Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Praia do Porto da Barra (Salvador): Dicas Importantes

A Praia do Porto da Barra está longe de ser uma unanimidade entre os visitantes – seja morador da própria capital baiana ou de outras partes do mundo. O que é compreensível, afinal, apesar de render um dos passeios mais legais em Salvador, há alguns pormenores que devemos estar cientes antes de ir até esta vizinhança.

Sem delongas: na minha opinião, a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra devem entrar em qualquer roteiro de quem vai pela primeira vez à cidade. Porém, saiba que, para mim, a grande atração de lá não é a faixa de areia propriamente dita, mas sim, o visual fotogênico, o pôr do sol e o astral animado de sua orla.

Dá para esticar a canga na areia? Até dá. Inclusive, durante a alta temporada de verão e em qualquer final de semana ensolarado a concorrência por um espaço de frente para o mar é intensa. No entanto, há praias de Salvador que podem entregar um banho de mar mais proveitoso.

Em todo caso, independentemente de quais sejam as suas pretensões ao ir a Praia do Porto da Barra, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber sobre este cartão postal de Salvador.

Praia do Porto da Barra

» Onde fica localizada a Praia do Porto da Barra?

» A Praia do Porto da Barra é limpa?

» O que fazer no Porto da Barra?

» Free Walking Tour pela Barra

» Farol da Barra

» Circuito de carnaval Barra-Ondina

» Bares e restaurantes

» Hotéis e pousadas na Barra

Praia do Porto da Barra Salvador
Praia do Porto da Barra

Onde fica localizada a Praia do Porto da Barra?

A Praia do Porto da Barra fica localizada na vizinhança da…Barra. Aliás, este é um dos melhores bairros para ficar em Salvador por causa da localização central estratégica e da boa estrutura turística.

Além disso, alguns pontos turísticos de Salvador também se encontram por estes lados da cidade. A própria praia está situada entre dois fortes: São Diogo e Santa Maria. Enquanto no primeiro está instalado o Espaço Carybé de Artes, no segundo há Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Outras atrações por estas bandas são o Farol da Barra, o Museu Náutico da Bahia e o Morro de Cristo.

Por fim, saiba que outros bairros normalmente visitados pelos turistas também não ficam longe da Barra. Tanto o Pelourinho como o Rio Vermelho, por exemplo, estão apenas sete quilômetros distantes (em direções opostas).

onde fica localizada a Praia do Porto das Barra?
Orla da Praia do Porto da Barra

» Clique aqui para reservar os melhores passeios em Salvador

A Praia do Porto da Barra é limpa?

Eis aqui a razão para este trecho à beira-mar não ser o melhor lugar de Salvador para esticar a canga na areia. Infelizmente, não é sempre que a Praia do Porto da Barra está limpa.

Para começar, o Boletim de Balneabilidade emitido no dia 16/12/2022 pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), diz que a Praia do Porto da Barra e também a Praia do Farol da Barra estão impróprias para banho. Embora essa classificação possa estar diferente até as datas da sua viagem a Salvador, saiba que essa é uma situação que acontece frequentemente.

Além disso, a limpeza geral da praia – faixa de areia e orla – também pode deixar a desejar, especialmente nos períodos de maior movimento. É comum, por exemplo, muitas pessoas jogarem lixo por onde passam (restos de alimentos, latinhas e embalagens plásticas). Embora nem sempre este lixo esteja muito visível, quem observa com mais atenção consegue notar essa falta de educação deixada por parte dos visitantes.

No mais, outra particularidade é a constante presença de pombos na faixa de areia. Portanto, esse é outro detalhe que pode incomodar o seu dia à toa de frente para o mar.

A Praia do Porto da Barra é limpa?
Nem sempre a Praia do Porto da Barra está limpa

O que fazer no Porto da Barra?

Para ter uma boa experiência nesta praia de Salvador é preciso alinhar as expectativas sobre o que há de bom para fazer na Praia do Porto da Barra. Para você ter uma ideia, os comentários em sites de avaliação vão de “É o melhor lugar da cidade” a “Foi aqui que eu decidi nunca mais voltar à Bahia”.  

Esclarecendo: estamos falando de uma praia urbana, geralmente lotada e com muitos turistas. Essa combinação de fácil acesso e grande público torna este espaço um mercado e tanto para comerciantes. E aqui está uma reclamação recorrente dos visitantes: pegar praia pode ser desconfortável porque há muitos vendedores insistentes.

Aliado ao fato da praia estar frequentemente imprópria para banho, considero passar um dia estirado na areia o que há de menos sedutor para fazer em Porto da Barra.

Sim, uma pausa no passeio para sentar em um quiosque e petiscar de frente para o mar vale muito a pena. Porém, na minha opinião, o ideal é que esta não seja a única intenção do passeio – e nem há razão para ser.

Em cada uma das pontas da Praia do Porto da Barra, por exemplo, há atrações históricas e culturais. À direita, está o Forte de São Diego, onde atualmente também está instalado o Espaço Carybé de Artes. À esquerda, em direção ao Farol da Barra, encontra-se o Forte de Santa Maria e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Aliás, o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia são outros lugares que você deve visitar. Inclusive, um dos fins de tarde mais bonitos que você terá durante a sua viagem a Salvador é durante o pôr do sol no Farol da Barra. Portanto, organize-se para estar lá nesta hora do dia.

Além disso, outra atividade que pode deixar o passeio ainda mais especial é o mergulho com cilindro na Baía de Todos os Santos. A prática acontece mar adentro, em uma área conhecida como Corais de Santa Maria.

Praia do Porto da Barra o que fazer?
Espaço Carybé de Artes
o que fazer no Porto da Barra?
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana

Free Walking Tour pela Barra

Embora seja perfeitamente possível visitar a Praia do Porto da Barra por conta própria, um dos passeios em Salvador que recomendo incluir no roteiro é o Free Walking Tour que acontece nesta região.

Se acaso você nunca ouviu falar deste tipo de tour, trata-se de um passeio guiado quase gratuito. E, no caso, o “quase” é porque na realidade a atividade funciona com contribuições voluntárias. Ou seja, no final do tour cada participante apoia com um valor que achar justo, que pode ser até mesmo zero reais. Porém, no geral, as pessoas costumam contribuir com algo entre R$ 20,00 e R$ 50,00.

O Free Walking Tour pela Barra começa à tarde, por volta das 15h e tem duração de aproximadamente 2h30. Ou seja, dá para emendar o passeio com o ritual mais clichê-sedutor de Salvador: ver o pôr do sol no Farol da Barra.

Além de passar pelos pontos turísticos mais icônicos da região, o city tour também dá detalhes da história de outros lugares que muitas vezes passam despercebidos pelos viajantes. Alguns exemplos são o Grande Hotel da Barra, o Hospital Espanhol e o monumento dedicado ao escritor austríaco Stefan Zweig.

Por fim, saiba que apesar de ser gratuito, para participar do Free Walking Tour pela Barra é necessário reservar uma vaga antecipadamente. Não precisa pagar nada e você pode fazer isso no site da Civitatis clicando no link abaixo.

city tour pela Barra Salvador
Vale muito a pena fazer o passeio Free Walking Tour pela Barra

Farol da Barra

Há duas praias principais no bairro da Barra, em Salvador: Praia do Porto da Barra e Praia do Farol da Barra. Apesar de estarem a menos de 10 minutos de caminhada uma da outra, são pedaços de areia diferentes. E, como você já deve estar imaginando, o famoso farol está localizado no trecho à beira-mar que leva o seu nome.

Ainda assim, a verdade é que o mais comum é visitar as duas praias vizinhas sem dar muita importância a esse detalhe territorial. Afinal, ambas possuem agradáveis calçadões para caminhadas e opções de bares e restaurantes em suas orlas.

Por outro lado, no quesito atrativo turístico o trecho da Praia do Porto da Barra está em vantagem: além da própria praia ser mais conveniente para o banho de mar, é lá onde estão o Espaço Carybé de Artes e o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Em todo caso, na Praia do Farol da Barra também dá para esticar a canga na areia. Além disso, o próprio farol é um dos pontos turísticos que não podem ficar de fora do passeio. E, para completar, dá para visitar também o Museu Náutico da Bahia e o Morro de Cristo, sendo que este último proporciona uma vista panorâmica da região.

Farol da Barra
Farol da Barra
Praia do Farol da Barra
Praia do Farol da Barra

Circuito de carnaval Barra-Ondina

É bem verdade que a Praia do Porto da Barra tem um visual digno de cartão postal capaz de por si só se tornar um atrativo turístico. Porém, também é fato que parte do interesse dos forasteiros por esta região se deve ao fato de acontecer aqui um dos circuitos mais famosos do carnaval de Salvador: o Barra-Ondina, que também é chamado de Circuito Dodô.

Com aproximadamente 5 quilômetros de extensão e quase sempre tendo o mar como pano de fundo, este é o endereço mais cobiçado pelos foliões. Aliás, alguns dos melhores camarotes estão por estas bandas e praticamente todos os nomes mais famosos do carnaval da Bahia passam por aqui.

Os trios saem dos arredores do Farol da Barra e o percurso pela Avenida Oceânica até o bairro de Ondina costuma durar cinco horas.

Para quem pretende aproveitar o carnaval de Salvador, e ainda mais especificamente o Circuito Dodô, é um bom plano se hospedar pela região. É bem verdade que as diárias dos hotéis na Barra estarão na estratosfera, porém, não ter preocupações com logística deixará a sua folia mais proveitosa.

Carnaval Barra Ondina
A concentração do Circuito Barra-Ondina acontece próximo ao farol

Bares e restaurantes

Apesar de não faltarem lugares para comer e beber, o circuito gastronômico da Barra não é a grande sensação de Salvador. Normalmente, quem gosta de criar roteiros de comilança é mais contente em outras vizinhanças, como por exemplo, Rio Vermelho.

Ainda assim, saiba que você não precisa sair da Barra para provar sabores legitimamente baianos muito bem preparados.

Para almoçar ou jantar em grande estilo, o melhor restaurante se encontra no comecinho da Praia do Farol da Barra: Barravento. Tem ambiente chiquetoso com paredes de vidro de frente para o mar, cardápio contemporâneo onde quem reina são os frutos do mar e drinks caprichados.

Outro local bastante tradicional pela vizinhança é o Restaurante Pereira, que está localizado no meio do caminho entre Porto da Barra e Farol da Barra. Assim como a indicação anterior, serve pratos que destacam os frutos do mar e também é uma boa escolha para quem quer esbanjar.

Em média, os pratos principais para duas pessoas nestes dois restaurantes custam entre R$ 150,00 e R$ 200,00.

Porém, saiba que em toda a orla da Praia do Porto da Barra e do Farol da Barra também há estabelecimentos mais modestos com cardápios menos salgados. Para provar a culinária local sem ir à falência, por exemplo, um bom lugar é o Caranguejo do Farol.

Para um lanche rápido sem tantas formalidades aposte no La Bouche Creperia, no BRAVO Burger ou no B-Vegan! Este último, inclusive, é um dos queridinhos do bairro até mesmo para quem não é vegano.

Porto da Barra Salvador Restaurantes
Na orla da Praia do Farol da Barra há um bom número de bares e restaurantes

Hotéis e pousadas na Barra

A localização coringa da Barra faz desta vizinhança um dos melhores bairros para ficar em Salvador. Não importa qual seja o seu roteiro: é provável que se hospedar nesta região seja um excelente plano para a sua estada.

Além disso, outra facilidade é que há acomodações de diversas categorias: hostels, pousadas baratinhas, hotéis três estrelas convencionais e até mesmo hospedagens mais sofisticadas.

Para encontrar um lugar que atenda às suas necessidades recomendo ficar de olho nas promoções no site Booking.com. Ou, se acaso preferir, confira abaixo algumas pousadas na Barra que costumam oferecer excelente custo benefício.

» Farol da Barra Suítes e Hostel ($): Trata-se de um dos melhores hostels em Salvador e é ideal para quem pretende se hospedar em um dormitório compartilhado. Destaca-se pela limpeza bem feita, ótima organização e astral despretensioso.

» Luiz & Cristiana Sampaio ($): Com perfil de hospedagem domiciliar, é um apartamento aonde além de se instalar no quarto reservado, os viajantes podem utilizar as outras áreas sociais, como por exemplo, cozinha equipada e sala de estar.

» Casa Inglesa ($$): Com apenas sete quartos disponíveis, é o tipo de lugar ideal para quem não gosta do fuzuê de hotelzões mais clássicos. Tem ótima localização, astral intimista, anfitriões atenciosos e um café da manhã digno de férias.

» Viver Bahia Pousada ($$): Com ótimo custo benefício, é a melhor escolha para os viajantes que gostam de pousadas com ares mais modernos, mas que nem por isso abrem mão de sua autenticidade.

» Monte Pascoal Praia Salvador ($$$): Faz a linha clássico-chique-sem-extravagâncias e é um dos melhores hotéis na Barra. Apesar de não ser baratinho, é uma ótima oportunidade de se hospedar em um local mais estrelado sem precisar gastar uma fortuna.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros hotéis na Praia do Porto da Barra.

hotel Praia Porto da Barra Salvador
Praia do Farol da Barra
Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Catiane Barboza da Silva disse:

Praia mega maravilhosa. Um por do sol lindo e água calma. Espero voltar mais vezes. Pra desfrutar dessa beleza

Kássia Natallia disse:

Acabei de decidir que quero ir para a Bahia nas férias, comecei a pesquisar sobre a Barra e já achei sua matéria. Obrigada! Ajudou muito e reforçou minha vontade

Murilo Pagani disse:

Oi, Kássia, tudo bem?

Que bacana. Aqui no site tem muitas dicas sobre vários destinos da Bahia.

Abraço