Fortaleza: Dicas de viagem para organizar suas férias na capital do Ceará. Descubra quando ir, quantos dias ficar, como escolher sua hospedagem, quais as principais praias e pontos turísticos e como fazer o seu roteiro de viagem.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Antes de começar a organizar minha viagem a Fortaleza pensei que a capital cearense ocuparia apenas dois ou três dias do meu roteiro. No entanto, para minha surpresa, passei seis dias por lá e – acredite se quiser – precisaria ter tido mais quarenta e oito horas para conhecer todos os lugares que gostaria.

É bem verdade, porém, que boa parte deste tempo não é gasto no perímetro da maior cidade do Ceará. O que acontece, é que Fortaleza funciona como ótima base para passeios bate-volta a municípios vizinhos que ostentam as melhores praias do estado.

Ou seja, ao planejar uma viagem a Fortaleza, é importante ter em mente que você passará um tempo considerável em atrações que ficam afastadas da capital.

Porém, é claro, como boa cidade grande que é, Fortaleza também tem seus atrativos dignos de serem visitados. E, para que você consiga se traçar um itinerário adequadamente, neste texto eu te darei nove dicas fundamentais para que você aproveite as suas férias da melhor maneira possível.

1- O que esperar de uma viagem a Fortaleza?
2- Quando ir?
3- Quantos dias ficar?
4- Hospedagem em Fortaleza
5- Como se locomover?
6- Atrações em Fortaleza
7- Praias em Fortaleza e arredores
8- Principais gastos
9- Roteiro de até 9 dias em Fortaleza

1- O que esperar de uma viagem a Fortaleza?

É fato: uma viagem a Fortaleza é aproveitada – em ao menos 70% do seu tempo – na areia e de frente para o mar, com águas normalmente agitadas.

Os outros 30% do seu roteiro podem incluir atrações da cidade como feiras, mercados, bons restaurantes e programas noturnos.

Além disso, esteja ciente de que para conhecer algumas das melhores praias do Ceará, o mais conveniente será se render a algum passeio bate-volta oferecido pelas boas agências da capital cearense.

No quesito hospedagem, se atente para não escolher um hotel mal localizado ou com a estrutura ultrapassada (não se preocupe, darei algumas indicações no item 4 deste texto).

Já sobre gastos, uma boa notícia para quem está habituado aos altos preços do sudeste – principalmente de Rio e São Paulo: uma viagem a Fortaleza pode ser mais barata do que você imagina.

melhores passeios em Fortaleza
Praia da Lagoinha, a 100 quilômetros de Fortaleza

2- Quando ir?

Localizada no mapa brasileiro exatamente onde o vento termina a curva – de acordo com os bem humorados guias locais – é importante não se confundir sobre qual a melhor época para viajar a Fortaleza.

O período mais quente e seco – que pode-se considerar como sendo o verão por estas bandas país – vai da segunda quinzena de julho a dezembro. Nestes meses, você dificilmente terá um dia de praia perdido por conta do tempo ruim.

Janeiro e fevereiro são meses que – apesar das chuvas darem as caras – dá pra encarar. Eu mesmo fui em fevereiro, e, das duas semanas que passei no Ceará, em apenas um dia foi água do amanhecer ao anoitecer. Até choveu em outros dias, mas foram chuvas que passaram rapidamente e não atrapalhou os passeios.

Já de março a junho é a época mais molhada. E, se eu pudesse viajar apenas neste período, escolheria outro destino.

Dica: Caso o dia amanheça chovendo e você tenha um passeio programado, vá mesmo assim! Ao menos eu fiz isso três vezes durante a minha viagem a Fortaleza e não me arrependi.

Por mais forte que a chuva esteja em Fortaleza pela manhã, como alguns destinos são bastante afastados, pode ser que a água nem chegue por àqueles lados. Ou ainda, pode ser que ela passe durante o tempo do percurso.   

3- Quantos dias ficar?

O tempo mínimo que eu recomendo para uma viagem a Fortaleza são cinco dias. Dessa forma é possível aproveitar as atrações da capital e também fazer alguns passeios pelos arredores (mas não todos!).

Se não quiser deixar absolutamente nada de fora do seu roteiro, passe oito ou nove dias na cidade.

Para incluir Jericoacoara na programação, conte ao menos mais três dias. E, por falar em Jeri, evite a todo custo o exaustivo passeio bate-volta de Fortaleza até lá.

dicas para viajar para Fortaleza
Passeio de buggy é uma das atrações nas praias aos arredores de Fortaleza

Leia também: Roteiro de viagem pelas praias do Ceará (no blog Viciada em Viajar)

4- Hospedagem em Fortaleza

A melhor dica de onde ficar em Fortaleza, é: quanto mais perto do mar melhor. É nas orlas das praias da cidade onde você encontrará a melhor estrutura de bares, restaurantes, comércios em geral e até mesmo um maior movimento de pessoas – as ruas ermas podem causar sensação de insegurança.

Atendendo este critério, três possíveis regiões, são: Praia de Iracema, Meireles (perto da Avenida Beira Mar) e Praia do Futuro.

A Praia de Iracema e o bairro Meireles são vizinhos e estão numa região central bastante prática. Para quem quiser economizar, Iracema costuma oferecer acomodações mais em conta. Já em Meireles as tarifas tendem a ser ligeiramente mais altas, mas a estrutura e os serviços aumentam na mesma proporção. Em ambas as praias, porém, o mar não é próprio para banho.

Para ficar perto de um pedaço de areia adequado para mergulhar, a melhor pedida é a Praia do Futuro – que está a sete quilômetros da região central e dispõem de hotéis mais requintados.

Na Praia de Iracema, quem estiver em busca de um hostel deve conferir os dormitórios do Albergaria Hostel. Para ter privacidade e gastar pouquinho, as suítes do Hotel Casa de Praia é a melhor pedida. Com o orçamento mais folgado, vale investir no Ecco Hotel Fortaleza ou no Hotel Sonata de Iracema.

Para se hospedar em Meireles, em plena Avenida Beira Mar, o Hotel Luzeiros Fortaleza e o Mareiro Hotel oferecem excelente custo-benefício.

Se preferir a Praia do Futuro, os dois destaques que conquistam os viajantes são o  Crocobeach Hotel e o Gran Mareiro Hotel. Ambos com estrutura e serviços de primeiríssima qualidade por um preço realista.

dicas de hospedagem em Fortaleza
Praia do Meireles e Avenida Beira Mar, um dos melhores lugares para se hospedar em Fortaleza

Leia também: 10 hotéis baratos em Fortaleza

TOP 5 | Resorts em Fortaleza (E uma verdade sobre eles!)

5- Como se locomover?

Curtas caminhadas, Uber, transfers com agências e transporte público, estas são as maneiras mais comuns de se locomover em Fortaleza e cada uma delas tem um espaço diferente no roteiro dos viajantes.

Quem se hospedar próximo a Avenida Beira Mar, poderá fazer os deslocamentos do dia a dia – como sair pra comer – andando. Quando a caminhada for mais longa e cansativa, os aplicativos de corrida tem um ótimo preço e valem a pena ser usados.

Os transfers de agências e passeios são a melhor escolha para chegar às praias mais afastadas de Fortaleza. Os preços não são exorbitantes e você ainda tem a comodidade deles passarem no seu hotel para te buscar.

Já o transporte público – leia-se ônibus – pode ser utilizado pelos viajantes que quiserem economizar naqueles trechos que seriam feitos de Uber. Ao menos nas áreas mais turísticas, os trajetos não exigem muito tempo de deslocamento e há uma boa frequência de veículos.

Porém, quem estiver viajando acompanhado vale consultar quanto custaria a corrida nos aplicativo de corrida, já que muitas vezes a diferença do percurso – dividindo com outras pessoas – chega a ser irrisória.

Saindo do Aeroporto de Fortaleza

O Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins está situado a apenas dez quilômetros da região central da cidade. Ou seja, ir para o seu hotel não levará muito tempo e nem custará uma fortuna.

Uma corrida de Uber até a Avenida Beira Mar, por exemplo, dificilmente passa dos R$ 30,00.

Quem quiser economizar e fazer o deslocamento de ônibus, a linha 917 é a que vai mais rápido e sem pinga-pinga para a Beira Mar, e a passagem custa R$ 10,00.

Rodoviária João Thomé

Situado a aproximadamente seis quilômetros da Avenida Beira Mar, é do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé que saem os ônibus de Fortaleza para outros destinos dentro do estado, ou até mesmo interestaduais.

As duas rotas que são mais utilizadas pelos turistas é a da empresa Fretcar, que faz o deslocamento até Jericoacoara em aproximadamente sete horas, e a da companhia São Benedito que vai até Canoa Quebrada em intermináveis três horas e meia de estrada.

Quem for pra Jeri de ônibus, saiba que é possível embarcar também desde o aeroporto ou até mesmo da Avenida Beira. Apenas consulte no site oficial da empresa em quais horários são feitos esses itinerários.

Leia também: Como chegar em Jericoacoara? 

6- Atrações de Fortaleza

Apesar do mais esperado de uma viagem a Fortaleza ser as praias do Ceará, a capital do estado oferece algumas atrações e tanto nas categorias de arte, cultura e gastronomia.

O Centro Cultural Dragão do Mar, por exemplo, é um lugar que não pode faltar na programação de nenhum viajante. Com uma arquitetura de encher os olhos, o espaço surpreende também com um conteúdo que rende uma tarde inteira de passeio. Além das exposições do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea, por lá você ainda encontra biblioteca, teatro, cafeteria, planetário e biblioteca.

Não muito longe do Dragão, outros dois pontos turísticos de Fortaleza são o Mercado Central e o Theatro José de Alencar.

Para o fim de tarde e o comecinho da noite, caminhar pela Avenida Beira Mar e terminar a pernada na sua feirinha é um programa clássico entre turistas e moradores da cidade.

Também para a noite, não vá embora sem antes ir ao espetáculo Ceará Show e a um show de humor. O primeiro, trata-se de uma apresentação de música e dança que narra a história do estado. Já o show de humor é uma febre na cidade e é facilmente encontrado até mesmo em restaurantes. Eu, no entanto, fui e recomendo as risadas causadas pelo pessoal do Piadaria.

E claro, possivelmente a atração mais desejada de Fortaleza, o parque aquático Beach Park pode render um dia cheio de adrenalina.

lugares para conhecer em viagem a Fortaleza
Centro Cultural Dragão do Mar
melhores pontos turísticos em Fortaleza
Theatro José de Alencar

Leia também: 10 dicas do que fazer em Fortaleza 

7- Praias em Fortaleza e arredores

Dentro do perímetro de Fortaleza três praias chamam a atenção. No entanto, apenas uma delas é própria para banho.

Com a estruturada e agradável Avenida Beira Mar nas suas orlas, a Praia de Iracema e a Praia do Meireles só são aproveitáveis fora d’água – seja em algum quiosque a beira-mar, para ver o entardecer ou apenas caminhar.

Já para quem não abre mão de um mergulho, a melhor pedida é a Praia do Futuro. É lá, inclusive, que você encontrará as famosas mega barracas pé na areia. As tais barracas são uma versão melhorada de quiosques, que podem oferecer áreas cobertas, piscina e música ao vivo. E o melhor: ao menos até fevereiro de 2019, não havia nenhuma cobrança de consumação mínima. Paga-se apenas o que quer consumir (e os preços são bastante ok pela estrutura oferecida!)

Algumas das barracas mais famosas e disputadas pelos turistas são a familiar Crocobeach, a animada Órbita Blue, e a tradicional Chico Caranguejo.

barracas em Fortaleza
A “modesta” estrutura das barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza

Saindo para os munícipios vizinhos de Fortaleza os cenários se tornam mais paradisíacos e as há mais pedaços de areia para desfrutar.

No litoral oeste, as praias que fazem parte da rota turística é a Praia de Mundaú (150 km), Praia da Lagoinha (100 km) e a Praia de Cumbuco (35 km).

Na direção leste, quem entre em cena é a Praia de Águas Belas (60 km), Praia de Morro Branco (90 km) e Praia de Canoa Quebrada (160 km).

A maneira mais comum de conhecer todas estas praias – tanto do oeste como do leste – são com os passeios bate-volta oferecidos por diversas agências, como a Vitorino Turismo, Stylo Tour e Maracatur Turismo.

A dinâmica do tour e os preços são praticamente os mesmos: as vans (ou micro-ônibus) das agências passam recolhendo os viajantes em seus hotéis entre 7h30 e 9hs – dependendo da localização em que você estiver hospedado e do passeio. Chegando na praia de destino, o grupo fica em um restaurante/quiosque de apoio onde poderá almoçar, ou ainda, fazer um passeio de buggy (opcional) pela região.

Tanto o almoço (ou outras coisas que você consumir) como o passeio de buggy são pagos à parte, diretamente para os responsáveis por estes serviços. O preço do passeio de buggy varia de acordo com praia, mas custa entre R$ 60,00 e R$ 80,00 por pessoa.

roteiro de viagem para Fortaleza
Praia de Canoa Quebrada

Leia também: 7 praias de Fortaleza e arredores (As Melhores!)

8- Principais gastos

Uma viagem a Fortaleza pode sair mais barato do que muita gente imagina – principalmente para quem tem como referência os preços de São Paulo e Rio de Janeiro. É claro que as despesas variam de acordo com o estilo e nível de conforto de cada viajante. No entanto, quem não quer gastar muito consegue encontrar serviços e produtos com excelente custo-benefício.

Para se hospedar, acomodações simples e com boa reputação são facilmente encontradas custando entre R$ 140,00 e R$ 180,00 a diária. Já para ficar em alguns dos hotéis mais bem cotados da cidade se gasta entre R$ 280,00 e R$ 350,00 – dependendo da época da viagem.

A alimentação talvez seja o item com maior variação de acordo com a região que você estiver. Nos restaurantes do centro – e em alguns da Praia de Iracema – dá pra comer um belo PF gastando cerca de R$ 12,00. Em ambientes mais refinados há menus executivos caprichados por R$ 25,00.

Na beira da praia, na Avenida Beira Mar, uma água de coco sai por R$ 2,50 e uma cerveja 600 ml entre R$ 7,00 e R$ 10,00.

Nas praias mais turísticas nos municípios vizinhos os preço sobem um pouco, mas sem muita estrapolação. Nestes lugares, uma porção de petiscos costuma ser vendida por algo entre R$ 20,00 e R$ 40,00, e uma refeição para duas pessoas entre R$ 50,00 e R$ 90,00.

Os passeios bate-volta para as praias situadas em municípios vizinhos custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 – quanto mais perto for mais barato é.

A atração mais cara que você irá encontrar e que assusta quando comparado ao restante dos preços praticados é o ingresso do famoso Beach Park, que custa R$ 240,00 para adultos e R$ 225,00 para a criançada. Além disso, os comes e bebes dentro do parque não são nada econômicos.

9- Roteiro de até 9 dias em Fortaleza

Um roteiro de viagem para Fortaleza não exige nenhuma planilha mirabolante. Afinal, cada dia será basicamente ocupado com um passeio diferente. Simples assim. Ao final de cada dia você pode incluir uma programação noturna do seu gosto, seja um restaurante, caminhar à toa na Avenida Beira Mar ou assistir algum espetáculo.

Abaixo uma sugestão de como você pode organizar os seus dias:

» Dia 1: Chegada, Theatro José de Alencar, Mercado Municipal e Centro Cultural Dragão do Mar.
» Dia 2: Praia do Futuro
» Dia 3: Passeio para a Praia da Lagoinha
» Dia 4: Passeio para o Beach Park
» Dia 5: Passeio para a Praia de Cumbuco
» Dia 6: Passeio para a Praia de Morro Branco
» Dia 7: Passeio para a Praia de Canoa Quebrada
» Dia 8: Passeio para a Praia de Mundaú
» Dia 9: Passeio para a Praia de Águas Belas

» Dica extra 1: Todos os passeios bate-volta costumam estar de volta a Fortaleza por volta das 18hs. Algumas sugestões para a noite, são: Caranguejada (nos restaurantes às quintas-feiras), espetáculo Ceará Show (de quinta a domingo), show de humor no Piadaria (diariamente), Feirinha da Beira Mar (diariamente), forró no Pirata Bar  (segunda-feira).

» Dica extra 2: Apesar de ser possível visitar Canoa Quebrada num passeio bate-volta, o destino é melhor aproveitado com um pernoite. Uma maneira de otimizar a logística até lá é fazendo o problemático Passeio das Três Praias (Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada).

Só recomendo que você faça este passeio se for utilizá-lo como um meio para chegar até Canoa Quebrada. Fazendo isso, você consegue aproveitar a Praia de Morro Branco, e depois quando chegar a Canoa, é só se despedir do seu grupo e aproveitar o resto do dia e a noite por conta própria. Lembre-se de que, neste caso, o regresso para Fortaleza no dia seguinte também é por sua conta.

Por que eu não recomendo o Passeio das Três Praias a não ser que seja combinado com um pernoite em Canoa Quebrada por conta própria???

Porque é muito lugar pra um passeio só. Fazendo o Passeio das Três Praias você chegará a Canoa Quebrada entre 13h30 e 14hs, e o regresso é às 16hs. Ou seja, basicamente você terá tempo apenas de almoçar – e no máximo caminhar até um dos símbolos da cidade estampado nas falésias.

Além disso, na minha opinião, parte do encanto de Canoa Quebrada está em curtir o fim de tarde na Duna do Pôr do Sol e a noite na simpática Rua Broadway (uma rua cheia de bares e restaurantes legais). O que é impossível de fazer sem passar a noite por lá.

3 lugares para se hospedar em Fortaleza

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Refúgio Hostel Fortaleza é uma das opções mais bem avaliadas da cidade (apesar da localização não ser 100%).

($$) No agradável bairro de Meireles, o Hotel Beira Mar é uma opção com excelente custo-benefício.

($$) Pra ficar grudado na badalada Praia do Futuro, o Gran Mareiro Hotel costuma ser uma escolha certeira.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Fortaleza.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here