Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Viagem a Fortaleza: 9 dicas valiosas

Antes de começar a organizar minha viagem a Fortaleza pensei que a capital cearense ocuparia apenas dois ou três dias do meu roteiro.

No entanto, para minha surpresa, passei seis dias por lá e – acredite se quiser – precisaria ter tido mais 48 horas para conhecer todos os lugares que gostaria.

É bem verdade, porém, que boa parte deste tempo não é gasto no perímetro da maior cidade do Ceará. O que acontece é que Fortaleza funciona como ótima base para passeios bate-volta a municípios vizinhos que ostentam as melhores praias do estado.

Ou seja, ao planejar uma viagem a Fortaleza, é importante ter em mente que você passará um tempo considerável em atrações fora da capital.

Porém, é claro, como boa cidade grande que é, Fortaleza também tem seus atrativos que valem a visita.

E, para que você consiga se traçar um itinerário adequadamente, neste texto eu te darei nove dicas fundamentais para que você aproveite as suas férias da melhor maneira possível.

# Dicas de viagem a Fortaleza

1- O que esperar de uma viagem a Fortaleza?
2- Quando viajar a Fortaleza?
3- Quantos dias ficar?
4- Hospedagem em Fortaleza
5- Como se locomover?
6- Atrações em Fortaleza
7- Praias em Fortaleza e arredores
8- Principais gastos
9- Roteiro de até 9 dias em Fortaleza
» Reservar passeios em Fortaleza

1- O que esperar de uma viagem a Fortaleza?

É fato: uma viagem a Fortaleza é aproveitada – em ao menos 70% do seu tempo – na areia e de frente para o mar, com águas normalmente agitadas.

Os outros 30% do seu roteiro podem incluir atrações da cidade como feiras, mercados, bons restaurantes e programas noturnos.

Além disso, esteja ciente de que para conhecer algumas das melhores praias do Ceará, o mais conveniente será se render a algum passeio bate-volta oferecido pelas boas agências da capital cearense.

No quesito hospedagem, se atente para não escolher um hotel mal localizado ou com a estrutura ultrapassada (não se preocupe, darei algumas indicações no item 4 deste texto).

Por fim, sobre gastos, uma boa notícia para quem está habituado aos altos preços do sudeste – principalmente de Rio e São Paulo: uma viagem a Fortaleza pode ser mais barata do que você imagina.

melhores passeios em Fortaleza

Praia da Lagoinha, a 100 quilômetros de Fortaleza

2- Quando viajar a Fortaleza?

Localizada no mapa brasileiro exatamente onde o vento termina a curva – de acordo com os bem humorados guias locais – é importante não se confundir sobre qual a melhor época para viajar a Fortaleza.

O período mais quente e seco – que pode-se considerar como sendo o verão por estas bandas país – vai da segunda quinzena de julho a dezembro. Nestes meses, você dificilmente terá um dia de praia perdido por conta do tempo ruim.

Janeiro e fevereiro são meses que – apesar de as chuvas darem as caras – dá pra encarar.

Aliás, eu mesmo fui em fevereiro, e, das duas semanas que passei no Ceará, em apenas um dia foi água do amanhecer ao anoitecer. Até choveu em outros dias, mas foram chuvas que passaram rapidamente e não atrapalhou os passeios.

Por outro lado, de março a junho é a época mais molhada. E, se eu pudesse viajar apenas neste período, escolheria outro destino.

Dica: Caso o dia amanheça chovendo e você tenha um passeio programado, vá mesmo assim! Ao menos eu fiz isso três vezes durante a minha viagem a Fortaleza e não me arrependi.

Por mais forte que a chuva esteja em Fortaleza pela manhã, como alguns destinos são bastante afastados, pode ser que a água nem chegue por àqueles lados. Ou ainda, pode ser que ela passe durante o tempo do percurso.   

3- Quantos dias ficar?

O tempo mínimo que eu recomendo para uma viagem a Fortaleza são cinco dias. Dessa forma, é possível aproveitar as atrações da capital e também fazer alguns passeios pelos arredores (mas não todos!).

Se acaso não quiser deixar absolutamente nada de fora do seu roteiro, passe oito ou nove dias na cidade.

Para incluir Jericoacoara na programação, conte ao menos mais três dias. E, por falar em Jeri, evite a todo custo o exaustivo passeio bate-volta de Fortaleza até lá.

dicas para viajar para Fortaleza

Passeio de buggy é uma das atrações nas praias aos arredores de Fortaleza

Leia também: Roteiro de viagem pelas praias do Ceará (no blog Viciada em Viajar)

4- Hospedagem em Fortaleza

A melhor dica de onde ficar em Fortaleza, é: quanto mais perto do mar melhor.

Afinal, são nas orlas das praias da cidade onde você encontrará a melhor estrutura de bares, restaurantes, comércios em geral e até mesmo um maior movimento de pessoas – as ruas ermas podem causar sensação de insegurança.

Atendendo este critério, três possíveis regiões, são: Praia de Iracema, Meireles (perto da Avenida Beira Mar) e Praia do Futuro.

A Praia de Iracema e o bairro Meireles são vizinhos e estão numa região central bastante prática.

Para quem quiser economizar, Iracema costuma oferecer acomodações mais em conta.

Já em Meireles as tarifas tendem a ser ligeiramente mais altas, mas a estrutura e os serviços aumentam na mesma proporção. Em ambas as praias, porém, o mar não é próprio para banho.

Para ficar perto de um pedaço de areia adequado para mergulhar, a melhor pedida é a Praia do Futuro – que está a sete quilômetros da região central e dispõem de hotéis mais requintados.

Hotéis em Fortaleza

Na Praia de Iracema, quem estiver em busca de um hostel deve conferir os dormitórios do Albergaria Hostel.

Para ter privacidade e gastar pouquinho, as suítes do Hotel Casa de Praia é a melhor pedida.

Com o orçamento mais folgado, vale investir no Ecco Hotel Fortaleza ou no Hotel Sonata de Iracema.

Para se hospedar em Meireles, em plena Avenida Beira Mar, o Hotel Luzeiros Fortaleza e o Mareiro Hotel oferecem excelente custo-benefício.

Se acaso preferir a Praia do Futuro, os dois destaques que conquistam os viajantes são o  Crocobeach Hotel e o Gran Mareiro Hotel. Ambos com estrutura e serviços de primeiríssima qualidade por um preço realista.

dicas de hospedagem em Fortaleza

Praia do Meireles e Avenida Beira Mar, um dos melhores lugares para se hospedar em Fortaleza

Leia também:  5 melhores Resorts em Fortaleza

5- Como se locomover?

Curtas caminhadas, Uber, transfers com agências e transporte público, estas são as maneiras mais comuns de se locomover em Fortaleza e cada uma delas tem um espaço diferente no roteiro dos viajantes.

Quem se hospedar próximo a Avenida Beira Mar, poderá fazer os deslocamentos do dia a dia – como sair pra comer – andando. Quando a caminhada for mais longa e cansativa, os aplicativos de corrida tem um ótimo custo-benefício.

Os transfers de agências e passeios são a melhor escolha para chegar às praias mais afastadas de Fortaleza. Os preços não são exorbitantes e você ainda tem a comodidade deles passarem no seu hotel para te buscar.

Por fim, o transporte público – leia-se ônibus – pode ser útil para os viajantes que quiserem economizar naqueles trechos que seriam feitos de Uber. Ao menos nas áreas mais turísticas, os trajetos não exigem muito tempo de deslocamento e há uma boa frequência de veículos.

Porém, quem estiver viajando acompanhado vale consultar quanto custaria a corrida nos aplicativo de corrida. Isso porque, muitas vezes a diferença do percurso – dividindo com outras pessoas – chega a ser irrisória.

Saindo do Aeroporto de Fortaleza

O Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins está situado a apenas 10 quilômetros da região central da cidade. Ou seja, ir para o seu hotel não levará muito tempo e nem custará uma fortuna.

Uma corrida de Uber até a Avenida Beira Mar, por exemplo, dificilmente passa dos R$ 35,00.

Quem quiser economizar e fazer o deslocamento de ônibus, a Linha 917 é a que vai mais rápido e sem pinga-pinga para a Beira Mar, e a passagem custa R$ 10,00.

Rodoviária João Thomé

Situado a aproximadamente seis quilômetros da Avenida Beira Mar, é do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé que saem os ônibus de Fortaleza para outros destinos dentro do estado, ou até mesmo interestaduais.

As duas rotas que são mais utilizadas pelos turistas são a da empresa Expresso Guanabara, que faz o deslocamento até Jericoacoara em aproximadamente sete horas, e a da companhia São Benedito que vai até Canoa Quebrada em intermináveis três horas e meia de estrada.

Quem for pra Jeri de ônibus, saiba que é possível embarcar também desde o aeroporto ou até mesmo da Avenida Beira. Apenas consulte no site oficial da empresa em quais horários são feitos esses itinerários.

Leia também: Como chegar em Jericoacoara? 

6- Atrações de Fortaleza

Apesar do mais esperado de uma viagem a Fortaleza ser as praias do Ceará, a capital do estado oferece algumas atrações e tanto nas categorias de arte, cultura e gastronomia.

O Centro Cultural Dragão do Mar, por exemplo, é um lugar que não pode faltar na programação de nenhum viajante. Com uma arquitetura de encher os olhos, o espaço surpreende também com um conteúdo que rende uma tarde inteira de passeio.

Além disso, é no Centro Cultural Dragão do Mar que estão o Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea. Você ainda encontra biblioteca, teatro, cafeteria, planetário e biblioteca.

Não muito longe do Dragão, outros dois pontos turísticos de Fortaleza são o Mercado Central e o Theatro José de Alencar.

Para o fim de tarde e o comecinho da noite, caminhar pela Avenida Beira Mar e terminar a pernada na sua feirinha de artesanato é um programa clássico entre turistas e moradores da cidade.

Também para a noite, não vá embora sem antes ir ao espetáculo Ceará Show e a um show de humor.

O primeiro, trata-se de uma apresentação de música e dança que narra a história do estado.

Já o show de humor é uma febre na cidade e acontece até mesmo em restaurantes. Eu, no entanto, fui e recomendo as risadas causadas pelo pessoal do Piadaria.

E claro, possivelmente a atração mais desejada de Fortaleza, o parque aquático Beach Park pode render um dia cheio de adrenalina.

lugares para conhecer em viagem a Fortaleza

Centro Cultural Dragão do Mar

melhores pontos turísticos em Fortaleza

Theatro José de Alencar

Leia também: 10 dicas do que fazer em Fortaleza 

7- Praias em Fortaleza e arredores

Dentro do perímetro de Fortaleza três praias chamam a atenção. No entanto, apenas uma delas é própria para banho.

Com a estruturada e agradável Avenida Beira Mar nas suas orlas, a Praia de Iracema e a Praia do Meireles só são aproveitáveis fora d’água – seja em algum quiosque à beira-mar, para ver o entardecer ou apenas caminhar.

Para quem não abre mão de um mergulho, a melhor pedida é a Praia do Futuro. Aliás, é lá que você encontrará as famosas mega-barracas pé na areia.

As tais barracas são uma versão melhorada de quiosques, que podem oferecer áreas cobertas, piscina e música ao vivo.

E o melhor: ao menos até fevereiro de 2019, não havia nenhuma cobrança de consumação mínima. Você paga apenas o que quer consumir (e os preços são bastante ok pela estrutura das barracas!)

Algumas das barracas mais famosas e disputadas pelos turistas são a familiar Crocobeach, a animada Órbita Blue, e a tradicional Chico Caranguejo.

barracas em Fortaleza

A “modesta” estrutura das barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza

Praias aos arredores de Fortaleza

Saindo para os munícipios vizinhos de Fortaleza os cenários se tornam mais paradisíacos e as há mais pedaços de areia para desfrutar.

No litoral oeste, as praias que fazem parte da rota turística é a Praia de Mundaú (150 km), Praia da Lagoinha (100 km) e a Praia de Cumbuco (35 km).

Na direção leste, quem entre em cena é a Praia de Águas Belas (60 km), Praia de Morro Branco (90 km) e Praia de Canoa Quebrada (160 km).

A maneira mais comum de conhecer todas estas praias – tanto do oeste como do leste – são com os passeios bate-volta oferecidos por diversas agências, como a Vitorino Turismo, Maracatur e Só Ingressos.

A dinâmica do tour e os preços são praticamente os mesmos: as vans (ou micro-ônibus) das agências passam recolhendo os viajantes em seus hotéis entre 7h30 e 9hs – dependendo da localização em que você estiver hospedado e do passeio.

Chegando na praia de destino, o grupo fica em um restaurante/quiosque de apoio onde poderá almoçar, ou ainda, fazer um passeio de buggy (opcional) pela região.

Tanto o almoço (ou outras coisas que você consumir) como o passeio de buggy são pagos à parte, diretamente para os responsáveis por estes serviços.

O preço do passeio de buggy varia de acordo com praia, mas custa entre R$ 65,00 e R$ 85,00 por pessoa.

Passeios pelas Praias de Fortaleza

» Praia de Cumbuco (R$ 40,00)

» Praia da Lagoinha (R$ 60,00)

» Águas Belas (R$ 42,00)

» Bate-volta para Jericoacoara (R$ 170,00)

roteiro de viagem para Fortaleza

Praia de Canoa Quebrada

Leia também: 7 praias de Fortaleza e arredores

8- Principais gastos

Uma viagem a Fortaleza pode sair mais barato do que muita gente imagina – principalmente para quem tem como referência os preços de São Paulo e Rio de Janeiro.

É claro que as despesas variam de acordo com o estilo e nível de conforto de cada viajante. No entanto, quem não quer gastar muito consegue encontrar serviços e produtos com excelente custo-benefício.

Para se hospedar, acomodações simples e com boa reputação custam entre R$ 140,00 e R$ 180,00 a diária. Para ficar em alguns dos hotéis mais bem cotados da cidade se gasta entre R$ 280,00 e R$ 350,00 – dependendo da época da viagem.

A alimentação talvez seja o item com maior variação de acordo com a região que você estiver. Nos restaurantes do centro – e em alguns da Praia de Iracema – dá pra comer um belo PF gastando cerca de R$ 16,00. Em ambientes mais refinados há menus executivos caprichados por R$ 30,00.

Na beira da praia, na Avenida Beira Mar, uma água de coco sai por R$ 4,00 e uma cerveja 600 ml entre R$ 9,00 e R$ 13,00.

Nas praias mais turísticas nos municípios vizinhos os preço sobem um pouco, mas sem muita estrapolação. Nestes lugares, uma porção de petiscos custa algo entre R$ 30,00 e R$ 50,00, e uma refeição para duas pessoas entre R$ 70,00 e R$ 100,00.

Os passeios bate-volta para as praias situadas em municípios vizinhos custam entre R$ 40,00 e R$ 70,00 – quanto mais perto for mais barato é.

A atração mais cara que você irá encontrar e que assusta quando comparado ao restante dos preços praticados é o ingresso do famoso Beach Park, que custa R$ 250,00 para adultos e R$ 225,00 para a criançada.

9- Roteiro de até 9 dias em Fortaleza

Um roteiro de viagem para Fortaleza não exige nenhuma planilha mirabolante. Afinal, você irá dedicar cada dia para um passeio diferente. Simples assim.

Ao final de cada dia você pode incluir uma programação noturna do seu gosto, seja um restaurante, caminhar à toa na Avenida Beira Mar ou assistir algum espetáculo.

Abaixo uma sugestão de como você pode organizar os seus dias:

» 1: Chegada, Theatro José de Alencar, Mercado Municipal e Centro Cultural Dragão do Mar.
» 2: Praia do Futuro
» 3: Passeio para a Praia da Lagoinha
» 4: Beach Park
» 5: Praia de Cumbuco
» 6: Praia de Morro Branco
» 7: Passeio para a Praia de Canoa Quebrada
» 8: Passeio para a Praia de Mundaú
» 9: Passeio para a Praia de Águas Belas

+ Dicas para sua viagem a Fortaleza

» Dica extra 1: Todos os passeios bate-volta costumam estar de volta a Fortaleza por volta das 18hs.

Algumas sugestões para passeios à noite, são: Caranguejada (nos restaurantes às quintas-feiras), espetáculo Ceará Show (de quinta a domingo), show de humor no Piadaria (diariamente), Feirinha da Beira Mar (diariamente), forró no Pirata Bar  (segunda-feira).

» Dica extra 2: Apesar de ser possível visitar Canoa Quebrada em um passeio bate-volta, você aproveitará melhor o destino com uma pernoite.

Uma maneira de otimizar a logística até lá é fazendo o problemático Passeio das Três Praias (Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada).

Só recomendo que você faça este passeio se for utilizá-lo como um meio para chegar até Canoa Quebrada.

Isso porque, dessa forma você consegue aproveitar a Praia de Morro Branco, e depois quando chegar a Canoa, é só se despedir do seu grupo e aproveitar o resto do dia e a noite por conta própria.

Lembre-se de que, neste caso, o regresso para Fortaleza no dia seguinte também é por sua conta.

Por que eu não recomendo o Passeio das Três Praias a não ser que seja combinado com um pernoite em Canoa Quebrada por conta própria???

Porque é muito lugar pra um passeio só.

Fazendo o Passeio das Três Praias você chegará a Canoa Quebrada entre 13h30 e 14hs, e o regresso é às 16hs. Ou seja, basicamente você terá tempo apenas de almoçar – e no máximo caminhar até um dos símbolos da cidade estampado nas falésias.

Além disso, na minha opinião, parte do encanto de Canoa Quebrada está em curtir o fim de tarde na Duna do Pôr do Sol e a noite na simpática Rua Broadway (uma rua cheia de bares e restaurantes legais). O que é impossível de fazer sem passar a noite por lá.

3 lugares para se hospedar em Fortaleza

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Refúgio Hostel Fortaleza é uma das opções mais bem avaliadas da cidade (apesar da localização não ser 100%).

($$) No agradável bairro de Meireles, o Hotel Beira Mar é uma opção com excelente custo-benefício.

($$) Pra ficar grudado na badalada Praia do Futuro, o Gran Mareiro Hotel costuma ser uma escolha certeira.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Fortaleza.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ana Paula Bressan disse:

Oi Murilo, adorei o seu blog.
Eu e o meu marido estamos de viagem marcada para Fortaleza, no dia 16 de junho. Vamos ficar hospedado na praia de Iracema. Fiz um mapeamento dos lugares que vamos visitar, e o seu blog ajudou a completar as informações. Vou fazer uma pergunta sobre algo não muito legal, mas acho importante. Alguns colegas meus me alertaram sobre a praia do Futuro, falaram para tomar um certo cuidado pois a onda de assalto está grande nessas praias de Fortaleza. Gostaria de saber como foi para você esse quesito, segurança. Desde já, agradeço de coração as suas belas dicas. Um abraço.

Murilo Pagani disse:

Oi, Ana Paula, tudo bem?

Fico feliz em saber que gosto do blog e das dicas!

De fato, existe esse alerta. Eu estive lá no início de 2019, e como fui à Praia do Futuro apenas de dia, achei tudo bem tranquilo.

Não me senti inseguro em nenhum momento, nem no percurso até lá e nem enquanto estive no quiosque.

Espero que aproveitem a viagem a Fortaleza.

Abraço

Juliana Sales disse:

Olá! Vamos em setembro pra Fortaleza. Temos 2 crianças. Gostaria de aproveitar praias mais tranquilas com eles e ir no Beach Park. Pensei que em vez de reservar hotel, poderia reservar um apartamento em um condomínio. Nunca fui antes assim. O que vc me recomenda?

Murilo Pagani disse:

Oi, Juliana, tudo bem?

Se você não faz questão da estrutura convencional de um hotel, com café da manhã, por exemplo, pode ser uma boa, sim.

Normalmente as pessoas se hospedagem na área urbana de Fortaleza, em Meireles ou Iracema. Para mim, de fato são as melhores áreas. Mas aí para ir as melhores praias é preciso se afastar desta área.

Abraço!

Maíta disse:

Boa tarde Murilo, estou olhando passagem para mês que vem. Achei seu blog e é super útil e bacana. Uma pergunta, irei com esposo e três crianças, sobre os bate volta a outras cidadezinhas, vc acha que compensa alugarmos um carro, por estarmos em 5. Ou acha q é mais viável o passeio das agências? O mesmo vale para Jeri, alugo um carro para irmos até lá?
Estou com receio, pois ouvimos muitas histórias de estar perigoso em Fortaleza, fomos há 15 anos, mas antes não tinha os pequenos. Agradeço as informações e a ajuda.

Murilo Pagani disse:

Oi, Maíta, tudo bem?

Financeiramente falando, vai depender do roteiro de vocês.

Mas, para o seu caso de viagem em família, alugar um carro costuma ser um bom plano, sim. Isso, é claro, se vocês não se importarem de dirigir ou ficar sem beber para pagar a estrada.

Não vejo grandes problemas para alugar um carro e circular por conta, vai mais de uma questão de roteiro e preferência mesmo…

Abraço

Mickaelson Nogueira disse:

Grande Murilo! Excelente post e dicas.
Estarei indo em novembro para Fortaleza com minha mãe (2 pessoas). Temos interesse em conhecer Jeri e Canoa Quebrada.
Como sugere dividir os dias (ficaremos 10 dias no total)?
Outra dúvida… Sei que não vale a pena alugar carro para ir para Jeri. Mas e para ficar em fortaleza e ir para Canoa Quebrada. Acha que vale a pena?

Murilo Pagani disse:

Oi, Mickaelson, tudo bem?

Eu chegaria e já iria direto para Jericoacoara. Passaria 2 dias inteiros lá e depois voltaria para Fortaleza.

Alugar um carro vale a pena principalmente se você pretende conhecer outras praias em esquema bate-volta saindo de Fortaleza. Dessa forma, você consegue ir e voltar sem precisar contratar os passeios com agência. Portanto, para ir a Canoa Quebrada, vale a pena, sim. Caso contrário você precisará ir com os passeios.

Abraço

Regiane Monteiro disse:

Olá Murilo, tudo bem ?
Quero te parabenizar pelo conteúdo tão informativo, ajuda muito.
Murilo a praia do futuro é boa pra banho e também oferece ótimas hospedagem, mas pra bons bares e restaurantes e mais badalação seria Meirelles e Iracema? A gente gosta de tudo,( mergulhar, comer, passear a noite, bons restaurante) nesse caso onde seria melhor se hospedar?
Muito obrigada 😉
Abraços.

Murilo Pagani disse:

Oi, Regiane, tudo bem e você?

Exatamente. Para sair à noite, andar em uma orla movimentada e ter várias opções de bares e restaurantes para ir a pé, Meireles e Iracema são melhores lugares para se hospedar (especialmente Meireles).

Abraço

Inaya disse:

oi murilo tudo bem bem?
to querendo fazer uma viajem de 5 dias pra fortaleza !
tenho uma filha de 6 anos que vai comigo . quais lugares vc nos recomenda ?

Murilo Pagani disse:

Oi, Inaya, tudo bem e você?

Segue abaixo o link de um texto com as minhas dicas de passeios em Fortaleza:

> https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-fortaleza/

Abraço!

Jaiane disse:

Pretendo passar dois dia em fortaleza,nunca fui onde se hospeda qual praia conhecer entt pouco tempo,

Murilo Pagani disse:

Oi, Jaine, tudo bem?

A região de Meireles e Iracema são boas vizinhanças para se hospedar.

Sobre quais praias conhecer, vai depender do seu perfil…

Segue abaixo o link de um texto onde dei dicas de passeios em Fortaleza. Acho que pode te ajudar a decidir.

> https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-fortaleza/

Abraço!

karina miranda disse:

Oi Murilo! Você teria alguma agência pra indicar pra fazer os passeios bate e volta?

Murilo Pagani disse:

Oi Karina, tudo bem?

Durante minha viagem a Fortaleza fiz meus passeios com a Maracatur e não tive nenhum problema, segue o link abaixo:

>>> https://www.maracaturturismo.com.br/

Abraço

Uilian Vasconcellos disse:

Cara, você está de parabéns.
Confesso que me ajudou 90% em eu organizar minha viagem a fortaleza agora em janeiro.
Espero poder conhecer tudo isso e fazer esse roteiro, mesmo nesse período de pandemia.
Muito obrigado pelas dicas.

Murilo Pagani disse:

Oi Uilian, tudo bem?

Que bacana. Fico contente em saber que as dicas te ajudaram! 🙂

Espero que consiga aproveitar a viagem!

Abraço

Michell disse:

Bom dia, Murilo!

Irei ano que vem com a família, pretendemos fazer diversos passeios, temos filhos. O que você nos recomenda?
Queremos ir em Jeri e Beach Park e o que mais nos recomenda para 10 dias de viagem?

Murilo Pagani disse:

Oi, Michell, tudo bem?

Com 10 dias eu dividiria a estada entre Fortaleza e Jericoacoara. No caso, passaria três dias inteiros em Jericoacoara e o restante do tempo em Fortaleza.

Como você estarão com filhos, talvez seja uma boa ideia para se locomover entre as praias afastadas da área urbana de Fortaleza.

No mais, segue abaixo dois links de textos que escrevi com dicas de passeios nestes destino:

> https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-fortaleza/

> https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-jericoacoara/

Abraço

Vilma disse:

Ola! Comprei uma passagem pra maio, só depois vi que é mês de chuva. Seria melhor cancelar e alterar o destino ou você acha que daria pra aproveitar um pouco?
Excelentes dicas, obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi Vilma, tudo bem?

É difícil fazer alguma previsão. Se desse para mudar o destino sem ter prejuízos ($$$) eu faria isso.

Digo isso porque conhecer os lugares com chuva não será tão bacana quanto com tempo bom!

Abraço