Quando ir a Montevidéu, no Uruguai: Descubra qual a melhore época para viajar, além de como é o clima durante cada estação do ano! [Alta e baixa temporada]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!
A capital do Uruguai é um destino – quase – coringa. Ou seja, é àquele tipo de lugar que pode ser visitado praticamente em qualquer época do no ano. Porém, atenção: há sim períodos mais convenientes para ir a Montevidéu.

Isso porque, se levarmos em consideração os tipos de atrações que há não apenas na maior cidade uruguaia, mas também, pelos seus arredores, perceberemos que os passeios podem ficar menos agradáveis dependendo de como estiver o clima em Montevidéu.

Em todo caso, saiba que mesmo que você só possa viajar na época menos conveniente, uma simples adaptação de roteiro pode dar um jeito nas suas férias.

E, para entender exatamente como se organizar, neste texto eu contarei tudo o que você precisa saber sobre qual a melhor época para viajar a Montevidéu.

Tenho certeza que depois de ler estas dicas atentamente até o final, você saberá como tirar maior proveito dos seus passeios.

Leia também: Seguro viagem para o Uruguai | Dicas indispensáveis

# Melhor época para ir a Montevidéu

Se você pretende fazer um roteiro completo pelo Uruguai, e não apenas na sua capital, então a melhor época para ir a Montevidéu é durante o verão, entre dezembro e março.

Isso porque, dessa forma você viajará quando as temperaturas estarão elevadas, e ideais para aproveitar destinos urbanos e praieiros.

Além disso, até o outono outro tipo de atração que sempre marca presença nas listas de melhores passeios em Montevidéu estará no auge da sua beleza: as vinícolas.

Portanto, se acaso você fizer questão de ter as melhores experiências no país, organize sua viagem para os primeiros meses do ano.

melhor época para viajar a Montevidéu
Centro de Montevidéu

Leia também: Onde ficar em Montevidéu | Melhores bairros e hotéis

# Clima em Montevidéu [Mês a Mês]

O clima em Montevidéu é bem definido e não costuma surpreender com mudanças bruscas.

As temperaturas são bem marcadas ao longo do ano e as chuvas distribuídas de maneira homogênea. Não há um mês, por exemplo, que chova muito mais do que os outros.

Portanto, na realidade, é você quem irá responder quando é melhor ir ao Montevidéu: frio ou calor, o que você prefere?

Janeiro e fevereiro

Os dois primeiros meses do ano representam a alta temporada em Montevidéu. E, embora isso signifique que você encontrará tarifas de hotéis mais salgadas, o investimento vale a pena.

É neste período em que a cidade está mais viva. Afinal, o calorão que beira os 30°C não deixa ninguém dentro de casa.

Esportistas nas orlas à beira-rio, rodas de mate nos parques e praias lotadas, são alguns dos cenários que deixarão o seu roteiro em Montevidéu ainda mais especial.

Aliás, por falar em praia, quem faz questão de visitar o litoral uruguaio deve reservar a hospedagem com antecedência.

Sobre as chuvas, o volume d’água dificilmente passa dos 90 mm ao mês.

Março e abril

Depois do carnaval se inicia a baixa temporada em Montevidéu e em todo o país. Consequentemente, essa é uma excelente época para ir a capital do Uruguai – por dois motivos.

Primeiro, porque as despesas com acomodação serão mais baixas do que em janeiro e fevereiro. E segundo, porque o clima em Montevidéu ainda está bastante agradável.

Apesar de a temperatura cair para a faixa dos 24°C,  os dias são ensolarados e com céu azul. Quando a noite chegar, é hora de tirar o agasalho da mala – afinal, com 18°C a maioria dos brasileiros já sente um leve frio.

Tenha em mente, porém, que as praias uruguaias até podem entrar no seu itinerário. No entanto, aproveitar o banho de mar será apenas para os mais corajosos.

clima em Montevidéu
Fim de tarde durante um dia de outono em Montevidéu!

Maio, junho, julho e agosto

A temporada outono/inverno é gelada em Montevidéu. Nos meses de junho, julho e agosto, por exemplo, a temperatura média é de 10°C – com mínimas em torno de 7°C e máximas na casa dos 13°C.

Além disso, saiba que a sensação térmica pode ser ainda menor por causa das eventuais chuvas de inverno.

Por essa razão, friorentos devem evitar ir a Montevidéu nesta época. Por outro lado, quem gosta do inverno pode ir sem medo.

Se acaso você for neste período, o ideal é focar a programação apenas na capital e em destinos do interior, como por exemplo, Colonia del Sacramento. Afinal, você certamente irá congelar a beira-mar. Inclusive, muitos restaurantes, bares e comércios do litoral estarão fechados.

Se fizer questão de conhecer a badalada Punta del Leste, se junte a um grupo de excursão para fazer o passeio bate-volta desde Montevidéu.

Setembro, outubro, novembro e dezembro

Com a chegada da primavera as temperaturas voltam a subir e o clima em Montevidéu – aos poucos – volta a ficar agradável outra vez.

Porém, atenção: a temperatura média só fica acima dos 20°C a partir de novembro. Ou seja, em setembro e outubro, apesar de não ser tão frio quanto no inverno, ainda pode surpreender com temperaturas baixas.

Além disso, historicamente, outubro é o mês mais chuvoso na capital do Uruguai, com precipitação média na casa dos 110 mm. Embora não seja um volume d’água capaz de arruinar a sua viagem a Montevidéu, é suficiente para fazer com que os termômetros despenquem.

Para pegar temperaturas mais quentes, planeje suas férias para novembro e dezembro. Aliás, esse é um ótimo período para ir a Montevidéu, afinal, as condições climáticas são boas, e as multidões da alta temporada ainda não desembarcaram.

Lembre-se apenas que quanto mais próximo das festas do final de ano, mais alto estará o preço de hospedagem.

# Vale a pena ir a Montevidéu no Ano Novo?

Vale, desde que você vá para conhecer a cidade, e não na expectativa da festa de Ano Novo.

Embora existam festas de Réveillon em hotéis e casas noturnas de Montevidéu, é preciso estar consciente de que este não deve ser o grande objetivo da sua viagem. Afinal, de um modo geral, as festanças são bacanas, mas nada do tipo “UaaaaU”.

Além disso, apesar da capital uruguaia estar movimentada durante os dias entre o Natal e o Ano Novo, no dia 31 é capaz que a maior cidade uruguaia se encontre quietinha.

O motivo? Punta del Leste, que é o grande destino de Réveillon no Uruguai, se encontra a apenas duas horas de carro de Montevidéu. Ou seja, tanto os uruguaios quanto os turistas, vão para o pedaço mais famosos do litoral uruguaio.

3 lugares para se hospedar em Montevidéu

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Caballo Loco Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Smart Hotel Montevideo tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Cala di Volpe Boutique Hotel

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Montevidéu

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here