Civitatis, por exemplo, é uma excelente plataforma para reservar os passeios às praias de Recife. Alguns diferenciais importantes da Civitatis, são:
- O site é fácil de usar e em português.
- Dá para parcelar o pagamento.
- Trabalham apenas com empresas bem avaliadas.
- Algumas atividades têm cancelamento gratuito.
- Suporte ao cliente.
Sobre os tours de 1 dia pelo litoral pernambucano, seguem abaixo algumas características gerais destas excursões para praia. Porém, lembre-se de que isso pode mudar de acordo com a agência.
» Os passeios duram o dia inteiro, com saídas geralmente entre 6h e 8h da manhã, e retorno por volta das 16h.
» Os deslocamentos são em vans ou micro-ônibus.
» Os passageiros são buscados e deixados em suas acomodações.
» Há acompanhamento de um guia durante todo o tour.
» O preço dos passeios varia entre R$ 100,00 e R$ 150,00.
» É necessário fazer a reserva com antecedência.
» Normalmente, neste preço está incluído apenas o transporte.
» Refeições geralmente são pagas à parte.
» Por fim, pode haver passeios opcionais pagos à parte ao chegar ao destino.
1- Praia de Boa Viagem
Boa Viagem é o principal bairro da zona sul da cidade e a praia mais famosa da capital de Pernambuco. Aliás, é também a região onde há a maior quantidade de hotéis e onde está o Aeroporto Internacional de Recife (REC).
Com tantas comodidades, não é nenhuma surpresa dizer que esta é uma vizinhança bastante conveniente para os turistas.
Apesar de a praia não ser adequada para dar um mergulho, o calçadão à beira entrega o astral praiano que muitos forasteiros desejam durante as férias.
Tenha em mente, porém, que a orla da Praia de Boa Viagem não é o endereço de bares e restaurantes.
Embora existam quiosques padronizados para fazer um lanche rápido e tomar uma água de coco, os estabelecimentos para refeições mais completas estão situados em duas avenidas bairro adentro: a Conselheiro Aguiar e a Domingos Ferreira.
Já os hotéis e pousadas podem ser encontrados tanto nas duas avenidas citadas acima, como também na via à beira-mar, a Avenida Boa Viagem.
Alguns bons hotéis e pousadas para se hospedar na Praia de Boa Viagem, que é um dos melhores bairros para ficar em Recife, são:
- Pousada Praia Boa Viagem ($)
- Bianca Praia Hotel ($)
- Fity Hotel ($$)
- Euro Suíte ($$)
- Radisson Recife ($$$)
- Bugan Recife ($$$)
Além disso, sempre recomendo também ficar de olhos nas promoções do site Booking.com. Afinal, muitas vezes há suítes estreladas com diárias que cabem no bolso de muitos viajantes.
No mais, segue abaixo a relação de pontos turísticos de Boa Viagem:
- Parque Dona Linda e Galeria Janete Costa
- Pracinha de Boa Viagem e Feira de Artesanato
- Mercado de Boa Viagem
- Shopping Recife
Por fim, vale mencionar que os passeios bate volta para fazer em Recife saem de Boa Viagem.
2- Praia do Pina
Localizada entre Boa Viagem e Brasília Teimosa, Pina é outro trecho da única faixa de areia de praia de Recife. Ou seja, tanto o calçadão à beira-mar, como também o visual natural, são bastante semelhantes à sua vizinha mais famosa.
Portanto, é bastante provável que você passe pela Praia do Pina e pense que está passando por Boa Viagem.
Além disso, bairro adentro também há boa oferta de bares, restaurantes e serviços em gerais. A principal diferença é que por estas bandas os estabelecimentos tendem a ser menos pomposos e firulentos.
Por fim, outra diferença digna de nota é que o bairro do Pina está ligeiramente mais próximo do Recife Antigo e da zona norte da cidade. Portanto, é uma boa vizinhança de estada para agilizar estes deslocamentos até outras áreas de da capital e da região metropolitana.
3- Brasília Teimosa e Buraco da Véia
Este é o último trecho dentre as praias de Recife que realmente estão localizadas na capital de Pernambuco. Ou, para quem vier a partir do centro ou da zona norte, trata-se da primeira vizinhança localizada na zona sul.
Apesar dos roteiros turísticos normalmente irem somente até as bandas do Pina, Brasília Teimosa está sempre cheia e repleta de animação.
Inclusive, bem na entrada do bairro estão dois endereços que já ganharam fama entre os moradores da cidade: o Vieira Restaurante e Bar e o Barchef Verano. Enquanto o primeiro é uma boa pedida para almoçar, o segundo eventualmente promove festas que começam à tarde e se estendem noite adentro.
Já o Buraco da Véia é um trecho à beira mar, que está localizado no final da vizinhança. Apesar de pequena, nesta parte da praia se formam piscinas naturais durante maré baixa.
4- Maria Farinha e Praia do Capitão
Apesar de estarem localizadas em municípios diferentes, Maria Farinha e Praia do Capitão estão muito próximas uma da outra e são os dois destinos mais apropriados para um dia de praia no litoral norte de Pernambuco.
Inclusive, há um serviço de balsa que faz a travessia entre o Pontal de Maria Farinha (em Paulista) até a Praia do Capitão (em Igarassu), sendo que o percurso pode ser estendido até o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá.
De astral pacato e estrutura rústica, estas duas praias têm ainda outro componente que deixa os cenários de ambas ainda mais sedutores: o encontro do Rio Timbó com o mar. Aliás, os embarques da balsa acontecem justamente neste local.
Embora nem sempre seja fácil conseguir um passeio bate volta até estas praias próximas de Recife, quem estiver de carro próprio não deveria perder a chance de organizar um roteiro por estas bandas do estado.
Um dos melhores lugares para passar o dia é o Catamaran Praia Beach Club, na Praia do Capitão. De lá, é possível contratar passeios de barco que levam os visitantes até os outros pontos turísticos mais famosos da região.
5- Ilha de Itamaracá
Outro destino de praias pelos arredores de Recife é a Ilha de Itamaracá, que está localizada no litoral norte de Pernambuco, apenas 50 quilômetros distantes da capital.
Apesar de estar na região metropolitana, as praias da Ilha de Itamaracá são verdadeiros refúgios rodeados de muita tranquilidade. Portanto, trata-se de um excelente passeio em Recife para quem está em busca de sossego.
Inclusive, por se tratar de um destino pouco visitado, o ideal é fazer a reserva do tour com antecedência porque não há saídas regulares da atividade.
Embora as agências costumem dedicar pelo menos um dia da semana para ir à ilha, é necessário que tenha demanda suficiente para que o passeio aconteça.
Sobre o itinerário do passeio a Itamaracá, normalmente os roteiros incluem diversos pontos turísticos localizados ao norte do estado. Apesar de a programação variar de acordo com a empresa responsável pelo tour, algumas paradas que podem acontecer, são:
- Centro histórico de Igarassu.
- Vila de Nova Cruz.
- Praia do Capitão.
- Ilha da Coroa do Avião.
- Forte Orange.
- Praias do Pilar e do Sossego.
» Reservar passeio para Ilha de Itamaracá (R$ 110,00)
6- Piedade e Candeias
Se por um lado, Pina e Brasília Teimosa formam a continuação de Boa Viagem em direção ao norte, por outro, Piedade e Candeias se estendem pela mesma faixa de areia em direção ao sul.
A diferença, porém, é que Piedade e Candeias pertencem a outro município: Jaboatão dos Guararapes, vizinho geminado de Recife.
Assim como nas praias de Recife, estes trechos devem ser evitados para o banho de mar por causa da possível presença de tubarões na água. Inclusive, um dos incidentes de 2023 aconteceu justamente na altura da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Particularmente, se eu fosse um turista que estivesse pela primeira vez na cidade e precisasse organizar tudo o que há para fazer em Recife em poucos dias de viagem, não dedicaria espaço do roteiro para estas praias.
Apesar de frequentar com certa regularidade estas vizinhanças – atualmente moro em Recife – e adorar alguns endereços gastronômicos que há por lá, não considero lugares imperdíveis para passar o dia.
Em todo caso, seguem abaixo alguns lugares para ter anotado para o caso de estar por estas bandas:
- The Garden Open Mall.
- Shopping Jaboatão dos Guararapes.
- Galeria Shopping Village.
- The Cosmopolitan Pub.
- Babylon Station Candeias.
- Fridda Café.
- Shores Café.
7- Praia do Paiva
Na minha opinião, as melhores praias da Região Metropolitana do Recife estão localizadas na cidade de Cabo de Santo Agostinho, apenas 20 quilômetros distante da orla de Boa Viagem.
Inclusive, as próximas cinco indicadas deste texto de praias de Recife estão localizadas neste município, sendo que quem estiver de carro consegue visitar todas elas em um passeio de 1 dia.
Além de serem trechos mais selvagens e sem tanta urbanização, as praias de Cabo de Santo Agostinho podem oferecer boa estrutura de barracas pé na areia e em alguns destinos o banho de mar é possível.
A Reserva do Paiva, porém, não é este tipo de praia: por aqui, em seus quase oito quilômetros de extensão, quem reina é a preservação sem nenhum tipo de quiosque de frente para o mar.
O único burburinho comercial está logo no início da praia – para quem vem de Recife. Ao lado do Posto Ipiranga do Paiva há uma espécie de praça gastronômica bastante carismática com meia dúzia de estabelecimentos: padaria, empório, farmácia, barzinho e restaurante.
Além disso, tenha em mente que para entrar no mar se deve visitar a Praia do Paiva nos horários de maré baixa, que é quando não há ondas violentas e há até mesmo piscinas naturais próximas da faixa de areia.
8- Praia de Itapuama
Para quem gosta de praias com boa estrutura comercial, fácil acesso e vagas para estacionar, Itapuama é um dos melhores destinos para incluir no roteiro de praias perto de Recife.
Isso porque, mesmo com tantas comodidades, a praia continua sendo rodeada de muita natureza.
Inclusive, há um mirante para lá de especial de onde se pode ver todo este cenário do alto: no charmoso restaurante e bar Coco Verde Mirante.
Embora o local não tenha acesso direto pela faixa de areia, na minha opinião, vale a pena esticar o passeio até lá nem que seja para tirar ao menos uma foto. Se quiser e puder, vá no final do dia para aproveitar o entardecer em sua agradável área externa.
9- Praia de Xaréu
Pertinho de Itapuama, a Praia de Xaréu é outro excelente trecho da costa de Cabo de Santo Agostinho e que rende um dia inteiro de frente – e dentro – do mar.
Tenha em mente, porém, que Xaréu é menor e mais intimista do que a sua vizinha, podendo ficar facilmente mais lotada, especialmente durante os períodos de maré alta que é quando parte da faixa de areia fica encoberta pelo mar.
De ambiente familiar e boa estrutura de quiosques, a Praia de Xaréu entrega também visuais panorâmicos da sua faixa de areia. Isso porque, no seu canto esquerdo há uma formação rochosa onde é possível subir para apreciar a vista de lá de cima.
Durante o meu passeio pelas praias pelos arredores de Recife a Xaréu foi uma das minhas favoritas. Isso porque, ela consegue reunir três qualidades que aprecio em um dia de praia: possibilidade de entrar no mar + fácil acesso + quiosques com bebidas e refeições completas.
10- Praia de Gaibu
A Praia de Gaibu é uma das maiores e mais movimentadas de Cabo de Santo Agostinho. Inclusive, é uma das vizinhanças com melhor estrutura de comércios e maior quantidade de pousadas para quem deseja se hospedar pela região.
O cenário da praia, porém, talvez não agrade a todos os banhistas. Aliás, corrigindo: não a paisagem em si, mas sim, a dinâmica para entrar no mar e aproveitar o dia.
Isso porque, bem próximo da faixa de areia há uma arrecife que protege à beira-mar. Se por um lado isso é ótimo porque as ondas quebram fracas e se formam piscinas naturais, por outro, as pedras são um baita inconveniente para o banho de mar.
Ainda assim, por se tratar de uma praia bastante extensa, é possível encontrar diferentes formações ao longo da sua área.
Outro pormenor é que a praia costuma estar sempre cheia, especialmente aos finais de semana ensolarados. Portanto, se você está em busca de sossego e um espaço tranquilo para esticar a canga, aqui não é o melhor lugar dentre as praias de Recife indicadas neste texto.
Por via das dúvidas, se você estiver de carro vale a pena fazer ao menos uma parada em Gaibu para tirar as suas próprias conclusões.
11- Praia de Calhetas
Situada no meio do caminho entre Recife e Porto de Galinhas, Calhetas é uma das atrações mais visitadas de Cabo de Santo Agostinho. Afinal, sua localização privilegiada contribui para que a praia receba visitantes de diferentes lugares.
Aliás, saiba que saindo de Porto de Galinhas há passeios bate volta regulares até a Praia de Calhetas. Inclusive, para os viajantes desmotorizados, é mais fácil chegar a Calhetas com os tours que saem de Porto de Galinhas do que de Recife.
Ainda assim, fica o alerta: evite conhecê-la aos finais de semana. Isso porque, a praia costuma ficar lotada aos sábados e domingos, e como a faixa de areia não é muito grande, a superlotação faz com que ela perca parte de seus encantos.
Além disso, tenha em mente que o acesso até a areia exige uma caminhada de cerca de 10 minutos que envolve ladeira e escada. Ou seja, para quem tem dificuldade para se locomover, talvez seja melhor estender a canga em outras praias de Recife.
» Reservar passeio a Calhetas saindo de Recife (R$ 170,00)
» Reservar passeio a Calhetas saindo de Porto de Galinhas (R$ 160,00)
12- Praia de Muro Alto
Localizada a 50 quilômetros de Recife e apenas 10 quilômetros do burburinho de Porto de Galinhas, Muro Alto é uma das melhores praias de Pernambuco para quem gosta de mar estilo piscina-sem-ondas.
Isso porque, devido um arrecife que faz com que as ondas quebrem antes de chegar na areia, o mar é super manso e ideal, principalmente, para quem viaja com crianças pequenas.
Além disso, há uma boa estrutura de quiosques pé na areia. Há desde restaurantes bem ajeitados que servem refeições completas e tem música ao vivo, a barracas mais improvisados que garantem bebida gelada e porções de petiscos.
Outra particularidade é que a Praia de Muro Alto é o endereço dos resorts em Porto de Galinhas. Aliás, trata-se de um dos destinos com maior quantidade de resort all inclusive no Nordeste.
Portanto, se você pretende se hospedar em uma acomodação desta categoria, considere se instalar nesta vizinhança.
Alguns dos resorts mais bem cotados em Muro Alto, são:
Por fim, tenha em mente que a noite na Praia de Muro Alto é pacata e não há oferta de bares e restaurantes depois que sol se põem. Neste caso, quem pretende bater perna à noite precisa se deslocar ao centro de Porto de Galinhas.
13- Porto de Galinhas
Distante apenas 65 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, é o principal destino de praia de Pernambuco. E, sem dúvida, é um local que merece ser incluído no roteiro de viagem.
Para isso, no entanto, o melhor a fazer é dedicar ao menos três noites na região. Isso porque, dessa forma dá para conhecer as principais praias do pedaço e fazer os passeios mais bacanas.
Ainda assim, se o seu tempo estiver curto dá para fazer um passeio bate volta de Recife para Porto de Galinhas. Neste caso, o ideal é que você esteja com um carro próprio ou que se junte aos grupos de passeios oferecidos por receptivos turísticos.
Com os passeios em grupo, o mais comum é que o tour inclua apenas o deslocamento até Porto de Galinhas e que fique o dia inteiro em um único ponto de apoio da praia central da cidade.
No entanto, fica a cargo do viajante se, ao chegar ao local, ele quer contratar passeios complementares opcionais, como por exemplo, o passeio de jangada às piscinas naturais e o passeio de buggy de Ponta a Ponta. Este último, na minha opinião, é muito mais bacana.
» Reservar passeio para Porto de Galinhas (R$ 100,00)
14- Ilha de Santo Aleixo
Outro passeio para fazer em Porto de Galinhas por causa da maior regularidade dos tours que saem de lá é para a Ilha de Santo Aleixo.
Em poucas palavras, não é nenhum exagero resumir este destino como sendo um verdadeiro santuário repleto de verde e de praias paradisíacas intocadas. Inclusive, esqueça os restaurantes e quiosques pé na areia.
Até há algumas barracas improvisadas que garantem comes e bebes básicos para passar o dia. Porém, como toda a estrutura na ilha é móvel, não espere nada muito rebuscado.
Como não poderia deixar de ser, a grande atração da Ilha de Santo Aleixo é a sua beleza exuberante. Além de poder fazer trilhas nos locais demarcados, o viajante muitas vezes consegue desfrutar também de piscinas naturais.
De modo geral, os passeios para a Ilha de Santo Aleixo já incluem o deslocamento terrestre até Barra de Sirinhaém – onde se faz o embarque para a ilha – e também o percurso de barco.
Por fim, sobre o deslocamento pelo mar, o mais comum é que aconteçam em lanchas e barcos de pequeno porte e a travessia não costuma levar mais do que 15 minutos. Com condições climáticas favoráveis, é uma rota bastante simples.
15- Praia dos Carneiros
No município de Tamandaré, aproximadamente 95 quilômetros de Recife, a Praia dos Carneiros é um dos pedaços mais sedutores do litoral de Pernambuco.
Com mar calmo, água esverdeada e uma paisagem digna de cartão postal, talvez o maior atrativo da Praia dos Carneiros não seja nada disso, mas sim, a Igreja de São Benedito – uma pequena capela de frente para o mar que pipoca nas redes sociais de tempos em tempos.
Tenha em mente, porém, que para chegar à capela é necessário contratar um passeio opcional de catamarã (R$ 75,00) ou fazer uma caminhada de aproximadamente 30 minutos pela faixa de areia. Isso porque, o ponto de apoio na praia costuma ser no famoso Restaurante Bora Bora.
Aliás, por falar no Restaurante Bora Bora, seguem alguns valores aproximados que você encontrará no cardápio de lá:
- Água: R$ 6,00.
- Água de coco: R$ 7,00.
- Refrigerante lata: R$ 7,50.
- Suco: R$ 15,00.
- Cerveja long neck: R$ 12,00.
- Cerveja 600 ml Petra: R$ 18,00.
- Caipirinha: R$ 15,00.
- Drinks autorais: R$ 28,00.
- Refeição individual: R$ 50,00 – R$ 85,00.
- Refeição para duas pessoas: R$ 145,00 – R$ 280,00.
- Petiscos de praia: R$ 40,00 – R$ 120,00.
» Reservar passeio à Praia dos Carneiros (R$ 125,00)