COMPARTILHAR
Da primeira mulher que foi eleita presidente ao país que não possui exército. Descubra estas e outras curiosidades sobre a América Latina.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Além de conhecer novos lugares e pessoas, ao viajar aprendemos muita coisa que não nos ensinam na escola. E nem me refiro a questões de autoconhecimento e outras descobertas pessoais que podemos nos dar conta durante uma viagem. Mas sim, sobre fatos históricos, políticos, culturais ou curiosidades que, depois que descobrimos, percebemos o quanto somos desinformados sobre muitas coisas. O que é natural, afinal, por mais tempo que passamos estudando, certas descobertas veem ao acaso. Além disso, pelo menos durante os meus tempos de escola, pouco era falado sobre a América Latina.

As informações sobre o nosso continente eram tão escassas ou superficiais, que eu só fui perceber o tanto de lugares, tradições e histórias que existem por aqui, quando fiz meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru. E, depois disso, os aprendizados só aumentaram. A cada viagem que faço sempre me surpreendo com algum fato que eu não fazia a menor ideia.

Por exemplo, você sabe em qual país latino americano uma mulher foi eleita pela primeira vez como presidente? Qual o país que não possui exército? Ou ainda, já ouviu falar na Grande Colômbia? Pois bem, neste post você irá descobrir estas e muitas outras curiosidades sobre a América Latina.

1- As capitais mais altas do mundo

Duas capitais latino americanas ocupam as primeiras posições mundiais quando o assunto é altitude. La Paz, na Bolívia, é a única capital nacional que está acima dos 3.500 metros de altitude. A segunda colocada – Quito, no Equador – não chega nem perto disso: está a “apenas” 2.850 metros acima do nível do mar.

O Top 5 das capitais mais altas do mundo é completado pelas cidades de Thimphu (Butão, 2.648 metros), Bogotá (Colômbia, 2.625 metros) e Addis Abeba (Etiópia, 2.355 metros).

Vale lembrar que quando você for viajar para algum destes destinos – ou qualquer outro com altitude elevada – é natural sentir um desconforto nas primeiras horas ou, até mesmo, durante os primeiros dias. Fazer uma boa aclimatação é essencial para que você não tenha a viagem arruinada pelo temido mal de altitude.

curiosidades sobre a América Latina
Quito

2- O lago navegável mais alto

O posto de lago navegável mais alto do mundo também é ocupado por um latino americano: o Titicaca. Com a superfície acima dos 3.800 metros, o Lago Titicaca possui profundidade média de 160 metros, com a máxima podendo chegar a 280 metros.

Se você quiser conhecer esta maravilha natural basta arrumar suas malas e partir para a Bolívia ou Peru. Do lado peruano a cidade de Puno é a mais indicada para se aventurar nas águas do lago. Já na Bolívia, a pequena Copacabana funciona como base para que você se encante com as paisagens da Isla del Sol.

curiosidades América do Sul - Bolívia
Isla del Sol, na Bolívia

Leia também: Roteiro de viagem pela Bolívia e Peru

3- A cachoeira com maior queda d’água do mundo

Mais um mundial conquistado pela América Latina, desta vez, na categoria cachoeira com a maior queda de água. Salto Angel, na Venezuela, possui 979 metros sendo que 807 são de queda livre.

4- O prédio mais alto

Desde 2015 é possível ter uma vista de 360° de Santiago, no Chile, através do mirante mais alto da América Latina. Do alto dos seus 300 metros e 62 andares, o Sky Costanera se tornou um daqueles lugares que não pode ficar de fora durante uma viagem pela capital chilena.

5- A primeira mulher que foi eleita presidente

A primeira mulher a assumir a presidência de um país na América Latina foi María Estela Martínez de Perón, em 1974 na Argentina. Após a morte do então presidente Juan Domingo Perón, coube a ela – que era sua esposa e vice presidente – assumir o governo do país. Seu mandato foi interrompido em 1976 por um golpe militar.

Quase vinte anos depois, em 1990, finalmente tivemos a primeira mulher eleita na América Latina: Violeta Chamorro governou a Nicarágua até 1997.

6- O país sem exército

Além de ter a expressão “Pura Vida” como cumprimento e possuir cerca de 25% de todo o seu território protegido por leis ambientais, há outro fato muito curioso sobre a Costa Rica: desde 1949 ela não tem exército. Inclusive, a formação de uma nova força armada regular é proibida pela constituição do país. A segurança pública é feita apenas por grupos de segurança.

curiosidades Costa Rica

7- O país com mais Patrimônios da Humanidade

O México é o país latino americano com mais lugares declarados patrimônios da humanidade pela UNESCO, trinta e quatro no total. Dentre eles estão alguns destinos muito visitados pelos turistas, como as ruínas de Chichén Itzá, Palenque e Teotihuacan. Outros que não costumam ser tão explorados mas que podem surpreender é o centro histórico de Campeche e o sítio arqueológico de Uxmal.

Já o Brasil, é o segundo colocado em número de patrimônios da humanidade na América Latina e possui vinte lugares reconhecidos pela UNESCO. Os centro histórico de Ouro Preto, Salvador, Olinda, Goiás, São Luís e a região de preservação no Pantanal são alguns deles.

curiosidades México
Chichén Itzá, México

8- Mais de 20 mil de trabalhadores mortos

Vinte e cinco mil, para ser mais preciso. Este é o número estimado de trabalhadores que perderam a vida durante a construção do Canal do Panamá. A maior causadora das mortes foram as doenças tropicais, como a malária e a febre amarela. Porém, deslizamentos de terra e afogamentos também têm responsabilidade para que esse número seja tão alto.

Outras curiosidades sobre esta, que é uma das maiores obras de engenharia do mundo, são:

>>> O atalho criado depois que o Canal do Panamá foi inaugurado é de 12 mil quilômetros.

>>> O canal possui oitenta quilômetros de extensão.

>>> Uma embarcação leva entre oito e dez horas para cruzá-lo.

curiosidades América Central
Embarcação no Canal do Panamá

9- O esporte número um na América Central

Ok, talvez não seja o número um, afinal, o futebol também é muito jogado por lá. Ainda assim, uma das minhas maiores surpresas na América Central foi descobrir que o baseball é extremamente popular em países como a Nicarágua e Costa Rica.

Minha primeira constatação veio quando em uma bela manhã de segunda-feira, peguei um jornal para ler e a capa estava inteiramente ocupada por notícias deste esporte.

Outra vez, um amigo me convidou para assistir a partida da equipe que ele torcia. Aceitei o convite presumindo que se tratava de um jogo de futebol. Porém, somente quando cheguei ao estádio me dei conta que na verdade íamos assistir a uma partida de baseball.

10- Café da manhã ou almoço?

Não se assuste se ao pedir recomendação de um café da manhã típico na América Central, te indicarem um belo prato de arroz, feijão e, talvez, ovos. A famosa combinação conhecida como Gallo Pinto é muito popular na Costa Rica. Porém, a tradição de comer arroz e feijão pela manhã também se estende para outros países, como Nicarágua, Honduras e Guatemala.

A maior diferença entre este prato com o que estamos acostumados a comer na hora do almoço esta no modo de preparo. O feijão não é servido com caldo, pelo contrário, é bem seco. Além disso, os dois ingredientes são fritos e preparados na mesma panela.

curiosidades sobre comidas
Meu café da manhã mais pedido na Nicarágua

Leia também: Meus 10 pratos favoritos na América Latina

11- Do you hablas français?

Nem só de espanhol e português se comunica a América Latina. Além de milhões de dialetos regionais e línguas indígenas, outros idiomas são falados por aqui.

Quando for a Belize ou a Guiana é bom desenferrujar o inglês, afinal, esta é a língua oficial destes países. Porém, vale lembrar que até os mais fluentes podem ter dificuldade para entender o sotaque e as expressões locais destes lugares.

No Haiti, embora o crioulo haitiano seja o mais praticado, a língua francesa também é considerada uma das oficiais. E, na Guiana Francesa, o francês, obviamente, também é falado.

Talvez a maior surpresa fique por conta do idioma oficial do Suriname: holandês. Neste pequeno caldeirão cultural sul americano cerca 60% da população fala esta língua.

12- Não somos vizinhos

Chile e Equador são os únicos países sul americanos que não fazem fronteira com o Brasil. Todos os outros têm ao menos uma pontinha de terra tocando o nosso território. E, se por um lado isso parece não ser problema para que os brasileiros voem até o Chile, não se pode dizer o mesmo sobre o Equador. Mesmo sendo um destino barato e com atrações deslumbrantes, parece que ele ainda não caiu no gosto dos brasileiros.

curiosidades Equador
Laguna Quilotoa, Equador

13- A Grande Colômbia

Os atuais territórios do Equador, Venezuela, Colômbia e Panamá já formaram uma única nação, a Grande Colômbia Após liderar o processo de independência nestes países, Simón Bolívar orquestrou para que eles se tornassem apenas um. Durante dez anos esta república existiu legalmente e teve como presidente o próprio Bolívar.

Leia também: A única coisa a fazer na América [Latina] é ir embora

14- Flores

Além de ter um café mundialmente famoso, a Colômbia também é destaque quando o assunto são flores. Ela é a segunda maior exportadora mundial, ficando atrás apenas da Holanda.

Inclusive, um dos maiores festivais do país é a Feria de las Flores, que acontece desde 1957 em Medellín. Durante dez dias o clima de festa se instaura na cidade e não faltam atrações bacanas. São desfiles, apresentações teatrais, shows musicais, exposições de esculturas feitas com flores e muitos outros eventos realizados em diversos bairros.

curiosidades sobre a Colômbia
Escultura de flor, em Medellín

15- O país com mais feriados no mundo

E não pense que é o Brasil. Dividindo o posto junto com a Índia, a Colômbia possui um total de 18 feriados ao ano. E, para a alegria ser completa, o país ainda adota um sistema de transferência de data para a comemoração do dia festivo. Ou seja, quase todos os feriados são celebrados em uma segunda ou sexta-feira. Há pouquíssimas exceções que não podem ter os dias alterados, como: Ano Novo, Natal, Dia do Trabalho e o Dia da Independência.


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO? 

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

 Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

 Compare e contrate seu seguro viagem através da Real Seguros


Conhece outras curiosidades sobre a América Latina??? Me conta aí nos comentários. Vou adorar saber mais sobre o nosso continente!!! 🙂

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

10 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante a matéria. Várias coisas eu não sabia! rsrsrrs. . .
    Fui para Bonaire, e lá eles falam Papiamento! É muito engraçado entender só algumas palavras em uma frase, sendo que algumas delas são em português, outras em Inglês, e assim vai. . .
    Novamente, parabéns pelo site!
    Abraço.
    Marcos

  2. Ótimo post, Murilo! Muito bom!
    A América Latina é tão linda, tão rica, principalmente culturalmente! Todos deveriam se ligar nisso e conhecer tudo.
    Realmente só vamos nos dando conta quando começamos a viajar por ela. Cada vez que viajo, volto mais apaixonada. Cheguei a conclusão que foi uma pena enorme termos sido colonizados por portugueses e falarmos o português. mais porque a língua pode ser uma barreira para muitos. Não temos a CNN latina, por exemplo, com notícias de todos os países latinos. Não ouvimos as músicas dos nossos vizinhos com tanta frequência. Acabamos ficando isolados aqui, e a maioria olhando lá pro norte. Uma pena!!!
    (Escrevo isso do Uruguai, minha 3ª visita ao vizinho do sul)

    • Verdade né, Cristiane!? Tanto que muitos se esquecem de que também somos latinos! =[

      Que máximo! Já estive duas vezes no Uruguai e tenho planos de ir outras mais!! Adoro este país!

      Abraço

  3. Vários que eu não sabia! América Latina sempre surpreendendo!

    E nossa… Inglês caribenho é tenso, sofri demais em Barbados! E acho que vale lembrar que o idioma que falam aqui no Chile não é espanhol não ??

    • Não é!? hahaha

      Sééério?! Só estive por 5 dias no Chile e já faz tanto tempo que nem me lembro…
      Além disso, quando fui não sabia nem o portunhol direito, então qualquer coisa era difícil de entender! hahaha

      Abraço

  4. Obrigada Murilo. Adorei saber mais sobre a América Latina. Também amo viajar e conhecer aqueles pontos que nem sempre são destaques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here