Onde ficar em Fortaleza: Entenda como escolher seu hotel na capital do Ceará. Descubra quais os melhores bairros e praias para se hospedar, além de hospedagens com excelente custo-benefício.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Embora a rede hoteleira da cidade esteja concentrada em bairros vizinhos, para decidir onde ficar em Fortaleza é necessário que você entenda as diferenças de cada região, afinal, mesmo próximas cada vizinhança têm suas próprias particularidades que podem te proporcionar experiências completamente diferentes.

Além disso, para escolher a sua acomodação é importante que você fique de olho nas avaliações de outros hóspedes em sites como o Booking.com. Isso porque, apesar das fotos bonitas, alguns hotéis da cidade são bastante antigos, e precisariam de uma boa repaginada para atender as necessidades de parte dos viajantes.

Mas não se preocupe, pois ao terminar de ler esse texto você certamente já terá entendido qual o lugar mais conveniente para você ficar em Fortaleza. Além de te contar sobre as características dos principais bairros e praias para se hospedar, indicarei hostels e hotéis com excelente custo-benefício – para todos os gostos e bolsos.

Leia também: 10 hotéis baratos em Fortaleza

# Os melhores bairros para ficar em Fortaleza

A primeira dica sobre onde ficar em Fortaleza, é: quanto mais próximo do mar, melhor. Afinal, são nas orlas das praias, ou no máximo a duas ou três quadras paralelas a elas, onde há maior oferta de bares, restaurantes e comércios em geral.

E, as três regiões que você encontrará este perfil, e que na minha opinião são os melhores bairros para ficar em Fortaleza, são:

»»» Bairro Meireles e Avenida Beira-mar
»»» Praia de Iracema
»»» Praia do Futuro

Leia também: 7 praias de Fortaleza e arredores (As Melhores!)

# Bairro Meireles e Avenida Beira Mar

Para mim, essa é a melhor região para se hospedar em Fortaleza. Apenas a ponto de localização, entenda que a Avenida Beira Mar nada mais é do que uma avenida que passa pelo bairro Meireles (e em outros bairros também!), mas que está na orla da praia. Ou seja, ficando nesta avenida, no trecho de Meireles, você estará de frente para o oceano, e terá uma agradável vizinhança com muitos prédios bonitos, quiosques pé na areia e movimento durante o dia e a noite.

Já se ficar em algum hotel que tenha como endereço o bairro Meireles, isso significa que você continuará numa área bastante simpática, mas precisará caminhar algumas quadras para chegar na Avenida Beira Mar.

Independente de qual área você escolher, outra grande vantagem de ficar por estas bandas é que você estará no meio do caminho para os principais atrativos da cidade, já que essa área está situada entre a badalada Praia do Futuro e a região central.

Atente-se, porém, que a Praia do Meireles, assim como a Praia de Iracema, não são oficialmente próprias para banho – embora muitas pessoas não se importem com isso.

Hotéis na Avenida Beira Mar

Se hospedar na Avenida Beira Mar pode custar ligeiramente mais caro do que em outras regiões de Fortaleza. No entanto, o padrão das acomodações e serviços crescem na mesma proporção.

O Hotel Luzeiros Fortaleza é um dos mais disputados de toda avenida e possui uma nota de avaliação acima da média da cidade. Suas suítes são espaçosas, com piso frio e decoração discreta em tons pastéis. Já a área comum conta com academia, bar, restaurante e uma piscina digna de fotos.

Outros dois hotéis quatro estrelas para ficar em Fortaleza, no coração da Avenida Beira Mar, é o Quality Hotel Fortaleza e o Mareiro Hotel. Ambos oferecem todas as comodidades de um hotel desta categoria, e recebem elogios pelo profissionalismo e localização privilegiadíssima.

melhores bairros para ficar em Fortaleza
Avenida Beira Mar

Hotéis em  Meireles

A boa notícia para quem quer usufruir dos pontos fortes do bairro Meireles, mas não faz questão de se hospedar de frente para o mar, é que há hotéis com excelente custo-benefício nas ruas paralelas à praia.

Para os viajantes que gostam da ideia de independência e liberdade que um apartamento é capaz de proporcionar, o Flat Venetto (Ap.903) costuma ser uma grata surpresa. Ideal para viagens em duplas, além de preço camarada você terá ambientes bem equipados e espaçosos.

Para gastar pouco sem abrir mão dos mimos de um hotel, o Fortalezamar Hotel Praia Mansa é ideal para quem gosta de hotéis grandões e com serviços tradicionais.

Já o Hotel Meireles é uma boa pedida para os turistas que curtem um ambiente mais intimista, no melhor estilo pousadinha simpática e confortável.

# Praia de Iracema

Bem ao lado do bairro Meireles e do Centro, outro lugar com boas acomodações para ficar em Fortaleza é Praia de Iracema. Dependendo da localização do seu hotel, você estará a uma curta caminhada dos dois bairros vizinhos.

No entanto, apesar da boa localização e de diárias relativamente mais econômicas, é importante tomar certos cuidados ao se hospedar nesta região.

O primeiro deles, é que algumas acomodações precisariam passar por uma bela reforma. Antes de reservar o seu quarto fique atento não apenas às fotos da hospedagem, mas também às avaliações feitas por outros viajantes que já se hospedaram no local.

Outro detalhe é que o ideal é que você fique na orla da praia (a Avenida Beira Mar também passa por aqui, mas neste trecho não há tantos prédios e não é tão estruturada como em Meireles) ou no máximo a duas quadras para dentro do bairro. Ao se afastar demais da região beira-mar os comércios começam a desaparecer e as ruas ficam desertas durante a noite.

No mais, quem estiver com o orçamento apertado certamente se dará bem ao ficar por aqui. Afinal, além das diárias serem mais em conta, há uma boa oferta de hostels, e outros comércios tendem a ser mais econômicos.

Hostels e hotéis na Praia de Iracema

Quem está em busca de acomodações econômicas encontrará diversas opções na Praia de Iracema. Inclusive, é nesta região que se encontram a maioria dos albergues da cidade.

Três dos mais famosinhos e que oferecem bom custo-benefício, tanto para dormitórios como para quartos privativos, são: Albergaria Hostel, Aloha Hostel e Cambada Hostel.

Para se hospedar bem sem precisar gastar uma fortuna, o Hotel Casa De Praia é uma das escolhas mais acertadas no bairro. Ideal para os viajantes que não fazem questão de requinte e querem mesmo apenas um bom lugar para passar a noite.

Já um ambiente mais elegante com precinho amigo é o Ecco Hotel Fortaleza. Apesar das suítes não serem super espaçosas, as instalações são novinhas com decoração contemporânea.

Podendo investir um pouco mais, o Hotel Sonata de Iracema faz o estilo clássico e conquista pela excelente estrutura, localização privilegiada e serviços de primeiríssima qualidade. Suas suítes são espaçosas, com piso frio e algumas delas com vista para o mar.

praias para se hospedar em Fortaleza
Praia de Iracema

# Praia do Futuro

Se você faz questão de ficar perto de uma praia boa para banho em Fortaleza, a Praia do Futuro é o seu lugar.

Localizada a seis quilômetros do bairro Meireles, a Praia do Futuro é a mais frequentada da cidade e possui uma rede hoteleira relativamente nova e com hotéis pra lá de confortáveis.

Além disso, a praia em si oferece uma estrutura à beira-mar invejável. Não faltam quiosques – ou melhor, mega barracas – para que você passe o dia inteiro curtindo sombra e água fresca.

Por aqui também vale a dica de escolher um hotel que esteja numa rua a no máximo três quadras da praia, e preferencialmente no trecho que vai das barracas Crocobeach à Chico do Caranguejo – que costuma ser o pedaço mais movimentado.

Hotéis na Praia do Futuro

Os dois hotéis mais badalados para ficar na Praia do Futuro são o Crocobeach Hotel (sim, o mesmo da mega barraca) e o Gran Mareiro Hotel.

Além de uma estrutura impecável, atendimento profissional, quartos confortáveis, piscina e uma área externa de encher os olhos, quem se hospeda no Crocobeach Hotel ganha descontos para utilizar na barraca Crocobeach pé na areia.

Apesar de não ter o desconto para as despesas à beira-mar, o Gran Mareiro Hotel dispõem de uma charmosa piscina, dois bares, restaurante, salão de jogos, academia e muitas outras mordomias. Ou seja, àquele tipo de lugar que por si só já faz valer a viagem.

hotéis na Praia do Futuro
Praia do Futuro

# Vale a pena se hospedar no centro?

Não. E digo isso com experiência de causa, já que me hospedei num hostel excelente, mas que as longas caminhadas para chegar à Avenida Beira Mar se tornaram cansativas.

E, a necessidade de ir à Avenida Beira Mar nem que fosse no trecho da Praia de Iracema – que era o mais próximo – é que durante a noite não havia nenhum bar ou restaurante aberto por estes lados.

Além disso, a região não é das mais agradáveis durante a noite. Além das construções decadentes e antigas, as ruas desertas causam uma sensação de insegurança.

# Minha experiência: Refúgio Hostel Fortaleza

Possivelmente o hostel mais bem avaliado de Fortaleza, o Refúgio Hostel faz valer a boa reputação. E o melhor: também é um dos mais econômicos da capital cearense.

Com um ambiente tranquilo e até de certo modo familiar, o hostel é bastante adequado para quem quer fugir de bagunça.

Além dos funcionários atenciosos, destaque para os quartos espaçosos, banheiros limpos e cozinha bem equipada.

O maior problema, na minha opinião, é a localização. A rua do hostel é bem tranquila, e de quebra ainda está próxima de lugares como Mercado Central e o Centro Cultural Dragão do Mar.

No entanto, durante a noite é difícil encontrar lugares próximos para comer. Provavelmente você dependerá de táxi/Uber, já que a caminhada até os burburinhos noturnos podem levar vinte minutos, e passa por ruas que não são referências de segurança.

+ Dicas de onde se hospedar em Fortaleza

>>> Localizado entre o bairro Meireles e a Praia do Futuro, o bairro Mucuripe também oferece algumas boas opções de hotéis para ficar em Fortaleza. Vale consultar as ofertas do aconchegante Pauli Hotel e do cinco estrelas Hotel Gran Marquise.

>>> Quem quiser se hospedar num resort em Fortaleza, saiba que a maioria estão fora do perímetro urbano da cidade. Na verdade, se encontram no município de Aquiraz, onde está o famoso Beach Park. As opções mais bem cotadas por lá é o Beach Park Resort-Acqua, Beach Park Resort-Suítes e o Atlantic Palace Apart-Hotel.

>>> A trinta quilômetros de Fortaleza, a Praia do Cumbuco é uma alternativa pra quem quer ficar numa vilazinha praiana e com uma estrutura razoável. Por lá quem se destaca é o Pousada Brisa do Cumbuco e o Hotel e Pousada Tropical Wind.

Um pouco mais afastado do centrinho, quem tem os holofotes todos para ele é o Carmel Cumbuco Resort.

>>> Já ficou em algum destes lugares ou tem outras dicas de onde ficar em Fortaleza? Me conta aí nos comentários! 🙂

>>> Se preferir, clique aqui e encontre hotéis com até 40% de desconto em Fortaleza.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here