Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Maragogi: Clima e melhor época para viajar

Assim como em qualquer destino de praia, para aproveitar ao máximo as suas férias no destino mais famoso do litoral de Alagoas, é preciso se informar sobre qual a melhor época para ir a Maragogi. Afinal, se você tiver que enfrentar chuvas durante a sua viagem, parte do encanto deste paraíso será quebrado.

E digo isso por experiência própria. Mesmo tendo conseguido aproveitar a minha viagem, não tenho dúvidas de que teria me impressionado ainda mais com o tal mar azul de Maragogi, se acaso tivesse viajado na época do ano mais adequada.

Portanto, para que você não se decepcione com os seus passeios, neste texto eu explicarei quando é melhor ir a Maragogi.

E, embora São Pedro muitas vezes seja imprevisível, tenho certeza que levando em consideração estas dicas, você conseguirá tirar maior proveito da sua viagem.

Leia também: Onde ficar em Maragogi?

Melhor época para ir a Maragogi

Sem delongas: a melhor época para ir a Maragogi é da segunda quinzena de setembro a fevereiro.

Além do calor constante, nestes meses do ano os dias costumam ser de céu azul e quase não chove.

Ainda assim, saiba que em outros períodos do ano pode dar praia. No entanto, é necessário estar ciente que dias nublados serão mais frequente.

melhor época para viajar a Maragogi

Um raro dia de céu azul durante minha viagem a Maragogi (em setembro!)

Leia também: 7 melhores passeios para fazer em Maragogi

Clima em Maragogi

O clima em Maragogi se resume basicamente a estação seca e estação chuvosa. E acredite: na época de chuva, os aguaceiros são pra valer e aproveitar praia será uma missão quase impossível.

Portanto, para que você não erre na programação da data da sua viagem a Maragogi, confira a seguir, com mais detalhes, o que você pode esperar de cada mês do ano.

Janeiro, fevereiro e março

O verão é oficialmente a alta temporada em Maragogi. E, de fato, é um bom período para conhecer este destino. No entanto, há algumas ressalvas a considerar sobre cada mês.

Em janeiro e fevereiro as condições climáticas são ideias. Isso porque, além de chover pouco, o sol é garantido. Por outro lado, são os meses mais cheios na cidade, afinal, já é uma tradição do brasileiro viajar para a praia no começo do ano. Portanto, vá preparado para encontrar preços mais salgados – principalmente no quesito hospedagem.

Depois do carnaval começa a baixa temporada em Maragogi. É uma boa época para garantir acomodações mais em conta e ter mais espaço na areia. No entanto, atenção: a partir de março as chuvas já estão presentes. Embora sua viagem dificilmente seja arruinada, não dá para reclamar se pegar dias nublados e sem sol.

Leia também: 10 pousadas baratas em Maragogi

Abril, maio, junho, julho e agosto

A pior época para ir a Maragogi é de abril a agosto.

Inclusive, se você só puder viajar neste período, a melhor coisa a fazer é escolher outro destino e ir a Maragogi em outra oportunidade. Afinal, durante todos esses meses chove bastante e dias de praia serão exceção.

Historicamente, o mês mais chuvoso é junho. No entanto, em qualquer destes meses choverá mais de 200 mm.

Além disso, lembre-se de que mesmo que você seja sortudo e garimpe um dia de sol neste período, há outro fator a considerar: o mar não estará com aquela cor azul turquesa que você sonhou em conhecer.

Isso porque, além da chuva deixar a água do mar turva, para encontrar o mar azulzinho é preciso que tenha sol estralando e céu limpo.

Setembro

Setembro é o mês de transição entre a época de chuvas e a época de seca em Maragogi.

Ainda assim, embora seja um mês aceitável para a sua viagem, dias nublados e eventuais aguaceiros podem estar presentes no seu roteiro.

Aliás, estive em Maragogi justamente na primeira semana de setembro e comprovei exatamente isso. Apesar dos moradores da cidade me revelarem que naquela época já não era para estar chovendo tanto, São Pedro provava o contrário.

Portanto, se for viajar em setembro, recomendo se organizar para ir a partir da segunda quinzena do mês. Dessa forma, sua chance de encontrar dias de verão serão maiores.

Para você ter uma ideia, o índice pluviométrico médio para o mês de setembro é de 85 mm. Ou seja, metade do valor de agosto, e menos da metade dos meses anteriores.

clima em Maragogi

Dias cinzas são comuns até início de setembro

tábua das marés em Maragogi

Piscinas naturais em Maragogi

» Clique aqui para reservar os melhores passeios em Maragogi

Outubro, novembro e dezembro

Em outubro se inicia oficialmente a alta temporada em Maragogi e em todo o litoral de Alagoas.

O sol volta a brilhar com intensidade, as chuvas não passam dos 50 mm ao mês, e o mar já está com os tons de azuis que tanto nos chama a atenção nas redes sociais. Ou seja, as condições climáticas são perfeitas para aproveitar as melhores praias de Maragogi.

Além disso, outro detalhe considerável e que as multidões ainda não chegaram em massa. Dessa forma, você encontrará praias mais vazias e preços mais camaradas do que na altíssima temporada – que é do final de dezembro a fevereiro.

Leia também: 9 dicas para o seu roteiro em Porto de Galinhas e Maragogi

Tábua das marés em Maragogi

Além do clima, outro fator importante para levar em conta na hora de determinar a melhor época para viajar a Maragogi é a tábua das Marés.

Isso porque, alguns passeios – como, por exemplo, os que vão até as piscinas naturais – só são realizados durante a maré baixa.

Ou seja, mesmo que o clima esteja ótimo, se você estiver na cidade durante o período de maré alta, não conseguirá fazer este tour.

A boa notícia é que a tal da tábua das marés nos fornece as informações que precisamos com meses de antecedência. Portanto, se assim desejar, você pode se planejar para ir a Maragogi na época de maré mais baixa, que é quando os passeios às piscinas naturais serão mais aproveitáveis.

E por falar em piscinas naturais, pela minha experiência com este tipo de passeio, a atividade só vale a pena se o nível da maré estiver no máximo em 0,6 m – sendo que quanto mais próximo de 0,0, melhor. Embora os passeios normalmente aconteçam com a maré até 0,8 m, parte da beleza das atrações se dissipa quando a maré está mais alta.

3 lugares para se hospedar em Maragogi

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Maraga Beach Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Olho D’água tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Querendo investir em um resort, o Salinas Maragogi é um all inclusive de respeito.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Maragogi.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Sandra Ap. DuarCapiotto disse:

Estou com viagem para segunda quinzena de março de 2021 para Maragogi, será que vai dar para aproveitar , mesmo que tenha esteja nublado, é quente?

Murilo Pagani disse:

Oi, Sandra, tudo bem?

Acredito que vai dar para aproveitar, sim! =)

Isso mesmo, faz calor nesta época.

Abraço

gleice disse:

Oi Murilo, tudo bem??
Estamos programando uma viagem para Maragogi no final de Fevereiro e começo de Março de 2022, sabe me dizer se é uma boa data?? E como estará a mare?? Se será possível conhecer o caminho de Moises??

Murilo Pagani disse:

Oi, Gleice, tudo bem e você?

De modo geral, final de fevereiro e começo de março ainda é uma boa época.

Sobre a maré, vai depender das suas datas. Ainda não saiu a Tábua das Marés de 2022, mas quando sair, você consegue consultar como estará a maré dia a dia.

Eu não cheguei a conhecer este Caminho de Moisés, mas pelas fotos que eu vi para visitá-lo a maré deve estar no nível mais baixa possível.

Abraço!

Edna disse:

Nossa , também com reserva feita para julho , tomei um banho de água fria .😭 acho que vou ter que desmarcar

Murilo Pagani disse:

Oi, Edna, tudo bem?

Poxa, que pena. Realmente, se for em julho mesmo tem que ir preparado sabendo que, possivelmente, as chuvas podem atrapalhar um pouco o roteiro!

Abraço

Jéssica Kyane Silva disse:

Olá tudo bem ?
Gostaria de ir pra Maragogi na primeira semana de outubro, nessa data consigo uma maré baixa? Quero muito conhecer o caminho de Moisés.
Nesse tempo as chuvas já passaram?
Obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi Jéssica, tudo bem e você?

Acabei de consultar tábua das marés, e ela estará bem baixa, no período da manhã, entre os dias 4 e 10 de outubro. Portanto, dá para aproveitar bastante o passeio às piscinas naturais neste período.

Eu não conheci o Caminho de Moisés, não sei em qual condição a maré precisa estar para ele ficar bem visível.

Em outubro praticamente não chove em Maragogi!

Abraço

marcus vinícius de abreu soeiro disse:

Opa bleza?

Murilo desejo ir em Maragogi no período de 27/12 – 06/01/2021 tenho as seguintes perguntas:

– Chove nessas datas?

– Os passeios de barco poderão ser realizados devido as marés?

Grato,
Marcus

Murilo Pagani disse:

Oi Marcus, tudo bem e você?

Praticamente não chove nestes meses. Inclusive, é uma das melhores época para ir a Maragogi, em relação ao clima.

A maré baixa volta a ficar com um horário conveniente para passeios a partir de 31/12/2021. Ainda não consigo acessar os dados de 2022, mas suponho que na primeira semana de janeiro estará boa, sim.

Abraço

Bruno disse:

Olá Murilo , Boa tarde! Comprei passagens para conhecer Porto de galinhas e Maragogi entre 25 de julho a 02 de agosto deste ano. Historicamente chove muito nestas datas ? Você me aconselharia a cancelar ? Ou consigo aproveitar ? Obrigado

Murilo Pagani disse:

Oi Bruno, tudo bem?

Sim, historicamente, os maiores índices pluviométricos são registrados em julho e agosto.

E, de fato, costuma chover bastante.

No entanto, não dá para prever. Pode ser que chova o dia inteiro, apenas de manhã ou à tarde, ou eventualmente, ficar alguns dias sem chuva.

Aproveitar ou não vai depender muito do clima.

Eu, particularmente, não viajo para destinos de praias nos períodos de chuva mais frequente pois a chance de eu me frustrar é grande! hehehe

Abraço!

Ana Paula disse:

Estou com viagem marcada para 3 de setembro chegando em Porto de Galinhas e fico até dia 7. Do dia 7 a 9 ficarei em Maragogi e do dia 9 a 12 fico em Maceió.
Agora fiquei até desanimada com relação ao tempo 😭

Murilo Pagani disse:

Oi Ana Paula, tudo bem?

É um período de transição, mas dá para aproveitar bastante, viu?!

Mesmo que chova em algum momento, no geral, acredito que você vai conseguir se divertir bastante!

Abraço

Fábia Nunes disse:

Oi Murilo, adorei suas dicas!!
Vc sabe qto sai a diária de um carro em Maceió?
Pq estou pensando por Maceió, alugar um carro e em pegar uma casa em Maragogi, para aproveitar todos os lugares. Vamos em dois adultos e uma criança, fazer os passeios e deixar alguns para aproveitar praia e piscina locais.

Murilo Pagani disse:

Oi Fábia, tudo bem?

Pesquisei rapidamente na RentCars, e encontrei alguns modelos que custam a partir de R$ 80,00 por dia.

Mas. na médica, a diária dica na faixa de R$ 110,00.

Alugar um carro é um bom plano! =)

Abraço

Aline Guedes disse:

Boa tarde, ótimas dicas por aqui, adorei !!!
Estou planejando minha viagem para Setembro, já vi que a recomendação é na segunda semana, certo?

Então, pensei em dividir a viagem em Maceió e Maragogi. Ficando 4 noites em resort (para descansar e aproveitar as praias do entorno) e mais 4 noites em hotel/pousada, porém fico na dúvida em como dividir esses dias, se fico em resort em Maceió ou Maragogi. O que vc indica? Irei com a minha mãe, que é idosa, logo, muitos deslocamentos não são confortáveis.

Já agradeço pelas dicas.

Murilo Pagani disse:

Oi Aline, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas! =)

Isso mesmo, a partir da segunda semana de setembro o tempo costuma estar mais firme.

Dividir a estada em 4 noites em Maceió e 4 noites em Maragogi é um ótimo plano.

Eu começaria a viagem em Maceió, me hospedando em um hotel/pousada mais simples. Pois em Maceió o mais comum é fazer passeios bate-volta, nos quais passamos o dia inteiro fora.

Depois iria para Maragogi e passaria o restante do tempo em um resort, para descansar. Em Maragogi dá para você fazer o passeio em um dia, e nos demais pode aproveitar a estrutura do resort, e a praia em frente do resort.

Espero que aproveitem a viagem!

Abraço

Aline Guedes disse:

Obrigada pelo retorno Murilo!!! Estou pensando em ir em Outubro devido as condições climáticas já estarem melhores. A tábua das marés nesse período está melhor do dia 03/10 ao dia 10/10. Então, penso em começar a viagem por Maragogi, ficando as 4 noites e depois partindo para Maceió. O que vc acha? Vou do RJ, qual aeroporto mais próximo de Maragogi, o de Recife?
Para visitar a praia dos carneiro e são miguel dos milagres é melhor saindo de Maragogi?

Murilo Pagani disse:

Oi Aline,

A ordem do roteiro não terá grandes interferências na viagem em si!

Tanto o aeroporto de Maceió, como o Recife, ficam praticamente a mesma distância de Maragogi. Como você terminará a viagem em Maceió, é melhor chegar e partir pelo de Maceió mesmo.

Para visitar a Praia dos Carneiros é melhor sair de Maragogi (está a 55 km). No entanto, não sei se as agências fazem este passeio. Se não fizerem, o ideal seria ir de carro próprio.

São Miguel dos Milagres está mais perto de Maragogi do que de Maceió, portanto, você passa menos tempo na estrada se sair de Maragogi.

Abraço!

fernando disse:

boa tarde Murilo!
estou indo para maceió começo de março, como consigo saber a tábua das marés? com quanto tempo de antecendência consigo consultar? estou muito na dúvida se vou conseguir aproveitar por conta das chuvas e a maré, mas estou torcendo pra que sim! agradeço pelas dicas!

Murilo Pagani disse:

Oi Fernando, tudo bem?

Eu costumo utilizar o site Tábua de Marés (vou deixar o link abaixo!).

Lá você já consegue ver a situação da maré durante o ao inteiro. Você pode selecionar a cidade e a data em questão.

Quanto as chuvas, é provável que consiga, sim.

Sobre as marés, você pode utilizar o link abaixo.

>>> https://tabuademares.com/br/alagoas/maceio

Mas em todo caso, saiba que a maré baixa é mais importante apenas para visitar as piscinas naturais.

Abraço!