Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Olinda: Melhor região e dicas de pousadas

Verdade seja dita: nem sempre ficar em Olinda é a melhor escolha para um itinerário por estas bandas do Pernambuco. Não que a cidade não merecesse mais tempo no roteiro dos viajantes. Pelo contrário! Eu mesmo me arrependi de não ter passado ao menos uma noite por lá.

No entanto, os viajantes que estão com o tempo apertado para conhecer Recife e seus arredores, conseguem uma logística mais conveniente se hospedando nos bairros da capital pernambucana. E, para visitar as principais atrações de Olinda, basta fazer um passeio no esquema bate-volta.

Ainda assim, há situações em que ficar em Olinda é uma decisão acertadíssima. E, neste texto, eu contarei quando isso pode ser uma boa ideia, porque eu gostaria de ter passado ao menos uma noite por lá e quais são as melhores regiões e pousadas para se hospedar.

Leia também: 7 coisas que você não pode deixar de fazer em Olinda

Dicas de onde ficar em Olinda

» Vale a pena se hospedar em Olinda?
» Melhor região para ficar em Olinda
» Hostels em Olinda
» Pousadas em Olinda

# Vale a pena se hospedar em Olinda?

Situada a apenas oito quilômetros do centro de Recife, em termos de distância não seria exagero considerar Olinda como um bairro da capital de Pernambuco. Só para ter uma ideia, da região central de Recife até o famoso bairro de Boa Viagem são doze quilômetros. Além disso, o acesso com o transporte público é fácil e uma corrida de Uber dificilmente custa mais de R$ 20,00 (saindo do centro!).

Ou seja, quem tem poucos dias para explorar a região, é perfeitamente possível se hospedar em Recife e dedicar apenas um dia da programação para visitar a cidade histórica. Neste caso, ficar em Olinda não é uma necessidade.

No entanto, a cidade do frevo ganha outros ares durante a noite. Há muitos restaurantes e barzinhos que só abrem as portas depois que o sol se esconde. E, minha maior tristeza, foi não ter me hospedado em Olinda para aproveitar de verdade essa outra face deste destino.

Portanto, se você gosta de se divertir a noite e estará pela vizinhança num final de semana, se hospedar em Olinda é uma excelente ideia para aproveitar tudo o que a cidade pode oferecer.

Como não é de se surpreender, outro momento em que ficar em Olinda é uma escolha certeira é durante o carnaval. Fazendo isso, os foliões ganham tempo de festa e evitam a canseira do deslocamento Recife – Olinda todos os dias.

hospedagem em Olinda no Carnaval

Prévias do Carnaval de Olinda (em Setembro!)

# Melhor região para ficar em Olinda

Nós, viajantes, que passamos pelas principais atrações de Olinda em um dia, podemos ter a sensação de que esse é um município pequeno. No entanto, a cidade que já foi capital de Pernambuco é a terceira mais populosa do estado com quase 400 mil habitantes – ficando atrás apenas de Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Embora de fato não seja tão grande territorialmente, há muitos bairros espalhados pelo seu território. No entanto, outra verdade é que a melhor região – e talvez a única – para os turistas ficarem em Olinda é pelos arredores do seu centro histórico.

Além de ficar próximo dos pontos turísticos, é por estas bandas que se encontra a rede hoteleira e onde não faltam opções para comes e bebes. Portanto, sem complicações neste quesito: reserve uma hospedagem por essa vizinhança.

*** Para mais informações sobre as hospedagens indicadas no mapa basta continuar lendo o texto até o final!

# Hostels em Olinda

Com uma reputação invejável, o Hostel da 13 é o albergue mais bem avaliado para ficar em Olinda. Possui dormitórios compartilhados misto e feminino, e suítes privativas com ótimos preços.

Além da localização privilegiada, o hostel se destaca pela sua área comum charmosinha que inclui piscina, sala de estar com TV e outros espaços sociais.

Não menos importante, a limpeza, o café da manhã e o atendimento são de altíssimo nível e contribuem para uma estadia perfeita.

Outro hostel bem avaliado e que encanta os viajantes é o Mameluco Hostel, que também não decepciona nos serviços oferecidos e tem um astral mais descontraído.

melhores bairros para ficar em Olinda

Centro histórico de Olinda

# Pousadas em Olinda

A Pousada Convento da Conceição é uma das mais baratas em Olinda e garante uma estadia de baixo custo sem abrir mão de conforto e localização. Além de suítes, oferece alguns dos quartos privativos com banheiro compartilhado, portanto, atenção antes de fazer a reserva.

Embora as instalações sejam modestas e sem muitas firulas, a Pousada Convento da Conceição tem espaços amplos, é limpinha e serve um café da manhã gostoso.

Com jeito de hotel-fazenda numa escala reduzida, o Hotel 7 Colinas é o grande queridinho da cidade. Além de jardins bem cuidados, piscina enorme e suítes super aconchegantes, a decoração colonial do hotel é a cara de Olinda. Uma escolha certeira, principalmente, para casais que gostariam de um espaço com certo romantismo.

Um pouco afastado do burburinho central e ideal para quem quer tranquilidade, o Eco Olinda B&B oferece ambiente intimista e com decoração de encher os olhos – até parece aquela casinha que saiu de um conto de fadas. E o melhor de tudo: as tarifas são bem camaradas e o café da manhã é daqueles que deixa saudades.

Leia também: 7 pousadas baratas em Olinda

+ Dicas de onde ficar em Olinda

» Como é de se imaginar, durante o carnaval as hospedagens de Olinda ficam abarrotadas de foliões.

Para reservar um lugar com bom custo-benefício é necessário iniciar as pesquisas com antecedência, porém, já adianto: como em qualquer destino onde há muita procura por algum serviço, os preços sobem consideravelmente.

» Para tentar economizar com acomodação, uma dica que pode dar certo é ficar de olho nas ofertas do site Booking.com. Muitas vezes dá pra encontrar hotéis em Olinda com até 40% de desconto.

Antes de reservar, lembre-se de verificar quais as formas de pagamento utilizadas na hospedagem, se o café da manhã está incluído no valor da diária, e se há estacionamento disponível (caso você precise!). Tudo isso pode gerar chateações durante a sua estadia caso você não se informe antecipadamente.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Olinda.

 

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Verônica Oliveira disse:

Olá!!!
Queria tanto encontrar um lugar para ficar. Não precisa ser necessariamente em Olinda. Mas, somos em 3 pessoas, indo de Aracaju. Vamos curtir o camarote em Olinda. Mas, infelizmente, n estamos encontrando um lugar para se hospedar. Seria do dia 10/02 com saída prevista para o dia 14. Poderia ser em algum bairro próximo… Pousada, hotel, casa, kitnet, etc. Será que poderia nos ajudar? (79)999345034

Murilo Pagani disse:

Oi, Verônica, tudo bem?

Realmente, a essa altura as poucas acomodações de Olinda já devem estar lotadas ou com preços na altura. A minha sugestão é entrar em contato direto com os hotéis de lá, ou então procurar por hospedagem em Recife.

Apesar do inconveinente da logística de ir de Recife para Olinda todos os dias, talvez seja mais fácil encontrar pousadas e hotéis!

Abraço