COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado. E também, utilize o cupom de desconto VOLTOLOGO5 para garantir 5% de desconto.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)

ushuaia Apesar dos chilenos contestarem e não serem de acordo com essa fama, não tem jeito – é a argentina Ushuaia que é mundialmente conhecida como “La ciudad del fin del mundo”. Os chilenos não contestam sem nenhum fundamento, muito pelo contrário. Na verdade, a cidade mais austral do mundo é a chilena Puerto Willians, porém, os argentinos alegam que a cidade não passa de um vilarejo com uma única função portuária.

Discussões a parte, sendo ou não a cidade mais ao sul do planeta, Ushuaia merece sua atenção na hora de você montar seu roteiro pela Patagônia. A cidade é extremamente turística, mas nem por isso deixa de ser um lugar atraente. Uma curta caminhada pelo centro te mostrará que não faltam opções de restaurantes, bares, agências de turismo e hospedagens.

No assunto belezas naturais, Ushuaia dificilmente decepciona os viajantes. São várias opções que é difícil escolher o que fazer primeiro. Mas como tudo que é bom tem seu preço, prepare-se, pois essa região não costuma ser muito amiga dos mochileiros econômicos.

Leia também: Ushuaia, El Calafate e El Chaltén: Entenda a Patagônia argentina

# Quando ir

Para os amantes do sol e calor sinto lhes informar que em Ushuaia não tem muita escapatória, mesmo durante o verão é bom estar preparado para os dias frios. Durante todo o ano é ele quem da as caras em Ushuaia.

No verão a temperatura média fica em torno dos 10 °C, já no inverno cai para 2 °C. Acrescente a isso o vento gelado que está sempre presente, e a sensação térmica será muito menos.

Por conta disso, a alta temporada por lá é durante o verão – de fim de novembro ao começo de abril mais ou menos. Nessa época os dias são bem longos, e é comum ter claridade natural até às 22 horas.

O inverno é a época para os amantes da neve. Como vantagem você encontrará melhores preços, a cidade estará mais tranquila e caso queira praticar esportes na neve, essa é a época ideal. Em contrapartida, muitos hostels e restaurantes fecham as portas nessa época diminuindo a oferta. Linhas de ônibus também sofrem uma queda.  Os dias são mais curtos, muitas vezes às 16 horas  a escuridão já tomou conta da cidade.

glaciar martial

Leia também: 12 cidades que você precisa conhecer na Argentina

# Onde ficar

Tudo que você precisa está na região central da cidade, foi lá onde eu fiquei hospedado e gostei bastante. Há muitas opções, de hostels simples a hotéis luxuosos. Fiquei hospedado no Free Style e recomendo.

Esse hostel não é a opção mais barata, mas tem um ótimo custo beneficio. Os dormitórios são espaçosos, a cozinha bem equipada, staffs atenciosos, boa área comum, banheiros limpos e o mais importante: ótimo sistema de aquecimento.

Outros hostels bem cotados são os  Hostel Yakush e o La Posta Hostel. O primeiro está bem no centrinho de Ushuaia. Já o segundo fica mais afastado, cerca de 2,5 quilômetros.

Já quem prefere a privacidade e o conforto de pousadas, as La Casa en Ushuaia B&B e a Nahuel en Ushuaia fazem a linha simples, aconchegante, e que dificilmente decepcionam.

Leia também: Onde se hospedar em Ushuaia | Bairros, hostels e hotéis

# O que fazer em Ushuaia

>>> Isla Martillo

Um dos passeios mais tradicionais em Ushuaia é visitar a Isla Martillo, também conhecida como Pinguinera. Esse passeio só pode ser feito em tours específicos e com a única agência autorizada a visitar o local, a Piratour. A pequena ilha abriga mais de mil pinguins durante os meses de outubro a abril.

pinguinera ushuaia

isla martillo

Leia também: Principais atrações de Ushuaia

>>> Glaciar Martial

Um passeio que é relativamente perto do centro de Ushuaia e não precisa fechar com nenhuma agência ou guia. Cercado de belezas naturais, você pode chegar ao ponto mais alto do parque através de caminhadas ou teleférico.

glaciar martial

>>> Parque Nacional Tierra del Fuego

Um parque gigante, com muitas opções de trilhas, mirantes, lagos e paisagens incríveis. Apenas a 11 km de Ushuaia, é aqui que você pode andar no famoso “Trem del fin del mundo”, uma réplica que anda pelos mesmo trilhos do trem usado a mais de cem anos para transportar presidiários que iam trabalhar na floresta.

parque nacional tierra del fogo

Leia também: El Chalthén | Trilhas na Patagônia argentina

>>> Canal Beagle

O passeio pelo Canal Beagle costuma ser um dos mais procurados em Ushuaia. A bordo de um catamarã, o tour tradicional inclui visitas a Isla Pajaro, Isla Bridge e ao Farol do fim do mundo.

>>> Cerro Castor

Que tal começar a esquiar nas pistas mais austral do mundo? O Cerro Castor possui uma das temporadas de esqui mais longas da América do Sul devido a sua localização estratégica. Possui pistas de todos os níveis e a cada ano recebe mais e mais turistas do mundo todo.

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi Murilo Eu e meu marido também vamos pra Ushuaia e El Calafate até o final desse ano..nosso foco é mesmo conhecer o máximo que a gente conseguir em 10 dias.Ele é mergulhador, então o que está fascinado em ver é o farol do fim do mundo..E eu ja gosto de poder ver tudo hehe..mas a gente nao gosta desses pacotes fechados, com guia essas coisas..por isso e por ter tempo apertado, por isso foi muito bom achar seu blog e pegar as dicas de passeios, pra saber quais os que a gente nao pode perder. Desses que vc postou precisa reservar entrada com antecedência?

    • Oi Daniela, tudo bem?

      Que bacanaaa!!

      Se sua viagem for até a primeira semana de dezembro, você pode contratar lá na hora. Porém, faça isso logo no primeiro dia que você chegar.
      Se puder, entre em contato com alguma agência por e-mail também, para verificar se algum passeio sai apenas uma ou duas vezes na semana. Esse tipo de coisa muda com o tempo, e fazendo isso você evita não conseguir fazer algum passeio que queira muito.

      Agora, se sua viagem bater com natal/ano novo, acho extremamente importante se informar sobre o atendimento das agências com antecedência!

      Abração

  2. ola Murilo,

    estou pensando em ir final do ano entre natale ano novo , para Ushuaia com meu marido e minha filga de 9 anos, pra ficar 10 dias quanto sera que teria que levar em questão de dinheiro, e se tiver ticas de passeio adorariam e tambem queria dicas se é muito frio que tipos de roupas levar na mala.
    aguardo,obrigada.

    • Oi Grasiele, tudo bem?

      Que bacana!!!

      Sobre a questão de dinheiro, depende muito dos passeios que vão fazer, hotéis que vão ficar, e se comerão em bons restaurantes todos os dias. Estes fatores influenciam demais em um orçamento de viagem. Fica difícil estimar um valor sem saber o estilo de vocês e essas coisas!

      O site “Quanto Custa Viajar” costuma dar uns valores bem realistas, de acordo com o perfil que você selecionar (Mochileiro, Conforto ou Luxo).

      Mesmo no verão faz um frio considerável! É importante levar agasalhos para isso. No meu caso, vestia sempre uma blusa de lã, um moletom e uma jaqueta corta vento. Isso era suficiente para mim. Mas também muda de pessoa pra pessoa! hehehe

      No mais, vou deixar abaixo o link onde você encontra todas as dicas que já escrevi sobre a Patagônia, ok?!

      Espero que ajude!

      >>> https://www.voltologo.net/tag/patagonia/

      Abração!

  3. Boa noite Murilo,

    Primeiro gostaria de dizer que, como qualquer viajante, quando decidi ir para Patagônia, comecei a procurar por blogs de viagem com dicas, mas nenhum me ajudava como eu precisava. O seu blog é realmente muito bom, com dicas que realmente interessam a quem está pesquisando, e pelo que vi, você sempre responde pronta e atenciosamente aos comentários. Parabéns!

    Como muitos aqui, também tenho minhas dúvidas, e por seus relatos percebi que você tem estilo de viagem parecido com o meu, então acredito que possa me ajudar na decisão.
    Pretendo viajar em fevereiro/2018 e tenho 18 dias totais para a viagem. Considerando que perco no mínimo 02 dias entre a ida e volta ao Brasil, sobram 16. Eu e meu marido gostamos mesmo é dos trekkings, paisagens, natureza. Então sem dúvida faremos o Circuito W em Torres del Paine e várias trilhas em El Chatén, o que toma pelo menos uns 10 dias de nossa viagem.
    Minha dúvida é em relação aos 06 dias restantes: queremos fazer Perito Moreno, ou seja, mais uns 02 dias em El Calafate. Em sua opinião, realmente vale a pena “gastar” esses 04 dias restantes indo até Ushuaia, ou vale mais a pena usar esses dias em El Calafate e outros lugares mais pra “cima”, perto dessa região. Sei que isso é uma opinião bem pessoal, mas pelo que pude perceber nos seus textos, você também gosta de trilhas e belas paisagens, mais do que locais apenas turísticos.
    Agradeço muito se puder responder.
    Sucesso com o blog e boas viagens.

    • Oi Gabriela, tudo bem?

      Que bacana, fico super contente em saber que gostou do blog! xD

      Bom, como vocês gostam de trilha, não sei se Ushuaia será tão fascinante para vocês quanto os outros lugares. Tem muita coisa bacana por lá, mas é outro estilo de passeios, sabe?! Lá você normalmente precisa contratar o tour com alguma agência, essas coisas… Não tem tanta trilha em si!

      Já El Chaltén e Torres será o paraíso para vocês. Inclusive, talvez acrescentaria um ou dois dias para esta parte… Conheço gente que já ficou dez dias somente em El CHaltén e não se cansou de tanta beleza… hahaha
      Claro que você não precisa ficar tudo isso, mas recomendo ao menos cinco dias inteiros para você fazer as trilhas e também descansar…

      Eu procuraria “gastar” estes dias em outros lugares mais próximos da região de El Calafate e Torres. Talvez Punta Arenas, que está +- perto de Puerto Natales. Não conheci a cidade, mas talvez seja uma possibilidade mais conveniente para vocês!

      Espero ter ajudado!

      Abração,
      Murilo

      • Boa tarde!!
        Obrigada pela resposta, Murilo! Sim, me ajudou bastante seu conselho. Pois percebi que os passeios em Ushuaia são bem caros, e por fotos, não parecem tão fascinantes como os de El Chatén e Torres.
        Claro que dá uma coceirinha de saber que iria tão longe no mapa, e não desceria até Ushuaia, mas as vezes tem cortes que valem a pena.
        Obrigada.

    • Tem o Museu do Presidio. Mas não é de obra de arte e tal.
      Não vi teatro e show de tango não. Mas nem procurei, já que as grande atrações por lá são as paisagens naturais! hahaha

      Agora, em Buenos Aires tem tudo isso e mais um pouco! hehehe

      Abraço

  4. Olá Murilo!
    gostei muito do seu blog cara, parabéns.
    Dúvida: você foi a parque tierra del fuego? queria saber se tem ônibus ou transporte pra lá por conta, ou se precisa contratar passeio com agências e etc.
    abç!

    • Faaala Rafael, tranquilo!?

      Eu fui com um transfer desses que hostels e agências oferecem, sabe!?

      Se não me engano há uma único horário de transporte público saindo de Ushuaia para o parque… mas sinceramente não me lembro muito bem!

      Essa foi uma das minhas primeiras trips, e quando fiz, não tinha o blog ainda! hahhaa
      Espero que entenda!

      Abraço

  5. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here