Clima em Fortaleza: Descubra quando ir e qual a melhor época para viajar pelo litoral do Ceará.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Como bom destino de praia que é, para aproveitar ao máximo o que a capital cearense tem a oferecer, é necessário se informar sobre a melhor época para viajar a Fortaleza. Afinal, enfrentar dias chuvosos quando estamos de frente para o mar, não é exatamente o melhor programa de férias.

E acredite: por mais que o calor esteja sempre presente no litoral do Ceará, durante alguns meses do ano chove pra valer por estas bandas do Brasil. O que, consequentemente, pode tornar a sua viagem uma tremenda furada.

Portanto, para que você entenda quando é melhor ir a Fortaleza, neste texto eu explicarei como é o clima por lá durante todo o ano.

E, embora São Pedro muitas vezes seja imprevisível, tenho certeza que levando em consideração estas dicas, você conseguirá tirar maior proveito da sua viagem.

Leia também: Onde ficar em Fortaleza | Melhores bairros, praias e hotéis

# Melhor época para ir a Fortaleza

Sem delongas: a melhor época para ir a Fortaleza é de agosto a dezembro.

Além do calor constante, neste período do ano a regra é sol estralando e as chuvas são raras.

Ainda assim, em outros meses pode dar praia. No entanto, é necessário estar ciente que dias nublados serão mais frequentes.

melhor época para ir a Fortaleza
Praia do Futuro, em Fortaleza

Leia também: 10 coisas que você não pode deixar de fazer em Fortaleza

# Clima em Fortaleza (Mês a Mês)

O clima em Fortaleza não segue a dinâmica de estações bem definidas. Apesar de ser evidente qual o período mais chuvoso do ano, esta época acaba pegando meses de várias estações.

Ou seja, não dá para afirmar que apenas uma ou outra é estação é mais favorável para viajar a Fortaleza.

Portanto, indicarei a seguir como é o clima na capital do Ceará de acordo com os meses do ano, e não de acordo com as estações convencionais.

Janeiro e Fevereiro

Ao contrário de outras capitais nordestinas, em janeiro a chuva já começa a dar o ar da graça em Fortaleza. O índice médio de chuvas durante o primeiro mês do ano fica na casa de 120 mm. Em fevereiro, o volume de água é ainda é maior – cerca de 200 mm ao mês.

No entanto, isso não significa que sua viagem será completamente arruinada. Eu mesmo arrisquei minha viagem a Fortaleza em fevereiro e consegui aproveitar.

Apesar de constantes dias nublados, o sol sempre aparecia para dar um oi. Foi comum, inclusive, dias amanhecerem debaixo d’água e depois do almoço o clima mudar drasticamente.

Por outro lado, das duas semanas que passei no litoral cearense, em três dias São Pedro não deu trégua e me obrigou a não botar os pés para fora do hostel em que estava hospedado.

Ou seja, até dá para ir a Fortaleza durante os meses de janeiro e fevereiro. No entanto, não dá para reclamar se o clima prejudicar o roteiro.

Por essa razão, se você pretende viajar nestes meses, o ideal é estar com uma programação folgada. Dessa forma, caso você perca um ou dois dias de viagem, poderá fazer os passeios quando a chuva der um descanso.

alta temporada em Fortaleza
Dia nublado na Praia de Cumbuco (em fevereiro)

Leia também: 7 melhores praias de Fortaleza

Março, Abril, Maio, Junho e Julho

A pior época para ir a Fortaleza é de março a junho. Isso porque, estes são os meses mais chuvosos pelo litoral cearense. E pode apostar que não são chuvas passageiras.

Para ter uma ideia do aumento de chuvas, em março a média do índice pluviométrico gira na casa de 330 mm ao mês. Em abril, que é historicamente o mês que mais chove em Fortaleza, o volume de água bate nos 350 mm.

Portanto, se você só puder tirar férias neste período, escolha outro destino para os seus dias de descanso.

A exceção fica por conta do mês de julho. Como é o mês de transição entre a época mais chuvosa e a mais seca, é possível aproveitar dias de sol. No caso, a dinâmica do clima neste mês se parece com janeiro e fevereiro. Ou seja, dá para ir, mas vá ciente de que, eventualmente, pode chover.

Além disso, tenha em mente que em julho acontece o Fortal – uma espécie de micareta e carnaval fora de época que arrasta uma multidão de viajantes a Fortaleza. Se você curte a folia, pode se programar para aproveitar a diversão. Caso contrário, evite a semana do evento porque o preço de hospedagem sobe consideravelmente. 

Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

De agosto a dezembro é a alta temporada oficial de Fortaleza e de todo o litoral cearense. Ou ao menos, é a melhor época para encontrar dias ensolarados e de céu azul.

Historicamente, os meses mais secos são outubro e novembro – quando o índice de chuva não passa de 15 mm ao mês.

Como não faltam feriados prolongados nestes meses, quem estiver disposto a enfrentar multidões e preços mais altos, pode aproveitar os três ou quatro dias de folga para dar uma escapada da rotina.

3 lugares para se hospedar em Fortaleza

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Refúgio Hostel Fortaleza é uma das opções mais bem avaliadas da cidade (apesar da localização não ser 100%).

($$) No agradável bairro de Meireles, o Hotel Beira Mar é uma opção com excelente custo-benefício.

($$) Pra ficar grudado na badalada Praia do Futuro, o Gran Mareiro Hotel costuma ser uma escolha certeira.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Fortaleza.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here