Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Fortaleza: Clima e melhor época para viajar

Como bom destino de praia que é, para aproveitar ao máximo o que a capital cearense tem a oferecer, é necessário se informar sobre a melhor época para viajar a Fortaleza. Afinal, enfrentar dias chuvosos quando estamos de frente para o mar, não é exatamente o melhor programa de férias.

E acredite: por mais que o calor esteja sempre presente no litoral do Ceará, durante alguns meses do ano chove pra valer por estas bandas do Brasil. O que, consequentemente, pode tornar a sua viagem uma tremenda furada.

Portanto, para que você entenda quando é melhor ir a Fortaleza, neste texto eu explicarei como é o clima por lá durante todo o ano.

E, embora São Pedro muitas vezes seja imprevisível, tenho certeza que levando em consideração estas dicas, você conseguirá tirar maior proveito da sua viagem.

Leia também: Onde ficar em Fortaleza | Melhores bairros, praias e hotéis

Melhor época para ir a Fortaleza

Sem delongas: a melhor época para ir a Fortaleza é de agosto a dezembro.

Além do calor constante, neste período do ano a regra é sol estralando e as chuvas são raras.

Ainda assim, em outros meses pode dar praia. No entanto, é necessário estar ciente que dias nublados serão mais frequentes.

melhor época para ir a Fortaleza

Praia do Futuro, em Fortaleza

Leia também: 10 coisas que você não pode deixar de fazer em Fortaleza

Clima em Fortaleza (Mês a Mês)

O clima em Fortaleza não segue a dinâmica de estações bem definidas. Apesar de ser evidente qual o período mais chuvoso do ano, esta época acaba pegando meses de várias estações.

Ou seja, não dá para afirmar que apenas uma ou outra é estação é mais favorável para viajar a Fortaleza.

Portanto, indicarei a seguir como é o clima na capital do Ceará de acordo com os meses do ano, e não de acordo com as estações convencionais.

Janeiro e Fevereiro

Ao contrário de outras capitais nordestinas, em janeiro a chuva já começa a dar o ar da graça em Fortaleza. O índice médio de chuvas durante o primeiro mês do ano fica na casa de 120 mm. Em fevereiro, o volume de água é ainda é maior – cerca de 200 mm ao mês.

No entanto, isso não significa que sua viagem será completamente arruinada. Eu mesmo arrisquei minha viagem a Fortaleza em fevereiro e consegui aproveitar.

Apesar de constantes dias nublados, o sol sempre aparecia para dar um oi. Foi comum, inclusive, dias amanhecerem debaixo d’água e depois do almoço o clima mudar drasticamente.

Por outro lado, das duas semanas que passei no litoral cearense, em três dias São Pedro não deu trégua e me obrigou a não botar os pés para fora do hostel em que estava hospedado.

Ou seja, até dá para ir a Fortaleza durante os meses de janeiro e fevereiro. No entanto, não dá para reclamar se o clima prejudicar o roteiro.

Por essa razão, se você pretende viajar nestes meses, o ideal é estar com uma programação folgada. Dessa forma, caso você perca um ou dois dias de viagem, poderá fazer os passeios quando a chuva der um descanso.

alta temporada em Fortaleza

Dia nublado na Praia de Cumbuco (em fevereiro)

Leia também: 7 melhores praias de Fortaleza

Março, Abril, Maio, Junho e Julho

A pior época para ir a Fortaleza é de março a junho. Isso porque, estes são os meses mais chuvosos pelo litoral cearense. E pode apostar que não são chuvas passageiras.

Para ter uma ideia do aumento de chuvas, em março a média do índice pluviométrico gira na casa de 330 mm ao mês. Em abril, que é historicamente o mês que mais chove em Fortaleza, o volume de água bate nos 350 mm.

Portanto, se você só puder tirar férias neste período, escolha outro destino para os seus dias de descanso.

A exceção fica por conta do mês de julho. Como é o mês de transição entre a época mais chuvosa e a mais seca, é possível aproveitar dias de sol. No caso, a dinâmica do clima neste mês se parece com janeiro e fevereiro. Ou seja, dá para ir, mas vá ciente de que, eventualmente, pode chover.

Além disso, tenha em mente que em julho acontece o Fortal – uma espécie de micareta e carnaval fora de época que arrasta uma multidão de viajantes a Fortaleza. Se você curte a folia, pode se programar para aproveitar a diversão. Caso contrário, evite a semana do evento porque o preço de hospedagem sobe consideravelmente. 

» Clique aqui para reservar os melhores passeios em Fortaleza

Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

De agosto a dezembro é a alta temporada oficial de Fortaleza e de todo o litoral cearense. Ou ao menos, é a melhor época para encontrar dias ensolarados e de céu azul.

Historicamente, os meses mais secos são outubro e novembro – quando o índice de chuva não passa de 15 mm ao mês.

Como não faltam feriados prolongados nestes meses, quem estiver disposto a enfrentar multidões e preços mais altos, pode aproveitar os três ou quatro dias de folga para dar uma escapada da rotina.

3 lugares para se hospedar em Fortaleza

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Refúgio Hostel Fortaleza é uma das opções mais bem avaliadas da cidade (apesar da localização não ser 100%).

($$) No agradável bairro de Meireles, o Hotel Beira Mar é uma opção com excelente custo-benefício.

($$) Pra ficar grudado na badalada Praia do Futuro, o Gran Mareiro Hotel costuma ser uma escolha certeira.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Fortaleza.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Antonio disse:

Final de dezembro e no começo de janeiro começa as chuvas mesmo.