Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Free Walking Tour em Medellín: Descubra o melhor da cidade!

“Não, este não é um tour sobre a vida de Pablo Escobar”. Foi dessa forma que o guia começou o nosso tour em Medellín, para deixar claro, que este não era o objetivo do recorrido.

“Embora vez ou outra falaremos sobre o que aconteceu na cidade naquela época, podem ter certeza de que o passeio não se limita a esse tema”, completou.

Confesso que não era muito adepto a esses city tours, onde você anda por horas, para por cinco minutos em algum lugar pra tirar algumas fotos e depois volta a caminhar até o próxima parada.

Porém, depois de um amigo ter ido a esse tour e me contado que era um passeio que realmente valia a pena, resolvi arriscar. E, devo admitir, que não poderia ter feito uma escolha melhor.

Leia também: 7 melhores passeios em Medellín

# Como funciona o Free Walking Tour em Medellín?

Esse tipo de tour é bastante comum nas cidades turísticas de todo o mundo. Aliás, no Brasil você pode encontrar esse passeio em diversos lugares.

Ele é de graça, porém, no final, os participantes sempre colaboram com alguma quantia de acordo com o que achar justo. Normalmente, o valor fica entre U$ 10,00 e U$ 15,00.

O tour tem como objetivo nos levar as principais atrações da cidade, contar um pouco da história do lugar e mostrar a sua verdadeira realidade.

Em Medellín, o passeio acontece pelo centro da cidade. Começa na Antiga Estação de Ferro de Antioquia e faz um percurso pelas principais praças, igrejas e edifícios da região. E, o mais interessante de todo o tour, são as histórias e informações dadas pelo guia.

O guia do nosso grupo foi o Hernandez. Aliás, até hoje não conheci ninguém que saiba tanto sobre a sua cidade e país como ele. A cada parada ele nos contava histórias e curiosidades sobre a cultura Paisa com uma riqueza de detalhes impressionantes.

Além disso, nos explicou exatamente quando a Colômbia passou a sofrer com os problemas que a deixou com fama internacional , e como Medellín conseguiu se transformar de umas das cidades mais violentas do mundo, em uma das com melhor qualidade de vida da América Latina.

Se acaso você for para Medellín, vale muito a pena reservar uma manhã ou tarde do seu roteiro para participar do tour. Afinal, além de aprender mais sobre o lugar que você está visitando, irá conhecer outras pessoas. 

tour e passeio em Medellín

Plaza Botero

Leia também: 10 dicas do que fazer em Medellín

# Informações sobre o Free Walking Tour em Medellín

» Quando: O tour acontece de segunda a sexta-feira, duas vezes por dia.

» Horário: às 9hs e 14h30. Duração de aproximadamente quatro horas.

» Ponto de Encontro: Estação de metrô Alpujarra.

» Como participar: Você deve fazer sua inscrição pela internet no site oficial do Free Walking Tour Medellín.

As inscrições são abertas dois dias antes do tour e tem número determinados de vagas, portanto fique atento.

» Valor: Grátis (colaboração voluntária).

» Tour é somente em inglês

3 lugares para se hospedar em Medellín

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o  Rango Hostel Boutique é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Hotel Merlott Lleras tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do  The Click Clack Hotel Medellín.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Medellín.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Olá Murilo, confesso que, tal como você, também não sou muito adepto destes “free walking tours”, até porque o nome é muito enganador. Ninguém trabalha gratuitamente e todos os guias esperam, e bem, ser remunerados pelo seu trabalho. Dito isto, a qualidade da experiência depende sempre do guia, do seu espírito para viajar em grupo (e, claro, do tamanho do grupo).
Seja como for, vou registar esta opção para quando voltar à Colombia – quem sabe depois de o fazer não mudo de opinião sobre estes passeios… 🙂
Grande abraço.

Murilo Pagani disse:

Faaala Filipe, tudo bem?

Concordo plenamente com você!!

Faz sim!! Eu acabei me interessando mais por estes passeios depois desta experiência em Medellín!!

Abraço!

Bárbara disse:

Muuito bacana!! Fale mais sobre Medellín e o que tem para conhecer lá perto :))

MuriloPagani disse:

Pode deixar Bárbara! Nas próximas semanas vou postar mais sobre Medellín! xD